Precauções de segurança ao trabalhar em uma máquina de perfuração

Contente
  1. O que precisa ser feito antes de começar a trabalhar?
  2. Medidas de segurança durante o trabalho
  3. Instrução de comportamento de emergência

A segurança ao trabalhar em uma máquina de perfuração não é menos importante do que a própria técnica de perfuração. Existem requisitos específicos durante o trabalho que devem ser seguidos cuidadosamente. E também deve conhecer as principais medidas de segurança em situações de emergência.

O que precisa ser feito antes de começar a trabalhar?

Os equipamentos industriais podem capacitar muito as pessoas. esqueça, mas é impossível que cada um desses dispositivos também seja potencialmente uma fonte de maior perigo. É necessário preparar-se para trabalhar na máquina de perfuração com antecedência. Antes de começar a usar a técnica, você terá que ser instruído. Para uso independente, é necessário estudar os requisitos indicados no passaporte técnico e nas instruções. Somente aqueles que têm um bom conhecimento de engenharia elétrica e encanamento devem receber permissão para trabalhar em máquinas-ferramentas na produção industrial.

Esses requisitos devem ser observados durante o treinamento.... O processo de aprendizagem envolve o domínio das principais práticas de trabalho seguro. Os oficiais de segurança e / ou gerentes de produção devem revisar o conhecimento e as habilidades dos novos funcionários. Antes de ligar a máquina, é necessário verificar a capacidade de manutenção de todos os seus componentes principais.

A qualidade das barreiras de proteção e aterramento é importante; eles também examinam a condição técnica das partes funcionais da ferramenta.

Os próprios funcionários devem usar macacão. Neste caso, é necessário verificar seu estado atual. É inaceitável o uso de macacões gastos ou deformados. Antes de ligar a máquina, é necessário fechar a roupa com todos os botões e colocar as mangas do robe. Além disso, você precisará de:

  • cocar (boina, lenço na cabeça ou bandana são preferidos);
  • Óculos de serralheiro para proteção dos olhos;
  • sapatos profissionais.

Medidas de segurança durante o trabalho

As precauções de segurança padrão devem começar com uma partida sem carga. A carga então não é aplicada de forma alguma. Se for encontrado um problema, o dispositivo é parado e imediatamente relatado aos encarregados ou reparadores. Máquinas-ferramentas usadas independentemente em casa ou na oficina pessoal devem ser reparadas com a ajuda de assistentes profissionais. É estritamente proibido colocar partes abertas das mãos e rosto a uma distância curta do fuso rotativo.

Não use luvas ou luvas ao perfurar na máquina. Eles são simplesmente desconfortáveis ​​e criam um desconforto sério que os distrai do trabalho. Além disso, eles podem ser facilmente puxados para a zona de perfuração - com consequências muito desagradáveis. Você pode prevenir lesões se:

  • verifique cuidadosamente a confiabilidade da fixação das próprias brocas e peças de trabalho;
  • aproxime cuidadosamente a peça furada da peça sem soltar;
  • aplique um lubrificante e esfrie a broca não com um pano úmido, mas com um pincel especialmente projetado;
  • recusar-se a desacelerar manualmente os cartuchos;
  • deixe a posição de trabalho estritamente após parar o dispositivo.

No caso de uma queda repentina de energia, é necessário desligar imediatamente o acionamento elétrico. Então, seu lançamento repentino não criará problemas. Durante a operação, não deve haver objetos desnecessários e não utilizados na superfície da cama e ao redor do local de trabalho.Se você encontrar um kit de máquina-ferramenta com defeito ou gasto (unidade de suporte, unidade de perfuração e outras peças), você deve parar imediatamente de usá-lo. Peças e brocas não podem ser ajustadas enquanto a máquina está funcionando. Você deve primeiro pará-lo.

Não é permitido soprar cavacos e outros resíduos com ar comprimido. Antes de iniciar a perfuração, as peças devem ser aparafusadas. Se algumas ferramentas têm elementos salientes, essas máquinas-ferramentas devem ser cobertas com tampas lisas. Ao trabalhar com um fuso em uma máquina com vários fusos, outras partes funcionais devem ser desconectadas. Você não pode começar a trabalhar se os bloqueadores de movimento não autorizado de troncos, travessas ou suportes estiverem com defeito.

Todas as ferramentas de corte devem ser instaladas somente após a máquina ter parado completamente. Além da confiabilidade e robustez da instalação, você deve verificar se os produtos estão centralizados corretamente. Ao trocar a ferramenta, o fuso é abaixado imediatamente. Somente peças fixas com segurança podem ser perfuradas. A fixação deve ser realizada apenas com peças e componentes especialmente concebidos para este fim.

Se as peças de trabalho forem fixadas em um torno, elas devem estar em boas condições de funcionamento. Não use um torno com entalhes de lábio desgastados.Para. Você só pode colocar peças na furadeira e retirá-las de lá ao colocar o fuso em sua posição original.

Se for encontrada uma fixação do mandril solta ou se a peça começar a girar com a broca, o dispositivo deve ser interrompido imediatamente e a qualidade da fixação restaurada.

Se você notar uma ferramenta emperrada, você deve desligar a máquina imediatamente. O mesmo é feito em caso de violação das hastes de brocas, torneiras, em caso de destruição de outros equipamentos. Mandris e brocas são trocados usando drifts especializados. Ao trabalhar em máquinas equipadas com dispositivos de segurança que bloqueiem a propagação de cavacos, esses componentes devem estar em bom estado de funcionamento e ligados. Se for impossível utilizá-los, deve-se usar óculos especiais, ou colocar um escudo protetor de material transparente.

É necessário fazer furos profundos em várias etapas. No meio, a broca é puxada para fora do canal para remover os cavacos. Se for necessário processar metal dúctil, é necessário usar brocas especiais para este caso. A retirada de cavacos até mesmo da mesa da máquina, sem falar na própria peça, só é permitida após a frenagem completa.

É inaceitável apoiar o metal que está sendo processado com as mãos, bem como tocar a broca antes que a máquina pare completamente.

Instrução de comportamento de emergência

Mesmo as pessoas mais habilidosas e cuidadosas podem enfrentar várias emergências e acidentes. Aconteça o que acontecer, é necessário parar imediatamente a máquina e informar as pessoas responsáveis ​​ou a gerência direta do problema. Se a assistência imediata não puder ser fornecida pelos serviços de reparo, os operadores de máquina devidamente treinados são livres para retificar o problema e eliminar outras ameaças eles mesmos. Ao mesmo tempo, eles não podem alterar arbitrariamente o projeto da máquina ou de qualquer uma de suas unidades.

A máquina de perfuração só pode ser reiniciada com a aprovação do gerente ou do responsável pela segurança, com a assinatura por escrito dos documentos relevantes... Às vezes, as furadeiras pegam fogo. Nesse caso, você deve relatar imediatamente o incidente aos comandantes (supervisores diretos, segurança). Caso o empreendimento não possua corpo de bombeiros próprio, é necessário chamar o corpo de bombeiros. Se possível, é necessário se afastar da fonte do fogo, ajudar a fazer isso e economizar valores materiais.

O fogo autoextinguível é permitido apenas se não houver risco de vida.

Se houver tal ameaça, é impossível tentar apagar a chama. A única coisa a fazer é tentar desenergizar a sala.... Ao chamar os socorristas, é aconselhável que alguém os encontre e dê as explicações necessárias no local. Estranhos e curiosos não devem ser permitidos no local do incêndio. Se as vítimas forem encontradas, você deve:

  • avaliar a situação e o risco;
  • desenergize a máquina e exclua sua partida;
  • prestar primeiros socorros aos feridos;
  • se necessário, chame a assistência de emergência ou leve o ferido a um centro médico;
  • se possível, mantenha inalterada a situação no local do incidente para simplificar a investigação.
sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário