O que são as serrarias e como escolhê-las?
Um artesão novato que domina o trabalho com as ferramentas elétricas mais simples - uma retificadora, uma broca de martelo, uma chave de fenda, uma serra de vaivém pode não continuar imediatamente trabalhando em um torno e fresadora. Mas o próximo passo em seu desenvolvimento, talvez, seja serrar peças de trabalho usando uma serra circular.
descrição geral
Máquina de serrar - uma ferramenta elétrica fixa que corta peças de madeira, bem como de metais e suas ligas. Ao instalar um disco circular, você pode cortar tijolos ou ladrilhos de cerâmica em alta velocidade. A máquina de serra corta facilmente contraplacado, tábuas, vigas e laminados.
A segunda função de uma serra elétrica, que tem uma lâmina de serra em sua composição, é muitas vezes a capacidade não apenas de cortar uma tábua e uma viga, mas também de remover paredes laterais desiguais da superfície de tais peças (fazendo tábuas afiadas a partir de tábuas não cortadas ), e também suavizar parcialmente a rugosidade e irregularidades da madeira.
Mas uma serra circular não pode substituir totalmente uma junta (incluindo uma elétrica).
Visualizações
De acordo com a finalidade, a máquina de serrar pode ser para trabalhar madeira - serrar, aplainar, serrar (serração de pleno direito), serrar de formato (principalmente para madeira, incluindo placas de aglomerado laminadas prensadas feitas de serradura com cola), serrar longitudinalmente, serrar cruzado (fazer cubos espaçadores).
As máquinas de mesa, via de regra, têm baixo consumo de energia - até 2 quilowatts de eletricidade consumida por hora. Eles funcionam a partir de uma rede monofásica padrão de 220 volts e cabem facilmente na garagem.
Por tipo de ferramentas de corte
Pelo tipo e tipo de cortadores de corte, as máquinas de serrar são subdivididas na circular (com uma serra circular), com serras de dobra e tiras... A serra curva se move em linha reta ou curva, dependendo da dureza da espécie de madeira. O caminho curvo da serra é usado nos casos em que a retidão do corte não é importante - por exemplo, quando é necessário cortar lenha.
Se para madeira você pode usar uma serra comum feita de aço rápido ou ferramenta, então para processar pedra, por exemplo, granito ou materiais artificiais (ardósia, azulejo, concreto), você precisará de pontas vitoriosas ou de diamante.... Assim, para fazer aberturas de portas e janelas numa parede de betão armado, utiliza-se a serra diamantada: apenas um revestimento de pequenas partículas de diamante permitirá cortar o betão mais resistente e as armaduras de aço, bem como paralelepípedos (granito), brita.
As máquinas para metal usam discos abrasivos "bulgar" de grande formato (22 cm e mais) e lâminas de serra feitas de aço rápido... Os dentes do disco para metal são muito menores - os grandes, ao contrário, se agarrariam ao metal e feririam a pessoa que executasse esse processamento do metal. O corte de aço corta perfeitamente metais não ferrosos e ligas do tipo St3, mas para o processamento de ligas mais duras, por exemplo, aço inoxidável 12X18H10T ou aço "tubo" resistente ao gelo 09G2S, é melhor usar um abrasivo de fibra de vidro, ou o diamante vencerá .
Devido à sua viscosidade, o aço inoxidável é difícil de serrar - em escala industrial, é melhor usar o corte a laser em uma máquina CNC do que usar serras elétricas convencionais. Normalmente, o acionamento da serra com uma serra circular é montado em uma estrutura ou diretamente sob uma mesa de trabalho que possui uma ranhura para essa serra. As guias cuidadosamente ajustadas são instaladas na superfície superior da máquina ou da mesa de trabalho, de forma que a madeira ou a tábua não escorregam.
As guias removíveis são fixadas com grampos ou minivices. É impossível movê-los ao passar uma tábua ou barra pela fenda de serração - essas guias suportam a força padrão aplicada pelo mestre para empurrar suavemente a tábua ao longo do espaço de serração. É mais conveniente mover as guias do que mover o próprio acionamento: este último deve estar rigidamente fixado e o disco deve estar absolutamente imóvel em seu plano, não se desvia um milímetro.
O disco grosso, não dobra, garante uma superfície quase perfeitamente plana nas bordas serradas. Em alguns casos, uma serra pode até substituir uma fresa - é possível fazer uma barra perfeitamente plana ou um pedaço de folha de qualquer bloco curvo.
O principal requisito é cortar esta peça de trabalho não transversalmente, mas ao longo das fibras de madeira: elementos serrados exatamente transversalmente, quebram rapidamente, dividem-se em pequenos pedaços. As únicas exceções são cubos e cubos de madeira.
Por localização
A localização da faca de corte pode ser horizontal e vertical. O mesmo se aplica a máquinas de serrar simples e duplas. O número de serras circulares pode ser qualquer. Eles recorrem a circulares nos casos em que o cortador de quebra-cabeças está dobrado tanto que é impossível fazer peças de largura e comprimento uniformes: as peças de trabalho se deterioram e são rejeitadas uma após a outra.
Na serragem vertical de madeira e madeira serrada em sua base, você pode fazer o contrário - mover o acionamento ao longo das guias manualmente ou usando um mecanismo de corrida especial, e deixar a peça imóvel: do ponto de vista da tecnologia de serragem, não há fundamentos diferença.
Avaliação das melhores modelos
Uma visão geral dos melhores modelos está na lista a seguir.
Metabo TS 216
Este dispositivo é um modelo de mesa que pode ser carregado com uma das mãos. O modelo é adequado para serrar madeira na obra. O dispositivo inclui um motor de alta velocidade equipado com um sensor de superaquecimento que permite que o motor seja desligado a tempo. Seu freio para o motor em 3 segundos.
O sistema de proteção contra religamento de motor superaquecido permite evitar o desgaste do enrolamento, e o dispositivo de aceleração suave prolonga a vida útil do acionamento elétrico. O elemento do disco de travamento permite que você destaque um cortador gasto em alguns segundos e insira um novo em seu lugar.
Makita 2704
Projetado para um consumo de 1650 watts. A velocidade das revoluções é 4800 por minuto. Capacidade de serrar - até 91 mm... Trabalha com plástico, madeira e madeira serrada, compósito, pedra artificial e metais não ferrosos. Existem pernas e cantos para colocar a máquina em uma bancada. O dispositivo é adequado para uma garagem ou despensa. Cortes oblíquos em um ângulo oblíquo são permitidos. Todos os mesmos circuitos e funções de proteção elétrica e eletrônica do inversor e mecanismos estão presentes.
RYOBI RTS1800
Consome 1800 W, possui tampo de mesa corrediço em alumínio fundido. Este modelo trabalha com peças de até 48 cm de comprimento O ângulo de corte é alterado com um transferidor - em qualquer direção até 60 graus da vertical. Os sistemas de proteção do motor e da unidade garantem uma longa vida útil do dispositivo.
Hitachi C10RE
Um dispositivo para a produção em pequena escala de blanks. Ele corta muitos tipos de madeira e compósitos. A máquina é conectada ao aspirador através do tubo de ramificação da câmara de trabalho. Lâminas de serra com diâmetro de 250 mm são instaladas no dispositivo. O diâmetro da lacuna de pouso é de cerca de 30 mm. O dispositivo produz um corte transversal de até 73 mm.
Ao serrar uma peça a 45 graus, a largura (profundidade) do corte já é de 63 mm.A máquina desenvolve um curso de até 4800 revoluções a cada minuto. A mesa de objetos tem dimensões de 64x47 cm, e o peso de 25 kg torna esta máquina portátil e transportável.
"ZUBR ZPDS-255-1500"
Adaptado para todos os trabalhos com madeira e todos os tipos de compostos de madeira... Funciona como uma ferramenta de serragem completa nas condições de produção de pequenos lotes de peças de trabalho. O dispositivo deste fabricante substituirá parcialmente o roteador de madeira e o quebra-cabeças. A unidade funciona mesmo com peças volumétricas (moldadas) devido à capacidade de produzir cortes combinados. O feixe de laser define a linha de corte ao longo da qual a lâmina de serra passará.
O ajuste suave da velocidade das revoluções devido ao driver eletrônico que controla a velocidade das revoluções é útil na fabricação de peças mais complexas. O disco não está preso graças ao abridor ajustável. A completude da máquina é complementada por um dispositivo conveniente para empurrar a peça de trabalho na direção do curso da serra, o que evita que o usuário se machuque. A máquina corta madeira com peças mais grossas.
Componentes
A estrutura da máquina de serrar, feita por um mestre com as próprias mãos, inclui: uma estrutura (cama), um acionamento elétrico, uma caixa de engrenagens de aumento ou redução com eixo roscado flangeado, sobre a qual, como um disco abrasivo búlgaro, uma serra a lâmina é colocada com a ajuda de flanges. No caso mais simples, o controle é feito por meio de uma chave liga / desliga e um botão para alimentá-lo ao motor elétrico; em uma versão mais complicada, existe um driver de ajuste ou uma placa eletrônica com comutação gradativa de revoluções.
É possível reduzir de forma independente a velocidade pela metade conectando a unidade de serra em série através de um poderoso diodo de alta tensão com um fornecimento de dezenas de amperes de corrente operacional, no entanto, tal interruptor será acompanhado por uma transição do motor máximo velocidade da unidade de serra para um reduzido. Por exemplo, dispositivos de comutação simples operam a 4000 e 9000 rpm.
Para movimentar uma tábua ou madeira, assim como uma chapa de compensado, são utilizadas guias com suportes ou grampos, que atuam como grampos. As máquinas da marca possuem uma escala em milímetros aplicada na área de trabalho. O elemento que está sendo cortado em tal máquina é deslocado para a distância selecionada. Máquinas mais profissionais, incluindo a versão de duas serras, permitem que o próprio acionamento seja movido em vez das guias. Uma carruagem é usada para isso. Ele move a unidade por uma distância selecionada pelo operador da máquina.
Além do carro, dos discos e do motor, também são substituídas peças da caixa de câmbio - eixos com engrenagens a partir dos quais é montada. Em máquinas de acionamento direto, o eixo é substituído pelo rotor. Quando o motor é completamente desmontado, o estator também muda em alguns casos. O motor coletor contém os enrolamentos do rotor e do estator, que trabalham em contato mútuo por meio de escovas e anéis.
As escovas mudam com muito mais freqüência do que o rotor e o estator.
Elementos não menos obrigatórios são uma viseira corta-fogo transparente, que exclui a dispersão de partículas incandescentes que podem provocar um incêndio na oficina.... A remoção de aparas e serragem é feita por um aspirador técnico a vácuo, que é conectado à rede antes do início do acionamento e desligado após ele. Ambas as medidas manterão o local de trabalho relativamente limpo. O peso da máquina, não fixada ao tampo da mesa da bancada, é de pelo menos 30 kg.
Essas dimensões são proporcionais a uma potência de 2 kW. A máquina é compatível com placas e compensados de até vários centímetros de espessura. As máquinas de bancada cortam peças de trabalho de até 1 m de comprimento e 80 cm de largura.
Eles selecionam esses equipamentos para suas necessidades imediatas no processamento de madeira e metais, bem como ligas metálicas.
Uma fábrica de produção - por exemplo, uma serraria - fornecerá operação contínua por até 16 horas. A potência de tal dispositivo é superior a 10 kW. Corta compensados com vários metros de largura e está equipado com duas ou mais serras montadas em um eixo de motor de alta potência (ou acionamento com caixa de engrenagens). A serraria funciona em velocidades extremamente altas - 10-25 mil rotações por minuto, e o corte de tábuas, compensados e madeira é perfeitamente liso. A fábrica passa por seu campo de trabalho até uma dúzia de tiras simultâneas, razão pela qual o corte de uma barra, tábua ou compensado é muito acelerado. Ele corta aglomerado, MDF, fibra, semissintético, não metálico e semimetálico composto. Na verdade, é uma máquina multisserradeira controlada por uma equipe de trabalhadores ou por um computador eletrônico de bordo (CNC).
A produtividade das máquinas de serrar é medida em metros lineares por minuto ou hora. Por exemplo, uma fábrica de produção tem uma velocidade de corte transversal de pelo menos 2 m / min. Em aparelhos domésticos, essa velocidade varia de várias a várias dezenas de centímetros a cada minuto.
As nuances de escolha
Máquinas domésticas para o lar - ou melhor, para a oficina doméstica - são selecionadas principalmente pelo número de rotações do motor. As máquinas com velocidades de até 2500 rpm são equipadas com uma transmissão por correia em V, o que ajudará a consertar a unidade com mais rapidez. Dispositivos com maior velocidade são equipados com uma caixa de câmbio que se desgasta mais rapidamente. As máquinas de engrenagens pesam menos porque ocupam menos espaço, são fáceis de mover, mas exigem reparos mais complexos: engrenagens e eixos adicionais são mais caros do que um elemento de correia em V e precisam de limpeza e lubrificação regulares.
As dimensões da mesa na oficina doméstica (garagem) são limitadas às dimensões de 1x2 m para a bancada. Alguns usuários preferem máquinas montadas em mesa: um corte é feito no topo da mesa para um disco giratório e, em seguida, guias são colocadas para o corte na espessura e largura necessárias dos elementos de corte.
A proteção contra sobrecarga é imprescindível - assim como a proteção contra ferimentos e poeira (entupimento) do local de trabalho com aparas e serragem. O remédio para o último é a capacidade de conectar um aspirador externo projetado para limpar pequenos resíduos de construção.
A planificação das placas é realizada por meio de dispositivos especiais. Para aplainar tábuas serradas ou pedaços de madeira, um plano especial é usado, a função do qual é desempenhado por um cortador girando no mesmo eixo com a serra (ou independentemente)... As guias são definidas usando uma unidade funcional que fornece espessamento. O medidor de espessura embutido em tal máquina ajuda a definir com precisão o comprimento e a largura da madeira compensada a ser cortada em segmentos.
Finalmente, a potência de até 2 kW é um indicador que nenhuma oficina doméstica pode prescindir. Um maior consumo de energia reduz o alcance das máquinas de serrar às condições de uma minifábrica ou carpintaria, onde existem cablagens com uma grande secção transversal de fios e uma rede trifásica.
O comentário foi enviado com sucesso.