Tudo o que você precisa saber sobre brocas de bancada

Contente
  1. Peculiaridades
  2. O que eles são?
  3. Revisão dos modelos da URSS
  4. Avaliação de máquinas modernas
  5. Critérios de escolha
  6. Nuances de operação

As furadeiras de bancada são caracterizadas por dimensões compactas, baixo peso e, como resultado, alta mobilidade. Apesar de seu pequeno tamanho, essas ferramentas podem realizar todas as operações básicas de perfuração, por isso são onipresentes em oficinas privadas, bem como na produção em pequena escala.

Peculiaridades

As furadeiras de bancada são máquinas funcionais e fáceis de usar para o processamento de peças de metal. Eles encontraram sua aplicação na vida cotidiana, em pequenas e até grandes oficinas de produção. Essas ferramentas são relevantes para a criação de perfurações, projeto de roscas métricas, escareamento e muitas outras operações.

Essas unidades são adequadas para trabalhar com metais e suas ligas de uma ampla variedade de tipos. Além disso, permitem a formação de orifícios em produtos de plástico, madeira e polímeros. Ergonomia, pequenas dimensões e facilidade de uso os distinguem das versões para exteriores.

Com a operação adequada, eles lidam com todas as suas tarefas em quaisquer condições - seu desempenho não é afetado por mudanças climáticas e outras influências externas adversas.

As vantagens das ferramentas de perfuração de bancada incluem:

  • leveza, compacidade e ergonomia, garantindo alta mobilidade dos equipamentos;
  • a capacidade de trabalhar com uma fonte de alimentação estacionária, graças à qual as unidades podem ser usadas em uma ampla variedade de salas;
  • simplicidade de design, proporcionando alta eficiência de trabalho enquanto aplica baixos custos de mão de obra;
  • versatilidade - além das perfurações, essas máquinas permitem realizar muitas outras operações em termos de processamento de metal.

O que eles são?

De acordo com sua finalidade funcional, todas as unidades de perfuração de bancada podem ser divididas em três grandes grupos.

Os especiais incluem instalações automáticas que podem fazer manipulações estritamente definidas. Normalmente, eles são projetados para a formação simultânea de vários orifícios em peças de um determinado tipo.

Quase todas as unidades soviéticas, bem como as unidades russas posteriores, podem ser classificadas como especializadas. Por tradição, estão equipados com um grande número de peças e mecanismos, o que permite tanto a sua instalação em larga escala como a produção em linha.

As ferramentas universais podem realizar todas as manipulações associadas à formação de perfurações, bem como qualquer processamento subsequente.

De acordo com a nomenclatura, tais máquinas são divididas em:

  • perfuração radial - essas ferramentas são fixas, bem como móveis, portáteis, algumas fornecem cabeçotes do tipo giratório e outras modificações;

  • furação vertical - são unidades leves (com seção de até 13 mm), médias (15-55 mm), bem como pesadas (até 75 mm);

  • furação / centragem horizontal.

Máquinas de tipo especial são produzidas para um conjunto estreito de operações. Alguns são capazes de realizar apenas uma ação. Na maioria das vezes, não é possível reconfigurá-los para algumas outras manipulações com peças de trabalho.

As unidades de perfuração de bancada individuais são programáveis. A marcação de máquinas CNC prevê um conjunto de caracteres - uma ou um par de letras e um número, que fornecem informações sobre as características técnicas e operacionais do equipamento.

No entanto, essas unidades são procuradas principalmente na fábrica, não há necessidade de software de controle na vida cotidiana.

Os modelos não CNC são divididos em:

  • dispositivos semiautomáticos;

  • automático;

  • automatizado;

  • com alimentação manual ou mecânica.

Deve-se notar que o equipamento de mini-perfuração inclui um número significativo de modificações fundamentalmente novas. Neste grupo, você pode designar:

  • ferramenta de perfuração magnética;

  • unidade de fresagem-torneamento-mandrilamento;

  • torneamento multifuncional e mandrilamento de fresamento;

  • perfuração e enchimento.

Revisão dos modelos da URSS

Apesar de hoje em dia haver muitas críticas negativas sobre a tecnologia dos tempos da URSS, a construção de máquinas-ferramenta na era da URSS alcançou patamares significativos. Naquela época, eram produzidos equipamentos práticos e funcionais. Além disso, esta afirmação se aplica a todos, sem exceção, a indústria de máquinas-ferramenta. É por isso velhas máquinas-ferramentas dos tempos da União Soviética até hoje servem fielmente dezenas de milhares de artesãos na CEI e até mesmo além de suas fronteiras. Esta técnica tem uma vida útil excepcional. Vamos considerar algumas das instalações mais populares da época da URSS.

2M112

Esta lendária máquina de perfuração foi produzida em uma fábrica de máquinas em Kirov. A máquina de perfuração era popular naquela época e continua a ter uma grande demanda hoje. É usado para furar peças e criar roscas ao trabalhar com uma ampla variedade de metais.

