Características das prateleiras para vinho

Contente
  1. Descrição
  2. Áreas de uso
  3. Visão geral da espécie
  4. Como organizar?

Os apreciadores de um bom vinho têm sempre à mão algumas garrafas da sua bebida preferida em caso de férias ou na chegada de convidados. Mas para que o sabor do vinho esteja sempre impecável, o álcool deve ser armazenado de forma correta. Para isso, eles criaram prateleiras para vinhos convenientes, que tanto os residentes de apartamentos quanto os proprietários de casas particulares agora podem comprar para si próprios.

Descrição

Uma prateleira especial para vinhos é um item indispensável para os apreciadores desta nobre bebida. Na verdade, usando esse design, você pode criar boas condições para armazenar garrafas, mesmo fora da adega.

  1. Temperatura ideal. Esta é uma das coisas mais importantes que afetam o sabor da bebida. Quem conhece bem o álcool sabe que cada tipo de vinho requer uma certa temperatura de armazenamento. Geralmente varia de 10 a 16 graus. Uma estante compacta para vinhos pode ser colocada em uma sala onde a temperatura não muda muito em nenhuma época do ano, então você não precisa se preocupar com a segurança de seus estoques.
  2. Localização correta. O sabor da bebida pode prejudicar a entrada de ar na garrafa. Ao armazenar os recipientes horizontalmente, isso pode ser evitado. Portanto, um armário com prateleiras confortáveis ​​é um bom lugar para garrafas de vinho. Existem também racks especiais equipados com uma função de purificação de ar. Ao armazenar uma bebida em tal armário, você não precisa se preocupar com o fato de o vinho absorver odores estranhos.
  3. Boa proteção. As garrafas nas prateleiras são protegidas de fatores estranhos. Uma vez que não estão sujeitos a agitação, não haverá sedimentos no fundo ao longo do tempo. Além disso, se você colocar o suporte para garrafas no lugar certo, os raios do sol não cairão sobre eles. Isso também preservará o sabor agradável e rico do álcool.

Além disso, todas as suas bebidas favoritas estarão sempre à mão e, no caso de uma visita inesperada, os hóspedes encontrarão algo para trazer para a mesa. E também uma bela prateleira pode muito bem se tornar uma decoração da sala.

Um papel importante a este respeito é desempenhado pela aparência da estrutura e pela capacidade de ver imediatamente toda a coleção de vinhos.

Áreas de uso

A mobília de armazenamento de garrafas de vinho pode ser usada de várias maneiras. Na casa de um colecionador, essa prateleira se tornará, é claro, um lugar onde ele coleta espécimes raros ou especialmente apreciados. Você pode classificar o vinho por anos, enviando vinhos mais velhos para as prateleiras de baixo e os mais novos para as de cima. Uma opção de classificar por custo também está disponível.

Se uma pessoa não for muito versada em álcool, você pode simplesmente usar as prateleiras para armazenar estoques de vinho. Nesse caso, basta selecionar os diferentes tipos dessa bebida em uma prateleira separada e reabastecê-los periodicamente.

Na maioria das vezes, essas prateleiras para vinhos são usadas como parte de um bar doméstico.

E finalmente As prateleiras de vinho são obrigatórias para quem se dedica à produção de vinho. Afinal, o álcool caseiro precisa de tempo para amadurecer e fornecer as condições adequadas para isso. Para tal, o vinho rolhado em garrafa é colocado nas prateleiras, verificado periodicamente e transportado de cela em cela. Na última etapa, as bebidas são etiquetadas e expostas em um gabinete separado, onde o vinho aguarda nos bastidores.

Visão geral da espécie

Existem vários tipos de prateleiras de armazenamento de álcool. Eles diferem em vários parâmetros principais.

A principal diferença está na aparência e localização das prateleiras. As prateleiras do vinho podem ser as seguintes.

  • Vertical. Esta é uma opção muito conveniente.Nas prateleiras, os frascos podem ser armazenados tanto na vertical como na horizontal. Prateleiras pequenas e estreitas geralmente estão localizadas ao lado de um sofá, bar ou guarda-roupa.

Algumas prateleiras deste tipo são equipadas adicionalmente com ganchos e suportes especiais nos quais os óculos e todos os acessórios necessários podem ser colocados.

  • Horizontal. Essas prateleiras são ideais para armazenar vinho. As prateleiras dianteiras e traseiras são geralmente equipadas com amortecedores baixos. Isso evita que as garrafas caiam, mesmo que alguém toque acidentalmente na prateleira. Normalmente, essas prateleiras são abertas e feitas de diferentes tipos de madeira. Mas também existem opções de metal ou vidro.
  • Diagonal. Racks com prateleiras diagonais ou cruzadas têm uma grande vantagem - as garrafas são bem fixadas neles e não rolam. Isso significa que eles definitivamente não vão quebrar. Nessas prateleiras, você pode armazenar com segurança uma coleção bastante grande de vinho por um longo tempo. O contêiner neles está constantemente na posição horizontal. É entre essas prateleiras que costumam ser encontrados raros modelos de designers.

O número de prateleiras varia. Existem modelos em que apenas 1 célula é alocada para uma garrafa, e há aqueles em que vários recipientes de vinho são armazenados juntos.

  • Modular. Essas prateleiras podem ser compradas para iniciantes que ainda não descobriram como é mais conveniente para eles armazenar garrafas. Eles também são adequados para os amantes de móveis originais. Essas estantes consistem em vários compartimentos nos quais as prateleiras estão localizadas tanto horizontalmente quanto verticalmente ou em ângulo.

Além disso, as prateleiras para vinhos podem ser instaladas no chão, na parede ou embutidas. Você pode escolher qualquer opção para armazenar sua coleção.

Por material

Dependendo do material utilizado, as prateleiras para vinhos para uso doméstico também são divididas em vários tipos.

De madeira

Os verdadeiros conhecedores de um bom vinho escolhem apenas essas instalações de armazenamento. Este material tem muitas vantagens. É natural e amigo do ambiente. Na maioria das vezes, para a fabricação de estantes de madeira, são utilizadas espécies como nogueira, carvalho ou bétula da Carélia. Afinal, eles são de alta qualidade e resistência à umidade. Essas madeiras foram testadas pelo tempo e foram usadas para criar armários e prateleiras para armazenar álcool de elite por muitos anos.

A segunda vantagem do material é que a madeira é acessível e fácil de processar. Portanto, as prateleiras para vinhos acabadas são lindas e muitas vezes decoradas com vários padrões originais.

Os racks de madeira são perfeitos para quase todos os estilos e ficam igualmente bem em salas de estar, adegas ou complexos de bares em casa.

Metálico

Racks feitos deste material não são usados ​​com muita frequência. Mas é bem possível encontrar boas opções de metal entre as mercadorias do mercado. Itens vintage decorados com detalhes forjados parecem os mais bonitos.

Prateleiras de plástico e vidro são muito menos comuns. Eles não são particularmente duráveis ​​e não parecem tão atraentes quanto os produtos de madeira maciça.

As prateleiras de vidro são geralmente escolhidas por aqueles que querem apenas exibir sua coleção de vinhos. De fato, em tal armazenamento, as garrafas podem ser vistas de todos os lados. Mas as prateleiras de plástico são uma opção econômica para colecionadores novatos. Além disso, um pequeno rack feito de plástico de alta qualidade pode ser colocado no campo, onde a família vem apenas de vez em quando.

Tecido e couro às vezes são usados ​​para decorar estruturas. As prateleiras também costumam ser decoradas com placas originais ou adesivos com assinaturas.

De toda a variedade de móveis proposta, deve-se escolher os racks, com foco no seu gosto, no tamanho da sala e na quantidade de garrafas que se planejam armazenar na coleção.

Como organizar?

Racks para garrafas de vinho podem ser comprados com segurança tanto em um apartamento quanto em uma casa particular. No primeiro caso, você terá que lidar com modelos baixos e estreitos que não ocupam muito espaço. Eles podem ser instalados na sala ou no corredor. Se possível, uma prateleira para vinhos também pode ser parte de um pequeno bar doméstico.

Independentemente do tamanho da sala, você sempre pode equipá-la com um pequeno canto para relaxar. Uma prateleira com uma coleção de suas variedades favoritas de vinho também se encaixará perfeitamente lá. Também pode ser usado para dividir o espaço de uma pequena sala em várias zonas.

A maneira mais fácil é encontrar um lugar para uma prateleira de vinhos em uma casa particular. Neste caso, você pode equipar uma pequena adega nele. Para isso, é necessário escolher um subsolo frio e úmido e dotá-lo de equipamentos que serão responsáveis ​​por manter o regime ideal de temperatura.

É muito importante que o nível de umidade na adega não seja aumentado. Afinal, isso, como a presença de mofo no ambiente onde o álcool é armazenado, pode mudar muito o sabor da bebida para pior. O porão deve ter um bom sistema de ventilação. Se você conseguir criar essas condições, poderá comprar lindas prateleiras para vinhos na adega. Deve haver vários deles, para diferentes tipos de álcool. O layout da adega e o número de prateleiras e armários que contém depende apenas das preferências dos proprietários da casa.

O sótão também é adequado para guardar vinho. Na verdade, muitas vezes não é usado ou é um lugar para guardar coisas velhas. A principal vantagem do sótão como local de armazenamento de vinho é que não há janelas, o que significa que os raios de sol não prejudicam a bebida.

Mas você só pode colocar sua coleção de vinhos lá se a sala estiver limpa, bem ventilada e não muito abafada.

O rack pode ser colocado em um dos cômodos da casa. Se for de dois andares, você encontrará espaço para as prateleiras sob as escadas. Outros bons lugares para guardar sua coleção de vinhos são a sala de estar, o escritório ou o pequeno bar doméstico. O principal é manter o regime de temperatura correto nesta sala e evitar que a luz solar direta incida sobre as garrafas.

Não é recomendável guardar vinho na cozinha ou no banheiro por muito tempo. Nessas salas, muitas vezes há muita umidade, a temperatura muda bruscamente, o que pode definitivamente estragar o sabor da bebida nobre.

Para que uma estante com uma coleção de vinhos se encaixe bem no interior da sala, é necessário pensar no estilo com que deve ser feita na fase de seleção. Então, para um quarto em um apartamento moderno e minimalista, é melhor escolher uma estrutura simples de vidro ou metal sem quaisquer detalhes desnecessários. É bom que a prateleira seja complementada com suportes para copos, para que tudo o que for necessário para o descanso seja recolhido num só local.

Uma sala de estar em estilo provençal só ficará melhor com uma elegante prateleira de madeira com vinho francês. E para um bar caseiro de estilo antigo, você deve procurar algum tipo de rack de bar vintage feito de madeiras preciosas com esculturas originais. Se tiver tempo e vontade, pode até fazer a sua própria restauração, para que o mobiliário se combine de forma ideal com o resto dos detalhes interiores.

Como você pode ver, um lugar para prateleiras de vinho pode ser encontrado em qualquer sala. O principal é ter bom gosto e saber trabalhar bem o espaço.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário