Tudo sobre folha de fibra de vidro
Devido à sua composição forte, densidade ótima e ao mesmo tempo elasticidade, a fibra de vidro recebeu outro nome - "metal leve". É um material popular usado em praticamente todos os setores existentes.
Descrição e escopo
A fibra de vidro é um material composto de folha com a resistência do metal e a capacidade de conduzir o calor inerente à madeira natural. Sua composição inclui um componente aglutinante - um poliéster, um composto de policondensação e um enchimento, que é utilizado como material reciclável (resíduo).
Dependendo do enchimento - fibras de vidro, o produto é liso, bem como ondulado grosso ou fino. A folha de fibra de vidro possui importantes características físicas e químicas, que são os fatores determinantes para o seu funcionamento:
- leveza - o material possui baixa gravidade específica;
- alta resistência mecânica;
- cores ilimitadas;
- capacidade de espalhar luz;
- à prova d'água - a composição não absorve umidade;
- resistência à ferrugem, podridão, bactérias, decomposição orgânica, deformação;
- ampla faixa de temperatura (de -50 a +50 graus), na qual pode ser usado sem medo de violação de propriedades úteis e destruição;
- as folhas de fibra de vidro não estão sujeitas aos efeitos negativos da luz solar e ao desgaste;
- falta de suscetibilidade a produtos químicos agressivos, incluindo sais, álcalis e ácidos;
- boas qualidades dielétricas;
- a capacidade do material de autolimpante;
- resistência ao estresse físico, a ausência de danos, como chips;
- a estrutura monolítica das folhas permite reter partículas de corante, portanto, é possível aplicar um enfeite em materiais de fibra de vidro.
As desvantagens das folhas de fibra de vidro são a perda de resistência durante a operação, deformação durante a flexão devido à baixa elasticidade, vulnerabilidade a abrasivos, resistência reduzida e a formação de poeira prejudicial durante o processamento. Para diferentes tipos de produtos que são planejados para serem feitos de fibra de vidro, vários enchimentos são usados - redes tecidas, telas, esteiras e fitas, feixes, cordões e outros produtos trançados.
Aplicações deste material:
- Indústria automobilística;
- criação de peças para dispositivos elétricos;
- fabricação de ferramentas e aparelhos elétricos;
- construção de navios, aeronaves, tecnologia espacial;
- na indústria de óleo e gás, os SPMs são utilizados na fabricação de tanques, tanques e outros contêineres para armazenamento e transporte desses produtos.
Além do mais, folhas de fibra de vidro são um material popular para o isolamento de vans, a produção de tanques especiais para transportar alimentos... Devido à sua baixa condutividade térmica, os SPMs são frequentemente usados para isolamento térmico na indústria da construção. O material é procurado na produção de elementos publicitários ao ar livre, eletrodomésticos, artigos de interior.
No entanto, esse material é especialmente relevante para a produção de diversos produtos domésticos, como fornos de microondas, máquinas de lavar, bacias, vasos, brinquedos, artesanato, cadeiras, artigos de papelaria.
Visualizações
As folhas de fibra de vidro são fabricadas em 3 versões.
- Na forma de fibróton É um material transparente e tingido que costuma ser utilizado para fins decorativos, já que é produzido em uma ampla paleta de cores.
- Na forma de um rover de fibra usado para revestimento e cobertura. É um poliéster reforçado com fibra de vidro fabricado em diferentes cores e se diferencia dos demais tipos de SPM por ser opaco.
- Fibrolight tem transparência absoluta, que transmite luz em 92%, ou seja, quase não inferior ao vidro comum. É utilizada na confecção de toldos, painéis especiais para iluminação natural, hangares e uma cobertura para permitir a entrada de luz natural na divisão, em vez de outros materiais caros. Mas, é claro, na maioria das vezes o fibrolito é usado para criar estufas e estufas, uma vez que não é afetado por microorganismos vivos.
Juntamente com os tipos lisos de fibra de vidro, é para fins domésticos que uma folha perfilada composta com uma espessura de 0,8 a 2 mm é freqüentemente usada. O comprimento de tal produto pode variar de 1000 a 6000 mm.
Esses materiais são universais e destinados especificamente para a criação de cercas e telhados.
Características de operação
Trabalhar com fibra de vidro envolve cortá-la e isso requer conhecimento dos métodos de processamento e a disponibilidade de ferramentas adequadas.
- O corte manual exigirá o uso de uma ferramenta como uma serra. Esta opção é adequada se você precisar processar uma pequena folha de fibra de vidro com uma espessura de no máximo 2 mm. Mas isso produz muita poeira, e essa é a principal desvantagem do método.
- Para processar materiais finos, ferramentas mecânicas são adequadas - uma lâmina de serra ou um afiador. A ferramenta de corte mais acessível e simples é uma faca de escritório. Você também vai precisar de uma régua - a princípio são feitos vários entalhes horizontais ao longo dela, depois o segmento desejado deve ser quebrado com a ajuda de um alicate. O processamento adicional consiste em lixar as bordas com uma lixa abrasiva ou de grão fino.
- Se você precisar cortar grandes quantidades de folhas, é melhor usar uma lâmina de serra com três dentes, que são capazes de sobrepor materiais de até 10 mm de espessura.
- Folhas de fibra de vidro de grande tamanho 2.000 por 1.220 mm com uma espessura de 5 mm podem ser cortadas rapidamente usando uma esmerilhadeira, esmerilhadeira ou uma serra especial.
Qualquer que seja a ferramenta utilizada, não se esqueça que durante qualquer trabalho com este material é importante observar as medidas de segurança e não se esqueça de proteger o rosto e os órgãos respiratórios com máscara e os olhos com óculos de proteção. É aconselhável proteger as mãos com luvas de látex ou silicone.
No próximo vídeo, você verá o processo de fabricação de uma folha de fibra de vidro composta.
O comentário foi enviado com sucesso.