Sutilezas do reparo de fibra de vidro
O reparo "faça você mesmo" de produtos de fibra de vidro danificados não é muito difícil se você conhece a tecnologia e os métodos do processo. É igualmente importante ter as ferramentas e os materiais certos à mão.
Tipos de dano
A etapa inicial do trabalho é a necessidade de examinar a superfície danificada para saber o que exatamente terá que ser enfrentado durante o reparo. Existem vários tipos de danos possíveis:
- fragmentação de peças de peças danificadas;
- arranhões de profundidade variável;
- violação da integridade na forma de rupturas e rupturas;
- profundo e não muito amassado.
Essas são as lesões mais comuns.
Materiais e ferramentas
Para reparar danos em casa, você precisará de um conjunto de ferramentas obrigatórias incluídas no kit de reparo:
- compressor;
- secador de cabelo para edifícios: isso permitirá que você aqueça a superfície de trabalho para que os amassados e saliências possam ser nivelados;
- moedor ou moedor com um disco especial para criar uma superfície perfeitamente plana;
- pistola: necessária para a pintura final subsequente.
Além de um conjunto de ferramentas, serão necessários materiais para reparos:
- kit de reparo de fibra de vidro, que inclui tecido de fibra de vidro e resinas epóxi;
- diversos tipos de massas: compostos automotivos e de fibra de vidro;
- solvente acrílico e removedor de resina;
- primer, verniz, escovas pequenas de 25-30 mm de tamanho, luvas de silicone, fita adesiva, respirador;
- é desejável ter uma composição especial para remover tinta de revestimentos de fibra de vidro;
- um conjunto de lixas com diferentes tipos de grão;
- Malha metálica de malha fina para cobertura superficial de costuras;
- recipiente para misturar resina epóxi, ferramenta de mistura, papel para cobrir superfícies não trabalhadas.
Preparação
Como exemplo de reparo de um produto de fibra de vidro, daremos a restauração de uma carroceria ou pára-choque de carro danificado. Durante o trabalho, deve-se lembrar que o reparo e a pressa neste caso são inadequados, pois mesmo as menores falhas serão claramente visíveis ao final do trabalho. É necessário limpar completamente a área danificada de ferrugem, corrosão, resíduos de tinta.
Se o pára-choque precisar ser consertado, ele deve ser removido e instalado em uma superfície horizontal. A borda da quebra é raspada para remover os restos das fibras de fibra de vidro. Em seguida, a superfície é limpa a uma distância de 10-15 cm ao redor do local do dano. Desengordure a superfície tratada.
Durante os trabalhos de restauração em painéis de fibra de vidro, não é recomendável reparar vários danos ao mesmo tempo.
A fibra de vidro colocada em várias áreas ao mesmo tempo interfere com o trabalho de alta qualidade e parece desordenada, isso será especialmente perceptível no final do reparo. O processamento de uma área após a outra é muito mais eficiente e melhor.
Como colar com as próprias mãos?
Os danos podem ser diversos e o reparo dependerá do grau do problema.
Rachadura
O reparo da fibra de vidro não é particularmente difícil se a tecnologia do processo for seguida. Após o acabamento do polimento das bordas, a peça é colocada sobre uma superfície plana, as bordas são unidas para se obter o tamanho exato do remendo. Alguns artesãos preferem deixar as bordas das bordas sem tratamento, acreditando que o remendo ficará bem preso.
Se você limpar a superfície na direção do dano até 5 cm, pode obter um produto perfeitamente plano. A fissura e a área adjacente com uma distância de cerca de 10 cm devem ser reparadas com resina de poliéster. Em seguida, a área recoberta com resina é recoberta com fibra de vidro grau 300. Em seguida, espere até que a resina esteja completamente seca e aplique uma camada de massa. Após a secagem final de todas as camadas, a limpeza final é feita com lixa ou esmeril.
Quebrar ou quebrar
A reconstrução do orifício resultante levará mais tempo do que o reparo de rachaduras. Neste caso, é aplicado um remendo, levando em consideração que é necessário preparar imediatamente mais fibra de vidro e massa de vidraceiro. A superfície danificada é limpa da mesma forma que em caso de fissura. Após a decapagem, a fita adesiva é colada no lado avesso, depois a resina é aplicada a uma distância de 20 cm ao redor.
3-4 filas de fibra de vidro são colocadas na resina, a conexão será mais forte, quanto mais camadas houver. Ao colocar, cada camada é revestida com resina.
Após a secagem completa, inicia-se a limpeza da área. A camada protuberante é removida com lixa ou rolo de resina e, em seguida, este local é limpo novamente. Um primer é aplicado em uma superfície plana, após o qual é realizada a massa. Uma malha de metal é aplicada sobre a massa para evitar o aparecimento de microfissuras. O resultado resultante pode ser seco com um secador de cabelo de construção e, em seguida, alisado com um moedor.
Amassados e arranhões
O reparo do dente depende de sua condição. Se o amassado for grande, é preciso colar como se fosse um buraco, ou seja, a fibra de vidro é recortada e colada. As pequenas deformações são reparadas por aquecimento e nivelamento à mão. Às vezes, a parte saliente é cortada e coberta com resina, as depressões também são preenchidas com resina e cobertas com massa.
Dividindo-se
Em caso de estilhaçamento, a parte perdida é restaurada com auxílio de fibra de vidro. A dificuldade reside no fato de que será necessário repetir com precisão a forma do spall. A borda da lasca é limpa. O remendo é nivelado com lixa. As juntas são preenchidas com resina e cobertas com fibra de vidro, reforçadas por dentro com camadas adicionais de fibra de vidro. Os procedimentos finais são polimento e pintura.
A reparação de contentores e produtos de fibra de vidro é efectuada com a mesma tecnologia da reparação de carrocerias e pára-choques.... Se houver necessidade de fazer um item de fibra de vidro, você definitivamente precisará de uma peça em branco. O punção é feito de vários materiais: madeira, argila, plástico, às vezes plasticina. Se o produto for grande, recomenda-se que o punção seja feito de espuma.
As paredes da matriz são lubrificadas com um composto especial para facilitar sua extração. A resina é misturada com o endurecedor de acordo com as instruções.
A impregnação da fibra de vidro com a composição preparada deve ser uniforme, para isso é melhor espalhar sobre uma superfície horizontal de vidro. Quando a fibra de vidro impregnada é aplicada ao blank, deve-se tomar cuidado para garantir que nenhuma bolha de ar permaneça. As camadas são empilhadas sucessivamente, enquanto que intervalos longos não devem ser permitidos, caso contrário, a camada anterior pode secar. Demora cerca de 3-4 dias para secar completamente o produto. O punção pode então ser removido com cuidado.
Seguindo cuidadosamente uma tecnologia simples, você pode consertar e fabricar itens de fibra de vidro em casa com suas próprias mãos.
Como é feito o reparo da fibra de vidro, veja abaixo.
O comentário foi enviado com sucesso.