Características das máquinas de formação de vácuo

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. O que eles são?
  3. Dicas de Seleção
  4. Formulários
  5. Como fazer isso sozinho?

A conformação a vácuo é realizada usando equipamento especial (máquina de conformação a vácuo). Ele permite a fabricação de vários produtos poliméricos de várias formas. Hoje vamos falar sobre as características e o princípio de funcionamento de tal técnica.

Dispositivo e princípio de operação

As máquinas formadoras a vácuo incluem elementos de aquecimento especiais. Eles são a parte mais importante do design. Essas peças fornecem aquecimento do material a uma temperatura predeterminada. Neste caso, o equipamento também deve manter um regime de temperatura.

Vários elementos podem ser usados ​​como aquecedores. A cerâmica mais comumente usada, aquecedor infravermelho de quartzo, lâmpada de halogênio, lâmpada KGT.

Também inclui uma unidade de ventilação. Ele é projetado para garantir o aquecimento uniforme do material. Ele também é responsável pelo resfriamento.

Uma bomba de vácuo é usada para reduzir a pressão entre a peça de trabalho e o molde. O quadro de fixação da estrutura garante a precisão das dimensões geométricas do produto. O dispositivo também acomoda um grande número de pequenos mecanismos auxiliares, necessários para controlar o fornecimento de material.

As unidades podem ser produzidas com equipamentos adicionais: indicador de tempo, sensor e sistema de ajuste do custo de resfriamento, mecanismo que protege o material da flacidez, sistema de comutação do modo automático para o semiautomático.

O molde é produzido de acordo com o seguinte algoritmo. A matriz é fixada na mesa do equipamento. A seguir, é retirada uma folha de plástico, que aquece. As placas de plástico aquecidas são colocadas na matriz, após o que um vácuo é criado.

O material quente começa a seguir os contornos da matriz. Após o resfriamento, os moldes confeccionados são obtidos como cópia exata do produto original.

O que eles são?

As máquinas formadoras a vácuo podem ser de vários tipos.

  • Automático. Esses modelos são totalmente automatizados. Eles alimentam as peças de forma independente.

  • Semi-automático. Nesses casos, o fornecimento de blanks e a coleta dos produtos resultantes são feitos manualmente.

Além disso, dependendo do tamanho das peças fabricadas, distinguem-se os seguintes tipos de unidades: grande, médio e pequeno. Para oficinas em casa, você pode escolher mini-máquinas. Na maioria das vezes, esse equipamento é usado para plásticos, mas também existem dispositivos para cerâmica.

Dicas de Seleção

Antes de comprar uma máquina de moldagem a vácuo, você deve prestar atenção a uma série de nuances importantes. Antes de comprar, certifique-se de testar o sistema para garantir que as peças principais estão em boas condições de funcionamento.

E também olhe a condição da caixa do equipamento. Não deve haver nenhum dano em sua superfície. Não deve haver grandes lacunas entre os departamentos.

Se você planeja adquirir dispositivos que já foram usados ​​na produção, você precisa descobrir em que condições o equipamento era operado anteriormente. Você não deve comprar unidades que tenham sido usadas continuamente sob cargas significativas.

As dimensões da área de trabalho são importantes na escolha. Afinal, é disso que dependerão os tamanhos permitidos para as formas plásticas.

Além disso, o tamanho desta peça também afetará o custo total da máquina, por isso é melhor calcular imediatamente o desempenho necessário do equipamento para escolher a opção mais adequada.

Formulários

Os dispositivos de formação de vácuo podem ser usados ​​em vários campos de produção.

  • Produtos publicitários e de lembrança. Usando essa técnica, você pode fazer vitrines, canetas-tinteiro, vários souvenirs e presentes.

  • Caixa de plástico. As máquinas formadoras a vácuo permitem que você faça embalagens de qualidade para alimentos, telefones celulares, lâmpadas, artigos de papelaria e muito mais. A embalagem especial em bolha está ganhando cada vez mais popularidade. É um filme transparente que facilmente assume a forma dos itens embalados. Os compradores poderão avaliar as mercadorias em um filme assim antes mesmo da compra.

  • Letras volumétricas. Eles são mais frequentemente usados ​​no design de restaurantes, cafés, salões de beleza e várias lojas. Eles podem ser complementados por luzes brilhantes e elementos decorativos.

Além disso, esse equipamento pode ser utilizado na produção de telefones celulares, câmeras, calçados e muito mais. É amplamente utilizado na indústria moveleira, indústria gráfica.

Como fazer isso sozinho?

Agora vamos descobrir como fazer uma máquina simples de moldagem a vácuo caseira. Primeiro, você precisa fazer um desenho da unidade futura com todos os valores dimensionais. E também você deve preparar imediatamente todas as ferramentas e materiais necessários:

  • armações em madeira;

  • ripas;

  • mangueira de aspirador de pó;

  • furar;

  • porcas e parafusos;

  • Folhas de cartão;

  • cola para trabalhos de carpintaria;

  • serra de esquadria;

  • moedor;

  • fita de vedação.

Quando tudo de que você precisa estiver pronto, você pode começar a trabalhar. Primeiro, você precisará cortar um painel em forma de quadrado de uma placa de fibra, que mais tarde se tornará uma mesa da estrutura. A tira de madeira deve ser dividida cuidadosamente em quatro partes.

Os limites de fixação da câmara de vácuo são marcados no painel, quatro partes da tira de corte são coladas neles. Em seguida, é feito um orifício na parte central da peça de trabalho por meio de uma broca, cujo diâmetro deve corresponder ao diâmetro da mangueira do aspirador.

Além disso, todas as rachaduras são bem revestidas com um selante. Ao mesmo tempo, a moldura é coberta com cola de carpintaria. Tudo isso para evitar o aparecimento de entreferros. Um painel perfurado com orifícios do mesmo tamanho é fixado no topo de uma ripa de madeira com cola. Será necessário para permitir a passagem do ar.

Em seguida, dois blocos em forma de quadrado são cuidadosamente cortados de folhas de papelão. Neste caso, são obtidas armações para a fixação de polímeros plásticos. Eles se sobrepõem. Nesta forma, tudo é consertado ao redor do perímetro com hardware.

Uma mangueira de um aspirador de pó é inserida no painel quadrado. Você também pode usar tubos de PVC. Tudo isso é colado, as costuras são necessariamente seladas. Se desejar, será possível instalar suportes especiais para levantamento da câmara de vácuo.

Um selo hermético é colado ao longo da estrutura do rack. Isso minimizará o fluxo de ar da estrutura. Em seguida, uma folha de plástico é fixada entre duas esquadrias, deve ser fixada na posição com porcas e parafusos, que devem ser apertados até que parem.

A seguir, o modelo da forma desejada, a partir do qual a cópia será feita, é instalado em um painel perfurado. Desta forma, tudo é transferido o mais próximo possível do forno. Um aspirador de pó está conectado à mangueira. A moldura com a folha de plástico fixa é enviada ao forno para aquecer o material à temperatura desejada. Isso geralmente leva alguns minutos.

Quando o material começar a ceder gradativamente, será necessário ligar o aspirador de pó e retirar rapidamente o molde com a folha do forno. O material é aplicado ao modelo. Ao mesmo tempo, a câmara de vácuo conectará imediatamente a forma original e a base de polímero. Você precisa esperar cerca de 30-40 segundos, após este tempo o aspirador de pó é desligado.O produto plástico está pronto. Fazer esse tipo de dispositivo em casa não leva muito tempo.

Como fazer uma máquina formadora de vácuo com as próprias mãos, veja o vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário