Características dos racks para rodas e uma visão geral de seus tipos

Contente
  1. Descrição
  2. Visão geral da espécie
  3. Dimensões (editar)
  4. Como fazer isso sozinho?
  5. Dicas operacionais

Para manter a confiabilidade e segurança das rodas dos carros, bem como prolongar a vida útil, elas devem ser armazenadas de acordo com certas regras. Muitos motoristas têm uma pequena garagem e simplesmente não há espaço suficiente para armazenamento sazonal de borracha. Racks para pneus tornaram-se uma saída para essa situação.

Descrição

As estruturas que melhoram as condições de armazenamento incluem porta-rodas, prateleiras ou ganchos de parede. Todos esses dispositivos são feitos de metal ou madeira, eles são apresentados na forma de uma base sólida - uma moldura, e o próprio dispositivo geralmente tem a forma de um retângulo estacionário de cinco molduras conectadas entre si.

Para evitar uma queda acidental da estrutura, pontos de fixação especiais são instalados nas paredes. O cavalete é diferente porque é possível movê-lo pela sala. Externamente, eles são muito semelhantes - o suporte parece uma prateleira com pernas ou uma prateleira de metal.

Ao instalar prateleiras suspensas, muita atenção é dada aos detalhes de suporte, pois o peso dessa estrutura (junto com os pneus) é muito grande. Os ganchos da roda do carro parecem pinos de metal na parede.

Muitos proprietários de automóveis, que têm tempo e dinheiro livres, instalam um armário de rodas especializado na garagem. Essa estrutura pode ser colocada não apenas no chão, mas também na parede, o que economizará muito espaço. Também no armário, você pode criar um microclima ideal para a borracha. O risco de sujeira e poeira ou latas de óleo viradas acidentalmente é minimizado.

Ao escolher uma forma de armazenar as rodas, você precisa considerar se elas serão colocadas sem discos ou com discos.

  • Borracha sem disco não pode ser empilhada uma em cima da outra, pois esta posição deforma o pneu localizado na parte inferior.
  • Os pneus com discos são empilhados, aqui toda a carga cai sobre o disco e a borracha não se deteriora.
  • As rodas com discos não se empilham horizontalmente porque o disco irá deformar a parte inferior da borracha. Desta forma, os pneus podem ser armazenados sem discos.
  • A troca periódica do ponto de apoio do pneu também é um importante ponto de armazenamento. Você precisa girar as rodas uma vez a cada 2-3 meses.

Visão geral da espécie

De acordo com o método de instalação, existem 3 tipos de estantes para guardar a borracha na garagem.

  • Pé de apoio - a estrutura é instalada no piso e, para maior confiabilidade, é fornecida com fixadores na superfície da parede ou do teto. Os racks para pneus são fabricados em duas versões - estacionária e móvel. Os quadros fixos são montados com firmeza na base, o seu movimento é impossível. Os móveis são equipados com rodas especiais, que permitem movimentar o rack pela garagem, estendê-lo para a rua.
  • Parede ou enforcamento, - aqui o equipamento é montado na parede e não toca o chão.
  • Combinado - tal estrutura é apresentada em várias secções, algumas das quais instaladas no chão e outras montadas na parede.

Conforme a opção de colocação de pneus, existem:

  • prateleira - os pneus são empilhados em um plano vertical;
  • modular - o rack é equipado com suportes especiais nos quais os pneus são pendurados;
  • girando - em tal dispositivo, as rodas são armazenadas diretamente com os discos, elas são colocadas no eixo vertical uma após a outra, uma espécie de "poço" é obtida.

Os racks também diferem no material de fabricação.

Metálico

Essas estruturas são instaladas na garagem, na varanda ou em qualquer despensa. Além de pneus, ferramentas ou peças de automóveis podem ser colocados em um rack de metal, este design é universal. Os dispositivos adquiridos na loja são muito fáceis de montar e ajustar em altura.

De madeira

Prateleiras de madeira geralmente são estruturas caseiras. No caso dos modelos de madeira, é preciso lembrar que as rodas com discos são pesadas, por isso o material deve ser forte o suficiente. Os blocos de madeira podem ser adquiridos tanto na loja, como também pode levar os materiais "abandonados" disponíveis.

Dimensões (editar)

Dimensões padrão da prateleira para 4 rodas de borracha:

  • altura - 200 centímetros;
  • comprimento - 150 centímetros;
  • largura - 80 centímetros.

O rack é instalado da superfície da parede a uma distância de 10-20 centímetros - isso é feito para que a borracha não toque na superfície. Duas vigas paralelas (de metal ou madeira, tudo depende do material de fabricação) são montadas a um metro do chão - esta é uma prateleira para pneus. As partes superior e inferior do rack podem ser cobertas com qualquer material - por exemplo, tábuas de madeira, compensado. Essas prateleiras são convenientes para armazenar várias ferramentas ou peças de automóveis. Ao instalar a moldura, deve-se lembrar que as rodas apoiam-se na viga longitudinal durante o armazenamento.

Para evitar que os pneus deformem em relação ao ângulo do trilho, ele é instalado de forma que o pneu fique em contato com uma superfície plana. Ou um perfil de metal redondo é usado como suporte.

