Características das pinças de torno

Contente
  1. História da criação
  2. Princípio da Operação
  3. Dispositivo e propósito
  4. O que eles são?
  5. Ajustes

As características das corrediças de torno devem ser estudadas por todos que decidirem trabalhar em tais equipamentos. Além da finalidade do paquímetro, vale a pena descobrir quem o criou primeiro. Também é importante descobrir em que partes ele consiste. Além disso, você precisará lidar com compassos transversais e longitudinais, verticais e outros tipos.

História da criação

O desenvolvimento da engenharia mecânica foi limitado por muito tempo não apenas pela ausência de um motor mecânico. Um grande sucesso foi o surgimento de uma máquina de corte de metal com um suporte, ou não - um porta-ferramentas. Foi sua invenção que formou a base de todos os sucessos do torneamento nos séculos XIX-XX, reduziu significativamente o custo da tecnologia e simplificou o trabalho com ela.

Antes, desde os tempos antigos, os tornos mudavam muito pouco, e o operador sempre segurava o cortador.

No século 18, surgiram as primeiras fotocopiadoras com pinças. Mas era um equipamento único que existia em uma única cópia. Esse equipamento só poderia ser comprado por pessoas especialmente ricas. O primeiro a criar um paquímetro prático, aplicável em equipamentos industriais de massa, pelo mecânico da Grã-Bretanha Henry Maudsley. Este nome não merece menos respeito do que Watt ou Fulton. Maudsley melhorou significativamente em um desenvolvimento anterior do mesmo tipo, que foi colocado em um torno em 1785.

O compasso cruzado apareceu em meados da década de 1790. O objetivo da invenção era aumentar o número de peças fabricadas, já que a técnica manual tradicional atingiu o limite de seu desenvolvimento. Um projeto mais avançado foi apresentado por Maudsley em 1798. Já era possível fazer parafusos de comprimentos consideráveis; uma característica importante era a imobilidade da peça, em relação à qual o próprio paquímetro se movia. G. Maudsley não pode ser considerado o único criador do titular, mas foi seu desenvolvimento que se revelou o mais oportuno.

Em 1800, ele apresentou uma máquina ainda mais avançada. Agora é possível formar fios com qualidade e precisão antes inatingíveis. O conceito de máquina deslizante provou ser tão produtivo que foi adotado por outros inventores. Por várias décadas, eles o usaram para criar vários tipos de máquinas, que ainda são encontradas em muitas indústrias hoje. Assim, o aparentemente modesto proprietário encontrou-se nas origens de toda a indústria moderna.

Princípio da Operação

Este princípio é precisamente o movimento preciso do dispositivo de corte fixo ou outra unidade usada para o processamento. Em alguns casos, a peça de trabalho também é fixa. O principal impulso é o torque. É retirado do fuso de avanço se for necessário fazer ranhuras ou avanço no plano longitudinal.

Ao alimentar a ferramenta de corte, a energia é retirada de um eixo especial.

Ocasionalmente, uma unidade manual é usada. Ele é usado se o eixo e o parafuso forem impraticáveis ​​de usar. Estamos falando sobre operações como:

  • chanfragem;
  • voltado para;
  • processamento de perfuração;
  • cortar a peça a ser preparada a partir de uma peça maior.

Dispositivo e propósito

O papel do suporte do torno já está claro em seu nome, que literalmente se traduz do latim como "suporte". Esse dispositivo coordena a ação da unidade de corte. Graças a ele, a alimentação é realizada em uma quantidade estritamente definida, dentro das tolerâncias especificadas. Um compasso de calibre típico consiste em diferentes tipos de peças:

  • trenó (localizado na parte inferior do longitudinal e exposto no plano transversal nos suportes transversais);
  • uma placa que fornece um pivô no qual o tipo superior de ferramenta é montado;
  • avental da máquina.

Na versão longitudinal, a corrediça serve de suporte e campo de movimento para todos os outros mecanismos. Dentro do avental, existem dispositivos que permitem a transmissão de um impulso mecânico. Durante a operação, todo o conjunto se move. O tipo transversal implica a extração de energia mecânica do parafuso do carro (embora a operação manual também seja possível).

O dispositivo predetermina o curso da placa girada.

O suporte vertical move-se ao longo das guias instaladas na travessa. Os designers previram a possibilidade de sua queda. Este perigo é eliminado graças às pranchas. A facilitação do movimento é conseguida devido ao batente com rolos transversais, sobre os quais são colocadas molas adicionais. O movimento horizontal ocorre graças a um parafuso de avanço e uma porca especial; normalmente os suportes verticais também podem ser implantados em relação ao carro.

O que eles são?

Alguns dos tipos de compassos já foram ditos, mas não vale a pena insistir nisso. A maneira como você trabalha é importante. Aparelhos mecânicos e automatizados são adequados para equipar máquinas-ferramentas industriais. O porta-manuais é utilizado principalmente em oficinas pessoais, onde o trabalho não envolve grandes esforços na operação do equipamento.

O conjunto do calibrador longitudinal geralmente recebe impulso do came do disco por meio de uma alavanca. Ele também usa um par de cremalheira e pinhão e uma bucha de ajuste.

O eixo da manivela é montado em mancais. O apoio transversal pode ser do tipo horizontal e vertical; para acionamento são utilizados cames que transmitem o impulso por meio de conjunto de alavancas com setores dentados e sistema de cremalheira e pinhão. Top skids podem ser encontrados em porta-ferramentas de tornos convencionais e tornos de rosca.

Ajustes

A operação normal do equipamento só é possível com alta precisão de sua operação. Em particular, as guias de transporte são eficazes apenas em um determinado nível de folga. Mesmo pequenos desvios deste indicador são prejudiciais. Se este valor for excedido, a rigidez dos mates é perdida e os erros aumentam. Uma braçadeira de parafuso e um retentor são usados ​​para controlar a folga.

Às vezes, a força que o nó de fixação confere não é suficiente. Neste caso, existe o risco de deformação fatal sob a ação de carregamento axial ou radial. As peças de atrito apresentam desgaste não uniforme, o que não permite o estabelecimento de folgas idênticas em cada superfície de trabalho. Um desgaste irregular pronunciado também é observado nos parafusos de acionamento.

Portanto, o curso funcional normal é mantido alinhando o carro ao ponto de menor desgaste.

Se você não ajustar o caliper, não será capaz de manter o movimento uniforme do slide. Eles começarão a apreender localmente e parar de se mexer quando for aplicada a força lateral. O problema é resolvido com o uso de cunhas. Eles ajustam as guias à força como deveriam e removem o excesso de folga. As mesmas cunhas permitirão que o carro seja pressionado contra os trilhos.

É muito importante controlar a reação... Sua aparência na engrenagem helicoidal é inaceitável. O problema é resolvido manipulando a porca de travamento. Com uma operação longa do torno, os retentores de óleo do carro inevitavelmente ficam entupidos, o que se manifesta na formação de faixas de lama quando a cama se desloca. O problema é corrigido lavando-se o forro de feltro e encharcando-o com óleo; com o desgaste total, é mais correto não se preocupar com isso, mas substituir o módulo por uma nova unidade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário