Escolhendo uma tabela de coordenadas para uma máquina de perfuração

Contente
  1. descrição geral
  2. Variedades
  3. Fabricantes e modelos populares
  4. Nuances de escolha

A máquina de perfuração é um equipamento especial para processamento de vários materiais. Um dispositivo adicional na forma de uma tabela de coordenadas ajudará a melhorar e acelerar o funcionamento da instalação. Vale a pena considerar com mais detalhes as características do produto, as possibilidades e nuances da escolha.

descrição geral

A mesa XY é uma plataforma móvel feita de liga de aço de alta resistência. A superfície do dispositivo é tratada com compostos anticorrosivos. O objetivo principal é fixar a peça que está sendo processada na máquina. Existem várias formas de prender uma peça, entre as mais comuns:

  • o uso de fechos mecânicos;

  • o uso de dispositivos de vácuo;

  • o uso de seu próprio peso de estruturas globais.

As tabelas de coordenadas possuem um número de graus de liberdade diferente: de 2 a 3. Alguns dos modelos produzidos são capazes de se mover exclusivamente no plano horizontal, os demais podem mudar de posição na vertical.

As mesas com dois graus de liberdade são utilizadas principalmente para o processamento de peças planas. Os últimos são adequados para trabalhar com peças de configuração complexa.

Essas mesas são instaladas em máquinas que estão em grandes empresas industriais, onde grandes quantidades de material são processadas.

A mesa é fixada na máquina para que possa ser movida posteriormente. Os seguintes tipos de unidades são responsáveis ​​por alterar a posição do dispositivo:

  • mecânico;

  • elétrico;

  • com sistema CNC.

Cada mesa possui ainda uma base, o que garante uma longa vida útil ao produto e aumenta sua resistência. Normalmente, a base é feita de:

  • tornar-se;

  • ferro fundido;

  • ligas leves.

Os últimos são baseados em alumínio. Deve-se notar que tais estruturas são adequadas para o processamento de peças leves, uma vez que não são capazes de suportar cargas pesadas. Mais frequentemente, os materiais de madeira e plástico são processados ​​em mesas com base de alumínio. As mesas de aço e ferro fundido são instaladas principalmente em máquinas industriais, onde estamos falando de cargas pesadas.

Elementos de tabela adicionais.

  1. Guias. Um dos componentes importantes que garantem a movimentação da mesa em planos. O produto se movimenta com o auxílio de carrinhos montados em guias de trilhos. Os elementos podem ter comprimentos diferentes. Se necessário, é possível atracar com outras guias, se isso não prejudicar o movimento de toda a estrutura.

  2. Transmissão mecânica. Eles são responsáveis ​​por converter o movimento de rotação dos eixos em movimento de translação dos carros, garantindo o movimento oportuno da estrutura. Os fabricantes usam três tipos de engrenagens: cremalheira e pinhão ou correia, bem como fuso de esferas.

A tabela de coordenadas é um elemento indispensável de qualquer máquina onde a fixação da peça de trabalho é necessária.

Variedades

Os fabricantes produzem diferentes modelos de tabelas XY. A classificação de acordo com o esquema estrutural prevê a divisão dos produtos em:

  • cruzar;

  • portal.

As mesas montadas de acordo com o primeiro esquema são instaladas em furadeiras universais. Esses dispositivos são adequados para o processamento de peças complexas, uma vez que fornecem fixação confiável das peças de trabalho e acesso aberto à peça por três lados. O último é alcançado devido às características de design da mesa.

Os produtos pórtico são montados em máquinas que requerem a formação de orifícios nas peças.Vale destacar as longas mesas de alumínio, que são montadas em máquinas profissionais utilizadas em grandes empresas. O uso de tal dispositivo aumenta a funcionalidade da instalação, permitindo que você conserte:

  • conectores de ferramentas;

  • unidades de refrigeração e lubrificação;

  • neutralizadores de substâncias nocivas;

  • dispositivos para remoção de poeira e aparas.

A fixação do equipamento adicional ocorre em uma bancada fornecida pelo projeto da mesa.

Fabricantes e modelos populares

As tabelas dinâmicas são atualizadas todos os anos. Além disso, os fabricantes lançam regularmente novos modelos, e não é surpreendente que o usuário se perca em uma gama tão ampla. Para acelerar e simplificar a busca por um dispositivo adequado, uma classificação foi formada a partir das 3 principais tabelas de coordenadas.

KRS-185 Visprom, Proma

Modelo padrão sem capacidade de pivô. Ele é usado para instalação em máquinas onde você planeja fresar, furar ou retificar peças de trabalho. A mesa fornece uma fixação segura da peça de trabalho usando as ranhuras em T e os fixadores fornecidos. Prós:

  • tamanho compacto;

  • longa vida útil;

  • desempenho de alta qualidade.

O produto é capaz de avanços longitudinais e transversais.

AKR-1-303, CNIC

Tipo de coordenada com dois graus de liberdade, capaz de girar. É usado como equipamento adicional em várias máquinas. O comprimento da superfície de trabalho do produto é de 330 mm, o que torna o modelo compacto. Prós:

  • expandir as capacidades da unidade de perfuração;

  • longa vida útil;

  • características de alto desempenho.

A única desvantagem é a falta de um tubo de refrigeração.

CT 70, Proxxon

Uma mesa para fresagem de peças, que é instalada em furadeiras com mesa. O dispositivo é compacto em tamanho e pode ser movido nas direções longitudinal e transversal. Características do modelo:

  • a combinação perfeita de leveza e força;

  • Superfície lisa;

  • régua móvel;

  • volantes ajustáveis.

A conexão dos elementos é ajustada manualmente. Se necessário, o usuário pode remover as folgas.

Nuances de escolha

A compra de uma mesa XY requer uma abordagem responsável, pois o mercado possui uma grande variedade de modelos. Ao escolher um dispositivo, vale a pena considerar:

  • número de eixos de movimento;

  • dimensões do bloco de coordenadas;

  • tipo de unidade;

  • forma de controle.

Além disso, vale a pena prestar atenção às capacidades do produto e à conformidade dos parâmetros do produto com os requisitos dos documentos regulamentares. E também os mestres aconselham levar em consideração a distância entre os furos para os fixadores, da qual depende a confiabilidade da fixação da mesa ao equipamento.

Outros fatores são igualmente importantes ao escolher uma mesa XY.

  1. Material. Ao trabalhar com peças grandes e pesadas, deve-se dar preferência aos modelos de aço ou ferro fundido. Se você planeja processar madeira ou outros produtos leves, pode comprar um modelo de alumínio.

  2. A qualidade da retificação da superfície de trabalho. A precisão da perfuração depende diretamente disso. E também vale esclarecer a presença de uma camada protetora, que afeta a vida útil do produto.

  3. Tipo de guia. Quanto mais barato for o modelo, menos fluidos serão os movimentos. Ao considerar este parâmetro, também vale a pena prestar atenção ao tipo de drive.

  4. Método de controle. Aconselha-se dar preferência às mesas, cujo movimento pode ser regulado através do CNC. No entanto, ao usar equipamentos simples, você pode optar por acessórios manuais padrão.

A mesa XY é uma parte importante do projeto de qualquer máquina, o que garante a fixação confiável da peça de trabalho e a operação estável do equipamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário