Fabricação de estantes de metal
A estante é uma solução simples e cómoda para a sua casa, garagem ou escritório. O design ajudará a colocar as coisas em ordem, colocando as coisas nas prateleiras. Para fazer isso, não é necessário fazer uma compra, seria bastante acessível montar um rack com as próprias mãos.
Ferramentas e materiais
O produto pode ser baseado em um dos muitos materiais existentes no mercado. Cada um deles tem um conjunto de aspectos positivos e desvantagens. Para fazer uma escolha, você precisa entender a quais influências e condições ambientais o produto será exposto.
- Perfil de alumínio. Fazer um rack com um perfil de alumínio tem mais vantagens para uso doméstico. Isso se deve à leveza desse material, que permite, se necessário, movimentar facilmente a seção acabada.
Não se esqueça da suavidade de tal perfil, o que impossibilita o carregamento excessivo das prateleiras.
- Tubo de perfil. Esse material pode suportar altas cargas, é forte e durável. As desvantagens dos tubos de metal incluem pouca funcionalidade. Na hora de fabricar, vale a pena determinar imediatamente a distância entre as prateleiras, já que futuramente seu ajuste não estará disponível.
- Canto perfurado. Talvez a opção mais conveniente, durável e estável de um perfil de metal. O material do canto perfurado contém orifícios já preparados pelo fabricante, o que minimiza a necessidade de equipamentos adicionais e torna a montagem fácil e rápida.
Na hora de comprar, a melhor opção seria um perfil feito de material galvanizado. O revestimento de zinco aumenta a resistência do produto acabado, oferece resistência máxima à corrosão e danos mecânicos.
As prateleiras podem ser facilmente feitas de madeira e reforçadas com reforço. Fazer prateleiras de metal em casa não é uma ideia muito prática. Folhas de metal são uma solução cara, que idealmente precisa ser equipada com um reforço adicional, uma vez que são muito finas. Caso contrário, com um alto grau de probabilidade, essas prateleiras se dobrarão rapidamente e se tornarão inutilizáveis.
Outra opção seria comprar peças prontas na loja. Essas prateleiras vão custar mais do que um design feito em casa, mas, em geral, elas têm um revestimento a pó, que é menos sujeito a arranhões e lascas de uso.
Para a execução da obra, são necessários equipamentos adicionais. Do inventário geral, você precisará de:
- escovar;
- corante;
- canto para marcação precisa;
- nível;
- roleta;
- lápis ou marcador.
Durante a montagem e posterior instalação, dependendo do material, diferentes ferramentas podem ser necessárias:
- ao montar a partir de um canto perfurado, você só precisa de um conjunto de fixadores, porcas, parafusos e uma chave ou alicate;
- ao trabalhar com um tubo de perfil, você precisará de solda, eletrodos, um moedor;
- usando alumínio na base do produto, para o trabalho levam uma chave de fenda, parafusos auto-roscantes, uma esmerilhadeira ou uma serra para metal;
- para a fabricação de estantes de madeira basta uma serra ou quebra-cabeças elétrica.
Desenhos e dimensões
Para criar um desenho, você precisa decidir para quais necessidades o rack será usado. Material leve como o alumínio é ideal para mudas. Assim, a soldagem pode ser dispensada. Se a instalação for para as necessidades da garagem, então é melhor soldar a estrutura do tubo. As costuras de soldagem podem suportar muito peso, essas prateleiras são adequadas para armazenar ferramentas pesadas e outros utensílios.
Uma solução bonita e prática para a casa será uma moldura de metal para drywall. A moldura acabada é revestida no topo com gesso cartonado. Esta solução revelou-se bastante forte e caberá bem no interior da casa.
Tendo decidido a escolha do material e preparado as ferramentas necessárias para o seu processamento e montagem, é necessário fazer as medições e, a partir delas, criar um esboço. Considere cuidadosamente as dimensões e o número de prateleiras para a futura instalação. Para isso, no local pretendido, tire todas as medidas da área sob a estrutura com uma fita métrica. Conhecendo a área destinada ao produto, determine o tamanho correto dos racks, estantes e as distâncias entre eles. Desenhe um diagrama de todas as medidas em papel, confie nele durante a montagem.
Instruções passo a passo
Fazer prateleiras de metal com suas próprias mãos não é um processo particularmente difícil se você fizer tudo corretamente e seguir as instruções com exatidão.
Montagem da estrutura
O quadro é de 2 tipos: dobrável (aparafusado) e feito por soldagem. Como exemplos, considere a montagem de racks de um tubo de perfil e um canto perfurado. O principal requisito ao usar um tubo perfilado é a presença de uma retificadora e de uma máquina de solda. Se você tiver essas ferramentas à mão, poderá começar a trabalhar com segurança.
- Com base no desenho feito anteriormente, medimos e marcamos o tamanho necessário para as estantes, prateleiras e juntas.
- Com o auxílio de uma trituradora, cortamos as tubulações dos racks e conexões em forma de jumpers nas marcas.
- Ao conectar tubos por soldagem, use um ângulo. Ele o ajudará a não se enganar e será o fiador da ausência de distorções.
- Solde os jumpers transversais a um dos racks; fixação da estrutura. Por outro lado, solde mais um poste.
- Repita com os 2 racks restantes.
- Antes de montar a estrutura, processe as costuras soldadas com uma esmerilhadeira ou lima.
- Para a fabricação de fixadores, você pode usar pequenas placas de metal nas quais é necessário fazer alguns furos para parafusos auto-roscantes. Solde placas de ferro na parte inferior das colunas para melhor estabilidade.
- Conecte as 2 peças grandes obtidas entre si soldando os jumpers longitudinais.
O produto de canto é fácil de montar, é adequado para instalação em varanda devido ao seu baixo peso. Você precisa de um mínimo de ferramentas para a montagem na forma de uma chave inglesa, um conjunto de fixadores, parafusos, porcas e uma retificadora. Em vez de um moedor, você pode usar uma serra para metal.
- De acordo com o desenho preparado com antecedência, fazemos a marcação do material.
- Corte o comprimento necessário para os racks e conexões.
- Fixamos os racks e jumpers uns aos outros usando fixadores e parafusos especiais. Nós o torcemos com as mãos, deixando a estrutura ligeiramente móvel.
- Nivele todas as conexões. Quando não houver dúvida sobre a irregularidade do rack, você pode apertar os parafusos completamente com uma chave inglesa até o fim.
- Instalamos rolamentos axiais nas extremidades dos racks. Essas peças são vendidas em lojas de ferragens. Eles protegerão a superfície de arranhões ao mover e operar as seções.
Acabamento
A etapa final da montagem é o acabamento, pintura e instalação das estantes. Para pintar a caixa, use um pincel e tinta metálica.
Serrar as folhas de madeira preparadas de acordo com as marcações aplicadas anteriormente. Isso pode ser feito com uma serra ou uma serra. Depois que a estrutura estiver completamente seca, fixe as prateleiras acabadas com parafusos auto-roscantes nos fechos preparados.
Recomendações
Tendo escolhido materiais de alta qualidade, não será difícil montar racks em casa. Os produtos pré-fabricados custarão significativamente menos do que os modelos de fábrica, mas ao mesmo tempo não serão inferiores em qualidade e funcionalidade. A implementação das recomendações permitirá modernizar, fortalecer e estender a vida útil de uma estrutura caseira.
- Ao escolher um material, você deve prestar atenção ao seu tamanho. Se a estante for instalada em uma pequena sala ou garagem, é uma boa prática montá-la no teto. Este movimento, devido à altura, compensa a falta de espaço, permite encurtar ligeiramente as prateleiras.
- Se forem encontrados vestígios de ferrugem no material durante a montagem, não seja preguiçoso e lixe os locais com lixa. Isso garantirá uma longa vida útil.
- Na fase de acabamento, a pintura é um ponto importante, principalmente se o produto estiver em condições de alta umidade. Na ausência de uma camada de tinta protetora, a estrutura pode enferrujar rapidamente e se tornar inutilizável. Use um pincel macio para aplicar a tinta em uma camada limpa e uniforme.
- Ao criar uma marcação das distâncias entre as futuras prateleiras, pense bem nesta etapa. Você pode fazer as prateleiras de várias alturas dependendo de sua finalidade. Às vezes, várias prateleiras pequenas são mais eficazes do que uma grande.
- Para aumentar a estabilidade das prateleiras de canto, é necessário fixar os montantes traseiros na parede. Isso proporcionará estabilidade adicional e não permitirá que eles rolem sob cargas pesadas. Outra forma de reforço é a instalação de uma estrutura de reforço sob as prateleiras.
Para fazer isso, os acessórios são cortados com uma esmerilhadeira e soldados aos jumpers laterais. Este método permite aumentar significativamente a capacidade de carga das prateleiras.
Para obter informações sobre como fazer uma cremalheira de metal a partir de um tubo de perfil com suas próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.