Como fazer um porta-cachimbos com as próprias mãos?
Os porta-tubos são práticos e versáteis - são adequados para o cultivo de mudas em estufas e para armazenar pneus de automóveis na garagem. É fácil fazer você mesmo essa estante com tubos de metal, polipropileno ou PVC.
Peculiaridades
Uma característica distintiva do rack é a acessibilidade completa do conteúdo. Encontrar o item que você deseja é fácil, então whatnots são ideais para armazenar ferramentas, livros, documentação e qualquer outra coisa que você possa precisar a qualquer momento.
Ao mesmo tempo, eles são bons para armazenamento de longo prazo de coisas - devido à sua resistência e estabilidade, as prateleiras podem suportar uma grande massa. A prateleira pode ocupar toda a altura da sala e o espaço é totalmente utilizado.
Conseqüentemente, segue-se a principal desvantagem dos modelos adquiridos - seus tamanhos padrão. Nem sempre é possível encontrar um rack com as dimensões exigidas, ou ele não cabe em um nicho ou perde-se o volume útil da sala. Mas essa compra tem outras desvantagens:
- qualidade imprevisível - mesmo sem ultrapassar a carga, o material pode trincar, principalmente nos pontos de fixação;
- se o produto for certificado, o preço aumentará;
- você precisa esperar até que o rack seja trazido;
- e ainda assim monte você mesmo (ou pague novamente pela montagem).
Portanto, faz sentido fazer você mesmo a estante. É assim que a confiabilidade é garantida e as dimensões são precisas. E vai custar menos - tubos de metal laminado e PVC são muito acessíveis.
O trabalho é fácil - até um iniciante pode lidar com isso. E o resultado é óbvio - pedido completo no depósito. Portanto, fazer você mesmo um rack também é um prazer.
Ferramentas e materiais
Preparamos tudo que você precisa. A base do futuro produto é uma estrutura feita de tubos laminados. E como a carga nas prateleiras é diferente, o material que elas possuem é diferente.
Os tubos podem ser:
- metal (aço, ferro fundido);
- polipropileno;
- feito de plástico de PVC.
O material difere em resistência, bem como na finalidade inicial e subsequente:
- racks pesados requerem tubos de esgoto de aço com paredes espessas;
- para armazenar coisas leves, você pode fazer com encanamentos de plástico;
- Para que o rack seja esteticamente agradável, os tubos de aço cromado funcionam bem, mas lembre-se de que trabalhar com eles exige habilidade, caso contrário, o revestimento pode ser danificado.
Os tubos em si podem ser redondos ou quadrados - isso afetará apenas o tipo de conexão. Depende do tipo de tubos, da ferramenta usada, do desejo e das capacidades do mestre.
- Acessórios padrão (ângulos, tês). É durável, confiável e esteticamente agradável. Mas também existem desvantagens - os fixadores devem ser comprados e instalados. Para a instalação, você precisa de um ferro de solda especial (para plástico) ou de uma máquina de solda (para metal). Se essas ferramentas não estiverem disponíveis, elas podem ser alugadas ou um tipo diferente de ancoragem pode ser usado.
- União adesiva de acessórios. A cola permite que você faça sem ferramentas, mas a força é ligeiramente perdida. Mas a velocidade de montagem cai significativamente - você precisa esperar muito tempo até que a cola seque e o produto esteja pronto.
- Uma alternativa é uma conexão roscada. Neste caso, as conexões são conectadas com parafusos auto-roscantes. A confiabilidade não cai muito - toda a carga vai para os tubos, e não para os parafusos. Eles apenas consertam a conexão.
- Fixação com cantos. Adequado para tubos quadrados. Os cantos podem ser comprados e feitos em casa, e são aparafusados por completo. A construção é confiável, mas os furos enfraquecem os tubos. Essa conexão direta é mais forte do que uma conexão roscada.
- Fixação por soldagem. É o mais confiável, permite que você faça tudo sem acessórios. Desvantagens - adequado apenas para tubos de metal e requer equipamentos.
Vale a pena dizer que quando aparafusada, a posição das prateleiras pode ser ajustada. Para fazer isso, vários orifícios devem ser perfurados nas prateleiras na altura desejada. Mas lembre-se de que isso diminui a força.
Além disso, você precisará de plugues - tanto como pernas quanto para fechar as extremidades. Prendedores - parafusos, porcas, arruelas (de preferência ranhuradas). Para maior estabilidade, o topo da pilha pode ser ancorado na parede com parafusos de ancoragem. As buchas podem não ser capazes de suportar a carga.
Para finalizar a moldura, você precisará de primer, tinta e verniz. A árvore deve ser tratada com uma mancha ou anti-séptico.
Importante! Sempre pinte o produto. Poeira, umidade, mudanças de temperatura e outros fatores levarão à corrosão da estrutura e dos fechos, e a madeira começará a apodrecer.
É aqui que a lista de materiais pode ser completada - em alguns designs não há prateleiras.
E se forem necessários, podem ser feitos de madeira ou metal.
- Placas espessas e chapas de aço são adequadas para estantes robustas que podem suportar cargas pesadas. Para maior resistência, as placas são recortadas ao longo do contorno com chapas de metal.
- Folhas de papelão podem ser usadas para prateleiras de resistência moderada - por exemplo, ao armazenar ferramentas.
- Para itens leves, você pode usar madeira compensada.
O resto das ferramentas depende do tipo de fixador:
- Ferro de soldar para tubos de plástico;
- máquina de solda e eletrodos para ele;
- moedor com roda de corte ou serra manual;
- chave de fenda ou chave de fenda;
- chaves inglesas;
- pincel ou spray.
No quadro, as prateleiras são fixadas com parafusos, suportes ou passantes. Já depende do desejo.
Mas o design futuro determina o conjunto de ferramentas. Alguns deles são obrigatórios.
- Telêmetro ou fita métrica. Com a ajuda deles, você precisa medir o local onde o rack ficará. Suas dimensões dependem dessas dimensões.
- Lápis, papel. Para que a estante seja estável, ela deve estar corretamente desenhada e, para isso, não se pode prescindir de um desenho.
- Régua, compasso de calibre, marcador. Necessário para marcar o material.
- Lixa. O encaixe das peças é realizado para ele.
- Nível de construção. Com sua ajuda, a montagem é verificada de forma que as estantes fiquem estritamente verticais e as vigas fiquem na horizontal.
Este é um ponto muito importante. Uma estante curva não é sólida e é quase impossível corrigir o erro inicial. Seja cuidadoso e leve o seu tempo.
Quando tudo estiver pronto, vamos trabalhar.
Etapas de montagem
Para começar, determinamos o tamanho de nosso rack futuro. Aqui estão algumas recomendações:
- para armazéns, a altura da prateleira deve ser até o teto, a profundidade - o comprimento de um braço estendido (de modo que seja conveniente pegar o item);
- se a aproximação ao rack for possível de ambos os lados, então sua profundidade pode ser aumentada;
- para guardar ferramentas: altura - 2 m, profundidade - 50 cm, número de prateleiras - 4, distância entre elas - 45 cm;
- para guardar alimentos enlatados, pode-se reduzir o espaçamento entre as prateleiras (até 30 cm) e aumentar o seu número.
Normalmente, as dimensões da estante de livros são as seguintes:
- 180x50 cm - com 4 prateleiras;
- 200x60 cm - com 3 prateleiras;
- 180x50 cm - com uma prateleira de fundo alta, o resto - com um degrau de 35 cm.
Claro, essas dimensões não são absolutas, elas podem ser alteradas ao fazer com suas próprias mãos.
Passada essa etapa, prepare um desenho. Como último recurso, o esquema. Mas certifique-se de colocar as dimensões que você precisa suportar durante a montagem.
Importante! Sempre siga as precauções de segurança, especialmente ao trabalhar com objetos pontiagudos e ferramentas elétricas. Não negligencie a tampa protetora do moedor. Use um respirador e óculos de proteção para se proteger contra poeira de plástico e metal.
Quando esta documentação estiver pronta, você pode começar a fabricar.
- Corte o perfil em comprimentos iguais. Se isso não funcionar, traga o comprimento desejado lixando a ponta da peça de trabalho.
- Rebarbe e chanfrar.
- Se os tubos forem conectados com acessórios, o verniz de proteção deve ser removido das extremidades dos espaços em branco. Para fazer isso, use a lixa novamente. Além disso, uma superfície rugosa adere melhor do que uma superfície perfeitamente lisa.
- Comece com as verticais. Em seguida, conecte-os com travessas. Fixe as peças na sequência desejada. O método de fixação depende do material das peças e do tipo de junta.
- Certifique-se de usar um nível - o produto deve estar nivelado. Quanto mais frequentes as verificações, menos erros.
- Monte todo o quadro usando esta técnica.
- Instale as prateleiras. Se a fixação for feita, a moldura é montada na altura da prateleira inferior, que é então colocada nos tubos. Depois disso, aumente a moldura até a altura desejada.
- Se a prateleira acabar sendo alta, fixe a barra transversal superior na parede com âncoras.
- Quando o rack estiver montado, pinte-o. De preferência em várias camadas.
A construção está pronta. Este sistema é usado para montar prateleiras de plástico e metal. Uma estante artesanal não precisa ser retangular, mas também pode ser angular. Ao mesmo tempo, a tecnologia de montagem geral não muda.
E, finalmente, um conselho importante. Carregue estantes de livros de fábrica e caseiras com competência. Coloque os itens pesados nas prateleiras inferiores e os leves nas superiores. Inspecione periodicamente os pontos de fixação, pois é com eles que começa a destruição.
Para aprender a fazer um porta-cachimbos tipo loft faça-você-mesmo, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.