Descrição e seleção de máquinas de perfuração e solda
A máquina de perfuração e enchimento é um tipo especial de equipamento muito procurado na indústria de processamento de madeira. A unidade deste tipo é usada para fazer orifícios nos elementos da mobília do armário.
Dispositivo
O desenho da máquina de furar e encher assemelha-se na sua estrutura à instalação multi-fuso, anteriormente utilizada para furar esquadrias em madeira. Anteriormente, esse equipamento era capaz de perfurar no máximo 5 furos. Os modelos avançados podem formar simultaneamente até 27 entalhes em uma peça.
O principal elemento estrutural da máquina de perfuração e plantio é a cama. Outros componentes:
- cabeça;
- ênfase - dispositivo de fixação;
- cilindros pneumáticos.
Os fabricantes instalam diferentes tipos de cabeças de furação: de fixas a multi-perfis, que, por sua vez, podem ser posicionadas tanto vertical quanto horizontalmente. Alguns modelos são equipados com cabeças angulares.
Independentemente do tipo e localização, a cabeça de perfuração é um trilho com orifícios. As pinças são instaladas no seu interior, cuja posição é fixada por rolamentos. As pinças são posteriormente instaladas:
- furar;
- varrer;
- escareadores.
A unidade está localizada na parte de trás da pinça. A transmissão é por correia, engrenagem ou corrente. A colocação do dispositivo em operação é fornecida pelo motor elétrico fornecido.
A mesa de trabalho é responsável pelo correto posicionamento da peça de trabalho, que também atua como parte do projeto do equipamento de perfuração e enchimento. A mesa está adicionalmente equipada com uma grade ou régua.
O último elemento do projeto é a unidade de controle, por meio da qual é possível ajustar a velocidade de rotação da broca.
Os modelos industriais de máquinas-ferramenta representam instalações dimensionais com uma velocidade de rotação do elemento de 2700 rpm. Nas oficinas privadas, há unidades com menor indicador.
Compromisso
As máquinas de perfuração e enchimento foram criadas pela primeira vez quando a produção começou a trabalhar com materiais de chapa. Anteriormente, os elementos da estrutura do móvel eram conectados por meio de ranhuras e espigões, mas posteriormente, quando as placas de aglomerado laminado entraram em uso, essa conexão tornou-se impossível.
Qualquer móvel representa uma estrutura global, para cuja montagem deve ser previsto um grande número de orifícios ou dobradiças nos elementos. Ao mesmo tempo, é importante cuidar de sua qualidade e localização em relação umas às outras, para que as peças possam ser facilmente conectadas.
O resultado das mudanças na produção foi o surgimento de máquinas de perfuração e enchimento. As instalações fizeram um excelente trabalho com a tarefa, formando rapidamente o número necessário de orifícios de alta qualidade nos elementos do futuro mobiliário.
Visão geral da espécie
Os fabricantes atualizam e expandem regularmente a linha de equipamentos de perfuração e enchimento. Todas as unidades podem ser classificadas de acordo com vários parâmetros em vários grupos.
Pelo princípio do trabalho
Existem várias classificações de equipamentos de máquinas-ferramenta. Se considerarmos os tipos de máquinas pelo número de fusos, então eles são:
- com um fuso;
- com muitos fusos.
De acordo com o princípio de funcionamento, as unidades são divididas em 4 tipos.
- Manual. Tais dispositivos são incluídos no trabalho somente após o cabeçote ser ativado. Para fazer isso, você precisa fazer um esforço.
- Elétrico. Um motor elétrico é fornecido no projeto de tais modelos. Ele coloca a unidade em operação e é responsável pelo desempenho confiável da tarefa.
- Hidráulico. Aqui, os fabricantes usam um cilindro hidráulico com longa vida útil e alta eficiência.
- Pneumático. Um jovem grupo de máquinas que dependem de um acionamento pneumático para o seu trabalho.
É interessante que, independentemente do tipo, o princípio de funcionamento das instalações é o mesmo, e todas são utilizadas para fazer orifícios em produtos feitos de painéis de madeira.
Por tipo de processamento da peça
A classificação adicional implica a divisão das máquinas de acordo com o método de processamento da peça. Os fabricantes distinguem 3 grupos principais:
- posicional;
- postos de controle;
- com CNC.
A máquina mais simples é o posto de controle. Essas instalações são adequadas para uso doméstico. As máquinas de posicionamento podem ser chamadas de universais e os modelos CNC são mais adequados para uso na produção, onde o processamento de grandes volumes é planejado.
Modelos populares
O mercado de máquinas-ferramenta é representado por uma ampla gama de máquinas de mandrilar e patamar, razão pela qual o comprador muitas vezes se perde e não pode escolher o modelo certo na primeira vez. Vale a pena apresentar as 5 melhores máquinas para trabalhar tanto em uma empresa quanto em uma oficina privada.
SCM Advance 21
O líder da classificação é uma máquina multi-fuso feita por um fabricante da Itália. Projetado para a formação de furos de diâmetro médio - até 40 mm. Basicamente, a instalação é usada para processar elementos planos e finais de estruturas de móveis. Prós:
- multifuncionalidade;
- sistema de aspiração;
- ajuste fino de parâmetros;
- um grande número de fusos.
Este último permite trabalhar com grandes volumes. O número total de eixos-árvore no grupo é 21.
Griggio GF 21N
Uma máquina italiana, solicitada pelos proprietários de oficinas privadas que processam produtos de madeira e montam móveis. O projeto do modelo está equipado com 21 fusos, o que permite trabalhar com grandes volumes e atingir alta precisão na formação do furo. Outras vantagens:
- fixação de peças de trabalho nas laterais;
- controle de velocidade;
- longa vida útil;
- Sistema de bloqueio.
Vale ressaltar também que o dispositivo prevê a retirada de subprodutos. Essa decisão às vezes melhorou a qualidade do equipamento.
Filato FL-6
Furadeira com motor elétrico. Um modelo simples da China que pode ser usado para usinar todos os tipos de orifícios de montagem em painéis de madeira e outros elementos usados na montagem de móveis. Prós de instalação:
- 6 compassos de calibre;
- longa vida útil;
- alta precisão de perfuração.
A máquina foi projetada para operação de longo prazo. O fabricante fornece um modo contínuo de formação de orifícios, evitando o risco de desgaste rápido dos componentes.
Vitap ALFA 27T
A última máquina da classificação, mas ao mesmo tempo não menos qualitativa em termos de características. O modelo transversal único é adequado para fazer furos em elementos planos e barras. Vantagens da unidade:
- cartuchos de troca rápida;
- processamento de grandes peças de trabalho;
- alta qualidade de perfuração.
O design fornece paradas para posicionamento simétrico da peça na mesa.
Acessórios e consumíveis
Além dos elementos básicos, a máquina de perfuração e plantação pode conter vários acessórios e outros consumíveis. Basicamente, os mestres usam como componentes:
- brocas destacáveis rapidamente;
- cortadores;
- varrer.
Com a ajuda deles, é possível atingir alta precisão na perfuração de furos tecnológicos na fachada de móveis, bem como agilizar o funcionamento do equipamento. As máquinas de perfuração e plantação são unidades confiáveis e exigidas, por meio de equipamentos e lubrificação adicionais, dos quais é possível organizar a produção dos transportadores. O resultado dessa abordagem é uma redução no tempo gasto no processamento de cada detalhe dos futuros móveis.
As nuances de escolha
A compra de uma máquina de perfuração e enchimento requer uma abordagem responsável. O principal critério para a produção de móveis é considerado a qualidade dos elementos estruturais, de cuja ligação dependem o conforto e a segurança de uso. Portanto, ao escolher uma máquina, vale a pena considerar os pontos listados a seguir.
- Número de drives. Se houver muitos fusos, é melhor dar preferência aos modelos equipados com dois motores. Esta solução prolonga a vida útil da estrutura e evita o desgaste rápido das peças.
- A qualidade dos componentes da máquina. Atenção especial deve ser dada às mangueiras e batentes, que garantem a fixação da peça de trabalho. É importante que os elementos sejam elásticos e rígidos, caso contrário, vale a pena olhar para um modelo diferente.
- Tipo de transferência. Pode ser temporário, engrenagem ou corrente. Cada opção tem suas próprias vantagens e desvantagens. Mas a melhor opção são as máquinas com engrenagens de aço durável, a pior são as máquinas com acionamento por correia.
- Funcionalidade. Aqui vale a pena observar a presença ou ausência de ajuste da altura de elevação da cabeça, com a ajuda da qual será possível melhorar a qualidade do processamento. Os modelos com esta função são os mais populares.
- Especificações. Vale atentar para o consumo de energia elétrica do equipamento e o indicador de tensão em que o aparelho pode ser ligado. Portanto, é impraticável comprar modelos com conexão a uma rede trifásica para uso doméstico. A melhor solução seria um dispositivo compacto de baixo consumo de energia.
- Método de controle. O trabalho das máquinas pode ser ajustado tanto manualmente quanto por sistema automático. Ao considerar este parâmetro, também vale a pena considerar a possibilidade de alterar as configurações e o tempo de calibração do equipamento. Obviamente, os modelos CNC são mais caros do que as contrapartes simples. No entanto, essas instalações nem sempre são necessárias em casa ou na oficina.
- Obrigações de garantia do fabricante. Um parâmetro importante que, se necessário, ajudará na troca da máquina ou no envio do equipamento para reparo.
Além disso, os mestres aconselham levar em consideração a eficiência de vários sistemas que melhoram a qualidade de operação do equipamento e dos fabricantes. Deve-se dar preferência a modelos de marcas conhecidas.
Dicas operacionais
Antes de começar a trabalhar na máquina, é recomendável primeiro estudar os fundamentos de trabalho e o dispositivo do modelo selecionado. Para começar, vale a pena entender que uma máquina de perfuração e enchimento é um equipamento perigoso de operar. Portanto, é necessário levar em consideração todas as regras e recomendações para trabalhar com tais instalações.
- Você só pode interagir com o equipamento com roupas de proteção, luvas e máscara. Também vale a pena usar óculos para que não entre lascas nos olhos.
- Antes de ligar o equipamento, você precisa configurar os indicadores básicos. Neste caso, o motor deve ser desligado.
- Se o dispositivo for multi-fuso, você também deve pensar na escolha das brocas usadas para fazer os furos.
Levando em consideração as recomendações, regras e dicas listadas, você terá acesso a todos os recursos das máquinas-ferramenta e reduzirá o risco de ferimentos ao realizar a próxima tarefa.
O comentário foi enviado com sucesso.