Como fazer isso sozinho?

Antes de fazer qualquer projeto, você deve primeiro fazer um esboço preliminar. O desenho indica as dimensões da estrutura, a distância entre as partes da estrutura, o diâmetro dos pneus, bem como o comprimento dos perfis longitudinais e sua quantidade (dependendo de quantas rodas serão armazenadas). As estantes de fábrica são geralmente feitas de perfis de metal com montantes que podem ser ajustados para se adequar às rodas. As próprias vigas são fixadas à estrutura por meio de ganchos especiais.

Se fosse decidido fazer um design para pneus por conta própria, a madeira seria o material ideal. Para fazer isso, você não precisa ter ferramentas e equipamentos especiais, bem como habilidades especiais.

Preparação para o trabalho

Antes da montagem, determina-se o local onde será instalado o rack. A superfície é cuidadosamente nivelada, se necessário, você pode preencher uma mesa de concreto. A madeira está sendo preparada, deve estar bem seca, se necessário, deve ser costurada. Você também deve comprar compostos para o tratamento de pragas, podridão e umidade da madeira. Além de materiais e espaço, você precisa preparar todas as ferramentas necessárias para o trabalho:

  • serra para serra;
  • martelo;
  • roleta;
  • nível;
  • canto;
  • Chave de fenda.

Material de corte

Para o quadro, racks e travessas são cortados. Para fazer isso, pegue uma barra de 50x50 ou 50x70 milímetros ou uma placa medindo 150x40 ou 150x50 milímetros. As prateleiras podem ser feitas de placas aplainadas, contraplacado ou aglomerado. Os racks são preparados em 4 peças para cada seção separada. A largura entre eles não deve ser superior a 1 metro - isso é feito para evitar a deflexão da gravidade. Se um comprimento maior for planejado, você precisará adicionar racks adicionais.

A seguir, são cortadas as barras horizontais para a parte final e o lado comprido da estrutura, bem como as barras transversais para a ligação entre os postes (também servirão de suporte para as prateleiras). A última etapa é dimensionar as prateleiras.

Montagem da estrutura

Imediatamente antes de iniciar os trabalhos, recomenda-se fazer marcações na parede - a estrutura será mais fácil de montar. A tecnologia de montagem é a seguinte.

  • Uma estrutura estacionária sem parede traseira é montada diretamente na parede da garagem, e a parte frontal principal já está montada a partir dela.
  • Se as futuras estantes forem planejadas para serem feitas sobre rodas, para aumentar a rigidez, a estrutura deve ser complementada com espaçadores na diagonal. Para fazer isso, pegue um cabo de metal com uma espessura de 3-5 milímetros, ele é esticado transversalmente nas costas. Quanto maior o peso dos pneus, mais potentes são as rodas selecionadas para o rack.
  • A próxima etapa é instalar a tubulação superior e inferior. É fixada com parafusos auto-roscantes e, para maior confiabilidade, as juntas são reforçadas com cantos de metal.
  • Além disso, as vigas transversais são montadas, também em parafusos autoatarraxantes.
  • A última etapa é instalar as prateleiras. As estantes para guardar pneus não precisam de ser fornecidas com prateleiras sem falhas, bastam duas tiras.
  • Após a montagem da moldura, a estrutura é revestida com compostos ou impregnações especiais e pintada com tinta.

O espaço da garagem nem sempre permite a colocação de uma estante, uma prateleira para rodas será uma saída para esta situação. Ele é montado na parede sob o teto. Para uma estrutura de madeira, você precisará de:

  • barras de madeira;
  • Chave de fenda;
  • âncoras.

O início dos trabalhos com a estante segue o mesmo plano da montagem da estante - são elaborados desenhos e todos os materiais e ferramentas necessários. Em seguida, todas as partes da prateleira são conectadas com parafusos auto-roscantes e a própria estrutura é fixada na parede com âncoras. A fixação de alta qualidade da prateleira é um dos momentos mais importantes da instalação, não deve cair com o peso da carga.

Após a montagem, a árvore também é tratada com antissépticos e tintas.

Dicas operacionais

  • A borracha não deve tocar na parede da garagem, para isso, durante a instalação, é necessário deixar uma pequena folga entre a superfície da parede e os pneus, de pelo menos 5 centímetros.
  • A distância entre o veículo e o suporte da roda deve ser de pelo menos 0,8 metros. Se as rodas caírem acidentalmente, o risco de danos à máquina será minimizado.
  • O local de instalação do rack deve ser escolhido longe de substâncias agressivas (gasolina, óleo) e da luz solar.
  • Se os pneus forem armazenados horizontalmente, um pequeno protetor de borda pode ser colocado ao longo da borda externa da prateleira. Evita que as rodas caiam acidentalmente.

Qualquer entusiasta de automóveis pode montar uma estrutura de madeira para armazenar borracha com as próprias mãos. Principalmente se estiver familiarizado com o trabalho de carpinteiro ou se souber manejar o martelo e a serra. O custo desse rack é muito menor do que o de fábrica e demorará um pouco para montá-lo.

Para obter informações sobre como fazer um suporte de roda com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário