Tudo sobre tornos de torre
Para realizar várias operações de processamento de produtos de metal, muitas vezes é necessário usar tornos. Em uma grande categoria, podemos destacar as unidades do tipo torneamento-giratório, que são as mais difundidas.
descrição geral
O objetivo básico da tecnologia de torneamento de torre corresponde aos conjuntos de torneamento típicos. A diferença está na presença de uma cabeça rotativa com várias posições. Esse elemento estrutural aumenta muito a eficiência do equipamento e também reduz o tempo necessário para o processamento de cada produto. Além do mais, as modificações modernas do TRS com um módulo CNC tornaram-se generalizadas. Eles têm uma torre, áreas de assento especiais para a colocação de ferramentas de corte.
O tipo de estrutura principal necessária é devido ao rápido desenvolvimento da usinagem. O fato é que tal peça estrutural em conjunto com o CNC permite aumentar a velocidade de processamento dos produtos em 2 vezes ou mais. Além disso, melhora os parâmetros de precisão das dimensões das peças acabadas e o grau de rugosidade de sua superfície.
Falando sobre instalações de torno de torre, é necessário identificar os seguintes fatos importantes.
Na maioria dos casos, este o equipamento é comprado para uso industrial. É instalado em oficinas de produção seriada de produtos, nos demais casos seu uso não será economicamente justificado.
Características básicas dos mecanismos de rotação da torre fornecer a capacidade de realizar o processamento de elementos em uma alta taxa de alimentação em uma velocidade aumentada... Um líquido refrigerante especial é fornecido à área de corte, evitando o superaquecimento da própria ferramenta e das peças que estão sendo processadas.
Todas as unidades principais desses equipamentos estão localizadas por analogia com outros tornos - é o que garante o número de operações realizadas. Em geral, os parâmetros técnicos de tais unidades fornecem a capacidade de substituir rapidamente as superfícies de corte.
Visualizações
Os fabricantes modernos oferecem uma ampla gama de tornos tipo revólver. Eles diferem no mecanismo de trabalho, a gama de operações realizadas, recursos de design e algumas outras características. Detenhamo-nos em mais detalhes sobre os fundamentos existentes para a classificação de tais instalações.
Pelo tipo de peça que está sendo processada
Dependendo do tipo de produtos processados, as máquinas são para trabalho de cartucho ou barra... Eixos de grandes diâmetros são fixados nas caixas dos cartuchos. A seção da barra é menor, mas eles têm um comprimento bastante impressionante.
Pela posição do eixo da peça
Ao colocar o eixo das peças a serem usinadas, você pode designar modificações horizontais e verticais, bem como inclinadas... Máquinas-ferramenta com disposição vertical e horizontal receberam a circulação máxima, instalações com eixo inclinado são usadas com muito menos frequência.
Além disso, alguns modelos permitem inclinar a peça para girar ou realizar outras operações em um pequeno ângulo.
Um grupo separado é feito dispositivos semiautomáticos giratórios e giratórios. Eles são solicitados ao trabalhar com hastes de vários diâmetros.Entre as principais características desse equipamento estão as seguintes características.
Máquina de fuso único, que possui apenas um fuso perfurado para acomodar a barra. Neste caso, o tamanho da seção transversal do furo é relativamente pequeno.
O equipamento adicional tem a forma de uma unidade responsável por alimentar e manter o produto em posição estática.
Ao mesmo tempo, o projeto prevê um dispositivo de retração do elemento processado após o término da operação, a partir do qual se torna possível a máxima automação da produção.
Os melhores fabricantes e modelos
A maioria das empresas nacionais instala TRS padrão - 1P371, 1A365, 1N318, bem como S193A, 1365 e outros... Porém, na última década, houve uma tendência de substituí-los por versões tecnológicas avançadas com CNC. As modificações com CNC apresentam muitas vantagens, que se devem ao maior grau de automação e funcionalidade, bem como à excepcional precisão de processamento.
O equipamento 1V340F30, oferecido pela fábrica de Berdichev, distingue-se por suas ampliadas características técnicas e operacionais. Esta unidade é controlada através de um complexo CNC, e seu design inclui um cabeçote com 8 posições. O suporte é colocado transversalmente, o que permite o processamento:
-
produtos individuais com seção transversal de até 20 cm;
-
produtos em barra com diâmetro de até 5 cm.
A unidade 1P426DF3, fabricada na fábrica de máquinas-ferramenta de Alapaevsk, é bem conhecida. Esta é uma tecnologia moderna com um módulo de controle de programa. É uma demanda para produção única, pequena e média de produtos de metal. Não é adequado para processar grandes lotes.
A principal característica era a localização das duas cabeças no suporte transversal... Um deles é hexagonal, projetado para trabalhar com superfícies internas, o outro é redondo, 8 posições - para as externas.
Além disso, muitos equipamentos importados, que são famosos por seu desempenho, têm surgido atualmente no mercado russo de instalações de torneamento.
-
Unidades ST e DS da Haas Automation (EUA). Essas máquinas permitem processar produtos de liga de aço, bem como aço inoxidável.
-
Máquinas GS-200 da empresa Bom caminho.
Componentes
Como outras máquinas, a tecnologia de torno revólver envolve o uso de componentes - protetores, tubos guia e fusos... Hoje os fabricantes oferecem uma ampla gama de modelos, o número de fusos em que pode variar. Ao mesmo tempo, os seguintes pontos-chave são destacados.
No caso de uma posição horizontal do eixo da cabeça de trabalho, o suporte pode girar em torno de seu próprio eixo, bem como reciprocar ao longo da direção desse eixo. Neste caso, a rotação é realizada simultaneamente em várias posições de trabalho, cujo número total muitas vezes excede uma dúzia.
Com um eixo da cabeça inclinado e também vertical, o compasso é convencional ou do tipo giratório.
Os TPCs com CNC também assumem um módulo responsável pela usinagem de alta precisão com a capacidade de alterar os parâmetros da posição da cabeça. Normalmente, suas unidades principais são cobertas por um invólucro especial. Isso aumenta muitas vezes a segurança do operador.
Que tipo de trabalho está sendo feito?
Como já foi observado, os parâmetros técnicos e operacionais dos modernos dispositivos de torneamento e rotação permitem a realização de uma variedade de operações. Produtos variáveis apresentados na forma de corpos de revolução podem ser usados como espaços em branco. As manipulações mais comuns incluem:
-
girando na superfície externa, enquanto a passagem pode ser áspera ou de acabamento;
-
cortar ao instalar o elemento de corte;
-
enfiar - interno e externo;
-
entalhe diferentes profundidades e configurações.
Além da configuração cilíndrica padrão, essas máquinas são capazes de processar outros tipos de peças de trabalho.
-
Com tipo de formato de perfil - quando se utiliza um torno-fresador semiautomático, o torneamento, como qualquer outro processamento, é realizado através de um gabarito curvo ou por meio de uma régua de cópia.
-
Cônico - o processamento é realizado por meio de uma copiadora especial. Além disso, uma superfície cônica pode ser obtida pelo método de realizar uma alimentação transversal longitudinal única.
Os mecanismos de rotação da torre compacta podem ser colocados em uma categoria separada. Esses dispositivos podem até ser instalados em oficinas domésticas.
O que considerar ao escolher?
Ao escolher tornos de torre, você precisa se concentrar em critérios importantes.
Categoria de precisão - para estabelecer a possibilidade de utilização de uma determinada modificação de equipamento para processamento de produtos de metal, é necessário saber que precisão pode potencialmente ser alcançada. A grande maioria das versões fornece para a classe H.
Os parâmetros máximos da parte - seção, comprimento, bem como o layout das unidades de trabalho entre si.
Material da peça - normalmente nessas máquinas é processado ferro fundido, aço com alto, baixo teor de carbono ou liga, sendo permitido o torneamento de outras ligas.
Limitando o número de revoluções por unidade de tempo - uma peça de trabalho com requisitos específicos de precisão dimensional e rugosidade pode ser obtida exclusivamente destorcendo as peças a uma determinada velocidade. Neste caso, deve-se levar em consideração o número total de transmissões.
Os fabricantes devem indicar dados sobre a velocidade máxima em que as unidades individuais podem se mover ao realizar alimentação em alta velocidade.
Parâmetros de potência do motor e número de motores - via de regra, em instalações de pequeno porte, os motores têm baixa potência, pois as peças processadas são compactas, e um pouco de metal é retirado a cada corrida. Na produção em série, os motores devem ser capazes de suportar cargas contínuas.
Dimensões e peso do equipamento - é muito mais fácil instalar mini-máquinas. Além disso, os de grande porte precisam de uma preparação cuidadosa da base de trabalho.
E também é preciso levar em consideração que o diagrama cinemático dos mecanismos pode variar... Por exemplo, os modelos antigos foram criados de forma que rodas de substituição de certas configurações fossem instaladas para formar certos tipos de roscas.
Proteção - modificações com CNC pressupõem a instalação de uma tampa protetora. Isso minimiza o risco de ferimentos durante a operação do equipamento.
Nos dispositivos de torneamento modernos, a instalação dos equipamentos necessários, bem como as superfícies de corte, é realizada com a máxima precisão. Nessas unidades, não há necessidade de substituição manual da ferramenta de corte - isso reduz significativamente a velocidade de processamento de cada peça. Como resultado, a produtividade é aumentada, o que acarreta uma redução no custo de processamento das peças de trabalho. Ao mesmo tempo, a reparação de tais máquinas causa muitas dificuldades. Portanto, durante sua operação, atenção especial é dada à manutenção preventiva, identificação oportuna e eliminação de problemas.
Recursos de configuração
Antes de começar a operar o equipamento de giro da torre, é muito importante configurá-lo. Inclui vários estágios principais.
-
Instalação de equipamento para fixação da peça, instalação de ferramentas de corte e auxiliares.
-
Definindo as paradas, necessário para guiar as hastes e limitar o movimento das pinças.
-
Instalando a unidade de controle para cames, plugues, interruptores, alças e outros dispositivos para obter uma determinada frequência de movimento do fuso e a velocidade necessária da ferramenta de corte.
-
Processamento de teste alguns elementos de teste, verificando sua adequação para operação subsequente.
-
Reconciliação e, se necessário, readequação da localização das paradas da máquina de acordo com determinado projeto.
O comentário foi enviado com sucesso.