Máquina de serra "faça você mesmo"

Contente
  1. Requisitos para máquinas caseiras
  2. Como fazer uma serra circular?
  3. Fazendo de uma serra
  4. Criação de modelo de motosserra
  5. Como fazer uma máquina vertical?

A máquina de serrar facilita muito o trabalho de um quebra-cabeças - pode substituí-lo. Ao mesmo tempo, as costuras de serra revelam-se extremamente lisas, como se as peças fossem serradas na fábrica. A serra é uma miniversão da serraria: não é inferior a ela em cortes regulares, a única diferença está no comprimento das peças: na serraria chega a dezenas de metros.

Requisitos para máquinas caseiras

Antes de prosseguir com a fabricação da máquina, prepare um esboço. Se você começar a trabalhar seriamente, o mestre transferirá tudo isso para o desenho. Mas existem dezenas, senão centenas, de opções de desenhos dessa máquina para condições específicas (filmagens de oficina ou garagem) de domínio público.

A máquina inclui:

  • estrutura (cama);
  • uma mesa com uma serra circular instalada;
  • Controle remoto.

Todos os elétricos são conectados com cabos de alimentação. Uma máquina de mesa não deve ser muito grande - é improvável que você comece a serrar tábuas e folhas de madeira com mais de alguns metros de comprimento: o comprimento da sala não permite.

Estrutura de aço e suportes suportam o eixo acionado... O tampo da mesa com fenda é rigidamente fixado ao quadro da mesa, não se move, ao contrário da peça de trabalho que, por sua vez, se move ao longo das guias. O conjunto completo do eletricista da máquina inclui, além do acionamento e do painel de controle com botões, um transformador que reduz a rotação do motor. A mudança da rotação do motor corresponde à tensão que é produzida pela comutação das torneiras que fornecem essa mudança de etapa.

A potência total do transformador é de pelo menos várias centenas de watts, mas um motor com um consumo de energia de não mais do que um quilowatt é adequado para tarefas domésticas. O principal requisito para máquinas que executam o corte de madeira e madeira serrada com base nele é uma margem de segurança, confiabilidade e estabilidade não inferior a três vezes os valores de carga, isso ajudará a evitar um acidente em tal máquina e possíveis lesões aos trabalhadores. É permitido usar uma base de apoio de uma mesa de aço e madeira, mas tal mesa deve suportar pelo menos várias centenas de quilos de carga.

A opção ideal é uma bancada de aço com uma ranhura no tampo da mesa para as lâminas de serra.

A versão mais simples da unidade de serra é baseada em uma serra manual. Uma máquina de fabricação própria com este projeto irá lidar com o trabalho em madeira maciça e aglomerado, MDF serrado e outros materiais compostos, um dos principais componentes do qual é serragem ou pó de madeira.

Antes de preparar o desenho da máquina, a profundidade de corte é levada em consideração (quantos centímetros a lâmina de serra penetra no bloco de madeira). Isso significa que não será possível serrar uma tábua ou madeira por completo, em espessura que ultrapasse o caminho do disco em camadas de madeira ou material compósito de madeira, não será possível - o corte sairá surdo, em a forma de um sulco fino e estreito. O disco maior, com diâmetro de até 26 cm, dificilmente permitirá serrar uma tábua ou madeira, uma tora com mais de 8 cm de espessura: aqui é levada em consideração a espessura do tampo da mesa, que não deve dobrar sob o peso do peça sendo movida. Pranchas e compensados ​​grossos podem ser serrados sem muita dificuldade.

Para uma maior espessura das peças a serem processadas, um elevador é fornecido no diagrama da máquina, o que permite que o eixo de acionamento seja aproximado da peça o máximo possível, sem que o disco fique preso diretamente durante a operação. Uma travagem perceptível do disco com uma carga significativa, próxima da carga máxima do motor, levará a uma diminuição das suas rotações várias vezes, razão pela qual este último sobreaquece e queima. Neste caso, não é necessário dar uma carga significativa - ou vale a pena reduzir a tensão de alimentação usando o mesmo transformador comutando no console.

Para cortes brutos, a rotação pode ser baixa, mas para acabamento, alta rotação (a partir de 5000 rpm) é imprescindível. Se a rotação do motor estiver na faixa de 3000 ... 4500 rpm, a estrutura é montada a partir de maciças peças de madeira, que reduzem a intensidade da vibração durante a operação.

O esboço e desenho da máquina também levam em consideração a ergonomia (facilidade de uso e segurança durante a operação) da unidade. Os botões de controle do controle remoto devem estar localizados em uma determinada sequência, excluindo uma partida repentina e acidental de uma máquina não preparada. O acesso à lâmina da serra deve ser limitado para evitar ferimentos ao trabalhador.

A proteção de eletricistas, em que existe uma alta tensão de 220 ou 380 volts, também está incluída na lista de requisitos obrigatórios.

Como fazer uma serra circular?

Primeiro, a mesa é montada - a base da unidade de serragem, por exemplo, com uma altura de perna de até 90 cm e uma altura de suspensão de mesa de cerca de 95 cm. Para este propósito, uma estrutura de aço é soldada - para as pernas é um tubo quadrado de 50 * 50 mm com uma espessura de parede de pelo menos 3 mm. Para o lado da gaveta (espaçador de reforço), é considerado um perfil retangular, por exemplo, 40 * 20 e uma espessura de parede de pelo menos 2 mm.

O chamado underframe - uma base com barras horizontais - também é cozido ao longo do perímetro de segmentos do mesmo tubo de 50 * 50 mm. Para reforço adicional, espaçadores diagonais (angulares) são usados, serrados e soldados em um ângulo de 45 graus. São seções de um tubo profissional de 40 * 20 mm. A sua presença é necessária - só com a sua ajuda é possível construir uma mesa verdadeiramente reforçada que não oscile com solavancos fortes, muitas vezes acompanhando a passagem das peças serradas nas guias.

Para a bancada, utiliza-se chapa de aço com espessura de 2 ... 3 mm. Nem é preciso dizer que essa bancada de trabalho será pesada em comparação com sua contraparte de madeira, mas pelo menos servirá a um artesão doméstico por muitos anos - por toda a vida. As dimensões da bancada de trabalho raramente excedem 2 m2 (1 * 2 m), levando em consideração a tolerância para travessões.

Para maior comodidade, o tampo da mesa de cima - ao longo do perímetro - é escaldado com um canto de aço, por exemplo, 20 * 20 mm (a espessura da parede é de cerca de 2 mm). Para retirar a queda de 2 mm formada pelos cantos, coloque em cima - ajustada para as dimensões - outra chapa de aço com espessura igual à espessura das paredes dos cantos das orlas. A mesa resultante tem alta resistência e duas ou três vezes o peso e a carga permitidos.

Depois que a mesa estiver pronta, os trilhos de montagem do inversor são instalados por baixo. Eles são todos feitos dos mesmos tubos de aço de seção transversal quadrada ou retangular. Para uma instalação completa e correta, é possível que a mesa recém-confeccionada tenha que ser inclinada para chegar ao seu lado inferior e marcar o tampo da mesa para fixar as peças.

É preferível usar conexões aparafusadas com cabeças escareadas - estas, por sua vez, não sobem de fora (topo) acima da superfície do tampo da mesa. Se necessário, a instalação das guias é fixada adicionalmente com um ponto de solda ou costuras curtas aplicadas ao longo da colocação desses elementos.

Tudo isso evitará que a circular escorregue quando a carga de trabalho das peças sendo cortadas estiver sendo cortada.

Em seguida, a própria circular é montada, o cabo de rede é conectado, o switch é instalado (em cima da mesa ou nas laterais / frontões da estrutura da mesa). Antes de instalar a circular, uma lacuna tecnológica é cortada no tampo da mesa - para os discos maiores, seu comprimento pode ser de pelo menos 30 cm.

Depois de instalar a circular, monte as guias. Eles devem ser personalizáveis. Para eles, as ranhuras tecnológicas são perfuradas perpendicularmente ao caminho da lâmina da serra - mais perto das extremidades do tampo da mesa. Para prensar e fixar as guias na posição desejada, são utilizadas porcas borboleta com parafusos e arruelas de pressão.

O movimento (espalhamento) das guias deve se ajustar à maioria dos tamanhos padrão de blocos de madeira. Portanto, para uma prancha e uma barra, a largura total do curso das guias da máquina é de cerca de 30 cm.

Se você tiver que cortar folhas de madeira compensada, as guias podem ser removidas a qualquer momento (elas são destacáveis), e a folha de madeira compensada pode ser definida e fixada ao longo das bordas do tampo da mesa usando, por exemplo, grampos. Mas tal máquina deve ter uma movimentação (pelo menos manualmente) movendo-se ao longo da linha de corte da peça, enquanto a lacuna tecnológica ocupa mais da metade do comprimento do tampo da mesa. Para movimentar o acionamento, utiliza-se um sistema de roletes sobre mancais industriais fechados dos dois lados, movidos por meio de uma barra de freio de mão.

Fazendo de uma serra

Uma mini-máquina manual baseada em uma serra para metal é um análogo de um quebra-cabeças elétrico. Esta opção de desktop não é tão pequena quanto parece à primeira vista - você precisa de espaço livre em uma mesa de tamanho decente.

Para a estrutura da máquina, você precisa preparar:

  • seção do canal;
  • tubo redondo;
  • pedaços de chapa de aço;
  • como uma unidade - qualquer motor com uma potência não superior a 850 W.

As instruções para fazer a máquina são as seguintes.

  1. Corte um pedaço de tubo de meio metro de comprimento... Você também precisará de seções de tubo mais curtas com um diâmetro maior do que esta seção. Essas peças servem como buchas.
  2. Deslize essas mangas em um pedaço de tubo com um diâmetro menor.... Solde uma estrutura de aço para manter a lâmina afastada da serra. Solde duas placas retangulares no tubo principal. Coloque essas placas no centro do tubo. Eles restringem o movimento da base da serra - não permitem que ela se mova na direção transversal.
  3. Solde dois suportes verticais no canal.
  4. Faça um suporte para o motor elétrico - pode exigir, por exemplo, um perfil angular.
  5. Solde a estrutura em U com uma peça bruta soldada a ela na seção principal do tubo, na qual a base da serra é fixada. A moldura, por sua vez, é montada a partir de dois tubos curtos e um longo.

Limpe e alise todas as soldas, monte as peças resultantes da máquina juntas.

Criação de modelo de motosserra

Monte a mesa de aço usando uma das instruções acima. Em vez de uma serra circular, conecte uma serra elétrica a ela. Ele tem mais potência - até vários quilowatts em termos de desempenho elétrico equivalente.

A espessura e as dimensões do tubo profissional podem ser alteradas, a falha do projeto é a sua imobilidade - apenas algumas pessoas podem mover uma serra com base em uma motosserra, levá-la para outra sala ao mesmo tempo... A vantagem da unidade - não é inferior ao desempenho da minisserradeira. O movimento da motosserra no sentido transversal (esquerda ou direita) é bloqueado graças às mesmas guias.

A motosserra pode ser automatizada - o botão que liga o acionamento pode estar localizado na lateral da peça de trabalho. Assim que a peça de trabalho encosta nela, o motor dá partida e a motosserra pode ser facilmente guiada ao longo do processo de serração.

Como fazer uma máquina vertical?

A máquina vertical não é particularmente difícil de fabricar.Basta colocar a mesa com a serra circular fixada na vertical, se necessário, colocando as lonas por baixo, e as peças podem ser serradas na vertical.

Para fazer essa máquina, você só precisa comprar uma serra circular de funcionamento vertical. Uma máquina totalmente montada é uma mesa posta verticalmente com uma circular, na qual, com a ajuda de grampos, uma tábua, barra ou folha de madeira maciça, ou um tronco (de preferência calibrado e arredondado) é mantida, e a circular é movida para cima e para baixo manualmente.

Em vez de uma circular, os artesãos novatos usam um quebra-cabeças convencional, cuja precisão é controlada por meio de guias. Ao mesmo tempo, uma prancha, um tronco, uma barra ou uma folha são deslocados horizontalmente, estando em pé. Antes de começar a serrar, a precisão do posicionamento é verificada. A verticalidade de uma placa, barra ou folha pode ser verificada usando um medidor de nível hidráulico de bolha ou laser - para evitar um erro grave que leva à curvatura e irregularidade das tiras cortadas, placas, ripas da peça de trabalho.

Para obter informações sobre como fazer uma serra com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário