Tudo o que você precisa saber sobre ferramentas de torneamento
Os profissionais sabem tudo sobre ferramentas de corte para tornos, mas os não iniciados podem facilmente se perder na variedade de tipos, formatos e fabricantes de ferramentas. E é ainda mais difícil para eles abordar o tema da confecção de incisivos com as próprias mãos. Mas ainda existem regras para afiar e instalar. Vale a pena prestar atenção nisso.
Peculiaridades
O que é uma ferramenta de torneamento é um elemento que inclui um suporte e uma cabeça de trabalho. O primeiro ajuda a fixar o cortador na máquina, e o segundo - a trabalhar com a peça de trabalho. A seção do suporte pode ser quadrada ou retangular. A peça de trabalho inclui vários planos e arestas de corte adjacentes, e o ângulo de afiação está associado às características do material que está sendo processado no momento e ao próprio tipo de processamento.
Um pouco sobre a cabeça de trabalho: ela pode ser maciça ou com placas que são soldadas a ela (ou soldadas). E ainda hoje existem fresas para torno, que operam com chapas substituíveis, o que é muito cômodo. Cortadores com elementos sólidos são menos comuns, mas os soldados / soldados são muito mais comuns. Eles são feitos de aço rápido ou de uma liga de carboneto com tântalo, titânio ou tungstênio.
A peça pode ser usada para processar aço, ferro fundido, produtos de metais não ferrosos, bem como materiais não metálicos.
Como já notado, As ferramentas de torneamento com pastilhas substituíveis são convenientes para um profissional. A placa na cabeça pode ser mantida mecanicamente, com parafusos ou grampos especiais. E então é muito confortável usá-lo. Especialmente se a placa for feita de cerâmica mineral (embora o custo da parte de corte, neste caso, "salte" drasticamente).
A parte de trabalho da ferramenta de torneamento pode ser de metal duro, pode ser feita de aço rápido ou de aço carbono de alta qualidade. Existem muitos tipos de incisivos, esta é uma classificação grande e complexa.
Visão geral da espécie
Os incisivos diferem em funcionalidade, nuances de design e outros parâmetros.
Por nomeação
Aqui estamos falando sobre os materiais com os quais o cortador trabalha.
-
Madeira. Nos mercados podem ser encontrados em conjuntos com argolas, pentes, alargadores, ganchos, meisels. Os incisivos e os mecanismos de rotação são mantidos juntos.
-
Para metal. Quando você precisa soldar ou soldar uma placa, eles falam sobre a escolha ideal para os cortadores. Ligas de carboneto e ligas de alta velocidade são usadas com mais freqüência neste caso. A instalação de tais cortadores é possível não só em tornos, mas também em ranhuras, aplainamento, finalidades especiais e outros.
Esta classificação é pequena, aqui a escolha não será difícil.
Por design
São cortadores sólidos, nos quais o eixo e a cabeça são articulados por um sistema. Ou é uma ferramenta com placas soldadas, elas estão firmemente conectadas ao cabeçote. Se a soldadura das placas foi efectuada sem precisão técnica, podem posteriormente formar-se fissuras na superfície de trabalho. Esses cortadores são amplamente utilizados porque são adequados para uma ampla variedade de máquinas.
As fresas com fixação mecânica da placa são consideradas uma das opções convenientes para as placas de metal. Isso se aplica a variedades pré-fabricadas e de ajuste e suporte.
Por tipo de processamento
Aqui as fresas são divididas em acabamento e semiacabamento. Para o acabamento, o avanço é lento e o material com espessura pequena é removido do blank.Na maioria das vezes, essas ferramentas são representadas por um cortador de passagem. O semiacabamento é muito semelhante à versão anterior, mas possui características mais fracas do que o acabamento. Mas eles podem ser usados para as mesmas tarefas.
Por tipo de instalação
Os incisivos tangenciais são uma ferramenta que se instala em um determinado ângulo e, além disso, qualquer, com exceção de um reto. Isso é medido em relação ao eixo da superfície que está sendo operada. E a ferramenta se distingue por um esquema complexo de fixadores para torneamento interno.
O cortador radial se distingue pela fixação de um ângulo exclusivamente reto na superfície que está sendo usinada. Para fins industriais, uma opção popular. E a versão radial tem uma grande vantagem - é um sistema de fixação simplificado.
Por tipo de feed
É ainda mais simples aqui: os cortadores esquerdos são chamados de ferramentas com o lado direito do corte, é para ele que o metal a ser processado é virado. Nos cortadores da direita à esquerda existe uma parte do corte, a superfície do metal é voltada para o processamento.
Ao prender a peça de corte em relação à haste
E essa característica representa 4 tipos de incisivos. Os curvados são distinguidos por uma linha curva especial, que é característica do eixo de projeção da posição superior. E a localização lateral garante que as linhas sejam retas. Incisivos retos são aqueles cujo eixo de projeção mantém uma linha reta, tanto de cima quanto de lado.
Nos incisivos repuxados, a parte da cabeça e o cano são diferentes em tamanho, a cabeça será menor. Ele é preso ao eixo incisal. Os detalhes são caracterizados por algum deslocamento em relação ao eixo das fresas, em qualquer direção. Bem, os incisivos curvos na localização superior são conectados ao eixo de projeção por uma linha uniforme, enquanto a projeção lateral é conectada por uma linha curva.
Por método de processamento
E existem muitas variedades aqui.
-
Undercutting. Se for uma máquina de alimentação cruzada, a ferramenta pode ser facilmente conectada ao equipamento. Essas são as arestas de superfícies diferentes ou elementos escalonados.
-
Pontos de verificação. Funcional para usinagem de metais com equipamento de alimentação transversal e longitudinal. Isso é relevante se o corte se refere às extremidades, a peças cilíndricas e em forma de cone.
-
Chato. Necessário para furos passantes e cegos, para reentrâncias e reentrâncias.
-
Volta. Aqui a forma determinou o nome.
-
Encadeado. Forma fios externos e internos, de seção trapezoidal, bem como redondos e retangulares. Os próprios produtos podem ser planos, redondos ou convexos.
E os incisivos são uniformes (retêm bordas retangulares), curvos (diferem apenas na forma, ligeiramente), modelados (combinados com formas modeladas de estruturas complexas).
Materiais (editar)
Já foi notado que os incisivos são feitos de uma grande variedade de materiais. Por exemplo, sólido. Estas são ferramentas de tungstênio que podem processar metais não ferrosos e várias ligas. Ideal para peças de ferro fundido, não metais. Existem também cortadores de titânio-tungstênio que podem funcionar com qualquer metal. E os cortadores de tântalo-tungstênio-titânio são necessários quando a tarefa é processar metais difíceis, por exemplo, os forjados e os resistentes ao calor, ou seja, aqueles que não são tão fáceis de pegar.
Se os cortadores forem feitos de materiais de corte rápido, eles podem ser com eficiência normal e com eficiência aumentada. Mas essas ferramentas feitas de material de carbono são consideradas, e com razão, a mais alta qualidade.
Os cortadores de diamante também são usados: funcionam bem com metais não ferrosos, bem como plásticos, borracha, ebonite, fibras. Mas no metal ferroso dificilmente funcionam, porque nessa relação os cortadores de diamante são considerados muito frágeis. Os elementos elbóricos são considerados competidores "novos" para os elementos de diamante.
Principais fabricantes
As empresas russas também estão entre os principais fabricantes. Por exemplo, INIGS, ele faz um excelente mandrilamento de peças a um bom preço. E também entre as marcas nacionais os líderes são "Kanashsky IZ", um produto popular de linha reta. Entre as empresas importadoras, os fabricantes tchecos são altamente confiáveis.
Os kits também são populares, por exemplo, um conjunto de ferramentas para madeira. Produtos populares incluem Enkor, bem como Metalmaster, Proma, Proxxon. No entanto, você precisa se concentrar não apenas nas marcas, no preço e no país de produção.
Dicas de Seleção
A fresa é selecionada dependendo do tipo de peça a ser processada, do material da peça, da forma e do acabamento superficial desejado. Por exemplo, existe a solicitação de uma peça cilíndrica sem furo interno, o que significa que a fresa precisará de uma fresa dobrada, reta ou axial.
O que mais considerar ao escolher:
-
material de fabricação (aço inoxidável ou ligas duras, por exemplo);
-
a presença / ausência de um conjunto (muitas vezes é mais lucrativo comprar apenas os conjuntos);
-
a possibilidade de usar uma ferramenta universal, tal cortador também pode ser chamado de cortador modular, uma vez que diferentes placas podem ser fixadas ao suporte nele e, portanto, diferentes peças de trabalho podem ser processadas em diferentes ângulos.
Muitas vezes os profissionais se deparam com dificuldades em escolher uma ferramenta "para si". Realmente deve ser fácil de usar e, de preferência, barato. E a ideia de fazer um cortador caseiro não é uma aposta tão arriscada.
Como fazer isso sozinho?
Digamos que estejamos falando sobre como fazer uma ferramenta para tornear madeira. São essas ferramentas que são feitas sozinhas com mais frequência.
Qualquer tipo de cinzel envolve seguir esse esquema.
-
De acordo com os desenhos ou uma foto, é cortada uma peça de aço no formato desejado - isso é feito em um torno de acordo com as dimensões especificadas.
-
A afiação primária do futuro cortador é realizada.
-
A parte metálica deve ser temperada para que o cortador possa manusear diferentes tipos de madeira. Primeiro, o metal é aquecido até a temperatura extrema, depois é mergulhado no óleo do motor e deve esfriar completamente. E você aguenta apenas em temperatura ambiente.
-
Isso é seguido pelo acabamento de nitidez.
-
A parte cortante do cortador é empurrada para o cabo de madeira da ferramenta.
Nesse processo, o momento mais crucial será a afiação primária. Os incisivos são muito diferentes, são feitos de uma lima, por exemplo, mas o ponto está justamente na finalidade da ferramenta, isso afeta o resultado. Por exemplo, para fazer uma fresa com aresta de corte semicircular, um contorno é marcado na peça de trabalho, tudo o que for desnecessário é removido ao longo dela e a ponta do raio desejado é afiada. A aresta de corte deve ser afiada com cuidado para que fique uniforme.
Um exemplo de como fazer uma fresa reyer com as próprias mãos.
-
Uma peça de trabalho é forjada do arquivo para o tamanho.
-
Uma peça plana é colocada em uma crimpagem semicircular, que fica no orifício da bigorna, uma bóia semicircular é fixada no topo e batida com um martelo. Isso é feito para que a tela seja dobrada em torno do eixo longitudinal. Em vez de uma espátula, uma barra de aço é usada.
-
Até o momento do endurecimento, a "tiragem" é retificada em um ângulo de 45 graus. Após o endurecimento, será mais difícil fazer o mesmo, por isso é importante não perder o momento.
-
Em seguida, a peça é endurecida, deve ser permitido que esfrie.
-
A tela é enviada ao forno para aquecer até 200 graus. Após 20 minutos, eles o retiram e deixam apenas no ar até que esfrie.
-
As superfícies externa e interna são processadas, todas as deformações devem ser niveladas.
-
A aresta de corte deve ser afiada, primeiro alinhando-a perpendicularmente ao eixo longitudinal.
-
Resta apenas colocar a alça - o reyer do-it-yourself está pronto.
A lâmina do raio, aliás, pode ser reta ou chanfrada, ondulada, dependendo da finalidade do uso da ferramenta, da amplitude de suas ações.
Nuances de nitidez
Afiar os incisivos é um momento mais do que crucial. Sem ele, não será possível manter a peça de trabalho em ótimo estado, em forma e com o ângulo certo. Não é necessário afiar apenas a fresa na forma de uma pastilha de metal duro descartável. Se falamos de empresas industriais, aí os cortadores são afiados em uma máquina especial. Em casa, você tem que ser criativo. Por exemplo, produtos químicos ou rebolos podem ser usados para isso. Uma roda abrasiva é freqüentemente instalada em um torno - ela pode afiar as fresas com uma qualidade bastante alta, trazendo a ferramenta para a geometria desejada.
Se você decidir escolher um rebolo, você precisa se concentrar no material de base. Por exemplo, afiando o cortador de carboneto corretamente, o círculo será verde, carboneto de silício. Se uma peça for afiada com aço carbono de alta qualidade ou aço rápido, o corindo deve ser escolhido.
A afiação é realizada com e sem refrigeração, e a primeira opção é muito preferível para muitos artesãos. Água fria fluirá para a área onde o cortador entra em contato com o rebolo. Se o resfriamento for excluído, após o procedimento, é inaceitável resfriar a ferramenta bruscamente, a peça de corte corre o risco de simplesmente rachar.
A nitidez também envolve um faseamento exemplar: primeiro, a superfície posterior da base é processada no círculo, depois a superfície auxiliar posterior e apenas no final - a parte frontal. Termine o trabalho de afiação da aresta de corte levando em consideração o raio de arredondamento necessário.
Imediatamente no momento de afiar, o elemento deve ser movido lentamente em círculo (precisamente devagar, a pressa muitas vezes atrapalha a operação), sem pressioná-lo muito. Isso é importante para a organização do desgaste uniforme e a formação de uma aresta de corte extremamente plana.
Regras de instalação
A fixação perfeita do elemento no porta-ferramenta é o curso de rotação correto subsequente. Se a ferramenta for configurada incorretamente, a máquina irá desgastar rapidamente a aresta de corte. Antes de iniciar a instalação, os pés do suporte devem ser limpos. Basicamente, a regra nº 1 é que a ponta do cortador deve estar no nível da linha central do torno (o que significa centralização). Se instalada abaixo da linha, a peça será simplesmente empurrada para fora do centro durante o funcionamento; se for mais alto, o aquecimento será inaceitável e o desgaste será rápido.
O que mais é importante saber sobre a instalação:
-
se for fixado no suporte especial por pelo menos dois parafusos, já dá garantia de instalação correta;
-
o cortador fixo é trazido para o centro do contra-ponto ou cabeçote, sofre ajuste de altura, não mais do que três almofadas são colocadas sob ele;
-
aliás, os forros são preparados de forma complexa, não há alternativa para eles;
-
os calços são colocados no suporte do porta-fresa com controle da saliência deste (não mais que 1,5 altura da haste), caso contrário a máquina trabalhará com vibração;
-
então você pode ajustar a profundidade do cortador com chips de teste ou um dial de alimentação cruzada;
-
se o primeiro método for usado, a fresa se move firmemente até tocar o elemento de rotação, depois vai para a direita e a profundidade de corte é determinada intuitivamente;
-
se você perdeu o diâmetro de afiação, é necessário repetir tudo com a profundidade de corte necessária até obter o correto.
A propósito, antes de instalar o cortador no suporte, você deve saber que 4 elementos podem ser fixados nele ao mesmo tempo. Não há menos de dois parafusos por montagem.
Para cortar metal, para esculpir superfícies de madeira, os cortadores são quase insubstituíveis. Você pode pesquisar o item desejado no singular, pode comprar conjuntos de multi-cortadores para máquinas CNC e alguns itens são mais baratos de fazer sozinho. O principal é saber exatamente a funcionalidade da ferramenta e entender a tecnologia de se trabalhar com ela.
O comentário foi enviado com sucesso.