Como escolher as estantes de livros e onde colocá-las?

Como escolher as estantes de livros e onde colocá-las?
  1. Descrição
  2. Variedades
  3. Dimensões (editar)
  4. Materiais (editar)
  5. Opções de design
  6. Critérios de escolha
  7. Opções de acomodação
  8. Lindos exemplos no interior

Ao configurar uma biblioteca doméstica ou um pequeno canto para ler seus livros favoritos, você precisa prestar atenção especial à escolha dos armários. Afinal, eles devem não só suportar o peso dos volumes neles armazenados, mas também complementar o interior da sala, tornando-a mais confortável.

Descrição

As estantes de livros modernas são muito diferentes. Eles diferem em tamanho, forma, cor e capacidade. Esse mobiliário doméstico tem muitas vantagens:

  • eles serão um ótimo lugar para armazenar toda a sua coleção de livros;

  • os livros em tal armazenamento não são empoeirados e não são expostos à luz solar;

  • os armários têm uma função decorativa e podem ser usados ​​como divisórias;

  • nas estantes, além dos livros, você guarda diversas bugigangas e fotografias.

As desvantagens incluem o fato de a organização do espaço nas prateleiras ser demorada, além da limpeza periódica. Além disso, alguns gabinetes são muito volumosos.

Portanto, antes de comprar esses móveis, você precisa saber exatamente seus parâmetros e avaliar como ficará no apartamento.

Variedades

Para armazenar livros, agora você pode usar vários tipos de gabinetes.

Aberto e fechado

Em primeiro lugar, eles podem ser abertos ou fechados. Os primeiros distinguem-se pelo facto de as prateleiras não serem envidraçadas e não se encontrarem escondidas atrás das portas. Os guarda-roupas abertos são elegantes e modernos. Eles não sobrecarregam o espaço e são ideais para apartamentos pequenos. Um guarda-roupa com prateleiras abertas ficará muito bem ao lado de uma escrivaninha ou mesa de centro.

A desvantagem dos armários abertos é que os livros nas prateleiras não são protegidos contra poeira.

Além disso, se houver crianças ou animais em casa, eles podem retirar os livros das prateleiras inferiores e danificá-los.

Estantes fechadas protegem volumes de seus livros favoritos contra tais problemas. Hmas são mais adequados para quartos espaçosos, uma vez que parecem bastante volumosos. Os móveis ficam bem se tiverem portas de correr em vez de portas clássicas. Esses guarda-roupas se encaixam perfeitamente no interior de um quarto moderno.

Aqueles quem não consegue decidir entre estes dois tipos de armários, pode prestar atenção aos designs combinados. Existem muitas opções interessantes para este formato. Nessas prateleiras, algumas estão fechadas e outras abertas. É muito conveniente armazenar livros neles.

Nesse caso, as amostras mais caras devem ser colocadas em compartimentos envidraçados e as mais baratas em prateleiras abertas.

Dobrável e não dobrável

Esses dois tipos de gabinetes também diferem significativamente. Desmontável consiste em peças destacáveis. Se necessário, eles podem ser facilmente desmontados e movidos para outro local. Os armários não desmontáveis ​​são monolíticos e será muito mais difícil movê-los ou até mesmo mudá-los para uma nova casa ou apartamento.

Estes são os mais adequados para uma biblioteca doméstica.

Seccional e transformador

O mobiliário seccional difere porque consiste em blocos separados. Se necessário, eles podem ser trocados para sua conveniência. As seções podem ser instaladas em diferentes partes da sala. Isso também permitirá que você classifique a literatura de uma maneira interessante.

As prateleiras para transformadores são muito populares hoje em dia. Eles ficam ótimos em quartos loft, modernos ou de alta tecnologia.

Essas estantes também podem ser usadas como uma partição conveniente.

No chão e na parede

As estantes também diferem no tipo de instalação. O mobiliário para guardar livros pode ser montado na parede ou no chão. Muitas pessoas preferem escolher exatamente móveis de parede. Essas prateleiras são mais leves, mais compactas e não ocupam muito espaço. Eles podem ser pendurados na parede acima de uma mesa ou sofá, criando assim um espaço de trabalho ou local de descanso.

Mas, apesar disso, são os armários de piso clássicos que são mais populares. Há muitas razões para isto:

  • há muitos livros em suas prateleiras;

  • esses móveis parecem majestosos e bonitos;

  • o guarda-roupa é dividido em seções, o que significa que você pode organizar os livros em categorias de maneira conveniente

Os guarda-roupas giratórios modernos ficam bem na sala de estar ou no escritório. Os livros que ficam nas prateleiras são muito fáceis de alcançar. As peças giratórias podem se mover em uma direção ou em direções diferentes. Tudo depende das preferências dos proprietários do apartamento ou casa.

A escolha do tipo de armário, em regra, depende das características da divisão em que se pretende instalar e das preferências pessoais do amante dos livros.

Dimensões (editar)

O tamanho do gabinete no qual os livros são armazenados depende de quantas coisas podem ser dobradas nele. Se houver espaço livre suficiente na sala, você pode escolher um gabinete maciço clássico com prateleiras largas. Será possível armazenar os livros lá, colocando-os em duas filas. Produtos compactos e estreitos são perfeitos para espaços pequenos.

Em geral, a profundidade das prateleiras varia de 14 a 44 centímetros, e a distância entre elas é de 20 a 35 cm. A altura dos armários começa a partir de 60 cm. A largura é diferente.

Vale a pena escolher as dimensões do armário, focando no tamanho da sala e na quantidade de outros móveis que há.

Materiais (editar)

Um papel importante é desempenhado pelo fato de que material as prateleiras são feitas. Existem várias das opções mais populares.

Madeira

A madeira é considerada o material de mobiliário mais popular há muitos anos. Móveis de madeira bem feitos parecem caros e apresentáveis. Armários de diferentes formas e tamanhos podem ser feitos deste material. Combina com vidro e metal. As prateleiras de madeira e as paredes dos armários podem ser decoradas adicionalmente com entalhes ou vários padrões interessantes.

Para fazer com que os produtos de madeira durem o máximo possível, as estantes de livros são tratadas com várias impregnações e revestimentos de proteção.

Metal

É o segundo material mais popular e também é frequentemente escolhido para criar gabinetes duráveis ​​e confiáveis. A estante de metal parece bem incomum. Na verdade, na maioria das vezes, esses produtos são usados ​​em bibliotecas e arquivos. E também são usados ​​para decorar uma livraria ou depósito. Eles podem ser vistos com muito menos frequência em apartamentos ou casas.

Normalmente, apenas molduras ou peças decorativas são feitas deste material. Portanto, no contexto de um armário feito de madeira de alta qualidade, a decoração forjada ficará ótima.

Vidro e plástico

Esses materiais são usados ​​para criar estantes de parede leves. E também podem fazer peças individuais, por exemplo, prateleiras. Embora o material pareça frágil à primeira vista, não é. Um bom vidro temperado é usado na criação de armários. Plástico de alta qualidade também é selecionado. Boas prateleiras não devem dobrar com o peso de livros pesados ​​ou desbotar ao sol. É fácil fazer uma estante giratória iluminada de alta qualidade de plástico, que ficará muito bem em um apartamento moderno.

MDF e drywall

Embora os armários de madeira pareçam bonitos, muitos não podem comprá-los devido ao alto custo. Mas, em vez deles, você sempre pode comprar um produto feito de madeira maciça ou materiais semelhantes.

Portanto, os racks de drywall são muito mais baratos. Além do preço baixo, eles se distinguem pela alta resistência. Móveis feitos desse material são fáceis de moldar. Além disso, é muito fácil equipar tal gabinete com iluminação adicional. A desvantagem dos gabinetes de drywall é que, muitas vezes, eles acabam sendo muito volumosos. Mas essas prateleiras para livros podem ser usadas com segurança para decorar uma biblioteca do país.

Opções de design

Ao escolher os móveis para sua casa, preste atenção na aparência. As estantes podem ser combinadas com qualquer estilo. Então, em um pequeno apartamento minimalista, um guarda-roupa com altura do chão ao teto ficará ótimo. Ele pode acomodar não apenas livros, mas também todas as pequenas coisas necessárias. No entanto, eles não serão visíveis.

Em um estúdio em estilo loft ou grunge, prateleiras modulares de metal ficarão ótimas. Você pode escolher racks de design original de tamanho pequeno e combiná-los uns com os outros.

E no escritório, estilizado como um clássico, seria apropriado instalar um maciço armário de madeira feito de madeira com gavetas e prateleiras rústicas escondidas atrás de um vidro. Um padrão convexo pode decorar a base de tais móveis.

Guarda-roupas cacheados incomuns ficarão bem no quarto das crianças. Por exemplo, uma estante incomum em forma de árvore com prateleiras de galhos ou um "castelo" baixo com prateleiras abertas e um belo telhado.

Critérios de escolha

Ao escolher uma estante de livros para qualquer um dos cômodos, você deve prestar atenção a vários parâmetros básicos ao mesmo tempo.

  1. Força. Antes de comprar uma estante de livros para sua casa, você deve pelo menos fazer uma estimativa aproximada da carga nas prateleiras. Para fazer isso, você precisa avaliar sua coleção de livros. Se os volumes forem muito pesados, as prateleiras se dobrarão e se deformarão com o tempo.

  2. O tamanho dos livros. Você precisa levar em consideração não só o peso, mas também a altura, assim como o volume dos livros. Todos os componentes da coleção devem ser convenientemente colocados nas prateleiras.

  3. Segurança. Este parâmetro é especialmente importante se a estante for comprada para um quarto de criança. Em primeiro lugar, os móveis não devem ter cantos vivos para que a criança não se machuque. Além disso, deve ser muito forte e estável.

  4. Cor dos móveis. Vale ressaltar que a tonalidade das estantes deve ser combinada com o restante dos detalhes do interior. Os mais populares agora são os tons amadeirados naturais. Além disso, cores universais como branco, cinza, marrom e branco são populares.

Considerando todos esses pontos, você pode facilmente encontrar um gabinete conveniente e de alta qualidade para armazenar sua coleção de livros.

Opções de acomodação

Você pode colocar uma estante de livros em todas as salas de estar.

Sala de estar

Na maioria das vezes, as prateleiras para livros são instaladas na sala de estar. Eles podem ser colocados ao lado de uma TV, lareira elétrica ou uma pequena área de leitura com sofás confortáveis ​​no canto da sala. Para a sala de estar, você pode escolher armários baixos e altos. Tudo depende do tamanho da sala e de quantos livros serão armazenados nas prateleiras. Quanto aos materiais usados ​​nesta sala, os mais populares são madeira e metal. Um armário de vidro também parece interessante em uma sala de estar moderna.

Quarto

Espaço para estantes de livros também pode ser encontrado no quarto. Nesta sala, estantes de madeira compactas com prateleiras estreitas ficarão melhores. Você pode colocar neles seus romances favoritos, que são agradáveis ​​de ler antes de ir para a cama. Se o rack estiver localizado próximo à cama, você pode fazer iluminação adicional nas prateleiras, instalar um pequeno abajur ou abajur.

Corredor

Caso o apartamento não possua local para guardar livros na sala ou no quarto, a estante pode ser colocada no corredor ou corredor. Ao escolher o móvel, neste caso, é importante que não ocupe muito espaço e que a passagem fique livre. Armários suspensos elegantes ou prateleiras deslizantes que se movem facilmente de um lugar para outro servem.

Gabinete

Se houver um lugar para um escritório na casa ou apartamento, você pode colocar estantes de livros resistentes lá. É melhor escolher móveis clássicos feitos de madeira ou madeira maciça para esse ambiente. As estantes de livros do escritório podem ser colocadas contra uma janela ou parede. Móveis dispostos simetricamente parecerão orgânicos. Por exemplo, 2 gabinetes instalados em cada lado de um sofá ou área de trabalho.

Crianças

A escolha dos móveis para o berçário deve receber atenção especial. Como regra, os armários feitos de madeira clara ou plástico são selecionados para esta sala. As prateleiras do quarto das crianças geralmente são escolhidas não muito altas para que a criança possa facilmente pegar seu livro favorito na prateleira. As cores são pastéis. A tonalidade dos móveis deve combinar com a cor das paredes, teto e demais móveis.

Lindos exemplos no interior

Para que o gabinete fique mais bonito na sala, vale a pena dar atenção a vários exemplos interessantes.

Escritório antigo elegante

Em um escritório espaçoso com uma mesa de madeira maciça, grandes armários feitos de materiais como carvalho ou pinho ficarão ótimos. As cores ideais para esta sala são marrom escuro, vermelho, preto. Todos os outros detalhes do interior devem combinar com a mobília. Portanto, vale a pena escolher tapetes e cortinas que combinem com as estantes de livros.

Quarto sala de estar

Em uma sala combinada, você pode usar uma estante de livros como divisória. O zoneamento de estantes é a maneira mais conveniente e prática de dividir um espaço em várias "salas" separadas.

Em uma sala bem iluminada, as estantes modulares para livros feitas de madeira clara ficarão bem. O espaço livre de livros pode ser complementado com quaisquer detalhes que permitam enfatizar o caráter e os interesses do proprietário do apartamento.

Para tornar uma sala com estantes de livros mais elegante, você precisa seguir regras simples.

  1. Os livros nos armários devem ser mantidos em ordem. Mesmo a estante mais sofisticada parecerá inestética se desordenada. Para conveniência geral, os livros são melhor classificados por tema ou cor. Você pode organizar os volumes horizontal e verticalmente. Isso não muda nada. As prateleiras precisam ser limpas regularmente.

  2. O espaço livre pode ser preenchido com fotografias. Mas, ao mesmo tempo, para que toda a composição pareça harmoniosa, você não deve usar muitos pequenos enfeites decorativos.

  3. Se o rack tiver uma parede posterior, ele também pode ser decorado adicionalmente. Por exemplo, papel de parede ou pintura lindamente. Nesse caso, não haverá necessidade de preencher o espaço livre com nada.

Para resumir, podemos dizer que você pode usar qualquer tipo de armários para guardar livros.

O principal é que haja espaço suficiente para livros e outras coisas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário