Tudo sobre tornos CNC
Saber tudo sobre tornos CNC é importante para usuários comuns e chefes de grandes empresas. É necessário lidar com modelos para metal e madeira, máquinas de mesa para trabalho e outras variedades, com porta-pinças para eles. Também vale a pena explorar as nuances do processamento em mini-máquinas e outros aspectos-alvo.
Projeto e princípio de operação
Na caracterização de tornos CNC não se pode ignorar o funcionamento deste mesmo controle numérico. O conhecimento de suas características não é menos importante para um processamento competente do que o domínio dos princípios básicos de corte e modos de operação. Grandes dispositivos industriais são controlados por um PC. O trabalho de máquinas domésticas comuns geralmente é coordenado por componentes eletrônicos embutidos. A diferença entre os modelos também pode ser se eles podem aceitar o código G padronizado ou não.
Um dispositivo especializado de alto nível pode aplicar uma variedade de pacotes de software, usar os dados obtidos por meio de modelagem tridimensional. Este equipamento é abreviado como CAD / CAM. Vários programas relativamente simples foram desenvolvidos, adequados até mesmo para usuários inexperientes.
O código G está em uso desde a década de 1970, foi bem controlado e não causará problemas de uso.
Uma espécie de "tradutor" entre o CAM e a máquina é um programa especial - um subprocessador. O equipamento de torneamento CNC pode ter vários eixos de movimento. O próprio movimento ao longo deles ocorre ou ao longo de uma trajetória reta ou de uma curva. Em alguns casos, os desenvolvedores fornecem esses dois modos. Quando o corte a laser ou jato de água, os sistemas são geralmente contornados com um par de eixos lineares, mas o equipamento de fresamento geralmente tem pelo menos 3 eixos; direções de pivô podem ser adicionadas a eles.
Quase todos os controladores CNC são capazes de realizar com segurança apenas movimentos retos e circulares. Neste caso, o movimento ao longo de uma linha circular é limitado pelos planos principais dos eixos coordenados. Cada movimento ao longo do trilho pivô é avaliado pela técnica como um movimento linear, mas em vez de uma distância, haverá graus. A interpolação de eixos lineares e rotativos é permitida em alguns casos. 100% deles são normalmente sincronizados, o que é uma tarefa extremamente difícil - mesmo com o atual nível de tecnologia - tarefa.
Os principais protótipos de tornos surgiram no século XVIII. Apesar do desenvolvimento significativo, os pontos principais e fundamentais da obra permaneceram inalterados. As unidades principais incluem o cabeçote. Esta peça é predominantemente fundida em ferro fundido de primeira classe. No interior há um dispositivo que muda as velocidades e um fuso (eixo, feito em forma de tubo de metal).
No topo do cabeçote, um blank da peça criada é fixado. A rotação da peça de trabalho deve-se à caixa de engrenagens. Uma rosca é formada na parte final do eixo, o que permite a fixação do mandril. Um ponto importante na classificação são apenas as características de design do cartucho ou sua substituição por um painel frontal. Certifique-se de adicionar uma ranhura cônica para permitir que o centro frontal seja definido.
O movimento normal do fuso seria impossível sem o uso de rolamentos livres de folga. Normalmente, alguns elementos semelhantes são usados.As peculiaridades do pitch ao receber os grooves são definidas utilizando o violão de rodas substituíveis. O papel do avental também é significativo - graças a ele, girar o eixo do curso se transforma em um movimento do compasso, que se realiza em duas direções.
A cama, tradicionalmente para máquinas pesadas, é feita de metal durável (na maioria das vezes ferro fundido).
A máquina está necessariamente equipada com um suporte. Sem esse componente, os torneiros teriam que segurar a ferramenta com as mãos e não haveria necessidade de falar em alta produtividade e precisão aceitável da técnica. O compasso de calibre tem uma estrutura complexa. Inclui:
-
slide transversal;
-
transporte;
-
o avental mencionado acima;
-
trenó de incisivos;
-
suporte do cortador.
O desenho rotativo desempenha um papel importante na operação do equipamento de torneamento CNC. Este é o nome da técnica de fabricação de elementos ocos de rotação com base em uma chapa ou peça oca. Um nome alternativo é prensagem de rolo. O capô rotativo requer suportes hidráulicos ou eletro-hidráulicos. A forma da peça muda localmente e sua parede se torna mais fina.
A versão direta do capô é necessária para a obtenção de estruturas cilíndricas. As dimensões lineares dos produtos serão muito grandes e suas paredes não são muito grossas. O contorno externo do mandril deve ser o mesmo da peça de trabalho brochada. Puxar para trás implica no movimento oposto (em relação à alimentação) do mecanismo do rolo.
É permitido o uso de mandris de tamanho inferior à peça.
Essas técnicas são adequadas para a produção de:
-
motores a jato;
-
edifícios com holofotes;
-
telas de lâmpadas de iluminação potentes;
-
segmentos cônicos do tubo de escape;
-
mancais;
-
coberturas traseiras de compressores;
-
outras partes tubulares de grande massa com espessura variável.
Os contrapontos permitem fixar as extremidades livres de grandes peças de metal. Brocas e outras ferramentas auxiliares são fixadas nelas. O meio integrado gira às vezes, embora uma execução mais simples seja possível; a rotação, por outro lado, permite o aumento da produtividade. A caixa com enchimento elétrico inclui chaves, puxadores e interruptores. Junto com os detalhes listados, também podem estar presentes:
-
pinça;
-
placas frontais;
-
braçadeiras;
-
lunetas;
-
mandris.
As principais características práticas são:
-
a maior seção dos espaços em branco processados;
-
a distância entre os centros dos atendentes dos trabalhadores;
-
a espessura limite da peça colocada sobre o suporte.
As correias de transmissão podem ser feitas com base em:
-
fitas de lona;
-
tecidos emborrachados;
-
outros materiais duráveis.
Compromisso
A principal diferença entre os diferentes tornos é o material para o qual o elemento de corte foi projetado. Os sistemas mais comuns que funcionam com metal ou madeira. É categoricamente impossível confundi-los e considerá-los mutuamente substituíveis. Geralmente, o torneamento é praticado para peças que têm a forma de corpos de revolução. Estamos falando de rolos, buchas, produtos semi-acabados para engrenagens e assim por diante.
As peças a serem usinadas giram, e a fresa move-se progressivamente (como dizem os profissionais, esse é o movimento de avanço).
As principais manipulações de trabalho são:
-
tratamento da superfície final;
-
threading;
-
ranhuras de torneamento;
-
processamento final;
-
perfuração;
-
escareamento;
-
padrão de furos (e esta não é uma lista completa).
Para realizar esse trabalho, use:
-
varrer;
-
escareadores;
-
morre;
-
torneiras;
-
brocas e outros dispositivos.
Visão geral do tipo
Posicional
Esses dispositivos podem lidar com qualquer tipo de peça de trabalho. Eles são projetados para funcionar de acordo com o método do ponto. O movimento é fornecido em duas direções mutuamente perpendiculares. O modo posicional também é usado em dispositivos mais avançados - mas não durante a atividade principal, mas ao mover a parte de trabalho.
Contorno
Esta opção não é muito autônoma.Apesar do equipamento CNC, a constante intervenção humana ainda é necessária. A trajetória é definida pelo próprio operador. Um recurso característico é o movimento coordenado em duas ou mais direções no sistema de coordenadas. Todos os eixos viajam em velocidades equilibradas.
Universal
Eles também são chamados de sistemas adaptativos. Esse dispositivo pode substituir simultaneamente o equipamento de contorno e posicionamento. Este nível de funcionalidade é cobrado de acordo. Essa técnica perfeita é necessária principalmente para grandes empresas que realizam um número significativo de tipos de trabalho.
Em casa e em oficinas comuns, uma mini-máquina de mesa simples será mais preferível.
Outra classificação
Por posicionamento do fuso
O método de montagem horizontal é escolhido se a prioridade for o processamento de ranhuras com cortadores de dedo e disco. Uma característica desse método de organização é a capacidade de se mover em três direções mutuamente perpendiculares. O tipo vertical permite trabalhar com peças grandes. Além disso, eles podem ter um grande diâmetro, mas um comprimento relativamente limitado. Os aparelhos horizontais normalmente incluem uma coluna arqueada que não torce quando uma carga é aplicada ao longo do eixo do fuso.
Pela localização dos guias
Para este indicador, a técnica pode se referir a:
-
vertical;
-
horizontal;
-
oblíqua (mas a gradação está longe de ser completa).
O torno para rosqueamento é considerado um equipamento universal. É amplamente utilizado na produção em série e local. Esse dispositivo será capaz de cortar um fio e realizar outros tipos de processamento. Modelos de torneamento e carrossel trabalham com peças de grandes dimensões. Eles cortam ranhuras, afiam superfícies, moem e moem.
O torno da torre funciona apenas com barras calibradas. Eles podem ser girados, furados ou escareados. A implantação e o rifling também são permitidos. Os centros de usinagem de torneamento e fresamento, como o nome indica, realizam manipulações de torneamento e fresamento. Existem também máquinas com cabeçote móvel e tornos de múltiplos fusos (o último tipo lida bem até com peças complexas).
Os sistemas de acionamento contínuos permitem que a velocidade do fuso seja continuamente variada. Por dentro e por fora, as peças são perfeitamente processadas - e em altas velocidades. O equipamento contínuo tem uma longa vida útil e não está sujeito a avarias. Os sistemas de corte de tubos só funcionam com tarugos de aço.
Além disso, uma gradação é diferenciada de acordo com o grau de precisão: do mais preciso ao normal e com um erro relativamente alto.
Marcando
As marcações alfanuméricas de tornos CNC são construídas de acordo com a seguinte estrutura:
-
o primeiro caractere é o grupo pertencente (sempre o número 1);
-
o segundo personagem é o fabricante ou geração do equipamento;
-
a seguir está o tipo de máquina;
-
a partir do 4º caractere, os parâmetros-chave individuais da máquina são marcados;
-
após os números, há uma letra indicando a modificação ou a categoria de precisão (nem sempre presente).
Modelos populares
Entre os tornos modernos, destaca-se favoravelmente Jet BD-8VS 50000911M... Esse dispositivo em miniatura tem uma unidade de 0,6 kW. O fuso pode girar em velocidades de até 2500 voltas por minuto. A velocidade atual é indicada no display. Um conjunto típico inclui um mandril de mandíbula de 10 cm e 3.
Um par de avanços longitudinais automáticos é fornecido. De 1 a 4 incisivos são colocados no suporte. As engrenagens são fabricadas em metal temperado premium. O comprimento da área de trabalho é de 40 cm. Uma boa tela de proteção é fornecida.
Proma SM-300E 25951830 opera a uma tensão de rede de 220 V e tem uma potência de 0,3 kW. O fuso pode girar em velocidades de 100 a 2500 rpm. O eixo transversal se move 6,5 cm, sem resfriamento.A massa do dispositivo é de 40 kg.
Para carpintaria, você pode usar "Enkor Corvette-74"... Este torno pesa 77 kg e é bastante estável. O fuso é capaz de girar a uma velocidade de 500-2000 voltas por minuto. As peças compactas podem ser manipuladas com um painel frontal. O cabeçote gira conforme necessário.
Entre os equipamentos de produção russa, destaca-se modelo "Kraton" MML-01 "... Esta máquina foi projetada para peças com seção transversal circular. O projeto opera com uma tensão de 220 V. A velocidade do fuso é ajustável. Ao girá-lo, você pode usar o modo reverso; graças à robustez do dispositivo, é bastante confiável.
Os produtos de outros fabricantes da Rússia também merecem destaque. Um bom exemplo é um cortador de parafusos de bancada aparelho "Vityaz" 1N628V... O sistema elétrico consome 1,1 kW de corrente. A cama está equipada com guias de metal temperado. O modelo pode variar a velocidade de rotação de 50 a 2200 rpm.
Acessórios e acessórios
Os tornos CNC são tradicionalmente equipados com vários acessórios. Digno de nota:
-
cams;
-
lunetas;
-
brocas centrais combinadas;
-
cartuchos;
-
centros.
Tradicionalmente, os cortadores são usados para o torno. Eles diferem na direção do fornecimento e na gama de tarefas a serem resolvidas. Alguns produtos criam roscas, outros separam áreas das hastes e outros permitem chanfrar ou realizar outro trabalho. A ferramenta elétrica é avaliada por materiais (suas características determinam amplamente os parâmetros do produto acabado e sua funcionalidade).
O mandril porta-pinça (também conhecido como mandril porta-pinça) fornece fixação e desmontagem rápida de vários produtos auxiliares.
Também é necessário mencionar blocos e equipamentos adicionais como:
-
torneiras (especialmente importante para rosqueamento);
-
morre (formando o fio pelo lado de fora);
-
escareador;
-
furar;
-
soldagem (aumentando a resistência de outras ferramentas);
-
torres, cabeças de trituração e fresagem;
-
cabeças de rosqueamento.
Nuances de escolha
Para a grande maioria dos clientes, máquinas-ferramentas de alta precisão serão suficientes. Mas se uma produção responsável é organizada ou se planeja produzir produtos de precisão, já é necessária uma tecnologia com maior precisão para garantir o máximo cumprimento dos parâmetros. É imperativo prestar atenção, é claro, ao material alvo a ser processado - incluindo tipos específicos de madeira ou tipos de metais e ligas.
Tendo decidido esses indicadores e estudado as análises, você pode prosseguir com a avaliação dos parâmetros técnicos.
As máquinas em miniatura de mesa são compactas e leves. Consomem no máximo 0,4 kW, mas ao mesmo tempo não permitem o processamento de peças pesadas. Esse equipamento é avidamente comprado para uso doméstico ou para pequenos serviços. Uma gama mais ampla de operações pode ser realizada por um aparelho semiprofissional com uma potência de 0,5-1 kW. Com esse dispositivo, já é possível implantar a produção em pequena escala.
Para fábricas e fábricas, eles compram as amostras maiores e mais pesadas. Eles podem garantir a mais alta excelência de produto em grande escala. Também é necessário atentar para:
-
tensão de rede (em alguns casos, sistemas potentes só podem operar em 380 V);
-
o diâmetro do processamento da peça acima do leito;
-
o comprimento das peças a serem fixadas.
Programação
O processo de configuração e configuração de uma máquina CNC sem definir um programa ou vários programas é quase impossível. A programação manual implica na preparação do código de texto do programa, que é então transferido para a memória do dispositivo usando dispositivos de armazenamento de dados ou cabos. Você também pode usar racks de comando (para definir modos típicos mais complexos). A solução mais avançada é a utilização de sistemas integrados de automação. Eles devem cobrir todo o ciclo de produção.
Os programas devem conter:
-
parâmetros de peças de trabalho;
-
Sistemas coordenados;
-
zero pontos;
-
seleção das superfícies a serem tratadas;
-
cálculo de passes;
-
marcador de dados de corte.
Segurança no trabalho
É muito importante usar roupas de proteção (que devem ser usadas corretamente). Antes de iniciar o torno, deve-se verificar a confiabilidade da fixação de todas as peças e a qualidade do aterramento. Não deve haver objetos estranhos na máquina e sua mesa de trabalho.
Não chegue perto de peças rotativas nem traga nenhuma parte do corpo. Todas as medições são realizadas apenas com antecedência.
A ferramenta de trabalho deve estar estritamente no lugar. As mangas devem ser esgalgadas ou abotoadas, o cabelo deve ser cortado e enfiado por baixo do toucado. Não trabalhe na máquina se a caixa estiver danificada ou se o isolamento dos fios estiver quebrado. Se notar algum mau funcionamento, deve avisar imediatamente o encarregado ou o serviço de reparação, até que os problemas sejam eliminados - o trabalho não pode ser retomado.
Outras nuances de precauções de segurança:
- use apenas ferramentas e equipamentos que possam ser reparados;
-
levantar pesos acima de 16 kg apenas com elevadores ou com a ajuda de assistentes;
-
excluir instalação e manutenção da máquina durante a operação;
-
retire os chips da máquina apenas com um dispositivo especial;
-
excluir a desordem dos corredores;
-
evitar que o piso seja inundado com líquido refrigerante e óleos;
-
ajuste o equipamento elétrico somente após parar a máquina;
-
interromper o trabalho urgentemente em caso de formação de arco;
-
regule cuidadosamente a iluminação;
-
pare a máquina no menor tempo, até mesmo ocioso;
-
trabalhe com o máximo cuidado e precisão possível, sem pressa desnecessária.
O comentário foi enviado com sucesso.