Dispositivo de contra-ponto e ajuste do torno
A qualidade das peças processadas depende da consideração de cada mecanismo na máquina de processamento, do ajuste e da estabilidade do funcionamento de cada unidade. Hoje vamos considerar um dos componentes mais importantes na unidade de torneamento - o contra-ponto.
Esta unidade pode ser adquirida já pronta no site da fábrica ou você mesmo pode fazê-lo. No artigo, falaremos sobre como fazer você mesmo em casa, de que conjunto de ferramentas você precisa e como ajustá-lo.
Dispositivo
O contra-ponto de um torno de metal difere de sua contraparte em um torno de madeira, mas ainda assim o design geral desta peça móvel é o mesmo. É assim que a descrição do dispositivo deste nó se parece:
-
quadro;
-
elemento de gestão;
-
fuso (pena);
-
volante, que serve para mover a pena ao longo da linha central;
-
mandril de alimentação (parafuso que ajusta a direção do movimento da peça).
O corpo é uma estrutura toda em metal à qual todos os elementos são fixados com segurança. O mecanismo móvel do contra-ponto da unidade giratória deve garantir a fixação confiável da peça de trabalho durante todo o processamento.
Em tamanho, este elemento tem o mesmo diâmetro da peça a ser processada.
O cone do contraponto atua como um mecanismo de travamento em uma máquina de marcenaria. Seu centro é orientado para o meio do objeto a ser processado.
Quando a máquina está funcionando, os eixos central e de simetria devem ser exatamente os mesmos. Talvez alguém subestime o papel de tal mecanismo como cabeçote móvel, mas é precisamente seu dispositivo que determina em grande parte as características técnicas e as capacidades da unidade para processar metal ou madeira.
O propósito do nó
O contra-ponto fixa estritamente a peça de madeira na posição desejada. Este é um ponto importante para o trabalho que está sendo realizado, pois o andamento e a qualidade de todo o processo depende da confiabilidade dessa fixação.
O contra-ponto é móvel e serve como um segundo suporte adicional.
Os seguintes requisitos são impostos a ele como um elemento móvel:
-
manter um alto grau de estabilidade;
-
garantir a fixação confiável da peça de trabalho fixa e manter a posição estrita do centro;
-
o sistema de fixação do cabeçote deve ser sempre depurado para realizar uma fixação confiável a qualquer momento;
-
os movimentos do fuso devem ser extremamente precisos.
O cabeçote móvel de uma máquina para trabalhar madeira difere do mesmo elemento de uma unidade de torno para o processamento de peças de metal... A unidade é firmemente fixada à base e ao mesmo tempo é um suporte para ela e um acessório para a peça de trabalho.
Não apenas peças longas podem ser fixadas ao contraponto, mas também qualquer ferramenta para cortar produtos de metal e o próprio metal. Na verdade, qualquer ferramenta de corte de metal (independentemente da finalidade) pode ser fixada no orifício cônico desta unidade multifuncional.
Como fazer isso sozinho?
Uma montagem feita em casa não será pior do que uma de fábrica se você se familiarizar com o desenho de um modelo de produção, tiver as ferramentas e equipamentos necessários na oficina de sua casa, bem como a tecnologia de fabricação. Vamos considerar tudo em detalhes.
Ferramentas e materiais
Em primeiro lugar, você precisa de um torno, mas como você está se comprometendo a fazer um contra-ponto artesanal, isso significa que tal unidade já está disponível em sua oficina em casa. O que mais é necessário:
-
máquina de solda;
-
rolamentos incluídos (geralmente 2 peças são necessárias);
-
um conjunto de parafusos e porcas para conexão (pelo menos 3 parafusos e porcas);
-
tubo de aço (espessura de parede de 1,5 mm) - 2 peças;
-
chapa de aço (4-6 mm de espessura).
Como você pode ver, os materiais em mãos e as ferramentas disponíveis reduzem o custo do mecanismo.
Além disso, a vantagem de um contra-ponto artesanal para uma unidade de torneamento é que ele é feito exclusivamente para a finalidade principal, excluindo outras funções e recursos adicionais, que muitas vezes são simplesmente desnecessários, mas em condições de produção aumentam o custo da estrutura e complicam isso funciona.
Assim, prepare as ferramentas necessárias, conjuntos de rolamentos, parafusos e porcas, os materiais necessários (o que falta na sua garagem ou oficina, pode comprar em qualquer loja doméstica ou boutique de construção) e comece a fabricar.
Tecnologia
Primeiro, desenvolva e desenhe um diagrama do mecanismo, faça um mapa tecnológico e aja de acordo com este esquema.
-
Vai levar em branco para rolamentos. Para fazer isso, pegue um tubo e processe-o por dentro e por fora. Preste atenção especial à superfície interna - é dentro que os rolamentos são instalados.
-
Se necessário, então na manga corte é feito não mais do que 3 mm de largura.
-
Máquina de solda conecte os parafusos (2 unidades), E uma haste do comprimento desejado é obtida.
-
Na direita porca de solda com máquina de lavar, e à esquerda - remova a porca.
-
Base do parafuso (cabeça) rasgar.
-
O corte da serra precisa ser processado, para isso, use uma ferramenta abrasiva.
-
Agora precisamos fazer fuso... Para isso, pegue um pedaço de tubo (¾ polegada de diâmetro) e faça a parte desejada com 7 mm de comprimento.
-
Cone feito de um parafuso, afiando-o de acordo.
Quando todos os elementos do contra-ponto são feitos, você precisa montá-lo e executá-lo no modo de execução.
A qualidade de uma peça caseira depende da qualificação profissional do fabricante e da precisão no uso dos materiais necessários, bem como da disponibilidade de ferramentas.
Por isso, antes de iniciar a produção, estude o desenho, prepare tudo o que precisa, e só depois de se certificar de que consegue fazer o nó desejado, vá direto ao ponto. Se você não for preciso nas ações e não seguir a tecnologia de fabricação, os seguintes problemas podem surgir:
-
mau alinhamento;
-
a máquina vibrará acima do nível definido;
-
uma peça caseira terá um desempenho muito inferior que um desenho industrial;
-
os rolamentos instalados falharão mais rápido (a taxa de desgaste pode ser muito maior com imprecisões na fabricação).
Para evitar tais consequências, faça uma rodagem em marcha lenta.
Verifique a proporção do cabeçote para a frente e para trás, como os rolamentos são lubrificados, quão seguros são os fixadores.
Se todas as peças forem feitas com alta qualidade e a montagem correta for feita, o contra-ponto artesanal atenderá aos requisitos necessários, e em operação não se comportará pior do que o de fábrica.
Ajustamento
Para manter o contra-ponto em um torno em bom estado de funcionamento, ele deve ser ajustado periodicamente e, em caso de mau funcionamento, deve ser reparado em tempo hábil.
Primeiro, você precisa definir a parte como deveria, ajustar e centralizar, e então ajustar todos os parâmetros desta unidade. O ajuste periódico é necessário pelos seguintes motivos:
-
podem aparecer folgas entre os rolamentos e a carcaça do fuso (se estivermos falando de uma unidade giratória onde a haste gira);
-
o centro do nó pode mudar em relação à pena, então o ajuste será necessário;
-
pode haver uma folga na fixação do cabeçote na cama e outros motivos.
A primeira vez que o contra-ponto é ajustado é quando a máquina é colocada em operação.
Em seguida, proceda de acordo com as instruções, mas artesãos experientes verificam o torno e todas as suas configurações a cada 6 meses e com mais frequência se necessário.
O contra-ponto é reparado quando falha, quando seus defeitos são claramente visíveis. Os sinais típicos de que uma peça precisa ser enviada para reparo podem ser os seguintes:
-
o modo de processamento da peça mudou;
-
batimentos apareceram durante a rotação das peças de trabalho.
O processo de reparo do fuso é considerado o mais demorado e caro. É impossível lidar aqui sem habilidades de giro, e a própria máquina deve estar disponível. A dificuldade está em restaurar a precisão do furo (furação com posterior acabamento), no qual a pena é fixada.
Para reparar os orifícios cônicos, você precisará de uma bucha especial e habilidades de torneamento.
O processo é complicado pelo fato de que a superfície externa é cilíndrica e a interna tem forma cônica. Além disso, a própria pena é feita de um material muito durável - é uma liga de aço "endurecido".
Após o reparo, verifique o mecanismo quanto à presença de desvio radial: com uma solução de problemas de alta qualidade, deve ser zero, o contra-ponto não "baterá" e restaurará todas as suas características originais.
O comentário foi enviado com sucesso.