Visão geral das plainas para metal e sua seleção

Contente
  1. Dispositivo e propósito
  2. Visualizações
  3. Rigging
  4. Nuances de escolha

O aplainamento é um processo especial que envolve o corte de camadas de metal de superfícies planas de várias peças e espaços vazios de modelo. O aplainamento é uma demanda na indústria e é usado junto com a moagem e moagem. Para a execução do trabalho, são utilizadas máquinas de aplainar especiais. Vale a pena considerar com mais detalhes sua estrutura, recursos e tipos.

Dispositivo e propósito

O corte de alta qualidade do material é garantido devido à funcionalidade confiável do equipamento utilizado para aplainamento. A plaina é uma estrutura robusta, que inclui os seguintes componentes:

  • Bloco de controle;

  • cama;

  • suporte equipado com porta-ferramentas;

  • estrutura de aço em forma de portal ou consola;

  • o mecanismo responsável pela movimentação da mesa;

  • superfície de trabalho com ranhuras para fixação do produto;

  • motor elétrico;

  • uma estação de bombeamento que garante o fornecimento oportuno de lubrificantes de refrigeração;

  • travessas horizontais e verticais.

Cada máquina é etiquetada de acordo com os requisitos dos padrões estaduais. A marcação é uma designação alfanumérica através da qual é possível determinar o grupo de máquinas, o tamanho máximo da peça de trabalho e outras informações.

A plaina clássica desempenha apenas uma função - remove uma camada de material de uma certa espessura da peça que está sendo processada. O equipamento é utilizado para trabalhar com produtos de metal, onde é necessária alta precisão de trabalho.

As aplainadoras são procuradas na produção e nas oficinas privadas da instalação, através das quais é possível melhorar a qualidade da peça e atingir o resultado pretendido em pouco tempo. Vantagens do equipamento.

  1. Versatilidade. As máquinas são capazes de processar produtos de todos os tipos de metais.

  2. Ajustando a velocidade de corte. O operador pode ajustar o movimento ideal da ferramenta em relação à peça de trabalho.

  3. Grande seleção de lâminas de corte e outras ferramentas. Com a ajuda de equipamentos adicionais, é possível expandir a funcionalidade do dispositivo.

  4. Confiabilidade. O design da máquina é caracterizado por maior resistência e é capaz de lidar até mesmo com as cargas mais altas impostas por peças de trabalho e ferramentas.

  5. A comodidade de uso. O controle da planta é direto.

Entre as desvantagens das aplainadoras de metal estão o funcionamento ruidoso do motor e o alto nível de vibrações que a ferramenta emite durante o corte do material.

Visualizações

As principais diferenças entre a aplainadora e outros equipamentos - unidades de fresamento ou torneamento - estão na configuração da peça planejada para processamento e no princípio de operação do complexo. A máquina trabalha principalmente com produtos planos, onde o cortador tem a capacidade de processar um ou vários lados da peça fixada na mesa de trabalho.

Os fabricantes produzem uma ampla variedade de plainas. De acordo com a tecnologia de fabricação, todos os modelos podem ser divididos em dois tipos principais.

  1. Planejamento longitudinal. Além disso, eles são divididos em designs com um ou dois postes. São utilizados para o processamento de grandes peças, o que possibilita a instalação do complexo em um empreendimento industrial.

  2. Planejamento cruzado. A peculiaridade dos modelos está na parte móvel de corte. Ao mesmo tempo, a peça de trabalho é fixada com segurança em uma posição. Adequado para usinar peças grandes.A vantagem do dispositivo é aumentar a velocidade de corte e ampla funcionalidade.

As máquinas para fins especiais devem ser destacadas como uma categoria separada. A diferença está no design dos complexos e no efeito na peça de trabalho. Aqui estão as vistas principais.

  • Slotting com controle manual. Usado para fazer furos em peças de metal. E também fornecem a capacidade de amostrar material para ranhuras, ranhuras e saliências. A ferramenta de trabalho da máquina de entalhar é um cinzel, uma característica do qual são os dentes que desempenham o papel dos cortadores tradicionais. Alguns modelos possuem cabeça giratória, o que amplia a funcionalidade da instalação e permite trabalhar em ângulo.

  • Persistente. Além disso, eles são divididos em máquinas horizontais e verticais. Eles são usados ​​principalmente para trabalhar com peças pequenas, onde a remoção rápida de cavacos é necessária.
  • Aplainamento moldado. Eles são aplicáveis ​​em oficinas privadas e em empresas altamente especializadas, onde se presta atenção ao corte de materiais de superfícies curvas. E também os complexos fazem um excelente trabalho de corte de metal em superfícies localizadas em diferentes planos.

A velocidade e a qualidade da plaina, independentemente do modelo, são influenciadas pela velocidade da superfície de corte, a lisura dos componentes e a frequência das lâminas. Cortadores selecionados corretamente na quantidade necessária também ajudam a melhorar a produtividade.

Rigging

Cortar material é impossível sem cortadores de aço afiados, que são equipados com equipamentos. Antes de prosseguir com o processamento da peça de trabalho, é necessário abordar cuidadosamente a escolha do equipamento. Os mestres aconselham a considerar ao comprar incisivos:

  • tamanhos;

  • area de aplicação;

  • características de força;

  • nitidez.

A principal vantagem das plainas é a facilidade de uso. É possível instalar um novo cortador sem experiência e conhecimento especial sobre o projeto de instalação. Durante o trabalho, vale a pena cuidar do uso correto das fresas para prolongar a vida útil dos componentes.

Para isso, recomenda-se dar preferência às máquinas com cabeçote de fixação basculante, que retornará a fresa ao seu lugar ao final do processo.

Nuances de escolha

Comprar uma plaina para metal requer uma abordagem responsável. A escolha de uma instalação não adequada aos requisitos acarretará na impossibilidade de execução dos trabalhos ou desgaste rápido dos componentes. Ao comprar uma máquina, vale a pena considerar:

  • área de superfície de trabalho;

  • a potência do motor usado;

  • a velocidade máxima de movimento dos cortadores;

  • opções disponíveis para corte de material;

  • configuração e dimensões do equipamento;

  • especificações;

  • o grau de proteção das estruturas contra umidade, poeira e outras influências;

  • o peso máximo da peça de trabalho que a máquina pode suportar.

Além disso, você deve prestar atenção ao fabricante, ao período de garantia e à funcionalidade do equipamento.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário