Escolhendo racks para um armazém

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Requisitos de acomodação
  3. Visualizações
  4. Dimensões (editar)
  5. Fabricantes
  6. Como escolher?

A colocação racional de mercadorias em depósitos é garantida através do uso de sistemas especiais de estantes. Com o material deste artigo, você aprenderá o que são, o que são, como são colocados. Além disso, vamos destacar as principais nuances de sua escolha.

Peculiaridades

Os sistemas de estantes de armazém são organizadores enormes com a colocação mais racional de vários objetos. Eles diferem em design, espaço e capacidade de carga.

Dependendo disso, eles têm diferentes dimensões, métodos de armazenamento. Resolva o problema da falta de espaço... Eles podem ser localizados do chão ao teto. Em alguns casos, eles se assemelham a estruturas complexas de dois e três andares, com lances de escadas e passarelas.

Eles são feitos principalmente de metal durável, levando em consideração a estrutura de um depósito específico. Madeira, policarbonato e outros polímeros também são usados ​​na produção.

Eles são dobráveis, equipados com vários elementos e fechos. Refere-se a sistemas de armazenamento industrial. Eles podem ser transportados e reinstalados e são os principais equipamentos necessários para um depósito completo.

Em comparação com móveis de prateleiras convencionais, eles são mais duráveis ​​e práticos. São tradicionais e com prateleiras reforçadas. Fornece acesso gratuito a todas as unidades do produto. Eles diferem em propósito.

Eles têm a capacidade de se adaptar às características individuais do armazém. Possuem prateleira em altura ajustável, permitem a instalação ou remoção de secções de armazenamento desnecessárias.

Requisitos de acomodação

Para organizar um ambiente ideal e desempenho de armazenamento eficiente, você deve organizar o equipamento de acordo com as regras de segurança. Isso é necessário para agilizar as atividades de carga e descarga, armazenamento de grandes remessas de carga.

De acordo com os padrões GOST, a distância recomendada entre as estruturas metálicas deve ser de pelo menos 80 cm. Para viagens mais convenientes, passagem entre sistemas durante o planejamento, projeta-se uma distância maior.

A colocação das prateleiras leva em consideração não apenas um sentido, mas também o tráfego nos dois sentidos. A passagem principal de transporte está localizada em frente à entrada. Seu valor corresponde ao dobro da largura da carregadeira e a uma distância de 90 cm.

Os parâmetros mínimos estão relacionados às dimensões dos portões do armazém. Ao colocar as prateleiras, várias nuances são levadas em consideração.

  • Ao armazenar mercadorias em pilhas, a passagem entre as linhas e a cerca deve ser de pelo menos 80 cm.
  • A largura do corredor de visualização entre cada dez pilhas não deve ser inferior a 100 cm. A largura do corredor oposto à porta é igual à sua largura com o valor mínimo permitido de 100 cm.
  • Os grandes armazéns estão equipados com estruturas com corredores centrais. Sua largura não deve ser inferior a 250 cm.
  • Ao usar sistemas de estantes com prateleiras extraíveis, a largura dos corredores é aumentada dependendo do tipo de instalação das estruturas.
  • Se o armazém estiver equipado com um sistema unilateral, o corredor é aumentado em 0,5 parâmetros de prateleira. Se os racks forem de dupla face, o corredor é alargado até a largura total da prateleira.

As normas técnicas permitem a localização do lado longitudinal do módulo com uma folga de 0,2 m até a cerca. Existem exceções para remessas especiais. Por exemplo, é proibido colocá-los perto de radiadores de aquecimento.

Eles são montados a uma distância de 80-100 cm do teto da parede. As aberturas de evacuação são dispostas ao longo da extremidade do rack. É expressamente proibido colocar cargas nas aberturas entre as pilhas e os corredores de movimentação.

De acordo com GOST R 55525-2013, as estruturas de carregamento frontal podem ter corredores largos e estreitos... Corredores largos devem permitir que a carregadeira gire até 90 graus. A largura é de 2,5-3,7 m. Os corredores estreitos variam de um ano e meio a 1,9 m.

Os sistemas de estantes são projetados para otimizar o espaço de trabalho. A colocação deve levar em consideração o cumprimento das normas de segurança contra incêndio.

Além disso, o planejamento deve levar em consideração a capacidade de carga admissível das células, a integridade e a confiabilidade das estruturas.

