Tudo sobre estantes de arquivo

Contente
  1. Descrição e propósito
  2. Requisitos primários
  3. Visão geral da espécie
  4. Dimensões (editar)
  5. As nuances de escolha
  6. Regras e métodos de colocação

Apenas certas estantes são adequadas para armazenar documentação de arquivo - com capacidade de carga suficiente, com perfurações para que o ar possa chegar facilmente aos papéis, na configuração correta. Descobrimos quais tipos de prateleiras e gabinetes são mais adequados para armazenar documentos importantes escritos para o arquivo neles.

Descrição e propósito

As prateleiras são chamadas de dispositivos especiais, cuja finalidade é o armazenamento. Eles organizam perfeitamente o espaço e, claro, estão disponíveis em uma ampla variedade de tipos e configurações.

Seu objetivo é armazenar documentação atual e arquivística. As estantes de arquivo podem ser utilizadas não só para isso, mas também para colocar e armazenar qualquer outro tamanho e tipo de coisas adequados, sejam materiais ou equipamentos.

Cada rack é uma estrutura que é montada e ajustada por meio de conexões parafusadas. Aço de alta resistência é usado para criar cada rack na estrutura do rack, tornando-os fortes e duráveis. Esses modelos que são recolhíveis são fáceis de ajustar (por exemplo, aumentar ou diminuir a altura das prateleiras), você pode adicionar rapidamente seções, prateleiras, paredes laterais e também remover rapidamente cada um dos elementos listados.

Basicamente, as estantes consistem em 4 estantes perfuradas. As prateleiras são aparafusadas às verticais. Também há cantos nos produtos.

Requisitos primários

As estantes de arquivos são fabricadas de acordo com GOST R 56356-2015. Contém todos os requisitos aplicáveis ​​a estes produtos (desde que sejam de metal). A produção de estruturas de prateleiras (incluindo as de arquivo) é agora muito grande, porque não são necessários equipamentos complexos para isso, especialmente se você estiver lidando com estruturas dobráveis. Mas, onde e quem quer que faça esses produtos, o resultado final deve cumprir totalmente os requisitos da GOST.

Também são produzidos armários de madeira para armazenamento de documentação de arquivo e são bastante procurados pelos consumidores, no entanto, deve-se lembrar que tais armários podem armazenar arquivos de organizações que não se enquadrem nos requisitos obrigatórios de equipamento de arquivo. Está legalmente estabelecido que a documentação arquivística deve ser armazenada em estantes metálicas, armários e cofres, sendo este requisito um dos obrigatórios.

Visão geral da espécie

O principal critério para a classificação dos racks é a capacidade de movê-los. Dependendo deste critério, dois grandes grupos são distinguidos - produtos fixos e móveis (móveis). Ambos têm seus próprios méritos e deméritos.

Estacionário e móvel

Vamos começar com os estacionários. Usualmente, têm um peso bastante baixo, não são difíceis de montar mesmo para quem não tem muita experiência na montagem de móveis. Também é fácil desmontá-los. Como regra, esses produtos são relativamente baratos, embora sejam excelentes para colocar e armazenar documentos de escritório ou arquivo. Mas também há um inconveniente - uma estante fixa, uma vez montada, sem desmontar, pode ser instalada em apenas uma posição.

Os armários móveis podem ser facilmente movidos ao longo da superfície do piso para qualquer lugar da sala. Graças à sua mobilidade, você pode encontrar o documento desejado sem longas buscas, bastando acessar a seção desejada. No entanto, para que os racks móveis se movam realmente facilmente na superfície do chão, trilhos fortes são necessários, ou seja, equipamento adicional. Além disso, também é necessário instalar mecanismos especializados nas próprias estantes que ajudarão na movimentação. Você também pode instalar paredes laterais e travas nesses produtos. Em seguida, os documentos de arquivo serão preservados e sua segurança garantida.

A desvantagem dos dispositivos móveis é a necessidade de um piso perfeitamente plano, só então é possível instalar trilhos. E, claro, o preço - para produtos móveis, é sempre muito mais alto do que para os fixos.

Soldado e pré-fabricado

De acordo com o método de fixação dos elementos, as estruturas de cremalheira são subdivididas em pré-fabricadas e soldadas. Os modelos pré-fabricados superam os estacionários em termos de transporte conveniente e capacidade de montagem e desmontagem rápida. Além disso, tais modelos possuem um visual atraente e moderno, muitas vezes são equipados com rodas e, portanto, são móveis e podem ser movidos para o local desejado.

Anteriormente, acreditava-se que as cremalheiras soldadas são mais estáveis, que as estruturas colapsáveis ​​são inferiores a elas neste parâmetro. No entanto, os fixadores e os materiais modernos possibilitam a criação de modelos desmontáveis ​​e com ainda mais confiabilidade e estabilidade, por isso as estruturas soldadas não são mais procuradas e muitos fabricantes se recusaram a liberá-las.

Um rack reforçado pode suportar uma carga de até 900 kg por seção, ou seja, se houver 4 a 5 prateleiras nele, a prateleira pode suportar até 200 kg. As prateleiras podem ser ajustadas em incrementos de 25 mm. Como um típico, um rack reforçado pode ser equipado adicionalmente com prateleiras, paredes e equipamento de travamento.

Canto

A estrutura de prateleiras de canto permite o uso mais eficiente do espaço de escritório e arquivo, especialmente porque o arquivo costuma ser alocado na menor sala da organização. Prateleiras de canto pode ser colocado onde a linha reta simplesmente não encontra um número suficiente de centímetros quadrados. Usando os cantos, você pode colocar em cada uma das prateleiras e assim colocar mais documentos do que se estivessem armazenados em uma, mas reta.

Dimensões (editar)

Os racks de arquivo são os mais compactos. Eles são usados ​​para equipar arquivos, escritórios, bibliotecas, depósitos de livros, depósitos, etc. É conveniente colocar sobre eles materiais impressos, principalmente nos formatos A5 (cadernos e livros) e A4 (uma folha de álbum típica, este tamanho é adequado para guardar pastas, papéis).

Um rack de arquivo padrão tem as seguintes dimensões - altura 1500-2500 mm, comprimento da prateleira - 700-1500 mm, largura da prateleira - 300-800 mm. Isso é uma construção com dimensões de 2000x1000x500 mm e 2200x1000x400, 2000x1000x400 e 2000x1000x300 e 2500x700x500 também será padrão. Se falamos, digamos, sobre o tamanho de 600x400x2000 mm (para 4 prateleiras), é projetado para armazenar documentos que não são formatados em altura.

Os especialistas observam que a montagem de estantes de arquivamento de várias seções é aconselhável se seções completas forem conectadas. Assim, as características de carga não são reduzidas, além disso, cada seção pode ser fornecida separadamente. Mas você pode reduzir o número de racks se um rack de várias seções estiver sendo montado. Aí você pode economizar um pouco na compra de equipamentos de rack. É permitido alternar seções completas (ou seja, aquelas que têm todos os quatro racks) com outras adicionais (que têm dois racks). Também é possível instalar uma seção sem postes entre seções de quatro postes.

Se uma linha de duas seções for montada, 6 racks são suficientes para ela, em vez de 8 se as seções individuais foram conectadas. Se uma linha de três seções for montada, 8 racks são suficientes em vez de 12.

A estante de arquivo de uma só peça metálica com uma altura de 2.000-2500 mm tem uma capacidade de carga de aproximadamente 700 kg. A multissecção tem menos, apenas 550 kg. A carga nas prateleiras deve ser distribuída de maneira estritamente homogênea; em uma única seção, a prateleira superior suportará no máximo 60 kg, em uma seção múltipla - 30 kg.

As nuances de escolha

Quais racks serão instalados no arquivo - cada organização decide de forma independente. A escolha não depende de um parâmetro. Como a legislação estabelece requisitos não só para as estantes, mas também para a sala de arquivo, ela deve ser isolada. Portanto, toda organização em que haja certa quantidade de documentação arquivística (e que não a submeta a um arquivo centralizado) se depara com a necessidade de organizar o local onde ela será armazenada.

A escolha de estruturas de prateleiras depende de alguns parâmetros.

  • A área da sala e a altura dos tetos. Se ambos forem pequenos, pode fazer sentido usar estruturas de canto para ocupar a área da maneira mais eficiente e racional possível. Em uma sala longa e estreita, você pode colocar prateleiras ao longo do perímetro ao longo das paredes, em uma ampla - organize-as em várias fileiras.
  • As estruturas dobráveis ​​são preferíveis onde, por exemplo, as portas não permitem transportar e entregar um modelo soldado.
  • As dimensões das prateleiras no rack e a altura dependem da quantidade de documentação que precisa ser colocada, seu formato - A4, A3, A2, etc.

Quanto ao propósito, as estantes de arquivo modernas são bastante universais e podem ser usadas tanto como arquivo e armazém, e até como armazém. Tudo depende do que será colocado nas prateleiras. O rack pode ter 4 prateleiras, 6 prateleiras, 7 ou 8 prateleiras de diferentes alturas e larguras. Curiosamente, para a maioria das estruturas dobráveis, para instalar uma prateleira ou parede lateral adicional, não é necessário desmontar completamente o produto e montá-lo novamente. É por isso que as prateleiras dobráveis ​​são tão populares que podem ser usadas em qualquer lugar - em lojas, escritórios, depósitos e bibliotecas. A vida útil dessas estantes é bastante longa, porque as estantes de arquivo são feitas de metal, na maioria das vezes de aço inoxidável.

Para restringir o acesso a documentos de particular importância, é necessário adquirir racks equipados com fechaduras especiais.

Regras e métodos de colocação

A legislação impõe um grande número de requisitos ao arquivo como local. Um arquivo deve ser claramente isolado de outro, ser à prova de fogo, ter sistemas de ventilação, aquecimento ou clima para que o ar circule pela sala 2 a 3 vezes por hora e muito mais. Os documentos devem ser armazenados de acordo com as regras de armazenamento, condições de temperatura e umidade, regimes sanitários e higiênicos, regimes de segurança, etc.

É permitido colocar apenas prateleiras de metal nos arquivos. Se forem necessárias instalações auxiliares de armazenamento, é permitido o uso de armários (formato grande) e cofres de metal.

Os gabinetes também devem ser organizados em uma determinada ordem. Se as estruturas das estantes forem fixas ou deslizantes, elas devem ficar em um ângulo de 90 graus em relação à parede com janela. Se não houver janelas no arquivo, a organização ocorre conforme exigido pelas características da sala e do equipamento nele. As prateleiras não devem ser instaladas diretamente contra as paredes externas de um edifício ou perto de aparelhos de aquecimento.

As estantes na sala de arquivo devem estar localizadas a uma distância de 1200 mm umas das outras. A largura do corredor entre as fileiras de estruturas de prateleiras deve ser de 750 mm. A mesma distância deve ser entre a parede externa e o rack paralelo a ela. No que se refere à distância entre a parede externa e a estrutura do rack ao final, ela deve ser de 450 mm. A prateleira inferior do rack deve estar pelo menos 150 mm acima do chão.A instalação de móveis de arquivo de metal equipados com divisórias, gavetas ou portas leva em consideração o tipo e o tamanho dos materiais que serão armazenados nos mesmos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário