Máquinas de perfuração CNC
O controle com base em um módulo de programa numérico é implementado em todos os tipos e tipos de máquinas: torneamento, furação, fresamento. A única razão é a transição de sessões de trabalho únicas e episódicas para sessões massivas, afetando grupos de bilhões do mesmo tipo e partes idênticas, que é a base de uma atividade bem-sucedida.
Variedades e sua estrutura
O dispositivo da máquina de perfuração mais simples é um acionamento móvel, o mandril com uma broca que se move verticalmente ao longo das guias. A mesa de objetos, na qual a peça é fixada, move-se de acordo com as configurações do programa na unidade de programa, que emite os comandos correspondentes. Esta mesa pode avançar ou girar dependendo de como um certo número de peças precisa ser processado. Os grampos de extremidade de peça também se movem para segurar com segurança uma peça grossa ou uma pilha inteira de peças finas. Por exemplo, se a profundidade do mandril de perfuração é de 10 cm, então 5 placas de 20 mm ou 50 de 2 mm podem ser fixadas na mesa de alargamento.
O movimento X, Y e Z é compartilhado entre o atuador e o estágio. Assim, o acionador pode movimentar o mandril com a broca apenas na altura, sendo que o comprimento e a largura entre os furos perfurados (conforme o plano) são determinados pelo movimento das peças e da mesa do objeto. Em versões mais avançadas, a mesa é estacionária: apenas o fuso com o mandril se move.
Em todos os casos, as instalações coordenadas-passo são responsáveis pelo movimento, a base do qual são os motores de passo com um complexo sistema de rolos, engrenagens e placas eletrônicas de acionamento, graças aos quais são realizados os movimentos rotativo-angulares dos rotores desses motores. Fora.
Existem os seguintes tipos de máquinas de perfuração.
Com mesa giratória para objetos embutida
Alta velocidade e precisão são importantes aqui. Os principais componentes deste tipo de dispositivo incluem pontes dinâmicas e mastros verticais duplos em trilhos paralelos, suspensos sobre a mesa. O dispositivo é totalmente autônomo. Ele funciona automaticamente com intervenção mínima do operador. A calculadora neste dispositivo é implementada com base em um controlador construído em microcircuitos IPC.
O acionamento do elevador é construído com base em um servo acionamento, bem como no mecanismo do fuso. Existe um autodetector do comprimento da broca, um determinante da espessura das peças de trabalho (ou um conjunto de peças idênticas empilhadas umas sobre as outras). A funcionalidade adicional é uma interface gráfica do usuário do software que é compreensível para qualquer iniciante. A máquina possui painéis de toque nos quais o operador da unidade define o modo de operação necessário e o tipo de peças a serem processadas.
Em tal dispositivo, é fácil e simples alinhar as bordas das peças de trabalho. As coordenadas de trabalho são definidas de forma que possam ser combinadas de forma conveniente com um processo específico de perfuração de peças de trabalho.
Para a perfuração mais precisa, é usado um ambiente de software que corrige de forma independente os erros que ocorrem ao trabalhar em máquinas semelhantes sem CNC.
Mandriladoras CNC tipo pórtico
Esses modelos são adequados para usinar peças de aço estrutural: por exemplo, peças para a montagem de torres e pontes. Vantagens das máquinas de pórtico: evitar sessões repetitivas, aumentar a eficiência da produção, reduzir o tempo de processamento e reduzir o custo geral dos componentes de fabricação.
Pelo número de fusos, as máquinas são divididas em máquinas de um e vários fusos. Em alguns modelos, existe uma função para substituir as brocas em tempo real (um armazém de consumíveis é integrado a esse dispositivo). Em termos de número de operações, os dispositivos multioperacionais estão ganhando cada vez mais popularidade, graças aos quais, além da furação, a mandrilagem e a fresagem (alinhamento) das peças são realizadas na produção.
Variedades de máquinas verticais são representadas pela lista a seguir.
- Coluna única com palco. Os orifícios perfurados têm 2 a 6 cm de diâmetro.
- Coluna única com torre. Os cortadores podem ser alterados automaticamente na hora.
- Coluna única com magazine de ferramentas... O diâmetro dos orifícios é de 5,5-6,5 cm.
- Radial com manga e fuso (ou uma coluna móvel).
Mas também existem furadeiras horizontais. No geral, eles são como uma máquina ao contrário: as brocas se movem horizontalmente e os motores do fuso se movem verticalmente. Âmbito - pré-furação de peças com nervuras (se a espessura o permitir).
Decidido o tipo de máquina utilizada, verificam a adequação da mesma para uma determinada lista de obras.
Compromisso
Uma máquina projetada para metalurgia irá facilmente trabalhar com madeira e materiais compostos não metálicos. Então, trabalhando em um modelo Broca ProArc CNC + 1640S pode ser realizado com placas de metal. O diâmetro da broca é de 6 a 80 mm, então você pode fazer um grande furo usando até mesmo uma broca escalonada ou coroa.
Ao mesmo tempo, a espessura da peça não ultrapassa os 10 cm Este modelo pertence à lista dos melhores do seu tipo. Adequado para pequena produção quando pequenas estruturas precisam ser perfuradas. A largura da mesa neste exemplo chega a 60 cm, o comprimento é de até 3 M. O trabalho de alta qualidade e alta precisão torna este dispositivo uma ferramenta de trabalho extremamente popular.
As furadeiras com CNC são adequadas para uma rápida auto-instalação de peças de um conjunto, que é estabelecido pelo operador da unidade. A precisão das operações é verificada usando o programa embutido. O movimento automático da unidade de perfuração e da mesa de objetos é realizado por três leituras de coordenadas com alta precisão. Por exemplo, o movimento de uma peça (ou ferramenta) em altura é realizado por meio de batentes, interruptores, plugues e fita perfurada.
Na ausência de um mecanismo giratório na máquina, a broca é substituída por um mandril de liberação rápida.
O objetivo das máquinas para usinagem de metais é fazer furos nas peças de trabalho, onde a alta precisão é crítica. A perfuração manual não fornecerá isso, não importa o quanto o mestre tente. Em um ambiente de produção contínua (por exemplo, em um turno de trabalho), esse equipamento é indispensável. As máquinas para o processamento de materiais compósitos e de madeira são utilizadas, por exemplo, na fabricação de móveis. Isso inclui furos para parafusos Euro (confirmação). A unidade deve ter uma mesa grande para objetos com vários metros de comprimento. Mas a gama de uso de máquinas de perfuração CNC é aeronaves, instrumentos e construção naval. Eles são usados como a principal caixa de ferramentas da oficina mecânica.
Este equipamento especializado com sistemas de controle eletrônico organiza o controle sobre a finalidade funcional de vários equipamentos... Por exemplo, um centro de perfuração CNC está equipado com sistemas universais de reconhecimento de peças.
Escolha
A seleção de uma furadeira CNC é feita de acordo com os seguintes critérios.
- Dimensões e peso das peças. Se você perfura placas relativamente finas ou se precisa processar peças volumosas com peso considerável, depende do seu perfil estreito.Para trabalhos em aço e ligas de metais não ferrosos (bronze, etc.), uma alta potência do motor (mais de 1 kW) e as melhores brocas de ligas de aço de alta velocidade serão necessárias. Se você precisar perfurar aço endurecido, apenas uma broca (ou ponta) revestida de diamante ajudará.
- Se você precisa de uma máquina para processar madeira, não deve pagar a mais por seu análogo mais caro, projetado para processar aço. Tal máquina pode ter menor potência do motor e dimensões reduzidas.
- Uma máquina para uma oficina ou garagem exclusivamente doméstica não deve ser grande, ocupando um espaço de 10 m2 ou mais. Esses são os custos de fábricas e fábricas onde a produção é colocada em uma esteira rolante. Para uma casa ou uma pequena garagem, essa máquina levará apenas 1-2 m2.
Não compre máquinas sobre as quais não haja informações suficientes. Eles irão falhar rapidamente.
O comentário foi enviado com sucesso.