Visualizações

Com base no tipo de construção, existem vários tipos de sistemas de prateleiras de produção. Eles são clássicos, arranha-céus, elevador, modulares, carrossel.

Pelo tipo de armazenamento, eles são divididos em variedades com células, plataformas roll-out e pull-out, caixas de armazenamento. Cada tipo de sistema de estantes, sejam estantes universais, reforçadas ou mecanizadas, possui características próprias.

Prateleiras

Os racks do tipo prateleira são classificados como produtos dobráveis. Eles são produzidos com base em armações laterais, vigas de carga, prateleiras e outras peças. Eles são projetados para armazenar cargas pesadas. Portanto, materiais especialmente duráveis ​​são usados ​​em sua produção.

Os sistemas de armazenamento com prateleiras são fáceis de usar. Não requerem equipamentos especiais para carga e descarga, o acesso à mercadoria armazenada é livre. Supõe-se que a carga é colocada em um plano horizontal uma acima da outra.

Adequado para colocar cargas de diferentes tamanhos, pesos, tipos. Refere-se a um sistema de armazenamento padrão. Fabricado em aço galvanizado, componentes em ferro, contraplacado e aglomerado. Eles têm uma ampla gama de aplicações.

Eles diferem no nível de capacidade de carga. Existem cargas clássicas (com carga de até 300 kg), cargas médias (com peso máximo permissível por estrutura de 450 kg). As versões de carga podem suportar uma carga de prateleira de até 900 kg e até 1300 kg por quadro.

Impresso

Os racks industriais impressos são divididos em 2 tipos: walk-through e deep. Eles diferem no tipo de carregamento de mercadorias para armazenamento. Os sistemas de profundidade são usados ​​ao carregar e descarregar de um lado.

Estruturas de parede não possuem corredores. Eles são projetados para armazenar produtos homogêneos em paletes. Utilizado para colocação em grandes armazéns. Em comparação com outros sistemas, esses racks têm a maior capacidade de carga.

São estruturas metálicas rígidas constituídas por armações verticais ligadas por filas de vigas horizontais e guias com células, sobre as quais são fixados paletes com mercadorias. Eles são colocados em linhas horizontais usando um carregador.

Ao mesmo tempo, são compactos, pelo que é possível otimizar o espaço de armazenamento reduzindo os corredores entre as filas. Prever a regulação da distância entre as travessas. Adequado para armazenamento em bloco de mercadorias frágeis.

Frontal

Racks de produção front-end se espalharam devido à capacidade de armazenar mercadorias em paletes. Esses sistemas são convenientes e versáteis, eles podem ser usados ​​para armazenar mercadorias do mesmo tipo ou tipo combinado.

O tamanho, peso e tipo de carga podem ser qualquer coisa. Eles se distinguem pela operação eficiente do espaço de trabalho. Conveniente ao realizar o inventário de mercadorias.

Combinado com um sistema de controle endereçável. Equipado com uma ampla gama de componentes auxiliares (quadros de reação, vigas, proteções laterais, placas de nivelamento). Assim, é possível projetar diferentes tipos de sistemas de estantes frontais.

Isso permite que você monte estruturas com um número diferente de camadas, projetadas para uma capacidade de carga específica. Existem corredores estreitos e largos, bem como profundidades duplas.

Nas variedades do último tipo, o número de espaços de armazenamento aumenta. Servido por um carregador com garfos telescópicos. Utilizado em armazéns de empresas automotivas, químicas industriais e farmacêuticas.

Gravitacional

As estantes com desenho tipo gravidade diferem das suas contrapartes compactadas pela presença de prateleiras com mecanismo de roletes e sua inclinação para baixo a partir do lado da carregadeira... A inclinação dos sistemas ponta a ponta é projetada de forma que paletes e caixas se movam ao longo da estrutura devido ao seu peso.

Este equipamento tecnológico tem um sistema complexo de mecanismos de freio e travas... Isso afeta seu custo, que é cerca de 5 vezes maior do que o preço dos modelos frontais universais.

Estruturas gravitacionais não são muito comuns, apesar das muitas vantagens.... Dependendo das particularidades do sistema, pode envolver o movimento lateral de paletes. Nessas estantes, o número de trilhas e o comprimento das esteiras podem variar em um ou mais níveis.

Nesse caso, a carga armazenada pode ser movida para a carregadeira o mais rápido possível. O descarregamento simultâneo de vários racks também é permitido.

Móvel

As estruturas de prateleiras móveis são compactas e economizam significativamente o espaço de armazenamento, sem comprometer a conveniência de carga e descarga. Estão equipados com carris, painéis laterais, caixilhos principais e auxiliares, caixas, batentes e puxadores mecânicos.

Independentemente da carga de trabalho, cada rack pode ser facilmente movido firmemente para o outro. Isso é feito rapidamente ao longo dos trilhos-guia.

Os sistemas são convenientes pela capacidade de se adaptar a qualquer carga. Eles têm diferentes tipos de fixação de prateleira (parafusos e clipes). Os designs permitem a alteração da altura das prateleiras sem o uso de ferramentas especiais.

Esses racks têm controle manual e segurança máxima, fornecido por mecanismos de bloqueio, bem como bloqueios que fecham o acesso a bens particularmente importantes.

As estantes móveis se distinguem pelo uso mais racional do espaço do armazém em comparação com as contrapartes fixas. eles prevêem a adaptação na forma de encaixe de várias seções para armazenar objetos de grande porte.

Console

Variedades do tipo de console diferem de outros sistemas na ausência de prateleiras e estruturas para carregar paletes. Possuem perfis verticais e racks horizontais nos quais são armazenadas cargas volumosas (madeira, tubos, vigas, peças de móveis para armários, produtos laminados).

Com base nas especificações da carga, o sistema de armazenamento pode ser equipado com elementos adicionais. Os mais comuns são os sistemas de retenção das rodas, necessários para evitar que os tubos se movam espontaneamente.

Os sistemas cantilever são operados por empilhadeiras com garfos telescópicos. As estruturas possuem corredores estreitos. Eles são longos, unilaterais e bilaterais. As variantes do segundo tipo têm uma capacidade maior.

Eles se distinguem pela facilidade de instalação, pela presença de limitadores, eles economizam o custo de organizar um armazém... Dependendo do tipo de carga, eles diferem em tamanho; até carrocerias de automóveis podem ser colocados neles. Além de consoles, esses sistemas possuem perfis verticais.

Mezanino

Os sistemas de armazenamento em armazém de várias camadas são feitos para armazenar grandes volumes de mercadorias com a possibilidade de combinação simples de elementos do tipo prateleira e palete em uma estrutura.

Uma diferença obrigatória de outras variedades é a presença de escadas. Podem ser estruturas de dois ou três níveis, com áreas de passagem e passagem entre as filas com as mercadorias armazenadas.

Eles são caracterizados pela facilidade de transporte de mercadorias para as camadas superiores por meio de um sistema de transporte. Eles possuem um tipo de armazenamento automatizado, alta velocidade de processamento. As mercadorias colocadas a uma altura de 2-3 metros são servidas sem o uso de mecanismos de carga e descarga.

O tipo de construção é articulado, autônomo, combinado.

Na produção de estantes deste tipo, utilizam-se madeira, telas soldadas de metal de reforço e chapas perfuradas.

Carrossel

Os racks de carrossel (elevador) são classificados como sistemas de estantes automatizados horizontais controlados eletronicamente. Eles se assemelham a elevações contínuas com um princípio de produto para pessoa.

Utilizado em depósitos com mercadorias que requerem descargas frequentes. Distinguem-se pelas suas pequenas dimensões, razão pela qual são utilizados como equipamento para pequenas instalações de armazenamento. Eles têm uma alta densidade de armazenamento e a maior capacidade possível.

Os sistemas flexíveis são dotados de estantes multifuncionais com dimensões adaptadas aos parâmetros da carga armazenada. Eles têm um motor elétrico e correntes de roletes que se movem em um caminho fechado.

Possuem proteção multinível e garantem total segurança da carga. Fornece controle de emergência, tensão automática da corrente, operação fácil, painéis de proteção, separação de elementos de suporte de carga em altura.

Dimensões (editar)

As dimensões dos sistemas de prateleiras dependem de vários fatores (tipo de construção, tamanho do armazém, tipo de carga armazenada). Com base nisso, eles são padrão, grandes e em várias camadas.

Por exemplo, as estruturas de gravidade podem ter até 30 m de comprimento e até 8 m de largura.Os limites dimensionais também são determinados pelas necessidades de uma determinada empresa. Além do volume, a área é limitada pelos requisitos de colocação.

As grandes fábricas produzem produtos com uma altura que chega a 50 m. As variedades médias podem ter uma altura de 10-14 m, um comprimento de 1,8-2,7 a 3,6-5 m e mais. Nesse caso, a etapa de ajuste das vigas é de meio metro, a carga no palete pode chegar até 1200 kg.

Fabricantes

Sistemas modernos de prateleiras de vários tipos para depósitos são produzidos por muitas fábricas importantes na Rússia, Alemanha e outros países.

  • "ASKomplekt" está envolvida na produção de sistemas de metal galvanizado e aço inoxidável. Produz variedades baseadas em designs fixos e móveis. Fornece equipamentos para organizações governamentais e estruturas comerciais. Ela se dedica à fabricação de sistemas e estruturas de alto padrão de qualidade sob encomenda a preços acessíveis.
  • Stelkon fornece ao mercado nacional uma vasta gama de sistemas de prateleiras industriais. O sortimento da marca inclui variedades do tipo automatizado com lançadeiras de rádio, autoportantes, arranha-céus, estruturas mezanino, produtos de console, frontal, compactado, médio porte, tipo gravidade. A empresa russa oferece aos clientes uma gama de trabalhos, desde o projeto de sistemas de rack até sua produção, instalação e serviço.
  • LLC "Yarus" dedica-se à produção de estantes de arquivo para equipar pequenas salas. Além disso, a marca fabrica estruturas pesadas móveis para armazenamento de mercadorias pesadas. Os sistemas móveis do fabricante economizam espaço de armazenamento sem comprometer a liberdade de acesso aos itens armazenados. As estruturas são projetadas levando em consideração o uso racional de cada metro do armazém.
  • Aveto É uma empresa com instalações próprias de produção, uma das líderes em seu segmento. Trabalha ativamente em todas as regiões da Rússia. Fabrica sistemas de estantes de paletes, compactos, frontais, por gravidade, prateleiras, mezaninos metálicos para armazéns.Fornece estantes de paletes e caixas profundas para o mercado. Projeta e instala estruturas de acordo com as normas internacionais. Fundador da Associação Nacional de Fabricantes e Fornecedores de Estantes.
  • Storemaster É um fabricante alemão de prateleiras de armazenamento para rolos metálicos de até 15.000 kg. Produz equipamentos de almoxarifado para armazéns de metal, indústrias metalmecânicas, produtos para armazenamento de mercadorias longas de até 12 m de comprimento e com carga de peso máximo admissível de 6 toneladas por prateleira. O sortimento inclui muitas variedades de sistemas com cassetes substituíveis, gavetas (inclusive elétricas com altura de até 2 m), cassetes de treliça para resíduos de metal, plataformas para folhas avulsas.

Como escolher?

Ao escolher um rack para um depósito, vários critérios são levados em consideração. O principal é a construção de um armazém para armazenar um produto específico. Com base em suas dimensões, um projeto de sistema de rack é criado.

Inicialmente é elaborado um projeto de arranjo, levando em consideração as características da fundação, o isolamento térmico das paredes, a temperatura interna da sala, entre outros fatores. Em seguida, eles são determinados com a colocação de comunicações.

Depois disso, a colocação é planejada. Esta questão inclui o cálculo da largura e comprimento dos corredores, a capacidade de conduzir a carregadeira, o equipamento de armazém disponível.

Preste atenção ao preenchimento da estrutura, sua comodidade para o pessoal de serviço, a presença de preenchimento de software. Eles levam em consideração a adaptação do sistema de armazenamento de um determinado produto, levando em consideração o peso e o tamanho máximos possíveis.

O tipo de rack é determinado com base em sua preferência. Antes de fazer o pedido, você precisa prestar atenção em todas as pequenas coisas. Para isso, é traçado um plano com a localização do sistema de estantes, são indicadas suas características e todas as demais nuances.

Isso avaliará visualmente a facilidade de acesso e manutenção. Quanto mais pesada a carga, mais maciça e maior deve ser a estrutura... Se você precisar de uma opção para colocar mercadorias do mesmo tipo, solicite prateleiras profundas.

Para armazenamento de cargas combinadas, vale a pena encomendar um sistema com prateleiras ou paletes. O critério não menos importante é a embalagem. Para paletes, caixas, barris, diferentes tipos de racks são necessários.

Entre outros fatores, são levados em consideração o método de carga e descarga, as condições do armazém, a vida útil das mercadorias armazenadas. Para produtos perecíveis, são necessários sistemas frontais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário