Tornos de torneamento vertical

Tornos de torneamento vertical
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Visão geral da espécie
  3. Top models
  4. Critérios de escolha

Tornos de torneamento vertical podem ser um equipamento muito bom para muitas indústrias. Mas você precisa descobrir exatamente qual é sua finalidade e seus componentes principais, com o que a caixa de câmbio está equipada. E você também terá que estudar outras características do dispositivo, cames de máquinas CNC, familiarizar-se com os critérios de seleção.

Dispositivo e princípio de operação

É muito difícil dizer exatamente qual é a visão geral de tornos chatos para torneamento. Eles são representados por um grande número de modificações. E cada versão é otimizada para realizar uma gama muito específica de manipulações, que se reflete de forma previsível em sua aparência e desempenho técnico. Modelos universais de tornos verticais estão se espalhando gradualmente. Mas ainda existem diferenças muito sérias entre eles.

Os principais nós no diagrama do dispositivo são:

  • racks;
  • um link de transmissão que fornece a conexão das partes principais com o acionamento;
  • Ponto de verificação;
  • montagem em balanço, graças à qual o fuso se move;
  • calibradores (localizados à esquerda e à direita);
  • cobertura técnica;
  • berço para painel frontal;
  • um par de caixas de alimentação;
  • sistema de controle do operador;
  • unidade de controle de potência;
  • painel elétrico.

Com a ajuda de tornos de torneamento vertical, você pode realizar uma variedade de manipulações:

  • corte um sulco;
  • dar a forma necessária às superfícies das partes cilíndricas ou cônicas;
  • preparar furos com os parâmetros necessários;
  • moer áreas planas;
  • desdobrar uma peça de metal;
  • organizar escultura;
  • faça uma superfície modelada.

Mandíbulas de mandrilar e fresar são usadas em tornos de mandrilar.

Eles podem ser projetados até mesmo para modelos com grandes placas frontais. Com a ajuda deles, a peça de trabalho é fixada perfeitamente, mesmo que seja pesada e grande. Normalmente, 4 ou 8 mandíbulas são incluídas em um conjunto típico. Tornos de torneamento vertical são cada vez mais controlados por software (ou seja, o controle numérico é usado).

Essa abordagem minimiza o perigo associado ao fator humano. Graças a ele, a precisão do processamento aumenta significativamente. Além disso, esse equipamento permite trabalhar a velocidades completamente inacessíveis, mesmo para os viradores de carrossel mais experientes que trabalham com equipamentos simples. Versões manuais são usadas para indústrias limitadas a operações de torneamento simples ou para estruturas de desbaste. As peças a serem processadas são principalmente fixadas nos suportes do painel frontal.

Em seguida, inicie a rotação em baixas velocidades. Esta execução garante que a peça de trabalho esteja centralizada corretamente. Em seguida, a cabeça do fuso é trazida. Ele é movido ao longo da travessia. Por fim, é iniciado o fornecimento de fluido, que lubrifica a máquina e remove o excesso de calor.

A regulação das revoluções e modos de processamento depende do grau em que a caixa de engrenagens está equipada, quais componentes estão presentes nela, como estão configurados. Tudo isso é projetado levando em consideração o esquema cinemático selecionado.

Existem tornos verticais com um ou dois suportes. A versão de dois postes é capaz de lidar com peças maiores e é muito eficiente ao mesmo tempo. As camas do aparelho de dois postes contêm um membro transversal com pinças de perfuração e giratórias.

Para a movimentação dessas pinças, geralmente são fornecidas guias horizontais. O bloco de perfuração tem um carro longitudinal com um mecanismo de rotação. Parte do mecanismo é o controle deslizante, no qual o suporte do cortador é colocado. O uso correto do slide chato e dos acessórios adicionados a ele permite que você:

  • trabalhe com superfícies cônicas;

  • furos;

  • corte as ranhuras internas.

Independentemente das nuances específicas, essas máquinas são projetadas para manipular peças com uma seção que excede significativamente o comprimento. Na maioria das vezes, estamos falando de seções com mais de 50 cm. É fácil entender que tal técnica é exigida em ramos especializados da engenharia mecânica, onde é necessária para a produção de grandes produtos.

Um mecanismo como um carrossel permite mover os itens desejados ao longo de um caminho horizontal completamente fechado.

Se o elemento de corte do torno de mandrilar trabalhar com uma face de extremidade, então ranhuras anulares se formarão nele. Se você mover a própria ferramenta em um plano horizontal, não será mais possível retificar ranhuras circulares, mas ranhuras espirais. Variando os modos de operação e ajustes finos, é possível alterar drasticamente o tom dessas ranhuras. As ranhuras são trabalhadas em uma profundidade arbitrária - isso vai depender apenas da intensidade com que o bloco de trabalho é enterrado. Existem ferramentas que permitem formar ranhuras também nas paredes laterais - não importa se essas paredes laterais estão localizadas dentro ou fora.

Visão geral da espécie

Por nomeação

Modelos versáteis são otimizados para uma ampla gama de operações. Claro, eles perdem na perfeição da produção de manipulações individuais. Dispositivos especializados são focados de forma restrita, mas tipos específicos de trabalho são executados sem falhas. Um torno rotativo e chato universal geralmente tem um único suporte. Os tamanhos de tais dispositivos têm sua própria gama de tamanhos, e a seleção dessas dimensões é determinada pela seção da peça.

As máquinas de torneamento e mandrilamento altamente especializadas são geralmente projetadas com base em amostras universais.

A especialização pode ser alcançada:

  • aumentar ou diminuir a altura em que o processamento é realizado;
  • alterar o número de compassos;
  • ajustes no design dos compassos;
  • a introdução de cabeças de acionamento auxiliares;
  • adicionando ao design de nós que permitem que você execute ações complexas.

Pelo número de pontos de apoio

As máquinas de coluna única são, de preferência, equipadas com um sistema de controle numérico. Eles permitem que você manipule estruturas com uma seção transversal não superior a 150 cm.Uma área adicional de aplicação é a manipulação de superfícies cônicas. Cada máquina de coluna única contém um suporte lateral com um suporte universal.

O tipo de dois postes do dispositivo é caracterizado por maior rigidez e confiabilidade, portanto, é usado para trabalhar com peças de trabalho pesadas especialmente grandes. O movimento da travessa e dos suportes é realizado com a ajuda de uma unidade especial - "portal".

Pelo número de compassos

Pode haver um ou vários deles. Os modelos de suporte único se distinguem por um campo de aplicação relativamente estreito.

Quanto mais tais elementos, mais amplo será o escopo de aplicação.

Por tipo de cabeça do fuso

O design usual é baseado em um único cortador. Um tipo mais moderno é a torre. Com ele, você pode usar várias peças de corte ao mesmo tempo. O movimento é orientado tanto horizontal quanto verticalmente de acordo com sua escolha. Os cortadores são colocados no cabeçote um por um e, um por um, eles vão ao trabalho.

Pelo tipo de controle dos movimentos de trabalho

Em oficinas comuns e em casa, as técnicas manuais são freqüentemente usadas para processar metal. Apesar da simplicidade e leveza, esses dispositivos têm um ponto negativo - você terá que agir com muito cuidado. Tal técnica só pode lidar com tarefas simples e, mesmo quando são realizadas, o fator humano desempenha um papel importante.Portanto, mesmo no segmento doméstico, as máquinas CNC estão se tornando cada vez mais líderes convincentes, apesar do aumento de preço.

Vale a pena prestar atenção aos parâmetros do equipamento. As máquinas típicas, fornecidas em grande parte pela indústria, além do motor elétrico principal, possuem diversos acionamentos auxiliares. Essas unidades especiais permitem um controle mais preciso das peças individuais da máquina de produção. Quanto maiores as peças, mais potentes devem ser as usinas. Na indústria, não é incomum girar modelos de equipamentos que consomem 10 kW de eletricidade ou mais.

O ritmo acelerado da tecnologia de carrossel se deve em grande parte às especificações das placas frontais de montagem. Ele também é contado para aumentar a precisão das manipulações. Portanto, é possível realizar trabalhos que requerem tolerâncias estritamente limitadas. Vale a pena atentar para a altura máxima e seção transversal dos blanks. A altura das estruturas pode variar - em casos diferentes é de 80-500 cm.

A precisão com que as peças serão processadas é determinada pela qualidade das configurações do bloco de teclas. Como já foi mencionado, quando se utiliza CNC, este valor é máximo. Algumas máquinas de contorno de alta precisão podem apresentar taxas de erro ainda mais baixas.

No entanto, não será possível manter o trabalho em um nível tão alto o tempo todo.

Top models

O mercado de tornos enfadonhos contém um grande número de modelos diferentes. Dalian Guofeng Machine Tools faz uma boa oferta. Seus modelos 5231, 5240, 5250 podem competir com segurança com os melhores designs domésticos. Eles se distinguem por uma maior precisão e são bastante práticos. Mesmo espaços em branco com formas geométricas complexas podem ser processados ​​com sucesso.

Todos os modelos descritos têm dois suportes. Mas também existem versões de coluna única no sortimento da empresa chinesa. Sua potência não é inferior a 22.000 watts e não superior a 45.000 watts. As modificações de 5110 a 5131 são controladas numericamente. Esses equipamentos são bastante eficazes, complementados por servos especiais.

Você terá que pagar mais pelos produtos da empresa suíça ENCE GmbH. No entanto, seus indicadores de qualidade também são mais elevados. Este fabricante pode oferecer várias linhas ao mesmo tempo. Portanto, LEN 3000-5000 são máquinas sem CNC por padrão, mas se necessário, tal unidade de controle pode ser adicionada. O módulo de alimentação principal tem alguns estágios. Seu motor elétrico é capaz de fornecer 16 velocidades diferentes.

Se você precisa trabalhar com espaços em branco de 125 a 200 cm, A série LEN 1250-2000 deve ser preferida... Esses dispositivos possuem guias de roletes. Os próprios rolos contêm rolamentos fabricados com altíssima precisão. A redução de erros também é alcançada com porta-ferramentas balanceados. Para aumentar a confiabilidade e estabilidade do equipamento, ele é equipado com peças elétricas da Siemens.

Entre as empresas nacionais, deve ser mencionada a Fábrica de Máquinas-Ferramenta Pesadas de Krasnodar. Ele fornece vários modelos de tornos verticais ao mesmo tempo. Para mover o calibrador, eles são fornecidos com guias de aço temperado. O projeto de duas colunas usa um par de pinças de torre ou uma combinação de torreta e unidades de perfuração. Alguns modelos permitem o uso de refrigeração líquida de alta pressão.

A versão 1A516MF3 da empresa Stankonov também merece atenção. Seu suporte é fixado à mesa com parafusos (o espaçador atua como um intermediário). A travessa de ferro fundido é produzida por fundição. O dispositivo pode manusear peças com peso de até 10.000 kg.

Os avanços do calibrador são ajustáveis ​​continuamente.

Uma alternativa são os produtos da empresa "TBS". Mais especificamente, as versões de coluna única 1512 / 1516F11 e 1512 / 1516F3. Eles usam feeds com unidades separadas. Por padrão, os calibradores da torre são usados; a pedido dos clientes, é disponibilizada a dotação de pinças especiais que simplificam o processamento das rodas.A alta confiabilidade é mantida graças à lubrificação centralizada.

Critérios de escolha

Tornos de torneamento vertical podem ter placas frontais de grande diâmetro. Ele determina o tamanho do equipamento e o tamanho das peças de trabalho. Por sua vez, a taxa na qual o painel frontal é girado determina o quão eficiente o sistema será. Modelos de perna única são necessários para produzir peças cônicas. As versões de dois postes são mais populares ao trabalhar com peças com uma seção transversal de 160 cm ou mais.

A escolha dos métodos de usinagem de metais desempenha um papel importante em vários casos. E sua viabilidade em uma máquina específica depende de quão longe as unidades de trabalho se movem vertical e horizontalmente. Variando o ângulo de inclinação do compasso, é possível influenciar a geometria dos produtos fabricados. Quanto mais sofisticado e variado, maior o ângulo de deflexão fornecido pelos projetistas. Existem outros parâmetros que também devem ser considerados.

Então, além das velocidades mais alta e mais baixa do painel frontal, você deve prestar atenção ao número de gradações. Quanto maior for, mais precisamente você pode ajustar o modo de operação. Mas o outro lado dessa vantagem é a complicação da cinemática. É mais difícil calculá-lo e aumenta a probabilidade de algum tipo de falha durante o trabalho. É útil prestar atenção à capacidade do magazine de ferramentas.

Se for grande o suficiente, o processo de processamento do metal é simplificado. Idealmente, você pode concentrar toda a cadeia de produção em uma ou mais máquinas do mesmo tipo. Ao escolher um dispositivo CNC, você deve pensar na precisão da ação das unidades executivas. O ponto crítico é a precisão com a qual o painel frontal girado é fixado; qualquer guinada de um determinado ângulo é inaceitável. Para a eficiência da troca de ferramentas, máquinas com torres são diferenciadas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário