Como fazer uma estante de livros com as próprias mãos?
As lojas de ferragens modernas oferecem um grande número de designs diferentes para armazenar livros. No entanto, nada se encaixa melhor do que estantes de livros feitas sob medida. Você não precisa ter habilidades de carpintaria ou vasta experiência profissional para isso.
Ferramentas e acessórios necessários
Primeiro, você precisa descobrir o que precisa encontrar ou comprar na loja mais próxima para o próximo trabalho.
Uma estante de livros geralmente é feita de madeira, mas outros materiais (tábuas de parquete, drywall, laminado, etc.) podem ser usados. Também usam metal, plástico e vidro, mas será quase impossível trabalhar com eles em casa. Além disso, não se deve recorrer ao uso de aglomerado, pois o material contém compostos tóxicos que podem prejudicar a saúde. Na hora de escolher a matéria-prima, pode-se focar na compatibilidade com o interior e na capacidade máxima de carga, levando em consideração o peso e o tamanho dos livros que ficarão nas prateleiras.
Portanto, para a fabricação da estrutura você precisará de:
-
placas com 3 cm de espessura (± 1 cm);
-
ripas (pelo menos 4x4 cm, mais é possível);
-
suporte para prateleiras (suportes, blocos de madeira, cantos de metal);
-
Contraplacado (para paredes de prateleiras);
-
um conjunto de parafusos auto-roscantes ou parafusos;
-
cola de marceneiro;
-
verniz e um pincel para isso;
-
broca, quebra-cabeças e retificadora;
-
chave de fenda, martelo;
-
lápis e fita métrica (para marcação).
O número e o tipo de materiais usados podem variar dependendo do design desejado do futuro rack. Eles podem ser de diferentes tipos: abertos e fechados, dobráveis e não dobráveis, seccionais e transformáveis. Como ideias originais, você pode propor o uso da assimetria, tomar algum objeto (árvore, diamante, escada e assim por diante) como forma - em geral, tudo que a fantasia alcança.
Além disso, o rack pode ser montado na parede ou colocado no chão.
Este artigo é sobre uma estrutura de piso simples que qualquer pessoa pode fazer em sua própria casa.
Desenhos e dimensões
O primeiro passo é desenvolver um projeto para as futuras estantes. Para fazer isso, você precisa pensar sobre o desenho da estrutura, suas dimensões e traçá-la proporcionalmente. O desenho pode ser representado em programas de computador especiais que permitem construir um modelo 3D e ver como ficará o rack em um determinado espaço. A segunda opção é usar o método tradicional, que significa armar-se com papel, lápis e régua. Mas você precisa entender que o esboço autônomo do diagrama exigirá muito mais tempo e esforço.
Muitos estão perdidos e não sabem por onde começar. Nesse caso, primeiro você precisa pensar sobre onde o rack ficará. Por exemplo, se uma pessoa tiver uma biblioteca doméstica inteira à sua disposição, o tamanho das prateleiras será adequado. E em uma dacha, onde há uma pequena quantidade de livros e revistas, um pequeno armário serve. O design também é feito para cada pessoa individualmente, por isso é melhor confiar na compatibilidade do rack com o interior circundante.
Se esta é a primeira experiência na fabricação de qualquer móvel, então, talvez, não se deva abordar imediatamente o caso, mas envolver familiares ou amigos para ajudar. Será muito mais fácil e divertido.
Diagrama passo a passo
Depois de preparar o desenho, você pode começar a criar uma estante de livros faça você mesmo.
O primeiro passo é aplicar as marcações do projeto ao material preparado e cortá-lo no número necessário de peças. É melhor verificar novamente todos os cálculos e marcar várias vezes, para não se incomodar mais com o material estragado e a perda de tempo.
Quadro
Costuma-se fazer a base a partir de uma tábua cuja espessura não seja inferior a 3 cm. Do fundo, deve-se pregar, com pregos e um martelo, tábuas longitudinais e entre elas tábuas transversais. Assim a estrutura de madeira se tornará muito mais resistente e confiável.
Em seguida, é feita a parede posterior. Para isso, é retirada madeira compensada (pode-se usar papelão de construção). No desenho já estão determinados o comprimento e a altura da cremalheira, bastando cortar o elemento de acordo com os parâmetros indicados.
Os cantos da parede devem ser necessariamente retos (90 °), caso contrário a estrutura ficará enviesada.
A autoprodução do elemento não é necessária se você levar material pronto com as dimensões exigidas na loja.
Execução de paredes laterais. Para economizar dinheiro, muitas vezes eles não são incluídos no projeto e, em vez deles, são utilizadas barras comuns. Mesmo assim, considere este estágio. Para a fabricação das paredes laterais, novamente, de acordo com o desenho, corte a altura e o comprimento necessários do compensado ou vigas. Depois disso, na parte interna, marque os locais das futuras prateleiras e corte as ranhuras. Faz sentido reforçar cantos, suportes ou guarnições de vigas nestes locais, pois assim será mais difícil fazê-lo. Agora você pode instalar as paredes laterais aparafusando-as com parafusos autoatarraxantes. Para facilitar a fixação da segunda parede lateral, vale a pena virar a estrutura de lado. Na mesma fase, a parede posterior é fixada (caso esteja incluída na estrutura). Ele evita que a estrutura do rack se incline durante a operação.
Instalação de caixas e prateleiras
Quando o quadro estiver completamente pronto, você pode começar a cortar e reforçar as prateleiras. De acordo com a amostra padrão, as dimensões das prateleiras são iguais aos parâmetros da base.
Se na confecção da moldura já foram aparafusados os cantos, resta aparafusar as prateleiras nas paredes laterais com parafusos auto-roscantes. Ou faça orifícios de 8-12 mm para os parafusos - e use-os.
Acabamento
Na fase final, resta processar a estrutura. O tratamento de superfície é um ponto importante que não deve ser esquecido. Ajudará a preservar a durabilidade dos móveis e evitará que as estantes de madeira apodreçam. O processamento é fácil de realizar sem a ajuda de ninguém. Para isso, vários métodos são utilizados: lixamento com posterior pintura, revestimento com óleo de linhaça, cera ou verniz, colagem com papel e assim por diante.
Para pintar madeira, geralmente são utilizadas tintas a óleo, alquídicas ou acrílicas. Cada parte deve ser pintada com duas demãos de tinta e uma demão de verniz. Além disso, a coloração (em bases de água, óleo, álcool e cera) ou permanganato de potássio é usada para o processamento.
Como ideias adicionais, a estante pode ser decorada com apliques, adesivos, desenhos e muito mais. Para maior comodidade, você pode prender as rodas (basta virar o rack e parafusá-las usando uma chave de fenda e parafusos). E alguns, após o processamento cuidadoso da madeira, decidem até mesmo envernizar as prateleiras abertas. Neste negócio, todos devem ser guiados por seus próprios gostos e capacidades.
Adendo! Mesmo após um processamento detalhado e de alta qualidade, não é a melhor opção colocar o rack em um local com alta umidade ou em frente a uma janela na parte sul. Essa exposição de longo prazo afetará negativamente a condição do material.
A estante artesanal descrita no artigo se tornará não apenas uma parte prática e atraente do interior, mas também a melhor experiência para iniciantes neste ramo. Se tudo deu certo, então o próximo passo já é possível balançar em modelos mais complexos.
Como fazer um rack com as próprias mãos, veja o vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.