Tudo sobre aplainadoras
Tudo sobre as plainas só pode ser encontrado em pesquisas científicas ou livros didáticos usados para treinar especialistas. A escolha do tipo de equipamento adequado é realizada em função da tarefa atribuída ao funcionário. São máquinas especiais para trabalhar madeira e metal, que se diferenciam pelas características de design e princípio de funcionamento, pela universalidade ou especialização, pelo número de ações possíveis.
Peculiaridades
Nos guias de aplicação, você pode encontrar uma explicação detalhada e a diferenciação das unidades que se enquadram na definição geral de "plaina". Acredita-se que seu uso seja ideal na produção em massa. Mas recentemente, surgiram unidades que podem ser usadas em uma oficina doméstica. A diferenciação mais simples da extensa gama de fabricantes: máquinas para madeira ou metal.
O número de espécies não permite o desenvolvimento de uma única classificação, portanto, na busca pelo dispositivo desejado, você pode ser orientado por características variáveis, suas próprias prioridades, ocupação ou necessidades de produção. Vamos dar uma olhada em algumas categorias comuns.
- Unidades de uso geral (universais) são o grupo mais comum de equipamentos de aplainamento.
- Outra categoria são as máquinas especializadas, que são divididas em longitudinais e transversais de acordo com suas características de design. Eles processam peças de diferentes calibres. A diferença está na forma como a peça se move, movimentando e fixando a fresa, cortando o metal durante o movimento de translação. Isso inclui aplainadoras de borda, que são necessárias ao processar folhas de um plano relativamente grande e peças não padronizadas.
- Máquinas especiais são ideais para produção em massa porque têm um número limitado de possibilidades. Mas com uma quantidade significativa de produção, eles aceleram e facilitam o aumento da taxa de produção, permitindo que você faça um certo número de operações nos estágios intermediários do ciclo geral.
A diferenciação deste grupo pode ser feita por outras características distintivas, por exemplo, pelo tamanho (pequeno, grande e médio), pelo tipo de acionamento (mecânico ou hidráulico). A compra de uma plaina requer levar em consideração outros recursos do dispositivo:
- produtividade;
- velocidade de trabalho;
- esforço máximo;
- sistemas de proteção contra sobrecarga;
- o tamanho da peça que a máquina é capaz de processar no limite de suas capacidades.
Na hora de comprar é preciso estar atento aos tipos de instalação: as aplainadoras são estacionárias e de mesa. Os primeiros são adquiridos para empresas de marcenaria com um volume substancial de produtos, os segundos são bons para oficinas em casa, porque têm custos significativamente mais baixos.
Visualizações
Os tipos de máquinas podem ser diferenciados de forma muito condicional em modelos usados para processar madeira ou metal. Cada um dos grupos tem variedades separadas:
- entre as opções especializadas, estão as unidades com carro móvel e retrátil, além de plaina de fossa e borda;
- o grupo intermediário inclui modelos de moldagem que realizam perfil e aplainamento;
- as brochadeiras são divididas em horizontais, verticais e outras (e também especializadas);
- A modelagem de engrenagens pode ser fresagem, modelagem e modelagem de engrenagens (com inúmeras variedades mais estreitas, variando de lapidação e transporte a arredondamento e brunimento).
A plaina para marcenaria de quatro lados é uma ótima maneira de economizar tempo ao usinar peças para marcenaria. O número de itens de trabalho em tais dispositivos começa em quatro, mas pode ser grande. Um projeto complexo significa realizar não apenas um tipo de trabalho, mas também vários tipos diferentes: desde aplainamento e fresamento até perfilamento e espessamento. Para escolher a máquina de 4 lados certa e reduzir significativamente seus custos de tempo, os principais critérios ajudarão:
- velocidade de alimentação da madeira serrada e o sistema que é usado para isso;
- dimensões e mobilidade da unidade;
- Poder de processamento;
- funcionalidade;
- suportar carga.
O diagrama apresentará ferramentas de trabalho, alimentador, sistema de controle e segurança.
Planejamento cruzado
Eles são chamados assim por causa de um controle deslizante com um calibre que se move no plano longitudinal. Este recurso é fornecido por guias horizontais. A mesa de trabalho da unidade se move ao longo das guias no plano vertical. A cama, que desempenha o papel de alicerce, está bem fixada. Dentro de seu corpo geralmente há um balancim, caixa de câmbio e acionamento, e sob ele está uma bandeja para coletar a graxa.
A variedade de seis velocidades é muito comum. Isso se deve à designação de alvo restrita.
As crossplaners são destinadas a oficinas domésticas ou pequenas oficinas de reparo, usadas com menos frequência na produção em pequena escala. Eles são necessários para o processamento de peças de trabalho de pequenos parâmetros.
Planejamento longitudinal
Projetado por desenvolvedores para processar peças de trabalho em grande escala. Eles são comparados às fresadoras, mas a qualidade e a limpeza das plainas serão melhores. A mesa de trabalho móvel move a peça de trabalho para o cortador fixo, fazendo movimentos para frente e para trás. O cisalhamento do metal é realizado de forma progressiva e o movimento reverso ocorre no modo inativo.
A rigidez da estrutura é um diferencial que diferencia as máquinas deste tipo. É fornecido pela presença de um ou dois racks. O assunto de preferência é selecionado de acordo com o tipo e tamanho das peças de trabalho.
Tipos
A classificação geralmente aceita de máquinas-ferramenta classifica as plainas no sétimo grupo. A cifra usada na produção industrial, nomenclatura e digitação invariavelmente começa com o número 7. As máquinas-ferramentas se distinguem por vários motivos.
- Pela unidade usada. Trata-se de hidráulica, crank-rocker, unidade com velocidade constante ou variável de unidades móveis.
- Pelo número de superfícies de trabalho (e potência). Unilateral geralmente é pequeno, e os dois lados, trabalhando em lados opostos, são inferiores aos 4 lados.
- A potência motriz determina o tamanho e a funcionalidade: casa é boa em uma oficina em casa para trabalho periódico e manual - para necessidades limitadas.
A tipificação pode ser feita em termos de velocidade, suavidade, frequência dos movimentos, número e tipo de incisivos (e isso é tanto produtividade quanto qualidade do trabalho executado). Independentemente do tipo de unidade adquirida e do seu custo, todas as regras de segurança e instalação especificadas nas instruções do fabricante devem ser observadas.
O processamento de alta qualidade é realizado apenas em uma máquina instalada de acordo com as necessidades, ajustada e operada por uma pessoa com um certo conhecimento profissional.
Automático
Equipamento utilizado na produção em série. Possui vários nós conectados por mecanismos adicionais. A usinagem ocorre com o auxílio de um sistema CNC, enquanto as peças são fixadas em uma base sólida de fundição.
Na realidade moderna, existem dispositivos equipados com elementos adicionais: refrigeração, um sistema de controle modernizado e até um transportador para o qual as peças podem ser alimentadas.
Mecânico
Isso envolve a execução de operações usando força manual. Eles são inferiores ao processamento automático em termos de funcionalidade, precisão, rugosidade da superfície e produtividade, mas eles atendem perfeitamente às suas tarefas em uma oficina doméstica ou com uma pequena quantidade de trabalho para necessidades restritas.
Avaliação do modelo
No TOP-3 acima, o principal critério é a demanda do consumidor, que se orienta por suas próprias prioridades na escolha de uma máquina para a realização permanente de diversos processos ou atividades restritas. Isso inclui os seguintes modelos.
- Planer PATRIOT WW 160 8 kW. É simples e conveniente, confiável e garantido por muito tempo. Tem capacidade para coletar resíduos em um invólucro especial. Os usuários observam a excelente qualidade de construção da unidade e o custo acessível.
- Máquina de aplainar e espessar "STAVR SDSR-2/1700" 1,7 kW com capacidade de aplainamento variável, alimentação manual e automática de peças, desligamento automático em caso de sobrecarga. É rápido e fácil de instalar, seguro e confiável.
- Máquina de espessamento de superfícies "BISON SRF-254-1600S" para 1,6 kW distinguem-se por uma ampla mesa fundida, eficiência e facilidade de uso. A alimentação automática permite o processamento de 6 m / minuto, existe um orifício separado para a extração de pó.
O preço é uma condição importante, mas não a principal. O principal é que esteja em sintonia com a qualidade da mão de obra, o trabalho de longo prazo e atenda às necessidades urgentes. Freqüentemente, você pode pagar uma grande quantia apenas pelo nome da marca ou economizar dinheiro comprando um produto maravilhoso de um fabricante nacional, sem pagar o transporte e o desembaraço alfandegário de outra pessoa. Nos modelos acima, o preço pode ser considerado uma vantagem adicional e harmoniza agradavelmente com desempenho e funcionalidade.
Como usar?
O manual do fabricante contém instruções detalhadas que podem diferir ao trabalhar em diferentes tipos de máquinas. A instalação depende das dimensões da cama, do tipo de fixação recomendado e do local onde a unidade será instalada. O ajuste é descrito nas instruções e é determinado não só pelo tipo de equipamento, mas também por suas características funcionais.
Antes de iniciar o trabalho, é necessário configurar o mecanismo de transmissão e fazê-lo de acordo com as características do mecanismo de transmissão, verificar a fixação da peça de trabalho, o contato da ferramenta com a superfície, ajustar se necessário.
Se uma pessoa pretende instalar uma plaina em sua própria oficina pela primeira vez, é melhor fazer isso com a ajuda de um especialista que irá mostrar como posicionar corretamente as facas, falar sobre as precauções de segurança e demonstrar o funcionamento de uma dispositivo funcional.
O comentário foi enviado com sucesso.