Características dos suportes de máquina-ferramenta

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visão geral da espécie
  3. Ajustes

Um torno é um equipamento procurado na indústria moderna, um dos elementos importantes do qual é um suporte. Vale a pena considerar com mais detalhes qual é a peculiaridade do nó e como usá-lo corretamente.

O que é isso?

Um suporte em um torno para madeira ou metal é uma unidade complexa que é usada para organizar o movimento efetivo de um porta-ferramentas com um cortador fornecido nele. Com o auxílio do suporte, é possível movimentar o elemento tanto no sentido longitudinal quanto no transversal, oblíquo. Além disso, o mecanismo é capaz de transmitir movimento ao cortador ao longo ou através da base.

O design da pinça padrão inclui:

  • patins inferiores incluídos no suporte longitudinal;
  • corrediça transversal do mecanismo transversal;
  • placa pivotante do suporte superior.

O princípio de operação da unidade é baseado no movimento preciso da ferramenta fixada nela para cortar ou processar o material. E agora vamos falar mais detalhadamente sobre cada elemento do complexo mecanismo, que serve para simplificar o funcionamento da máquina.

  1. Longitudinal. Representa os patins inferiores, cujo desenho inclui todos os mecanismos da unidade em forma de acionamento, dispositivos de comutação e avental. Gestão - manual ou mecânica. O slide inferior é responsável por mover o calibrador ao longo das guias da cama.
  2. Transversal. Finalidade - transferência de direção para a placa, que nela é fixada, e também definir o movimento possível do suporte do pivô.
  3. Suporte superior. Parece uma carruagem com escorregador. Os elementos estão firmemente conectados às guias da placa giratória, portanto se movem com ela.
  4. Cabeça de corte. Porta-ferramentas padrão fixado a uma plataforma horizontal. O mecanismo está equipado com quatro superfícies de trabalho às quais são fixadas ferramentas de corte ou peças de trabalho.
  5. Avental - a base da estrutura, que é responsável pela direção dos componentes. É composto por órgãos que regulam o acionamento e a parada dos mecanismos, além de transmitir informações sobre a quantidade de ração.

Quanto às possíveis direções de movimento do compasso, existem três.

  1. Transversal. Quando visto em relação ao eixo de rotação da peça, é executado perpendicularmente. Este método de mover os cortadores é usado se for necessário para formar uma ranhura na peça de trabalho.
  2. Longitudinal. O suporte com a ferramenta se move ao longo da peça. Esta solução garante um corte de alta qualidade da camada superior do material. Além disso, o fio é perfurado por movimento longitudinal.
  3. Oblíquo. Necessário para expandir as capacidades das ferramentas da máquina, pois permite organizar o corte em um ângulo em relação ao plano da peça de trabalho.

O suporte é um componente indispensável de qualquer máquina, por meio do qual se consegue um corte rápido e de alta qualidade.

Visão geral da espécie

Os fabricantes produzem diferentes tipos de pinças para equipar tornos e máquinas CNC. Todos os nós podem ser divididos em:

  • mecânico;
  • manual;
  • automatizado.

Cada um tem seus prós e contras. Os manuais são adequados para equipar instalações domésticas que não requerem muito esforço para operar. Pinças mecânicas e automatizadas são uma opção para aplicações industriais.

Se os nós são divididos de acordo com o princípio de uso de torque, eles são agrupados separadamente:

  • pinças de rosca que giram do parafuso de avanço;
  • espécimes para alimentar uma ferramenta de corte, acionada por um eixo de hélice;
  • amostras para formação da rosca - movimento devido ao parafuso de avanço;
  • suportes para facear, chanfrar, onde o acionamento manual está incluído na obra.

A parte traseira e frontal são uma parte importante de qualquer máquina, portanto, a compra dessas unidades é uma obrigação.

Ajustes

Durante a operação, o caliper, como qualquer outra unidade, se desgasta. Os elementos após várias dezenas de operações requerem correção de posição e reajuste para a continuação correta do trabalho. Vamos listar as configurações possíveis.

  1. Ajuste de folga. Com o tempo, surge uma lacuna entre o slide, o que não deveria ser. Uma abertura indesejada prejudicará o desempenho do equipamento e pode interferir na movimentação das peças. Para corrigir o problema, você precisará retornar as guias à posição desejada e eliminar a lacuna. Para fazer isso, você precisará usar cunhas.
  2. Ajuste de folga. O desvio é eliminado ajustando a posição da porca de fixação, que fixa os elementos do conjunto na posição desejada.
  3. Ajuste dos retentores de óleo. A operação de longo prazo do equipamento leva a um rápido desgaste e entupimento dos retentores. Você pode rastrear a necessidade de reparo ou substituição de componentes pelo aparecimento de listras sujas que permanecem no lugar da cama deslocada. O ajuste, neste caso, implica uma limpeza completa dos componentes e o uso de óleo como impregnação.

A manutenção oportuna do calibrador evitará falhas indesejadas de componentes e ajudará a economizar dinheiro em reparos ou substituição de equipamentos.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário