Tudo sobre furadeiras verticais
Depois de ler este artigo, você pode aprender tudo sobre furadeiras verticais com e sem CNC, produtos de mesa e montados em coluna. Seu propósito geral e estrutura, o esquema da máquina-ferramenta para metal e as unidades principais são caracterizados. Modelos e nuances principais de escolha de tal técnica são descritos.
Peculiaridades
O objetivo principal das furadeiras verticais é a produção de furos cegos e passantes. Mas eles podem ser usados não apenas para perfurar no sentido estrito; o processamento auxiliar de furos obtidos por outros meios também é permitido. É possível com a ajuda de tal dispositivo perfurar passagens que requerem a maior precisão possível. Esses sistemas são especialmente eficazes para rosqueamento interno e usinagem de metais para criar discos. Portanto, podemos concluir que esta técnica é quase universal em sua aplicação.
Nas operações listadas, as possibilidades de utilização de perfuradores verticais não se esgotam. Freqüentemente, esses dispositivos são comprados para organizar a produção em pequena escala e para fins domésticos. Mas muitos outros componentes úteis podem ser adicionados aos nós principais de acordo com o esquema.
O princípio básico de operação é mover a peça de trabalho em relação à ferramenta. A parte ativa do dispositivo é fixada com cartuchos especiais e luvas adaptadoras.
A estrutura é formada de maneira que seja mais conveniente operar com peças grandes. A produtividade do equipamento de perfuração vertical é bastante alta. As descrições geralmente também enfatizam a simplicidade do trabalho de serviço. O esquema mais típico é baseado no uso de uma placa de base, sobre a qual é colocada uma coluna. Mas existem outras opções, cada uma com seus pontos fortes e fracos.
As máquinas de perfuração serão seus ajudantes fiéis em:
-
produção mecânica;
-
oficina de montagem;
-
reparo e produção de ferramentas;
-
o trabalho de oficinas de transporte e construção, em empresas agrícolas.
Especificações
Os principais parâmetros de qualquer máquina de perfuração vertical, independentemente de sua marca, são:
-
a composição dos materiais processados;
-
a capacidade de fazer furos de certa profundidade;
-
balanço do fuso e levantamento acima da superfície de trabalho (esses parâmetros determinam como grandes peças de trabalho podem ser processadas);
-
distâncias entre os pontos superiores dos fusos e as mesas de trabalho (placas de base);
-
uma variedade do número de revoluções no fuso;
-
a distância que o fuso se move em 1 volta completa;
-
número de velocidades do fuso;
-
peso do dispositivo e suas dimensões;
-
consumo elétrico;
-
fonte de alimentação trifásica ou monofásica;
-
características de resfriamento.
O que eles são?
Tabletop
Esta versão da máquina geralmente possui um tipo de execução de fuso único. Nesse caso, é impossível contar com atuações especiais. No entanto, a compactação do dispositivo é uma vantagem bastante convincente. Se você precisar realizar vários tratamentos ao mesmo tempo, terá que usar cabeçotes multifusos. Mas isso nada mais é do que meia medida, compensação por fraqueza.
Fixado em uma coluna
Nesses modelos, a coluna de suporte serve de suporte para unidades de potência, caixas de engrenagens e cabeçotes de fuso. Em muitos casos, é fornecida uma opção para deslocar a mesa de trabalho ou conjunto de fusos na direção desejada. A coluna em si geralmente não é instalada no chão, mas é montada na cama da máquina. Ao lado de unidades altamente especializadas, também podem ser utilizadas unidades universais, que permitem realizar diversas operações tecnológicas.
No entanto, mesmo o equipamento manual ou semiautomático mais avançado não permite que grandes furos sejam produzidos em grandes peças de trabalho com eficiência suficiente.
É necessário para tais manipulações o uso de grandes redutores. A maioria deles é fornecida com CNC, o que expande ainda mais a funcionalidade. Neste caso, será possível preparar quase todos os furos com uma precisão particularmente elevada. Os operadores podem ser guiados pelas indicações da unidade de exibição. Algumas versões são fornecidas com uma mesa XY e / ou um torno para melhorar ainda mais a eficiência de manuseio.
Os melhores fabricantes e modelos
Os produtos da Fábrica de Máquinas-Ferramenta Sterlitamak são valorizados por sua alta qualidade. Por exemplo, engrenagem modelo CH16... Pode fazer furos com um diâmetro nominal de 16 mm em uma superfície de aço. Outros pontos técnicos:
-
peso das peças a serem processadas até 30 kg;
-
altura das peças de trabalho até 25 cm;
-
a distância entre o eixo do fuso e a coluna é de 25,5 cm;
-
peso líquido 265 kg;
-
a conicidade do fuso é feita de acordo com o sistema Morse 3;
-
superfície de trabalho 45x45 cm.
Você também pode prestar atenção aos produtos da empresa de máquinas-ferramenta Astrakhan. Em primeiro lugar - АС 2116М. Este sistema perfura, resma e escarea igualmente bem. Também pode ser útil ao fresar e enfiar. O curso do fuso atinge 10 cm, o cone do fuso é feito no formato Morse 2 e a superfície de trabalho é de 25x27 cm.
Uma alternativa pode ser considerada Zitrek DP-116 - um dispositivo com uma potência de 0,63 kW, alimentado por uma fonte de alimentação doméstica comum. Suas características práticas:
-
balanço do fuso de até 6 cm;
-
cartucho 1,6 cm;
-
distância entre fuso e mesa 41 cm;
-
altura do dispositivo 84 cm;
-
peso líquido 34 kg;
-
a mesa gira 45 graus em ambas as direções;
-
o diâmetro da coluna funcional é de 6 cm;
-
12 velocidades são fornecidas.
A classificação dos melhores inclui Máquina PBD-40 da Bosch... Este modelo é relativamente barato. Ela poderá, por meio de brocas especiais, fazer furos com seção transversal de até 1,3 cm em metal. Se perfurar madeira, o tamanho dos furos pode ser aumentado até 4 cm. A fiabilidade também é inquestionável.
Uma boa escolha também vale a pena considerar Triod DMIF-25/400... Esse dispositivo é capaz de operar a uma tensão de 380 V. Outras características técnicas:
-
potência 1,1 kW;
-
curso do fuso até 10 cm;
-
tamanho da mesa 27x28 cm;
-
o tamanho dos furos perfurados até 2,5 cm;
-
racks 8,5 cm;
-
é possível alternar entre 4 modos de alta velocidade na alimentação e 6 velocidades do fuso;
-
velocidade variável por meio de uma correia em V;
-
peso da máquina 108 kg;
-
desvio lateral até 45 graus.
Stalex HDP-16 não pode produzir tais furos, seu diâmetro de trabalho é de 1,6 cm. A seção da coluna é de 5,95 cm. A altura da máquina chega a 85 cm. São fornecidas 12 velocidades diferentes e a tensão de operação é de 230 V. O cone do fuso é feito de acordo com Sistema MT-2, e a pena tem 7,2 cm de diâmetro.
É apropriado encerrar a revisão em JET JDP-17FT... Este dispositivo acionado por correia opera com uma tensão de 400 V. A mesa tem 36,5 x 36,5 cm de tamanho e pode ser inclinada 45 graus para a direita e esquerda. A potência total do acionamento elétrico é 550 W. O peso líquido é de 89 kg e o fuso pode se mover em 12 velocidades diferentes.
Dicas de Seleção
O nível de potência é um dos principais indicadores. As máquinas de 0,5-0,6 kW são adequadas para uso doméstico ou na garagem. Ao planejar a criação de uma oficina, você precisa escolher modelos para 1-1,5 kW. As amostras mais poderosas já estão conectadas a redes não 220, mas 380 V. O diâmetro de perfuração é selecionado individualmente.
É importante prestar atenção à precisão com que os furos são feitos; em modelos domésticos, a precisão é menor do que em equipamentos profissionais.
Além desses pontos, você precisa prestar atenção a:
-
segurança;
-
qualidade da gestão;
-
opção de alimentação automática;
-
possibilidade de fornecimento de líquido lubrificante e refrigerante;
-
avaliações do consumidor;
-
a frequência de uso do equipamento e a atividade de seu carregamento.
Para uso doméstico, é aconselhável escolher equipamentos leves e de pequeno porte. Quanto mais fácil for movê-lo para o lugar certo, melhor. O ruído mínimo também é importante. Na maioria das vezes, as furadeiras verticais compactas e de baixo ruído têm formato de bancada. Esses modelos preparam furos com seção transversal de 1,2-1,6 cm, além disso, ajudam a economizar energia muito cara.
Em garagens, oficinas, ou ainda mais em oficinas, não há mais uma limitação especial de volume. Muito mais importante é o nível de desempenho e funcionalidade. Nessas condições, as máquinas de piso com apoios para os pés estáveis são as mais atraentes.
Se precisar fazer furos maiores, terá que dar preferência às engrenagens. Tomar os modelos mais baratos dificilmente será justificado, exceto para aqueles que trabalham ocasionalmente.
O comentário foi enviado com sucesso.