Tudo sobre tornos para aparafusar
Saber tudo sobre tornos de rosca é bastante útil para organizar uma oficina em casa ou uma pequena empresa. É necessário entender as características do dispositivo, com as unidades principais e a finalidade das máquinas com e sem CNC. Além do que é em geral, você terá que estudar modelos de desktop universais e outras opções, as peculiaridades de trabalhar com eles.
O que é isso?
Qualquer torno de rosqueamento é projetado para processar aço, ferro fundido e outras peças de trabalho. Este procedimento é denominado corte por especialistas. Esses dispositivos permitem que você retifique e retifique peças. Eles formam as ranhuras e resolvem as extremidades com sucesso. Além disso, a finalidade do torno de rosqueamento inclui:
- perfuração;
- escareamento;
- implantação de aberturas e passarelas;
- realizando uma série de outras manipulações.
O princípio geral do dispositivo é extremamente simples. A peça a ser processada é fixada horizontalmente. Ele começa a girar em um determinado momento. Com este movimento, o cortador remove o material desnecessário. Mas a aparente simplicidade da descrição não permite ignorar a complexidade bastante grande de execução.
Um torno de rosca pode trabalhar com confiança somente se for montado com muito cuidado com elementos bem unidos. Os principais nós no esquema de tal aparelho são:
- Apoio, suporte;
- avó teimosa;
- cama;
- cabeça do fuso;
- parte elétrica;
- eixo em execução;
- guitarras de engrenagem;
- a caixa responsável pelo arquivamento;
- parafuso de avanço.
Apesar da estrutura bastante calibrada com base em peças típicas, máquinas específicas podem variar muito. Depende muito da precisão durante a operação. O cabeçote do fuso (também conhecido como frontal) impede o movimento da peça que está sendo processada. Ele também transmite um impulso rotacional do acionamento elétrico. É na parte interna que o conjunto do fuso fica oculto - por que, de fato, tem esse nome.
Um cabeçote persistente, mas também traseiro, permite que você fixe a peça de trabalho. A função da corrediça é mover o porta-ferramenta (junto com a própria ferramenta de trabalho) nos planos longitudinal e transversal em relação ao eixo da máquina. O bloco do calibrador é sempre maior do que o resto das peças. O suporte do cortador é selecionado de acordo com a categoria do dispositivo.
A caixa de câmbio afeta a transmissão do impulso para todas as partes e, portanto, o funcionamento do sistema em geral.
Essas caixas podem ser construídas nos corpos do cabeçote ou estar localizadas em partes separadas do corpo. O andamento é ajustado passo a passo ou em modo contínuo, que é predeterminado pelas nuances do design. O principal elo de atuação da caixa são as engrenagens. Ele também inclui uma transmissão de correia em V e um motor elétrico com reverso. Além disso, vale mencionar a embreagem e a alça para alterar a velocidade.
O fuso pode ser considerado um elemento extremamente importante. É uma peça com configuração técnica de eixo e possui um canal cônico para a retenção das peças. É certamente forte e durável, porque é feito de uma variedade selecionada de ligas de aço. A abordagem tradicionalista implica o uso de rolamentos de alta precisão no projeto do elemento do fuso. Uma cavidade cônica na extremidade é necessária para colocar uma barra, que às vezes fornece um knock out da parte central.
A base de um torno de rosca é obtida por fundição em ferro fundido. Para trabalhar as ranhuras, conforme necessário, use uma ferramenta de marcação, matrizes, corte e outros dispositivos. As unidades de controle contêm uma variedade de teclas e alças, incluindo aquelas que permitem ajustar o calibre. Os modelos com CNC são mais complicados que os clássicos, mas podem realizar manipulações inatingíveis para aqueles e atuar em alguns casos sem o auxílio de um operador. Vale ressaltar o papel do avental - nele existem mecanismos que convertem a rotação do conjunto roscado e do eixo técnico em avanço do aparelho de suporte.
Visão geral da espécie
Por missa
O torno de parafuso pode ser usado em empresas privadas locais, para necessidades domésticas. Esses modelos são geralmente relativamente leves. Os veículos grandes e pesados destinam-se principalmente à produção industrial. Dispositivos com peso não superior a 500 kg são considerados leves.
Equipamentos de médio porte desempenham um papel importante na indústria. Ele pesa até 15.000 kg. Os maiores desenhos industriais pesam entre 15 e 400 toneladas. Nesse caso, um alto nível de precisão geralmente não é encontrado porque as tolerâncias não são mais tão significativas.
Equipamentos muito potentes são instalados em grandes fábricas e fábricas, mas não são utilizados no segmento doméstico.
Pelo comprimento máximo da peça
Basicamente, as máquinas leves interagem com peças de até 50 cm de diâmetro. Equipamentos de nível médio podem lidar com peças de até 125 cm de comprimento. O maior comprimento da peça é predeterminado pela distância entre os pontos centrais da máquina. Com a mesma seção transversal, as máquinas são capazes de trabalhar tanto em estruturas compridas quanto em estruturas relativamente curtas. A distribuição sobre o maior diâmetro das peças é especialmente grande - de 10 a 400 cm, portanto não existem máquinas universais trabalhando com peças de qualquer seção.
Por desempenho
Um ponto importante na classificação de equipamentos para rosqueamento é sua produtividade técnica. É comum alocar dispositivos para:
-
produção em pequena escala;
-
séries de média escala;
-
produção de transportadores em grande escala.
As marcas de tornos de rosca são bastante diversificadas. Eles são produzidos em muitos países. Além disso, alguns dos equipamentos têm sido usados ativamente desde o período da URSS e ainda não perderam sua relevância. Ao se familiarizar com a descrição da técnica, é importante saber se ela foi projetada para montagem em mesa ou no solo, quais são as características da instalação em geral. Quanto às máquinas CNC, esta não é praticamente uma solução alternativa - mesmo para uso doméstico, o equipamento "puramente manual" é usado extremamente raramente.
Top models
É apropriado começar a revisão com "Calibre STMN-550/350"... Embora tal dispositivo seja leve, existem possibilidades bastante sérias em seu corpo compacto. Ao coletar e configurar de acordo com as instruções, você pode garantir a precisão do trabalho. A assistência técnica é necessária a cada 50 horas de operação. Características principais:
- distância entre centros 35 cm;
- seção da peça sobre a base até 18 cm;
- peso total 40 kg;
- o número de revoluções - 2500 por minuto;
- pés de borracha no conjunto básico;
- cabos de plástico;
- Cone Morse No. 2.
Para metalurgia simples, você também pode usar a máquina Kraton MML 01. Este dispositivo é altamente sustentável. O problema é o uso de engrenagens de plástico. Substituindo-os por ferro fundido, você não pode ter medo das consequências do uso descuidado. Haverá uma distância de 30 cm entre os centros e a massa do aparelho será de 38 kg; desenvolve de 50 a 2500 rpm em 60 segundos.
Além do metal, o produto Kraton é adequado para plástico e madeira. Os designers forneceram iluminação de fundo. Um conjunto de engrenagens intercambiáveis permite cortar roscas métricas. Graças à corrediça giratória, o afiamento cônico das peças está disponível.
O curso transversal do slide é de 6,5 cm.
Uma alternativa pode ser considerada "Corvette 402". Este é um torno leve decente com componentes de qualidade particularmente alta. O motor monofásico tem potência de 750 W. A folga entre os centros é de 50 cm. A seção da peça de trabalho acima da base é de 22 cm e a massa do dispositivo é de 105 kg; pode desenvolver de 100 a 1800 voltas por minuto em 6 modos de velocidade diferentes.
Peculiaridades:
- o motor elétrico é realizado em esquema assíncrono;
- o reverso da torção do fuso é fornecido;
- graças ao arrancador magnético, é excluída a ligação espontânea após uma falha de energia;
- o dispositivo está equipado com uma palete;
- a conicidade do fuso é feita de acordo com o esquema Morse-3;
- em 1 passagem, você pode moer até 0,03 cm;
- movimentos das pinças cruzadas e giratórias - 11 e 5,5 cm, respectivamente;
- desvio radial do fuso 0,001 cm.
Proma SKF-800 também pode ser considerada uma solução decente para organizar um workshop em casa. O modelo é projetado para trabalhar com peças muito grandes. Um par de motores trifásicos fornece um torque poderoso. Parâmetros principais:
- comprimento de giro 75 cm;
- diâmetro da peça acima da cama - 42 cm;
- peso total 230 kg;
- fuso com furo passante de 2,8 cm;
- fio em polegadas de 4 a 120 fios;
- obter uma rosca métrica de 0,02 a 0,6 cm;
- golpe de pena - 7 cm;
- consumo atual - 0,55 kW;
- tensão de operação - 400 V.
O MetalMaster X32100 também vale a pena dar uma olhada mais de perto. Este é um torno de rosqueamento universal com display digital. Um indicador de thread também é fornecido. O dispositivo funciona bem com ligas ferrosas e não ferrosas. Alcance da pena - 10 cm, 18 velocidades de trabalho são fornecidas.
Outros parâmetros:
- a corrediça transversal tem 13 cm;
- a bomba de refrigerante consome 0,04 kW e opera com uma rede doméstica;
- a própria máquina opera com tensão de 380 V e consome 1,5 kW de corrente;
- o peso líquido é 620 kg;
- alimentação automática nos planos longitudinal e transversal é fornecida.