O 2M112 é um dispositivo verdadeiramente versátil. Ele processa não apenas produtos de metal, mas também madeira, plástico e muitas outras peças de trabalho. Desde o seu lançamento na era soviética, esta máquina encheu literalmente as oficinas de pequenas e grandes fábricas, hoje são encontradas principalmente em serviços de reparo e oficinas privadas. Também pode ser encontrado na produção em larga escala, mas a obsolescência física do equipamento limita seu potencial nas condições de usinagem em série.

O design desta máquina de perfuração é caracterizado pela simplicidade combinada com alta confiabilidade. O dispositivo é fácil de operar. O diâmetro do furo é de até 12 mm, a distância máxima da extremidade do fuso à superfície da mesa é de 400 mm. Motor elétrico de alta potência de 550 W, esta potência é suficiente para fornecer a maior velocidade de rotação dentro de 4500 rpm. O motor está conectado a uma caixa de câmbio que permite selecionar diferentes velocidades.

As dimensões da máquina são 790x375x950 mm, o peso da estrutura é de 125 kg. Claro, esta não é uma unidade móvel e não é possível transferi-la de uma unidade de produção para outra. Ao mesmo tempo, a estrutura é bastante rígida, eficiente e funcional.

Ele permite que você defina a precisão máxima para usinagem de peças de trabalho.

NS-12A

Máquina de alta rigidez, peso 90-120 kg. Pode formar orifícios com seção transversal de até 16 mm e suportar as cargas mais severas. Potência do motor elétrico 600 kW, velocidade de trabalho 1400 rpm - este é um desempenho muito bom para pequenas oficinas, enquanto a precisão é de 0,02 mm. Em geral, esta unidade é prática, confiável na operação e eficiente. Hoje é procurado em pequenas empresas de manufatura e nas salas de aula.

2SS1M

A instalação foi concebida especificamente para a punção de furos em produtos de ligas não ferrosas, bem como em aço e ferro fundido. Pode ser usado para peças não metálicas. A ferramenta não pode ser chamada de poderosa, ela é projetada para 180 W, tal motor foi instalado em máquinas de lavar nos anos soviéticos. Adequado para uso doméstico.

O fuso é quadrado, então a precisão é baixa. Mas a mesa é móvel, devido à qual a altura de furação necessária da peça de trabalho é fornecida de até 70 mm.Ao mesmo tempo, o peso é de cerca de 50 kg, portanto a instalação é mais móvel do que as outras descritas acima.

Pode-se argumentar que as mini-máquinas-ferramenta da era soviética eram caracterizadas por uma combinação ideal de resistência do material, maior confiabilidade e alta eficiência. Quase todas as ferramentas eram equipadas com um motor potente, de recurso suficiente para trabalhar os metais mais duráveis ​​e suas ligas. As ferramentas soviéticas são fortes, duráveis ​​e, ao mesmo tempo, fáceis de manter. É por isso que os modelos industriais e domésticos, produzidos há várias décadas, ainda são muito difundidos em nosso tempo.

Avaliação de máquinas modernas

A indústria moderna oferece muitas máquinas de perfuração de bancada eficientes. São todos simples, seguros e acessíveis.

BOSCH PBD 40

Furadeira alemã baseada em unidade de estabilização eletrônica. Este desenho permite variar automaticamente a potência da ferramenta de trabalho, adaptando-a às cargas enquanto mantém uma determinada velocidade. Isso proporciona melhores resultados sem o risco de sobrecarregar o equipamento.

Existe uma caixa de velocidades de duas velocidades, que permite definir uma maior potência na fase inicial e uma boa velocidade na segunda. Para a máxima adaptação da instalação ao material, é fornecido um dispositivo de fixação rápida para fixar peças de vários formatos, inclusive redondas.

Mandril sem chave, precisão - aperta a broca, o que torna o trabalho mais conveniente e seguro.

As vantagens desta mini-máquina incluem a presença de um monitor no qual são exibidos os dados da profundidade de perfuração. O visor mostra informações sobre o ponto de entrada da broca na peça de trabalho e, assim, fornece resultados imediatos. Há uma iluminação da área de trabalho do objeto - isso é muito conveniente quando as manipulações são realizadas em condições de falta de iluminação.

Em geral, este é o modelo ideal para uma garagem ou pequena oficina. Peso da máquina 11 kg, velocidade de rotação de 250 a 2500 rpm. Diâmetro da broca para metal até 13 mm, para madeira - até 40 mm. Potência 710 W.

"ZUBR ZSS"

Uma ferramenta poderosa, suporta a instalação de brocas com um diâmetro de até 13 mm. Pode ser usado para uma grande variedade de materiais. A principal vantagem é a mesa giratória, que pode ser alinhada horizontalmente e verticalmente. Isso permite que as peças de trabalho sejam usinadas em uma ampla variedade de formatos. O conjunto inclui um torno para melhor fixação das peças.

