Tudo sobre máquinas de rosqueamento

Contente
  1. descrição geral
  2. Visão geral da espécie
  3. Modelos populares
  4. Opções de seleção
  5. Áreas de uso

Em diferentes tipos de produtos de metal redondo, você pode encontrar roscas cilíndricas e métricas. Além disso, ao instalar tubulações para diversos fins, são utilizadas conexões roscadas, cuja qualidade afeta diretamente a estanqueidade de todo o sistema. Dada a importância e as características da formação do fio, é importante saber tudo sobre máquinas de roscar especializadas. Agora, no segmento de mercado correspondente, há uma gama bastante ampla desses equipamentos modernos.

descrição geral

Inicialmente, deve-se destacar que uma das principais características das máquinas para rosqueamento é sua alta produtividade. Uma ampla gama de dispositivos com controle manual, semiautomático e totalmente automático está agora disponível no mercado.

É importante que as máquinas pertencentes às duas últimas categorias sejam relativamente compactas em tamanho e, ao mesmo tempo, garantam a máxima qualidade de trabalho.

Dependendo da natureza das operações realizadas, as máquinas modernas permitem ajustar a velocidade de rotação, bem como o fornecimento de ferramentas de trabalho. Os últimos são machos e matrizes para cortar roscas internas e externas, respectivamente. Tendo em conta o passo e a configuração, definem-se os parâmetros do movimento do spindle, nos quais estão fixos.

As máquinas à venda hoje podem ser com elementos de corte verticais e horizontais. Com a ajuda deles, os seguintes tipos de thread são criados nas máquinas:

  • métrica e polegada em tubos;
  • cônico;
  • trapezoidal;
  • com um perfil cilíndrico.

Devido ao uso de elementos de trabalho adicionais, é possível variar o passo da rosca formada, bem como sua forma e inclinação, em uma ampla faixa. Por exemplo, para o rosqueamento mais rápido, mas ao mesmo tempo de alta qualidade em um tubo, bicos cônicos removíveis são usados. É importante lembrar que o desempenho de qualquer máquina depende diretamente dos seguintes indicadores-chave.

  1. O poder do dispositivo. Este indicador é mais relevante para equipamentos usados ​​na produção contínua de grandes lotes de produtos. Nessas situações, a potência das máquinas chega a 2,2 kW, enquanto os modelos de 750 watts serão suficientes para uso doméstico e pequenas oficinas.
  2. A frequência de rotação da peça de trabalho, que determina a velocidade de trabalho. Para modelos modernos de máquinas de rosqueamento, esse valor varia na faixa de 28-250 rpm. É importante notar que as unidades profissionais têm pelo menos três modos de operação de alta velocidade. Naturalmente, para as necessidades de oficinas relativamente pequenas, e ainda mais para os dispositivos incluídos no arsenal de um artesão doméstico, um indicador mínimo é suficiente.
  3. Tamanhos das peças que podem ser processadas na instalação, assim como o comprimento da rosca aplicada. Por exemplo, se estamos falando sobre a fabricação de parafusos, então a dimensão nas faixas de 3 a 16 e de 8 a 24 mm será relevante. Previsivelmente, para máquinas usadas na produção, esses números serão significativamente diferentes.
  4. O peso do equipamento, do qual depende diretamente a sua mobilidade. Os modelos atualmente no mercado pesam no mínimo 50 kg. Esses dispositivos são muito fáceis de transportar.

Analisando o desempenho do equipamento descrito, é necessário destacar os seguintes pontos mais importantes.

  • Facilidade de operação, manutenção e reparação de máquinas.
  • A capacidade de personalizar as unidades com custos de tempo mínimos.
  • Não há necessidade de treinamento especial de operadores.

Além de tudo isso, vale a pena focar na durabilidade das máquinas de rosqueamento modernas. Os principais fabricantes da indústria atribuem especial importância a este parâmetro, o que é confirmado por análises relevantes.

Visão geral da espécie

É possível classificar as máquinas de rosqueamento existentes pelo seu tipo, bem como pela forma de controle. No segundo caso, duas opções são possíveis.

  • Unidades manuais, voltadas para o uso doméstico, destinadas ao processamento de peças de 50 mm de diâmetro.
  • Modelos de equipamentos elétricos usados ​​principalmente por profissionais. A lista de seus principais diferenciais pode incluir um peso sólido e dimensões correspondentes, bem como um custo bastante elevado. Além disso, essas máquinas são caracterizadas por maior precisão e produtividade.

Uma categoria separada é representada por dispositivos automáticos que operam de acordo com um programa específico.

Nesses casos, o operador precisa apenas fixar as peças de trabalho e inserir os parâmetros necessários.

Independentemente do tipo, as máquinas de roscar são divididas em de mesa e de chão. Os últimos, na esmagadora maioria dos casos, são grandes em tamanho e peso. As principais vantagens do desktop incluem portabilidade e máxima facilidade de uso.

Rolamento de linha

Neste caso, o princípio da máquina é baseado na deformação plástica do material. É importante que nenhum chip seja removido. A peça exposta é passada (enrolada) entre os elementos de trabalho da unidade, que têm uma forma redonda ou plana. Durante o processamento, a superfície é comprimida e o metal, a uma certa pressão, começa a preencher as cavidades entre as voltas das cabeças.

As ferramentas de trabalho aqui são segmentos roscados, bem como rolos e matrizes. A laminação da linha, via de regra, é realizada em modelos de unidades equipadas com sistemas de controle totalmente automatizados ou por meio de dispositivos semiautomáticos. Em alguns casos, tornos e máquinas giratórias são usados ​​com sucesso. De forma semelhante, roscas métricas com um perfil diferente são formadas.

Fresamento de rosca

As máquinas pertencentes a esta categoria são utilizadas em áreas de produção. Esses modelos são equipados com cortadores de disco e pente, e o princípio de seu funcionamento é baseado no avanço da modelagem. Durante o funcionamento da máquina, a peça de trabalho gira lentamente, em paralelo, o elemento de trabalho de corte é alimentado. Como resultado, acaba-se criando roscas com passo suficientemente grande em seções longas. A chave para um trabalho de qualidade é a consistência (sincronicidade estrita) da apresentação.

Cortadores de pente, que são um conjunto de elementos de disco, são usados ​​para criar fios finos ao longo de todo o comprimento. A aplicação síncrona de threads permite que você acelere significativamente o trabalho quando você precisa criar threads internas e externas.

Moagem de linha

A retificação é a solução ideal quando você precisa fazer medidores de rosca, rolos serrilhados, brocas e parafusos de chumbo. Nesse caso, são utilizados abrasivos de fio único e de fio múltiplo. Os esquemas de produção, neste caso, são em grande parte idênticos à moagem discutida acima. A diferença é que a função das fresas é realizada por rebolos. Neste caso, single-thread e multi-thread são usados ​​como cortadores de disco e pente, respectivamente.

Os abrasivos com perfil correspondente à configuração do fio aplicado durante o funcionamento da máquina realizam movimentos circulares.Neste caso, a peça a ser processada é alimentada longitudinalmente com rotação, dependendo da etapa. Essa tecnologia oferece a capacidade de formar roscas com a máxima precisão, bem como uma ampla gama de parâmetros.

Ao trabalhar com abrasivos multifilares, os eixos do rebolo e da peça de trabalho são paralelos. O corte em tais situações é realizado com avanço longitudinal e a chamada retificação de mergulho. É importante notar que ao usar o método de corte descrito, são possíveis pequenas distorções do perfil da rosca formada.

Modelos populares

Levando em consideração a demanda por dispositivos para rosqueamento e a amplitude de suas aplicações no mercado, muitas empresas fabricantes apresentam suas gamas de modelos. Ao mesmo tempo, seus catálogos são constantemente atualizados e reabastecidos com novas imagens de produtos. Levando em consideração as inúmeras análises e análises, os seguintes modelos mais populares de tais equipamentos podem ser distinguidos.

  • Turbo-400 2V - uma unidade capaz de cortar fios em peças de trabalho de até 2 polegadas de diâmetro. O modelo é equipado com cabeçote de abertura rápida e é utilizado em grandes indústrias, bem como em oficinas com diversos graus de carga de trabalho e serviços.

As máquinas provaram ser boas na abertura de dutos para diversos fins.

  • Turbo-500 - um modelo com a maioria das características técnicas e operacionais idênticas ao anterior. A máquina também está equipada com um elemento de corte de abertura rápida e é caracterizada por aumentar a produtividade.
  • Máquina "Compacta"projetado para usinar peças com diâmetros variando de 1/8 a 2 polegadas e formando roscas em parafusos de 6-12 mm. A unidade recebeu uma unidade de potência de 1700 watts, o que permite que o fuso alcance velocidades de até 38 rpm. O peso desta máquina é de apenas 52 kg.
  • RoPower R-50 - um dispositivo equipado com uma peça de trabalho universal para criar rapidamente elementos roscados de alta qualidade de 1⁄4 a 2 polegadas. Encontrou aplicação tanto na produção industrial como em grandes canteiros de obras, bem como em pequenas oficinas.
  • Modelos Tornado e Magnum da família REMS - máquinas caracterizadas por bom desempenho e voltadas para a criação de roscas em laminação de tubos com diâmetro de até 2 polegadas e parafusos de 8-60 mm. Além disso, o equipamento é usado para corte, ranhura, rebarbação e produção de niple. O equipamento é operado nas condições de oficinas de produção, canteiros de obras, áreas de montagem e oficinas.

Opções de seleção

Ao escolher um modelo específico do equipamento em questão, é necessário focar em toda a lista de características técnicas e operacionais.

  1. As características de design da unidade, cuja lista inclui dimensões, peso, nível de proteção da própria zona de corte e todos os elementos de trabalho móveis, bem como sua localização. Neste último caso, estamos falando sobre o layout vertical e horizontal das máquinas.
  2. Tipo de unidade. Durante muitos anos, a esmagadora maioria dos modelos foram equipados com unidades mecânicas, uma vez que se caracterizam pela compactação, facilidade de utilização e fiabilidade. Ao mesmo tempo, vale a pena considerar que às vezes essas unidades falham com rapidez.
  3. Em situações com máquinas operatrizes equipadas com motores elétricos, é importante focar no tipo de rede à qual o equipamento está conectado, bem como na disponibilidade de um sistema de proteção contra superaquecimento. É importante lembrar que a potência não é uma medida de desempenho aqui.
  4. Características do mecanismo de fixação. Este ponto é devido às cargas correspondentes que surgem no processo de execução do trabalho descrito. Previsivelmente, a precisão do corte será determinada diretamente pela confiabilidade da fixação das peças.
  5. Presença de sistema de fornecimento de lubrificante e refrigerante ao local de rosqueamento. Este ponto é mais importante nos casos em que peças feitas de materiais de carboneto são processadas.Este processo está associado a um aquecimento significativo da ferramenta de trabalho e do próprio produto. Tal efeito acelera o desgaste do primeiro e afeta negativamente a qualidade do último.
  6. Automação do processo. Agora, a popularidade dos modelos equipados com modernos sistemas de controle digital está crescendo continuamente. Eles são capazes de fornecer precisão máxima com produtividade aumentada. Além disso, a maior parte do processo não requer intervenção humana.

Além de todos os itens acima, a lista de fatores determinantes inclui a marca da máquina.

Recomenda-se, sempre que possível, dar preferência a produtos de fabricantes bem conhecidos. O lado financeiro da questão, assim como a relação entre preço e qualidade dos equipamentos, não será menos importante na hora da escolha.

Áreas de uso

Levando em consideração o desempenho e a funcionalidade, as máquinas de rosqueamento são amplamente utilizadas hoje em muitas áreas. Isso se refere à indústria, bem como a grandes canteiros de obras. Paralelamente, estão à venda amostras de equipamentos concebidos para resolver problemas do quotidiano.

Modelos modernos do equipamento em questão permitem a formação de roscas em polegadas e métricas em furos, bem como a criação de roscas cônicas no reforço. Modelos compactos serão indispensáveis ​​se for necessário enrolar fios em agulhas de tricô, tachas e uma barra para porcas de determinado tamanho.

Além de realizar trabalhos com tubos e laminados, as máquinas são utilizadas para rebarbação e chanfragem, tanto externa quanto interna, e também para rebarbação.

A propósito, as unidades descritas permitem trabalhar tanto com metal como com outros materiais. Um exemplo notável seria a formação de roscas em cortes para várias ferramentas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário