Tudo sobre máquinas de forjamento a frio

Contente
  1. Visualizações
  2. Top models
  3. Como fazer isso sozinho?

As máquinas de forjamento a frio são equipamentos especializados com os quais você pode criar produtos de metal bonitos e de alta qualidade. Uma característica de tais dispositivos é a possibilidade de instalação em casa e produção independente. Existe uma grande variedade de dispositivos poderosos e duráveis ​​no mercado.

Visualizações

Para um processamento mais eficiente e rápido de produtos de metal, os fabricantes produzem vários tipos de máquinas de forjamento a frio, que diferem em termos de características funcionais e operacionais. Uma visão geral detalhada de cada variedade permitirá que você selecione rapidamente o equipamento necessário e evite a maioria dos erros cometidos por iniciantes.

Os principais tipos de equipamentos para máquinas de forja de arte.

  • "Caracol". O dispositivo mais versátil para a produção de elementos metálicos em espiral. Este equipamento é constituído por uma base fundida, o que permite uma longa utilização. Nessa variedade, a matéria-prima sempre é torcida em espiral. O ferreiro pode usar tanto perfis quentes ou hastes como frios.
  • "Gnutik". É uma versão clássica da máquina fria. Usando este equipamento, o ferreiro pode fazer cantos de qualquer formato e tamanho. O projeto é baseado em uma matriz de dobra com uma unidade excêntrica adicional. É considerado um dispositivo multifuncional devido à possibilidade de utilização de peças adicionais.
  • "Aceno". Um tipo moderno de equipamento de cavalete que permite criar padrões torcidos ou cachos com um núcleo pequeno e sólido. Os elementos principais são rodas de liga leve, que são fixadas à estrutura metálica com parafusos de alta resistência.

Se desejar, o ferreiro pode escolher a distância entre os discos.

  • "Pé de ganso". Máquina clássica para laminação a frio e a quente de partes integrantes de um tubo perfilado. A sua utilização permite obter uma forja altamente artística na forma de uma ruga uniforme. Equipado com dois eixos idênticos. A variedade se distingue por uma alta velocidade de trabalho - cerca de 4-5 segundos por peça.
  • "Globo". Uma característica marcante é a presença de um cabo especial, com o qual o ferreiro dá ao produto de metal a forma desejada. Usando esta variedade, você pode criar modelos para forjamento.

Além das variedades descritas acima, todas as máquinas-ferramentas para metal são classificadas convencionalmente em 4 grupos.

  • Barras de torção. Para torção longitudinal de perfis metálicos ou hastes.

  • Twisters. Com a finalidade de formar espirais e cachos.

  • Estampagem. Para aplainar hastes e formar padrões, pés ou grampos.

  • Dobrando. Para criar vários ziguezagues ou ondas.

As máquinas de forjamento a frio multifuncionais e tecnológicas são equipamentos com muitas vantagens. O uso de tais dispositivos permite facilitar significativamente o trabalho humano, obter peças melhores e acelerar a tecnologia de produção.

As máquinas com caixa de velocidades não requerem uma conexão direta com a rede elétrica. Devido a esse recurso, o mestre pode economizar uma quantidade significativa de eletricidade. Dependendo do tipo de fonte de alimentação, o equipamento também é convencionalmente classificado em mecanismos manuais e elétricos.

Além de equipamentos especializados, você também deve ter um conjunto das seguintes ferramentas: um globo para um arco, um elemento metálico "Lanterna", uma caixa volumétrica e consumíveis.

Manual

As máquinas manuais são dispositivos especializados que funcionam devido à força mecânica aplicada diretamente pelo artesão. O design consiste principalmente em alavancas, o que permite uma melhor distribuição da energia cinética. Esta variedade é freqüentemente instalada em pequenas oficinas.

As principais vantagens das máquinas manuais:

  • trabalhar sem a necessidade de se conectar à rede elétrica;

  • nenhum requisito de habilidades ou qualificações especializadas;

  • a possibilidade de colocação em garagem ou no campo;

  • fácil transporte e compactação;

  • alta liquidez em caso de revenda.

Uma vantagem igualmente importante desse tipo é a capacidade de conectar elementos funcionais adicionais. Essa máquina pode ser facilmente desmontada, o que permite que você mesmo altere suas características de design. A vantagem também é o baixo custo - de 7 a 20 mil rublos, dependendo do tipo de mecanismo.

Acionado eletricamente

A principal vantagem das máquinas-ferramentas acionadas eletricamente é a facilidade de trabalho humano. A presença de um mecanismo elétrico no projeto do equipamento permite uma produção de peças muito mais rápida e precisa. Um dispositivo semelhante é geralmente usado para produção em massa.

Além da alta velocidade de trabalho, o acionamento elétrico permite uma curvatura mais suave. A desvantagem desse tipo é o alto custo, que depende da disponibilidade de recursos adicionais ou da potência real do motor.

O equipamento elétrico universal pode custar de 200 a 300 mil rublos. Existem também modelos mais caros no mercado que são usados ​​na área industrial. Normalmente, esses dispositivos não são adequados para uso doméstico devido ao alto preço e tamanho.

Top models

Para que uma máquina seja altamente eficiente e produtiva, você precisa saber quais empresas fornecem equipamentos da mais alta qualidade. Apesar da grande variedade de fabricantes, apenas uma pequena parte do mercado é utilizada por ferreiros.

A empresa mais popular é considerada BlackSmith, fabricante chinês especializado em equipamentos... Esta marca fabrica não só máquinas-ferramenta, mas também prensas hidráulicas, dispositivos de conformação e muitos outros componentes.

Aqui está uma classificação dos modelos deste fabricante.

  • M3-G. Normalmente é usado para vários trabalhos com hastes de até 12 mm. Pode ser usado para dobrar rapidamente tiras de metal e formar anéis.
  • M3-V1. Equipamento de tipo manual, com o qual você pode criar cachos de alta qualidade em vários formatos. Este dispositivo usa tiras de metal de até 40x5 mm e hastes com espessura de 12-13 mm.
  • M04B-KR. Com esta máquina, o ferreiro é capaz de produzir rapidamente cestos fortes ou padrões torcidos de hastes de metal, cuja seção transversal atinge 14-16 mm.
  • UNV3-02. Equipamento universal com o qual você pode executar quase todos os tipos de trabalho comuns com matérias-primas metálicas.
  • PS-14. É utilizado para torcer estruturas metálicas sem aquecimento. Permite processar cobre, aço St3 e quaisquer outros materiais macios.
  • UB-100. É usado principalmente em canteiros de obras e serralheria. Projetado para dobrar quadrados, tiras ou hastes de aço macio.

Além do fabricante chinês, você pode comprar equipamentos nacionais da Azhurstal. Os dispositivos disponíveis são versáteis, práticos e de preços muito baixos.

Aqui estão os modelos mais populares.

  • "Openwork-mini". Apesar de compacto, este equipamento suporta bem hastes de metal de até 15 mm de espessura.
  • "Azhur-1". Um modelo bastante produtivo, com o qual é possível produzir até 5 a 6 mil metais dobrados por mês.
  • "Azhur-2". Ótimo para criar padrões volumétricos e formas retangulares ou angulares enroladas.
  • "Azhur-Universal". O dispositivo é apresentado na forma de uma máquina de enrolar e dobrar, o que aumenta muito a versatilidade.

As máquinas-ferramentas alemãs também são muito populares. A empresa mais famosa da Alemanha é organização de produção Habofornecendo equipamentos de alta qualidade há mais de 20 anos. Tais dispositivos são caracterizados por ruído mínimo, economia e ausência quase completa de vibrações.

Além das variedades descritas acima, os especialistas também recomendam máquina moderna "Maxim" 4 em 1. Este equipamento é altamente eficaz na criação de toldos, portões, escadas, churrasqueiras ou cercas. As principais vantagens da máquina-ferramenta russa são: alta velocidade de operação, confiabilidade e durabilidade das peças componentes.

Quaisquer movimentos bruscos devem ser evitados ao operar a máquina. Caso contrário, o equipamento irá falhar rapidamente. E você também deve verificar cuidadosamente a confiabilidade dos elementos estruturais antes de comprar um dispositivo especializado.

Como fazer isso sozinho?

Além de comprar equipamentos prontos, qualquer pessoa pode fazer de forma independente uma máquina de forjamento a frio. A fabricação do dispositivo não requer habilidades especializadas. É especialmente importante seguir as diretrizes abaixo cuidadosamente para evitar a maioria das deficiências ou erros.

A primeira coisa que precisa ser feita antes da produção do equipamento é desenvolver um desenho no qual a máquina e seus nós-chave ou conexões sejam representados com precisão. O plano de construção também indica as dimensões e fixadores adicionais.

Um guia passo a passo para fazer uma máquina do tipo torção.

  • Prepare uma cama de metal geral. Proteja o canal com qualquer dispositivo de soldagem.

  • Instale um torno especializado em uma extremidade do canal.

  • Anexe uma braçadeira adicional com rolos móveis.

O equipamento de fixação é melhor feito de uma liga forte e deve haver orifícios para os parafusos de fixação.

  • Depois de concluir as etapas acima, é necessário soldar as alças nas buchas dos rolos. Para melhorar a segurança e facilidade de uso, o torno e as buchas devem ser colocados no mesmo nível.

Para tornar o mais simples máquina doméstica "Gnutik", solde os eixos de metal em uma placa de aço e faça um furo retangular entre eles. Além disso, um batente móvel é fixado ao centro da estrutura - um elemento necessário para escolher um ângulo ao dobrar. Recomenda-se o uso de peças feitas de aço ferramenta na produção de Gnutik.

Para a fabricação da máquina multifuncional "Caracol", você deve usar um dos seguintes métodos.

  • O caminho fácil. Desenhe os contornos do caracol em uma folha de metal no tamanho e forma desejados. O corte dos elementos estruturais é realizado em equipamento especializado com alimentação de soldadura. Além disso, todas as peças são fixadas na mesa de acordo com as características operacionais.
  • Removível "Caracol". Nesse caso, o equipamento removível é fabricado com um grande número de parafusos de metal. Para fazer isso, faça 4 furos roscados na peça de trabalho. Com a ajuda deles, o ferreiro poderá alterar o raio dos produtos de metal apertando os parafusos.
  • Maneira avançada. Para criar você mesmo um "Caracol" multifuncional e durável, você deve pegar várias armações preparadas e conectá-las usando elementos de fixação - parafusos com pequenos orifícios.Em seguida, é formado o eixo principal do equipamento, sobre o qual são instaladas a superfície de trabalho e as placas adicionais.

Para uma master class detalhada, veja abaixo.

Depois que o "Caracol" é montado, ele deve ser verificado em espaços em branco. Quaisquer elementos estruturais devem ser fixados com equipamentos de soldagem que possam suportar cargas intensas e prolongadas.

O quadro acabado é sempre montado em um eixo móvel. Caso contrário, o "Caracol" não conseguirá girar, o que reduz a usabilidade.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário