Características dos cortadores de vidro a óleo e sua escolha
Freqüentemente, na vida cotidiana, é necessário processar o vidro. Basicamente, trata-se de corte com posterior processamento de arestas. Um cortador de vidro a óleo ajudará a resolver esse problema.
Dispositivo e princípio de operação
Todos os tipos de cortadores de vidro líquido são semelhantes às ferramentas convencionais, mas diferem no design. Esta ferramenta inclui uma cápsula de óleo onde o líquido é derramado. Também serve como alça. Embaixo está um bloco de uma peça com um mecanismo de controle de fluxo de óleo e um rolo de corte composto. O cabeçote é feito em forma de bloco maciço com canais para passagem do lubrificante.
O princípio desta ferramenta é muito simples. De um frasco localizado na alça, o fluido de lubrificação é distribuído por gravidade através de canais para o rolo de trabalho, reduzindo assim o atrito e aumentando a produtividade.
Mantendo constantemente o nível de lubrificação, a unidade é capaz de processar até 5000 m de vidro, enquanto um cortador de vidro convencional tem capacidade de cerca de 300 m.
Graças à sua alta produtividade e tratamento de superfície muito preciso, as ferramentas lubrificadas são utilizadas em escala industrial, e a disponibilidade de manutenção e operação permite que sejam utilizadas em casa.
Modelos populares
A gama de cortadores de vidro a óleo é muito grande. Marcas ainda mais populares que produzem essa ferramenta:
- Fit (Canadá) apresenta seu modelo de acessório de corte. Este dispositivo possui um cilindro monolítico, portanto é resistente a cortes de materiais de até 8 mm. O cabo confortável é feito de um material composto em forma de frasco, preenchido com graxa por meio de um recipiente medidor. O ângulo de corte do rolo varia de 110 a 135 graus.
O cortador de vidro é muito prático, excelente para muitas operações, mantém a condição de trabalho por muito tempo, o rolo monolítico segura bem a afiação e proporciona um corte uniforme. O cabo confortável segue exatamente os contornos da sua mão. Este design avançado o diferencia de outros modelos. Ao mesmo tempo, o custo é muito baixo, principalmente considerando que o aparelho utilizado no dia a dia tem uma vida útil de mais de um ano.
- Modelo Stayer 8000M 3369 (Alemanha). Uma opção bastante boa é um cortador de vidro líquido com rolos de carboneto. Adequado para cortar vidro de 3 a 8 mm. Uma ponta com mola e o uso de uma graxa derramada no frasco de alça tornam o processo de trabalho menos difícil e garantem um processamento da mais alta qualidade. O cabo é feito de plástico, o que é uma desvantagem para alguns usuários, pois não é o material mais durável. No entanto, este design tem suas vantagens: o material é transparente e permite determinar imediatamente os requisitos para o enchimento de óleo.
Este modelo é caracterizado pela alta resistência ao desgaste dos rolos de trabalho - até 8000 M. Se a ferramenta for adquirida para uso no dia a dia, você não precisará substituí-la por muito tempo. O kit inclui um prático dispensador para encher o instrumento com graxa. A maioria dos vidraceiros concorda que o dispositivo é ergonômico e prático de usar. A única advertência negativa é a frágil alça de plástico.
- Marca chinesa "Zubr Expert 33684". O cortador de vidro líquido de rolo único é adequado para cortar vidro de até 10 mm de tamanho. O dispositivo "promete" uma vida útil de até 10.000 m.A alça foi desenhada como um frasco para armazenar óleo e possui corpo metálico. A presença de uma mola na ponta facilita o corte do vidro. Um dispensador especial está incluído no conjunto de entrega do dispositivo - com sua ajuda você pode facilmente preencher qualquer quantidade de óleo necessária para a operação.
A liga dura (carboneto de tungstênio) de que o rolo é feito garante uma longa vida útil, torna mais fácil cortar vidros espessos e uniformes. Tudo isso, aliado a um preço acessível, fazem do modelo uma excelente opção para uso geral em casa.
- O modelo mais popular é o Matrix 887264 (China). Este cortador de vidro é uma ferramenta profissional, mas é adequado para uso doméstico devido ao seu baixo custo. O disco de corte é feito de uma liga muito resistente para maior confiabilidade. A manopla antidetonante está vazia e preenchida com óleo do eixo ou outra graxa para melhorar a qualidade e facilidade de operação. Este design do dispositivo aumenta sua vida útil.
Para que um cortador de vidro corte o vidro em qualquer ângulo, é necessário um formato de cabeça especial. Esta ferramenta utiliza um formulário que amplia o alcance de uso desta unidade. Os fabricantes chineses conseguiram atingir o equilíbrio máximo entre preço e qualidade ao desenvolver este cortador de vidro.
Nuances de escolha
Os principais critérios para a escolha de qualquer ferramenta de corte são produtividade e confiabilidade operacional. O cortador de vidros a óleo não é exceção. Para encontrar uma boa ferramenta, você precisa prestar atenção a dois aspectos:
- do que o rolo de trabalho é feito;
- um método de prender o rolo à ponta.
Quanto mais duro for o composto de que o rolo é feito, mais longa será a vida útil do dispositivo. A distância entre o rolo e o canal de óleo deve ser mínima ou ausente. Então o corte será uniforme e de alta qualidade.
Afiar as facas usadas em uma ferramenta líquida é praticamente impossível, pois elas ficam alojadas em um suporte escondido em uma cabeça resistente. Se o eixo se tornar inútil, toda a unidade precisará ser substituída ou uma ferramenta completamente nova deverá ser adquirida.
Escolha modelos de metal duro para manter sua ferramenta funcionando pelo maior tempo possível. As ligas de vidro tornam-se rapidamente inúteis.
Para o processamento de vidro de alta qualidade, é necessário selecionar uma ferramenta de acordo com as operações tecnológicas. O ângulo de afiação deve ser selecionado de acordo com o tamanho do vidro a ser processado. A faixa de aplicação dos cortadores de vidro a óleo para processamento de vidro é de 2 mm a 20 mm. Ao trabalhar com vidro fino, escolha uma ferramenta com um ângulo de corte de cerca de 135 graus. Esse cortador de vidro também é adequado para trabalhar em casa.
Os profissionais que trabalham com vidro mais espesso preferem cortadores de vidro com um ângulo de afiação estendido de até 150 graus.
Você não deve fazer uma escolha com base apenas no nome da marca. Fabricantes nacionais como Enkor e Zubr produzem ferramentas de qualidade. Cortadores de vidro muito bons são oferecidos pelas empresas estrangeiras Krafttool e Stayer. Mas aqui você precisa ter cuidado com falsificações baratas. Como qualquer eletrodoméstico de qualidade, um bom cortador de vidro é caro. Portanto, ao escolher uma ferramenta, é necessário proceder desde o processo tecnológico, com base nos dados do manual de operação.
Que óleo encher
A lubrificação desempenha um papel importante no funcionamento da ferramenta. A viscosidade e a composição mineral corretas reduzem o atrito e aumentam a vida útil da lâmina em dez vezes. Além do mais, um rolo úmido enrola o pó de vidro sobre si mesmo, proporcionando um movimento mais uniforme da ferramenta sobre a superfície de trabalho.
A maioria dos fabricantes de cortadores de vidro recomenda o uso de lubrificantes especializados para aumentar a vida útil do instrumento. As melhores marcas são:
- Bohle;
- Acecut 5503;
- Milli M2000;
- Óleo de Cortador Novacan;
- T-3133.
As composições desses líquidos têm uma série de características distintas:
- facilmente lavado da superfície com água;
- a viscosidade ideal não permite espalhar sobre a superfície;
- evapore lentamente.
O custo desses fluidos lubrificantes é relativamente alto, por isso eles são frequentemente usados no processamento profissional de vidro, onde a qualidade do produto está em primeiro lugar.
Os óleos são selecionados de acordo com a espessura do vidro e o material de que é feito.
Para processar vidro em casa, use parafina líquida e terebintina. O principal requisito para eles é a disponibilidade de uma viscosidade adequada, que permita o fluxo através do canal de lubrificação. Numerosos éteres (white spirit, aguarrás) são amplamente usados em cortadores de vidro líquido. É proibido o uso de óleos vegetais e de motor no processamento do vidro devido à alta viscosidade desses fluidos.
Como usar corretamente
A primeira coisa a preparar antes de processar o vidro é a própria superfície. O vidro deve estar limpo e seco. Inclusões estranhas, poeira, pequenas partículas afetam negativamente a qualidade do processamento. O corte pode ser irregular ou o vidro pode quebrar.
Para eliminar essas deficiências, é necessário limpar a superfície com um pano ou jornal velho.
Depois de preparar a superfície de trabalho e a peça de trabalho, você pode pegar a ferramenta. Na verdade, você não precisa de muitas instruções para usar uma faca de vidro líquido. Para cortar vidro, você só precisa conhecer algumas regras simples:
- Encha a ferramenta com graxa não completamente, mas 2/3 do volume total.
- Coloque a roda de corte da ferramenta na superfície do vidro antes de reabastecer.
- Ao reabastecer o cortador, use um frasco ou pipeta especial. Isso tornará o reabastecimento rápido e conveniente.
- Antes do processamento propriamente dito do vidro, aplique um cortador de vidro com um risco de 5 mm sobre o corte pretendido.
- O corte do vidro é feito rapidamente, de cima para baixo, com pouco esforço.
- Para separar o vidro, coloque um pequeno objeto sob a folha ao longo da linha de corte. Alinhe a linha rabiscada com a borda da mesa e pressione levemente no lado oposto.
- Se a primeira tentativa de quebrar o vidro não tiver sucesso, é necessário levantar uma das pontas e bater suavemente com um cortador de vidro do fundo da tela.
Os recém-chegados ao processamento de vidro são aconselhados a praticar primeiro com peças inúteis de material e, em seguida, começar a cortar vidro bom.
Você pode ver o cortador de vidros a óleo em ação, bem como entender sua diferença com o cortador de vidros giratórios, no vídeo abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.