Tudo sobre fluidos de corte para máquinas-ferramentas
Durante a operação, as peças do torno - cortadores substituíveis - superaquecem. Se você não tomar medidas para resfriar à força os componentes de fricção que realizam o corte, as tochas, bem como as peças que cortam, receberão danos significativamente maiores em um curto espaço de tempo.
O que é isso?
A refrigeração do torno (fluido de corte) é usada para reduzir o desgaste da tocha em qualquer tipo de máquina, incluindo máquinas CNC. Este último, usado para a produção em massa (cópia) de peças, precisa de resfriamento em tempo hábil muitas vezes mais do que as máquinas manuais nas quais o controle é realizado diretamente pelo operador-operário. Rosqueamento, torneamento - ambos os processos são acompanhados de aquecimento durante o atrito. Tanto a tocha quanto a peça de trabalho aquecem. Como resultado, quando a máquina não é lubrificada, aparecem lascas e microfissuras nas peças. Como resultado, o número de peças com defeito aumenta dramaticamente. Os cortadores cegos destroem o acionamento e as caixas de engrenagens da máquina com mais rapidez. O trabalho do trabalhador também é complicado - ele sofre queimaduras e outros ferimentos relacionados ao trabalho. A operação normal e de longo prazo de qualquer máquina ou unidade de processamento é impossível sem refrigerante.
Além de lubrificar e resfriar os elementos de atrito, o refrigerante facilita a remoção de cavacos de metal, poeira da superfície das peças e cortadores.
Descrição das espécies
O calor excessivo gerado durante o corte e afiação de peças de trabalho pode ser removido com substâncias que contenham óleo e água. A composição do fluido de corte assume bases miscíveis em óleo e água. Para facilidade de uso, a máquina fornece um bico de pulverização com o qual este lubrificante líquido é aplicado nas arestas de corte dos cortadores.
Óleo
O óleo evapora muito lentamente - mesmo em temperaturas elevadas. Isso torna difícil dissipar o calor na tocha e nas peças de trabalho. A vantagem da composição do óleo é que o aço retém suas propriedades. Consumo - muito menor que o à base de água, esse reagente é composto por 70% de óleo de máquina padrão “20”, 15% de óleo de linhaça de 2º grau e 15% de querosene, o que aumenta a precisão do rosqueamento; cortadores moldados são usados aqui.
O sulfofresol contém um suplemento de enxofre. A seção transversal da peça a ser torneada deve ser pequena. A desvantagem é a toxicidade do enxofre, cuja inalação pode causar doenças malignas do sangue e dos pulmões, portanto, o trabalho geralmente é feito com uma máscara de gás. 90% sulfofresol e 10% querosene são usados para rosqueamento, perfuração profunda e acabamento de peças.
Querosene comum é necessário para girar peças de alumínio. O segundo uso do querosene é o uso de pedras de amolar dinâmicas no processo de afiação.
Miscível em água
Lubrificantes de resfriamento incluem os sintéticos, para os quais a água é usada para se dissolver. A vantagem de tal lubrificante é a rápida dissipação de calor, a desvantagem é o aumento do consumo. porque quando a tocha aquece até 100 graus, a água rapidamente ferve. A capacidade de calor e a remoção de calor da água são muito maiores do que qualquer produto de petróleo líquido.
O carbonato de sódio dissolvido em água - em uma quantidade de 1,5% - é usado para o desbaste de peças de trabalho. Uma composição semelhante tem 0,8% de soda e um quarto de nitrito de sódio. A soda pode ser substituída por fosfato trissódico - também na mesma quantidade de 1,5%.Uma solução com sabão de potássio (até 1%), carbonato de sódio ou fosfato trissódico (até 0,75%), nitrito de sódio (0,25%) evita o desenvolvimento prematuro de corrosão no aço rápido da fresa.
As seguintes soluções aquosas também são usadas.
-
4% de sabão de potássio e 1,5% de carbonato de sódio para torneamento. A composição do sabão não deve conter compostos de cloro.
-
Emulsol (2-3%) e tehsoda (1,5%) removem restrições estritas sobre a pureza e suavidade do processamento. Adequado para torneamento de alta velocidade.
-
5–8% de emulsol e 0,2% de tehsoda ou fosfato trissódico permitem que você apure quase todos os detalhes de forma "limpa".
-
Uma emulsão à base de petrolato oxidado (5%), soda (0,3%) e nitrito de sódio (0,2%) é adequada para torneamento com maior pureza de desempenho.
Decidida a composição específica, confira o sortimento (por marca).
Fabricantes populares
Os mais demandados, segundo estatísticas, são os fabricantes Henkel, Blaser, Cimcool... Essas empresas têm se concentrado antecipadamente na produção de fluidos de corte. Empresas que produzem óleos de motor para as marcas Castrol, Shell, Mobil, especializada em óleo de máquina, não em lubrificantes de máquina. Dezenas de outros nomes podem ser falsificados, tóxicos para as pessoas e máquinas prejudiciais. As marcas russas também estão representadas no mercado local, mas devido à sua baixa resistência à delaminação, raramente são utilizadas em qualquer lugar. A rápida perda de uniformidade da estrutura leva à ferrugem de máquinas e cortadores, que também formam espuma e sedimentam em contato com a água.
Muitos trabalhadores são alérgicos a esses produtos e é muito difícil e caro descartá-los.
Vale a pena mencionar separadamente Composição do óleo de resfriamentopara o qual o aditivo Ecoboost 2000... Esta composição é produzida na Rússia - hoje é um substituto de alta qualidade para as marcas acima. Para tornos no mercado russo, são apresentadas as seguintes composições.
-
I-12, I-20 à base de óleo - em conformidade com GOST 6243-1975.
-
Emulsificantes contendo sabão alcalino estão em conformidade com as disposições de GOST 52128-2003.
-
As composições baseadas em álcoois polibásicos, óleos altos e trietanolamina são produzidas de acordo com as condições de GOST 38.01445-1988. Adequado para trabalhar com aço de alta velocidade ou liga, aço inoxidável. Os resíduos devem ser eliminados imediatamente.
-
Sulfofresóis - em conformidade com GOST 122-1994. Ele contém óleo puro e aditivos sulfúricos. Reduz a abrasão, protege os cortadores e as peças da ferrugem. Não inclui água, álcalis e ácidos.
A vantagem das substâncias listadas é sua baixa viscosidade. A composição se espalha rapidamente pela superfície do cortador, evitando que os cavacos grudem no cortador. O sortimento internacional começa com a marca MobilCut.
Nuances de escolha
Além do torneamento, a necessidade de lubrificante refrigerante também é observada entre os artesãos que atuam na fresagem. A composição deve ser selecionada, guiada pelo tipo e tipo de trabalho, tipo e classe da máquina, a lista de ações, os consumíveis usados e o método de introdução do refrigerante. Não existe uma solução única para o corte de torneamento. Mas você chega mais perto escolhendo uma composição que resfrie melhor e evite os batimentos que surgem no processo de corte de aço e metais não ferrosos. O processamento do aço inoxidável não exclui a possibilidade de utilização de aditivos anticorrosivos, que podem ser incluídos em uma composição específica ou fornecidos separadamente. O aço inoxidável é um material viscoso e difícil de virar e furar e, portanto, a concentração de fluido de corte deve ser projetada para cortar apenas esses materiais. O processamento de alumínio e outros metais não ferrosos macios força o recurso a compostos com propriedades anti-rebarbas e anti-colisão.
O líquido refrigerante não deve criar neblina, suportar autocombustão e formar espuma. Para evitar arranhões nas peças de trabalho que estão sendo processadas, use compostos "detergentes".
Características de depósito
A bomba da máquina está equipada com tubos, no final dos quais existe um bico de pulverização ou um bico de ponta, que fornece irrigação direcionada da tocha e da superfície das peças. A pressão no sistema é de 10 atmosferas ou mais. O chamado método. a irrigação independente não contribui para uniformizar a pulverização da composição sobre a tocha e a superfície de trabalho. A evacuação de cavacos é difícil. Esta desvantagem é superada aumentando a pressão - dentro de limites razoáveis, de modo que a bomba e as mangueiras permaneçam intactas.
O método de acoplamento do fuso usa um furo espiral fino e estreito (externo) da tocha. O lubrificante é fornecido por meio de um caminho especial adequado para o mandril. O consumo de lubrificante - de acordo com as indicações das graduações do tanque - é econômico, pois é direcionado imediatamente para as arestas de corte. Os cavacos que são raspados durante o trabalho são removidos rápida e eficientemente das arestas de corte.
Um sistema de alimentação independente permite a instalação de uma estação de gotejamento. Ela encontrou aplicação em máquinas não CNC. Para sua montagem, além de um conta-gotas, são utilizadas mangueiras capilares, uma torneira primitiva ou uma mangueira capilar ajustável pelo hall.
Aplicativo
O refrigerante é limpo à medida que se torna turvo com micropartículas de aço ou metal não ferroso. A maneira mais fácil de remover depósitos de metal de um líquido é passando-o por um algodão ou papel de filtro. O cronograma de substituição do refrigerante é após 10 meses. O resíduo é contaminado com as menores partículas de ferro, que nele se dissolvem e superam facilmente qualquer filtro.
O comentário foi enviado com sucesso.