Na produção industrial merece atenção Stalex GH-1430B... Esta máquina tem uma distância centro a centro de 75 cm, pesa 510 kg e é capaz de atingir velocidades de 70 a 2.000 rotações. A entrega básica inclui um par de apoios estáveis e um par de centros não rotativos.
As engrenagens são feitas de aço temperado superior.
A conclusão da revisão é apropriada no modelo Jet GH-2040 ZH DRO RFS. Esta máquina está equipada com um motor de 12 kW. O furo passante no fuso é de 8 cm. A torção é mantida em velocidades muito diferentes (24 posições de 9 a 1600 rpm). O próprio fabricante enfatiza a conformidade com os requisitos especiais de precisão e velocidade de processamento de materiais.
O que considerar ao escolher?
Na grande maioria dos casos, a opção por uma oficina em casa é feita em favor de modelos universais. Eles não diferem em características técnicas elevadas, no entanto, são simples no design e podem processar 1 - 2 peças em uma base não serial. Todas as manipulações são feitas manualmente. A qualidade do processamento e sua precisão não serão muito altas.
Deve-se ter em mente que Cada vez com mais frequência, sob o nome de "máquina universal", vendem equipamentos simples com CNC e execução direta da cama. Eles permitem que você aplique programas de controle. Os sistemas CNC estão substituindo ativamente os antigos modelos universais. Mas mesmo entre as amostras desatualizadas, há uma divisão. Assim, as copiadoras e as máquinas semiautomáticas são capazes de lidar com peças de formas complexas; exemplos modernos deste tipo têm um sistema de controle.
Quanto mais incisivos, mais produtivo é o aparelho. A tecnologia de torneamento de multi-corte CNC é adequada para operações específicas. É usado principalmente para linhas de produção de vários tamanhos. Em qualquer caso, você deve prestar atenção a:
- dimensões das peças processadas;
- nível de precisão;
- tolerâncias de processamento;
- tipos de metais processados;
- altura dos centros de trabalho
- diâmetro do mandril;
- tipo de cama (reta ou inclinada);
- tipo de cartucho;
- conjunto completo;
- comentários sobre o modelo.
Ao usar uma série de fluidos lubrificantes e refrigerantes modernos, a proteção contra eles é imprescindível. Qualquer fabricante responsável fornece isso. As máquinas de roscar são selecionadas levando em consideração o número de manipulações de trabalho e seu tipo. Não devemos esquecer o comprimento e o diâmetro das peças. Quanto mais forte a base da máquina, mais confiável ela é; no entanto, um dispositivo muito pesado para usar em casa não vale a pena. A conexão de soldagem é preferível ao aparafusamento.
Além disso, eles prestam atenção a:
- métodos de conexão;
- parâmetros de alimentação;
- o nível de reação (ou falta dela);
avaliações de especialistas.
Como trabalhar
Freqüentemente, um torno de roscar é usado para usinar as superfícies cilíndricas externas. Trabalho semelhante é realizado com cortadores de passagem. A peça é fixada com a expectativa de um balanço suficientemente grande. Acredita-se que o balanço de 7 - 12 mm ao longo do comprimento da peça seja suficiente para processar as pontas e cortar a peça. A rapidez com que o fuso deve girar, a profundidade da peça de trabalho terá que ser cortada, é prescrito no fluxograma.
A profundidade do corte é ajustada usando o seletor de alimentação cruzada. Após o torneamento, em muitos casos, a extremidade da peça de trabalho é aparada com várias fresas. É necessário conduzir o cortador de passes ou pontuações até que toque o final. Em seguida, ele é retirado e o carro é movido alguns milímetros para a esquerda. Movendo a ferramenta transversalmente, uma camada de metal é removida da extremidade.
Em pequenas saliências, você pode moer e cortar metal com um cortador persistente. As ranhuras externas são feitas com cortadores ranhurados. O trabalho neste momento deve ser 4 - 5 vezes mais lento do que ao aparar as pontas. O incisivo é guiado ordenadamente, sem muito esforço, sempre no plano transversal. O mostrador lateral ajuda a definir a profundidade da ranhura.
As peças de trabalho são cortadas usando o mesmo método da ranhura. O trabalho está concluído assim que a espessura do lintel for reduzida para 2 - 3 mm. Além disso, desligando a máquina, quebre a parte liberada do cortador.
Recursos de configuração
O comissionamento e o ajuste corretos são realizados levando em consideração as nuances do processo tecnológico. Quando a máquina é configurada, 2 ou 3 peças são usinadas. Segundo eles, eles verificam como os parâmetros especificados no desenho são observados. Se houver uma incompatibilidade, um reajuste é realizado. Uma parte importante do processo de configuração é determinar as características de instalação e fixação de peças em máquinas-ferramenta.
Se os vértices dos centros não estiverem alinhados, o alinhamento é garantido movendo o contra-ponto. Em seguida, um cartucho de driver é colocado. Em seguida, o cortador é selecionado e definido exatamente ao longo da altura do eixo. As almofadas devem ter superfícies paralelas com acabamento decente.
Você não pode usar mais de dois pads.
A colocação da ponta do cortador ao longo da altura central é verificada especialmente. Para verificação, o cortador é levado ao centro previamente verificado quanto à altura. O próprio centro deve ser instalado na ponta do contraponto. A seção saliente deve ser mais curta - no máximo 1,5 vezes a altura da haste. O balanço muito significativo do cortador provoca vibração e não permite trabalhar com eficiência; a ferramenta deve ser fixada firmemente no porta-ferramenta com pelo menos alguns parafusos bem apertados.
As peças redondas precisam ser fixadas em um mandril autocentrante de três mandíbulas. Mas se o comprimento da peça for mais de 4 vezes o diâmetro, você precisa pegar um mandril com centro de fixação ou usar máquinas de usinagem com mandril de acionamento. Peças curtas não circulares são montadas usando uma placa frontal ou um mandril de quatro mandíbulas. Barras e outras peças longas e de pequeno diâmetro são passadas através de passagens no fuso. Ao ajustar o modo de corte, a atenção principal é dada à velocidade do movimento principal e à profundidade do corte; você também precisará ajustar o feed.
Segurança no trabalho
Ao conectar até mesmo a máquina mais simples, você terá que usar dispositivos para proteger o equipamento elétrico. O esquema é selecionado levando em consideração os pontos básicos de engenharia. A operação independente do torno de rosqueamento é permitida somente aos 17 anos. Antes da admissão, você precisará ser instruído sobre a proteção do trabalho. Além disso, você deve ser testado para contra-indicações; durante o trabalho propriamente dito, o modo de trabalhar e de descanso, o horário de intervalos deve ser rigorosamente observado.
Você precisa trabalhar em um torno de aparafusar em um terno de algodão ou semi-macacão. Além disso, você precisará de botas de couro e óculos especiais. Mesmo os trabalhadores mais cuidadosos e ordeiros devem manter um kit de primeiros socorros pronto para lidar com as consequências de lesões. Os meios de extinção primários devem ser mantidos nas oficinas.
Caso ocorra algum acidente, os serviços de gestão e emergência são imediatamente notificados.
O local de trabalho deve ser mantido limpo. Estritamente proibido:
- ligar a máquina em caso de rompimento do solo, em caso de mau funcionamento de barreiras e travas;
- entre nos limites delineados pela cerca;
- remover esta cerca (exceto para reparo por serviços competentes);
- iniciar o trabalho sem verificar a facilidade de manutenção da máquina;
- usar iluminação não regulamentada da área de trabalho;
- operar a máquina sem lubrificação;
- trabalhe sem toucado;
- toque nas peças móveis durante o trabalho;
- confiar na máquina (isso não se aplica apenas aos trabalhadores);
- continue a trabalhar se ocorrer vibração;
- permitir o enrolamento de cavacos em peças de trabalho ou cortadores.
Todas as aparas resultantes devem ser dirigidas estritamente para longe de você. Mesmo durante a interrupção mais curta do trabalho, a máquina deve ser parada e desenergizada. A desconexão da rede elétrica também será necessária no caso de falhas de energia. No estado desenergizado, a máquina é removida, limpa e lubrificada. Da mesma forma, a desconexão é feita antes de apertar quaisquer fixadores.
Não é permitido trabalhar em aparafusadores com luvas ou mitenes. Se seus dedos estiverem enfaixados, você terá que usar pontas de borracha. As peças a serem processadas não devem ser sopradas com ar comprimido. Não é permitida a travagem manual de partes do equipamento. Além disso, você não pode medir nada ao longo do caminho da máquina, verificar a limpeza, moer peças.
Terminada a obra, as máquinas e motores elétricos são desligados, os locais de trabalho são colocados em ordem. Todas as peças de trabalho e ferramentas utilizadas são colocadas em determinados locais. As partes friccionadas são lubrificadas com a frequência prescrita nas instruções. Todos os problemas são comunicados à gestão imediatamente, em casos extremos - após o fim do turno. Caso contrário, basta seguir as instruções da ficha técnica e as recomendações do fabricante.
O comentário foi enviado com sucesso.