Existe uma tela de proteção que exclui completamente a entrada de chips no mestre. Isso garante a máxima segurança operacional. O motor é assíncrono, existem interruptores eletromagnéticos com possibilidade de desligamento de emergência. Dimensões 450x350x225 mm, peso do equipamento 16 kg.

Zitrek DP-90

Uma das melhores máquinas de bricolagem do orçamento. O tamanho compacto permite que o equipamento seja colocado sobre a mesa. A potência é alta, até 550 W, por isso consegue fazer furos em peças de diversos metais, madeira e materiais poliméricos. Fornece 9 velocidades de operação que variam de 500 a 2620 rpm. Suporta brocas com diâmetros de até 16 mm.

Das características distintivas, pode-se destacar a capacidade de alterar os parâmetros de elevação / abaixamento da área de trabalho. Um torno é fornecido na base da instalação, com o qual você pode fixar uma parte de uma forma não padronizada. O cartucho é protegido por um escudo transparente. Existe um botão de desligamento de emergência que, em caso de situação anormal, interrompe rapidamente o movimento da máquina. Dimensões 400x490x260 mm, peso 18,5 kg.

E também à venda você pode encontrar máquinas chinesas. Via de regra, seu preço é uma ordem de magnitude mais atraente do que os produtos de fabricantes nacionais e europeus.

É verdade que o prazo de uso é muito mais curto.

Critérios de escolha

Ao escolher uma furadeira de bancada, você deve prestar atenção às suas características técnicas básicas.

Diâmetro de perfuração - geralmente o equipamento de mesa destina-se a criar perfurações de pequeno diâmetro dentro de 16 mm. Modelos mais poderosos são usados ​​na indústria.

Movendo a pena - a característica define a profundidade máxima de perfuração.

Saliência do eixo do fuso - determina a distância entre o suporte e o eixo de perfuração. Normalmente, quanto mais alto este número, mais longe da borda da peça de trabalho o operador tem que ficar. Em média, varia de 100 a 200 mm.

Poder - um dos principais critérios de seleção, o desempenho do equipamento depende disso. As instalações domésticas têm um motor com uma potência de 300-500 W. Isso é o suficiente para realizar manipulações típicas. Para a produção em série, serão necessárias ferramentas com potência de 700 W ou mais, o que permitirá que o equipamento seja usado no modo de carga de trabalho intensiva por um longo tempo.

Faixa de velocidade do fuso - para uma furadeira de mesa, este parâmetro varia de 200 a 3000 rotações. Máquinas profissionais podem dar até 6-10 mil rpm. Quanto maior for essa característica, mais fácil será escolher o modo de operação ideal para materiais de diferentes tipos.

Controle de velocidade - pode ser lisa ou escalonada. Alguns modelos possuem uma função reversa.

Tensão de rede - na escolha de uma furadeira para uso doméstico, é necessário levar em consideração que existem modelos com conexão a uma rede típica de 220 V, bem como aqueles projetados para 380 V. Portanto, a máquina deve ser selecionada levando-se em consideração em consideração a tensão disponível.

E também destacam algumas opções para a realização de trabalhos da mais alta qualidade em uma furadeira, a saber: a possibilidade de conectar uma morsa, um mandril e um conjunto de brocas.

Nuances de operação

Trabalhar em qualquer ferramenta de perfuração sempre acarreta o risco de ferimentos. Portanto, atenção especial deve ser dada à observância das precauções de segurança. Um risco significativo para o usuário pode ser representado por:

  • peças eletricamente condutoras;
  • elementos de máquina que se movem linearmente ou giram durante o processamento;

os elementos processados, bem como a ferramenta, que em caso de má fixação pode voar.

Existem requisitos básicos de segurança ao trabalhar em qualquer equipamento de perfuração.

  • O uso de ferramentas de excepcional qualidade e tecnicamente sólidas.
  • O uso da máquina é estritamente para o fim a que se destina.
  • Controle de qualidade da base de corte. Deve ser perfeitamente afiado, levando em consideração as características dos materiais nos quais a perfuração será feita.
  • Durante a operação, a ferramenta superaquece, o que leva ao seu rápido desgaste. Para minimizar a falha prematura, é necessário prever o resfriamento da máquina com água fria ou soluções especiais.

A criação de furos com uma profundidade de mais de 5 diâmetros da ferramenta de trabalho tem suas próprias sutilezas. Neste caso, durante a formação dos furos, as brocas devem ser retiradas de vez em quando, e o furo não acabado deve ser liberado dos cavacos nele acumulados. Se isso não for feito, existe um alto risco de emperrar a broca.

Em geral, o princípio de operação em máquinas de perfuração de pequeno porte não é particularmente difícil. A conformidade com as regras básicas permitirá que você use a máquina de maneira eficaz para criar perfurações de alta qualidade sem risco de ferimentos. O principal é seguir as precauções de segurança e realizar regularmente a manutenção profissional.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário