Como e com o que você pode cortar vidro?
Nenhuma casa pode viver sem vidro e, portanto, a questão de cortá-lo surge em quase todas as reformas. Existem muitas maneiras de resolver este problema.
Formas básicas
O corte do vidro é a etapa mais importante no processo de processamento. Com isso, o produto adquire as dimensões e formas especificadas, além da possibilidade de acabamento artístico que melhora sua aparência. Essas ações, dependendo do resultado desejado, podem ser realizadas de várias maneiras e métodos em máquinas especializadas.
Mecânico
O corte manual existe e é bastante comum, mas geralmente é usado apenas para pequenos reparos, caso contrário, é impraticável. O método mais antigo e comum de processamento e corte de vidro é o método mecânico. Este é atualmente o método de processamento mais adequado. Este método envolve o uso de rolos de corte especiais em forma de cunha feitos principalmente de tungstênio.
O corte desta forma envolve duas operações. Em primeiro lugar, o rolo faz uma ranhura (em risco) no vidro no caminho desejado, após a qual é feita uma tentativa de quebrá-lo.
Apesar da tecnologia de corte mecânico desatualizada, ainda tem vantagens significativas:
- a maior velocidade de corte - até 120 m / min;
- baixo custo do equipamento e facilidade de manutenção;
- as peças de trabalho podem ser de vários tamanhos e formas.
As desvantagens mais comuns do corte mecânico são:
- cavacos e rugosidade do corte devido a defeitos mecânicos do material;
- a necessidade de posterior processamento e acabamento da borda de corte;
- ao cortar é necessário usar fluidos especiais.
Laser
O corte a laser foi inicialmente testado em metal fino. Mais recentemente, o mesmo método começou a ser usado para cortar vidro com dispositivos especiais.... Existem dois tipos de corte a laser. A primeira é uma tecnologia original chamada corte a laser por evaporação térmica. Atualmente, esse processo praticamente não é utilizado, pois é o mais lento e consome muita energia. O método em si consiste em evaporar o vidro até o fim. A principal desvantagem dessa opção é a presença de tensões residuais no material devido ao aquecimento, que podem levar à quebra do produto ao longo das bordas do corte.
O segundo método, atualmente em uso, foi desenvolvido a partir da melhoria da evaporação térmica. Verificou-se que não é necessário vaporizar completamente o vidro com laser, a baixa condutividade térmica e a resistência ao calor permitem o uso do método de clivagem térmica. O princípio deste método é o aquecimento discreto do vidro ao longo de toda a linha de corte. Isso é seguido por um resfriamento acentuado e uma tensão de tração é formada nesta área, quebrando o vidro claramente ao longo da linha desenhada.
Este método é mais rápido e menos intensivo em energia, por isso agora é usado ativamente e está ganhando impulso.
O corte a laser tem várias vantagens:
- corte de alta qualidade com uma borda perfeita;
- corte cacheado é simplificado;
- é possível cortar vidros de grande espessura;
- nenhum impacto mecânico é exercido sobre o produto;
- facilidade de regulação e controle do processo de corte.
O processo de corte a laser de vidro está atualmente em desenvolvimento. Portanto, como todas as novas tecnologias, esse método tem suas desvantagens:
- Material de baixa emissão (radiação infravermelha reflexiva) não é adequado para processamento a laser;
- máquinas caras que requerem um uso cuidadoso;
- baixa velocidade de processamento - de 5 a 10 m / min.
Jato de água
O corte por jato de água foi possível na década de 1980 com o uso de poderosas bombas hidráulicas que permitiam que os grânulos finos e afiados de materiais fragmentados fossem misturados com água. A tecnologia foi projetada para cortar uma ampla gama de materiais. O vidro é muito adequado para esse método, o que deixa uma borda fosca que é fácil de polir.
As vantagens deste corte:
- excelente qualidade da aresta, o que dispensa o lixamento;
- sem efeitos químicos e térmicos no material, leve estresse mecânico, sem rachaduras;
- a capacidade de cortar vidro muito espesso e laminado.
Apesar das vantagens, também existem desvantagens:
- velocidade de corte muito baixa (0,5-1,5 m / min) dependendo do vidro e do equipamento;
- altos custos operacionais de equipamentos;
- a necessidade de preparar uma grande quantidade de água.
Como cortar vidro em casa?
Antes de cortar o vidro em casa, primeiro você precisa determinar a ferramenta aplicável para este método. Na maioria dos casos, um cortador de vidro é usado para cortar o vidro. Existem os seguintes tipos de cortadores de vidro:
- óleo;
- rolo;
- diamante.
Esse processo também pode ser feito com ferro de solda, rebarbadora ou serra circular, arame de nicromo e até mesmo uma tesoura comum.
- Ferro de solda. Em primeiro lugar, os riscos são aplicados em ambos os lados da linha de corte com uma lima. Em seguida, toda a linha de corte é aquecida com um ferro de solda bem aquecido. Devido à diferença de temperatura na superfície, o vidro quebra, após o que resta apenas quebrá-lo suavemente.
- Moedor ou serra circular. Para cortar vidro com um amolador, você deve usar um disco de diamante. Primeiro, aplique uma pequena ranhura ao longo da linha de corte com um disco de diamante. No processo de trabalho, certifique-se de que a superfície do vidro não fique muito quente. Para fazer isso, regue a superfície com água comum. A ferramenta utilizada neste método deve estar em boas condições de funcionamento e sem defeitos. Caso contrário, o vidro simplesmente rachará.
Ao trabalhar com uma trituradora, é necessário o uso de equipamento de proteção individual para os órgãos respiratórios e visuais.
- Uso de aquecimento e resfriamento. Coloque o fio impregnado com uma substância combustível ao longo da linha de corte e ponha fogo. Depois que o fio estiver completamente queimado, esfrie a superfície com água fria. Com essa queda de temperatura, o vidro desmoronará ao longo da linha de corte. Outra opção é aquecer o material por meio de um fio de nicrômio conectado a uma corrente elétrica. Este método não usa água para resfriamento. A diferença de temperatura entre o filamento e o vidro é suficiente para lascar no local pretendido.
- Tesoura. O vidro fino de pequena espessura é cortado com uma tesoura simples, se isso for feito mergulhando a tesoura e o vidro em água quente. É semelhante a cortar papelão grosso com uma faca.
- Para fazer furos redondos no vidro, são utilizadas brocas para superfícies cerâmicas, bem como brocas diamantadas de vários diâmetros.
Preparação
A preparação para o processo de corte do vidro nunca deve ser negligenciada. Esta operação é impossível sem uma preparação preliminar. É necessário limpar a superfície com um pano úmido para remover todas as inclusões desnecessárias. Depois que o vidro estiver seco, seque com um pano seco.
Muitos especialistas aconselham o uso de papel velho em vez de trapos. Não deixa fibras na superfície que interfiram no processo de corte. Copos que já foram usados são muito mais difíceis de cortar e, portanto, demoram mais para serem preparados. Além de limpar e secar, esse material deve ser desengraxado com querosene.
Características de corte de diferentes tipos
O vidro temperado, também conhecido como vidro temperado, é feito aquecendo-o em um forno a uma temperatura de 680 graus e, em seguida, resfriando-o rapidamente com correntes de ar uniformes. Esse produto é utilizado como pára-brisa e vidro de janelas de automóveis, bem como como forro resistente ao calor e ao fogo. Como regra, o corte e o processamento do vidro são feitos imediatamente antes do recozimento, o que elimina outros problemas. O processamento de tal material por métodos convencionais é impossível devido às suas propriedades mecânicas.
Existem diferentes métodos de corte para vidro temperado. O primeiro é o corte de vidro a laser. Devido ao fato de o laser cortar o material por aquecimento em determinado ponto, as tensões internas neste ponto são reduzidas e evitam a quebra do vidro, produzindo um corte suave e de alta qualidade. O segundo e mais complexo método envolve o recozimento preliminar. O principal objetivo deste método é remover completamente as tensões residuais em toda a área do material e, assim, transformá-lo em chapa de vidro de quartzo comum. O recozimento é realizado mergulhando o material em água até o índice de temperatura da viscosidade de solidificação em um forno. Isso é seguido por um resfriamento lento a uma temperatura abaixo da deformação. Como resultado dessas ações, o vidro perde suas propriedades temperadas e pode ser cortado mecanicamente.
O vidro acrílico, também conhecido como orgânico, é um polímero sintético de metacrilato de metila, um plástico termoplástico transparente. É chamado de vidro apenas formalmente por causa de sua transparência. O resto das propriedades são significativamente diferentes e não têm nada a ver com o vidro real, o que torna possível aplicar métodos de processamento completamente diferentes a ele. Nesse sentido, um dos métodos de corte mais populares é a dissecção com uma fresadora, quando não é necessário equipamento especializado, mas é utilizado o mesmo equipamento para o processamento de madeira e metais.
Outros métodos usados para desmontar o vidro também se aplicam à versão de acrílico. Os cortes por jato de água e laser trabalham com vidro orgânico com grande eficiência e proporcionam uma velocidade de corte mais rápida do que quando se utiliza o mesmo equipamento para processamento de vidro convencional. O corte de vidro reforçado espesso é difícil devido à presença de uma malha de metal nele.
No entanto, todos os métodos de corte discutidos acima são aplicáveis a este tipo de processamento. A única diferença é que em alguns casos, na linha de corte, você terá que morder o fio metálico com alicate.
instruções detalhadas
Antes de começar a cortar qualquer tipo de vidro, em primeiro lugar, é necessário verificar a integridade do cortador de vidro e sua afiação. É necessário tentar cortar um pedaço desnecessário da folha. Um cortador de vidro de trabalho move-se sem esforço e rangido, a linha de corte é fina e contínua. Todos os outros resultados indicarão que o elemento de corte está com defeito ou que houve um erro na técnica de corte.
Também vale a pena escolher um suporte plano com dimensões que excedam as dimensões da chapa processada. Qualquer superfície reta serve. Por segurança, vale a pena colocar um pano grosso sobre ele. Ferramentas de marcação de vidro são um marcador brilhante, régua de ferro, fita métrica.
Para um corte de alta qualidade, é necessário seguir a tecnologia e a sequência de operações.
- Na superfície, marque os pontos inicial e final do corte.
- O cortador de vidro está no topo e tem uma régua presa a ele.
- O corte é executado suavemente de cima para baixo, com força constante e em uma direção. Não é necessário realizar o cortador de vidro várias vezes no mesmo lugar. O vidro pode estalar.
- Quebre um pedaço, alinhando a linha de corte com a borda da mesa. Crie uma rachadura batendo suavemente no corte com um cortador de vidro e, em seguida, lascando-o com um movimento brusco.
- Se a lasca estiver irregular, você pode corrigir com um alicate ou usar os recortes especiais no cabo do cortador de vidro.Para evitar rachaduras, a linha de corte deve ser umedecida com terebintina.
- Na etapa final, lixe a linha de corte com lixa, lima de veludo ou pedra de amolar.
Medidas de precaução
É importante observar as precauções de segurança ao trabalhar com vidro.
- Nunca corte vidro sobre os joelhos ou objetos aleatórios. Não escove ao longo da linha de corte com o dedo desprotegido.
- O produto deve ser quebrado corretamente, somente na direção oposta ao corte. Os lábios dos carrapatos devem ser protegidos com pontas de borracha ou envoltos em tecido ou fita adesiva.
- Separe e empilhe as folhas com luvas, em vez de com as mãos.
- Tenha cuidado ao usar cortadores de vidro elétricos para evitar choque elétrico e possíveis queimaduras.
- Antes de iniciar o trabalho, verifique todas as ferramentas e acessórios e substitua os defeituosos.
- As roupas de trabalho devem ser limpas de poeira e partículas de vidro após cada dia de trabalho.
- Use óculos de segurança.
Para informações sobre como cortar vidro corretamente, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.