Tudo o que você precisa saber sobre esteiras de vidro

Contente
  1. O que é e como é diferente da fibra de vidro?
  2. Tecnologia de produção
  3. Visualizações
  4. Onde é aplicado?
  5. Como armazenar?

O tapete de vidro é um material reciclado versátil e útil que atende a uma demanda específica do consumidor. Com o material deste artigo, você aprenderá o que é, o que é, onde é usado e como é diferente da fibra de vidro.

O que é e como é diferente da fibra de vidro?

Tapete de vidro - uma folha de fibra de vidro picada (fios de fibra de vidro uniformemente distribuídos) com 5 cm ou mais de comprimento, conectada com uma base adesiva. Este material é branco (adequado para pintura), é compatível com poliéster, epóxi, resina éster vinílica. É multifuncional, ecológico, robusto, leve, à prova d'água e resistente ao calor. Tapete de vidro - materiais plásticos de reforço. Ele é capaz de assumir qualquer forma necessária, passível de processamento mecânico. Suas propriedades devem-se à sua estrutura e composição. Este material é resistente à podridão, infecções fúngicas, mofo, seu vidro em fios é flexível. O resto da plasticidade é fornecida pela estrutura do tapete.

A esteira de fibra de vidro pode ser enrolada em uma bobina e o ar pode ser extraído dela. É produzido em rolos de 125 cm de largura.O preço do material depende de sua densidade e tipo, variando de 200 a 900 rublos por metro corrido. No entanto, também pode depender do peso.

A esteira de vidro difere da fibra de vidro na estrutura. A fibra de vidro é um tecido de fios entrelaçados, obtido por tecelagem. O tapete de vidro é um tecido de fibra de vidro, cujas fibras não estão entrelaçadas, mas são conectadas por uma matriz polimérica. Às vezes, ele tem uma estrutura de fibras cortadas espaçadas aleatoriamente. A estrutura de fibras contínuas de fibra de vidro é ordenada.

A diferença entre os materiais está no tipo de aplicação e no número de camadas. O pano de vidro é modificado antes do uso (por exemplo, impregnado com resina epóxi). O tapete de fibra de vidro está pronto a usar. Pode consistir em várias camadas, enquanto a fibra de vidro possui apenas 1 camada.

A forma de liberação também é diferente. A fibra de vidro é um tipo de material em rolo. As esteiras de fibra de vidro são vendidas não apenas em rolos, mas também na forma de placas de diferentes espessuras e densidades. As fibras da esteira de vidro são mais espessas e resistentes.

Em termos de características mecânicas e físicas, é melhor do que a fibra de vidro. É usado para definir a espessura e a resistência da base do produto.

Tecnologia de produção

A produção de tapetes de fibra de vidro consiste em vários processos. Os fios de vidro são colocados em um transportador, então o dispositivo é ligado e, durante o movimento, um polímero aglutinante é continuamente aplicado a eles. Em seguida, a fibra é enviada para a estufa de secagem. Em seguida, é rolado. A viscosidade do polímero líquido usado durante a aplicação nas fibras é de cerca de 40 mPa * s. O tipo de polímero é responsável pela integridade da manta. Portanto, é mais frequentemente escolhido levando-se em consideração a compatibilidade química do material plástico, cuja resistência deve ser aumentada pela manta de vidro.

A opção de polímero aglutinante mais comum é considerada resina de poliéster... É misturado na forma líquida com um acelerador e um catalisador. Depois de iniciarem a polimerização.

Se o trabalho usa resina epóxi, primeiro prepare a cola nas proporções corretas. Em seguida, o tapete de vidro é colado à cola. A massa é bem misturada, depois é disposta de uma forma especial e deixada a endurecer várias horas.Até que o tapete esteja seco, não deve ser tocado. Use uma escova dura ou rolo para remover as bolhas. No trabalho é melhor usar luvas cirúrgicas: são baratas e ajustam-se bem às mãos.

Visualizações

As esteiras de vidro diferem no tipo de fios usados, que são cortados e grampos. A diferença entre eles se deve à estrutura. As fibras do segundo tipo são mais macias e mais elásticas, cortadas - cada vez mais duras. Um tapete de fibra de vidro de alta qualidade é feito de materiais ecológicos. É refratário, prontamente impregnado com resinas e libera bolhas de ar sem esforço durante o processamento. Dependendo do componente adesivo e da densidade, os tapetes de vidro são divididos em 3 tipos. Cada espécie tem suas próprias características.

Emulsão

As esteiras de vidro tipo emulsão são feitas de fibras de vidro picadas de até 5 cm de comprimento, contendo álcali. Eles são combinados com um polímero aglutinante de emulsão. A densidade varia na faixa de 250-900 g / m2, eles são usados ​​para moldagem manual e fechada de produtos de fibra de vidro. Os produtos criados com este material são duráveis, resistentes a danos mecânicos, químicos e intempéries. As mantas de vidro de emulsão são facilmente drapeadas, têm um alto nível de aderência, facilidade de uso, umedecimento e encharcamento rápidos. Compatível com resinas de poliéster.

Os tapetes de fibra de vidro em pó são feitos de fibras de vidro do tipo E (com baixo teor de álcali). Durante a fabricação, eles são cortados, cortados e colados com um lubrificante em pó. Em comparação com o análogo anterior, o tapete de vidro em pó tem uma estrutura mais solta e menos flexibilidade. Sua densidade também é menor (varia de 100 a 600 g / m2).

Devido à maior rigidez estrutural, o material em pó é menos impregnado e enrolado até a base. Ao trabalhar com ele, são usados ​​os métodos de prensagem, infusão a vácuo e tecnologia RMT. É adequado para trabalhar com produtos de grandes dimensões, de formas simples, superfícies lisas e transparentes.

Fibra longa

Este tapete é caracterizado por suas fibras E (E-CR) multidirecionais. Eles são dispostos em camadas, conectadas com um polímero adesivo. A densidade desse tipo de material pode variar de 100 a 900 g / m2. É utilizado em estruturas onde as avarias devidas à ferrugem são excluídas. Os produtos reforçados com ele são duráveis ​​a esforços mecânicos.

Onde é aplicado?

O tapete de vidro tem uma ampla gama de aplicações. Por exemplo, para fins estruturais, é comprado para aumentar a espessura. E também é utilizado na construção de estradas, casas e edifícios de vários tipos, na construção naval e na engenharia mecânica. É aplicável na fabricação de peças automotivas, por exemplo, é utilizado para modernizar peças internas, portas e baús. O escopo de uso depende da densidade das esteiras de vidro. Tipos de material de emulsão e pó com densidade de 300, 450, 600, 900 g por 1 sq. m são usados ​​na produção de contêineres, tubos, peças de veículos, bem como outros produtos de fibra de vidro.

Análogos com baixa densidade (100, 150 g por 1 m².) São usados ​​na produção de uma matriz, camadas internas de recipientes de fibra de vidro, tubos, peças de decoração de interiores de veículos. Exemplos de produtos que usam esteiras de vidro são barcos, pranchas de hóquei, acessórios de encanamento, canos, tampas, defletores. Eles são usados ​​como isolamento acústico em silenciosos e como materiais de isolamento térmico.

Com condutividade térmica igual aos aquecedores convencionais, eles ocupam 2 vezes menos espaço. Além disso, a esteira de vidro é usada para pódios, como reforço ao derramar o piso. Eles reforçam encostas, reforçam misturas de concreto asfáltico, fazem contêineres de lixo, assentos antivandalismo, estufas e cercas de solo, cascos de iate a partir deles. Não é difícil trabalhar com o material.

Como armazenar?

É necessário armazenar as esteiras de vidro em uma forma lacrada em local seco e fresco.Os rolos são embalados em filme plástico, adicionalmente são embalados em caixas de papelão. As caixas são armazenadas verticalmente ou horizontalmente, dependendo do tamanho. É permitido colocar paletes pequenas em paletes grandes.

A sala onde as esteiras de vidro são armazenadas deve ser bem ventilada. Você pode remover o material da embalagem imediatamente antes de usar. Nesse caso, o líquido não deve entrar em contato com o produto. Quando armazenado em um ambiente úmido, o material perderá sua utilidade.

Se armazenados corretamente, os tapetes de fibra de vidro podem ser armazenados por décadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário