Porta-paletes
Nos últimos anos, as pessoas têm preferido cada vez mais móveis com designs criativos. Uma forma inusitada, a presença de muitos elementos complexos - tudo isso se caracteriza pela originalidade e, o mais importante, pela praticidade. Cada recesso na mobília é destinado ao uso. Hoje, esses itens são feitos de paletes de transporte. À primeira vista, pode parecer que é impossível fazer um fone de ouvido de alta qualidade e bonito com tal consumível. Mas não é assim. Basta mostrar imaginação, desejo, criatividade, bem, e estocar algumas ferramentas. Além disso, você pode fazer um conjunto de uma peça a partir de vários racks montados separadamente.
Vantagens e desvantagens
Os paletes são bases projetadas para o transporte de cargas volumosas e maciças. Coloquialmente, os produtos são chamados de paletes. Madeira de alta qualidade é usada para sua fabricação.
Mas mesmo a madeira mais durável não é capaz de suportar cargas elevadas constantes. É por isso que a vida útil dos paletes não passa de 2 remessas.
Depois de servir o tempo especificado, os paletes são encaminhados para reciclagem, mesmo que as próprias placas estejam em ótimo estado.
Os designers de móveis modernos têm prestado atenção aos paletes devido à resistência do material, respeito ao meio ambiente e baixo preço. Graças a essas características, foi possível lançar uma nova tendência de móveis econômicos que atendem a requisitos de alta qualidade.
Outra vantagem notável dos paletes é a facilidade de reconstrução. Não há necessidade de limar as tábuas, cortá-las - são todas do mesmo tamanho, o que, aliás, é ideal para a confecção de móveis domésticos. É claro que os paletes diferem em tamanho e tipo de construção - esses fatores afetam as dimensões finais dos móveis fabricados e sua aparência.
A produção de bases de paletes está em andamento hoje. Ao mesmo tempo, os designs de paletes modernos são divididos em camadas simples e camadas duplas. As paletes europeias familiares a todos são produtos de camada única com 4 placas de base. Eles são considerados a solução ideal para a fabricação de designs de móveis bonitos e duráveis.
Algumas pessoas acreditam que prateleiras, armários e outras opções de móveis construídos a partir de paletes não cabem no interior acabado. Esta opinião está errada.
A madeira é um material tão versátil que todos os produtos feitos a partir dela são ideais para qualquer estilo de ambiente.
Mas, conectando a imaginação, será possível complementar a estrutura acabada com uma determinada decoração, que aproximará o produto o mais possível do design da casa. As estantes em paletes são a melhor opção para decorar um ambiente campestre ou provençal.
Opções de design
Hoje, os paletes são muito populares na disposição de casas, apartamentos e chalés de verão.
Muitos proprietários de garagem criam projetos a partir desse consumível, onde ferramentas e outros equipamentos de trabalho podem ser armazenados.
As prateleiras mais simples de paletes fixadas na frente da casa podem ser usadas para cultivar flores. Em instalações industriais, esses racks são usados em armazéns. Várias ferramentas e itens necessários para o trabalho são colocados neles.
Os designers de móveis modernos observam que os porta-paletes são divididos em vários tipos.
- Pé de apoio - eles se distinguem por um alto nível de resistência, estabilidade, solidez e têm capacidade suficiente. Esses racks requerem fixação de capital na parede.
- Articulada - são feitos de, no máximo, 4 prateleiras. Eles são usados principalmente para organizar pequenas salas ou instalações. As principais vantagens dos racks suspensos são o tamanho pequeno e a ergonomia.
- Móvel - esses modelos de estantes são leves e têm dimensões compactas. Na parte inferior, eles são equipados com uma distância entre eixos que permite transportar o gabinete do rack de um lugar para outro.
Seleção e preparação de paletes
O peso de um palete padrão é de aproximadamente 15 kg. O valor exato da massa depende das dimensões do produto. Hoje eles são de 2 tipos:
- 1200x1000x120 mm;
- 1200x800x120 mm.
Uma característica importante dos paletes como matéria-prima para a fabricação de móveis é a resistência da madeira. De acordo com o padrão, um palete é projetado para transportar cargas com peso de até uma tonelada.
O que é mais interessante é que, depois de tal carga, a maioria dos paletes não apresenta nenhuma deformação mínima. Eles são usados para a fabricação de estantes.
A maioria das pessoas não compreende totalmente porque é que escolhe as paletes Euro para criar designs de mobiliário. A resposta é muito simples. São as Euro paletes que passam por um tratamento fitossanitário especial. Na Rússia, esses requisitos rigorosos não são impostos aos paletes. Conseqüentemente, eles são menos confiáveis e duráveis.
Por si só, o tratamento fitossanitário é dividido em 3 tipos.
- Secagem. As placas de paletes são colocadas em uma câmara onde a temperatura excede 60 graus. O movimento constante do ar seca a madeira, por isso ela não apodrece ou racha sob carga pesada.
- Tratamento térmico. Neste caso, os paletes montados são enviados sob o efeito de calor. A alta temperatura seca a árvore e destrói as pragas que vivem nela. Mas, infelizmente, é impossível processar uniformemente a base de madeira com este tipo de exposição. É por isso que a qualidade das paletes costuma ser prejudicada.
- Uso de fumigadores. A superfície da madeira é tratada com brometo de metila, que destrói microorganismos nocivos. Porém, após o tratamento com essa substância, as toxinas permanecem dentro das fendas da madeira. É por isso que essas paletes não podem ser usadas para transportar alimentos e produtos para bebês. Eles também não são recomendados para decoração de casa.
Bem, agora você precisa descobrir como preparar paletes para a próxima montagem da estrutura do rack.
- Primeiro, você precisa limpar a superfície de madeira da Euro pallet de sujeira e poeira. Remova as áreas ásperas de madeira com uma lixadeira.
- No final do processamento de desbaste, você precisa trazer a superfície da madeira para um estado liso. Para fazer isso, use uma lixa de grão fino.
- Se você pretende instalar o rack ao ar livre ou em uma sala com baixa temperatura, a base de madeira deve ser tratada com impregnações especiais repelentes de umidade.
Esquemas de fabricação
Depois de processar os paletes, você pode começar a montar uma estrutura de rack bem planejada e fazer você mesmo. Em primeiro lugar, propõe-se olhar para a versão mais simples. Para o trabalho, você precisará de:
- várias paletes;
- ripas de madeira;
- titulares;
- colchetes;
- roleta;
- sucatear;
- Serra;
- moedor;
- lixa;
- parafusos auto-roscantes.
Bem, agora o próprio processo de trabalho.
- É necessário desmontar a parte superior do palete. Sucata virá em seu socorro.
- As tábuas removidas devem ser serradas. Neste caso, são necessários vários comprimentos: 9 pranchas de 110 cm, 2 pranchas de 45 cm, 2 pranchas de 25 cm.
- Os elementos serrados devem ser lixados.
- Placas de 110 cm devem ser colocadas próximas umas das outras. Para exclusividade, você pode mudar o comprimento das placas ligeiramente para cima ou para baixo.
- Os trilhos são instalados perpendicularmente às placas e aparafusados com parafusos auto-roscantes. Cada placa deve ser aparafusada ao suporte da junta.
- É necessário virar a peça de trabalho e instalar os pares de suportes em três posições diferentes.
- Pranchas de 45 cm são fixadas ao primeiro par de suportes.
- Pranchas de 25 cm são fixadas aos dois pares restantes.
- O rack acabado deve ser pintado ou envernizado. Os elementos de suspensão são fixados nas ripas localizadas na parte posterior, permitindo que a estrutura seja instalada na parede.
A seguir, propomos considerar outra versão interessante do rack, que é uma estante de livros. Para o trabalho, você precisará de:
- várias paletes;
- lixa;
- pregos para móveis;
- Serra;
- moedor;
- sucatear;
- parafusos auto-roscantes.
Processo de manufatura.
- É necessário desmontar a parte superior dos paletes.
- Use uma lixadeira para alisar as tábuas.
- Corte as tábuas preparadas para fazer 24 bases de 20 cm de comprimento, que serão prateleiras.
- Várias tábuas precisam ser cortadas em 24 pedaços de 25 cm de largura.
- A montagem dos blocos começa. Você precisará medir o comprimento total das pranchas e colocar uma marca no ponto médio. Nas extremidades da placa aparafuse as peças a 25 cm de distância, fazendo o mesmo no ponto médio.
- Pegue a próxima prancha longa e fixe-a do outro lado. Isso cria uma seção longa com uma prateleira posicionada no ponto médio. De acordo com um esquema semelhante, são feitos mais 3 quadros idênticos.
- A criação de blocos menores começa. As 2 placas são dobradas juntas, alinhadas o mais próximo possível. Além disso, as medições são realizadas e a divisão em 3 segmentos idênticos. Pequenos blanks são aparafusados nas extremidades das placas, os mesmos são colocados dentro da seção. Vários outros quadros são montados de maneira semelhante.
- Além disso, uma seção é conectada a outra, de preferência com um deslocamento, a fim de dar ao design mais originalidade.
- Peças maiores são fixadas em seções pequenas.
- Assim, ocorre a montagem do projeto original. A etapa final envolve pintar o rack ou envernizá-lo.
Como fazer um rack de paletes para garagem, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.