Nós fazemos máquinas para trabalhar madeira com nossas próprias mãos
Qualquer homem sonha com uma sala assim como sua própria oficina. Além disso, desejo que seja equipado com todas as ferramentas e equipamentos necessários, o que o tornará multifuncional e o mais versátil possível. Afinal, todos sabemos que as ferramentas manuais nem sempre nos permitem dar vida a certas ideias. Você deve ter pelo menos algumas máquinas. Vamos tentar descobrir como fazer uma máquina de marcenaria artesanal com as próprias mãos em casa, o que permitirá que você crie diversos produtos e faça marcenaria.
Máquina circular de uma broca
Para fazer essa máquina em casa, você precisará ter à mão várias barras sob as pernas em um batente do tipo paralelo, bem como algumas peças de madeira compensada que se tornarão o tampo de uma mesa. Primeiro, você precisa fazer orifícios na madeira compensada onde as pernas serão fixadas. É melhor aplicar um pouco de epóxi nos locais onde serão fixados para ter mais confiança na confiabilidade da fixação.
Na próxima etapa, instalamos as pernas e as fixamos nas costas com parafusos auto-roscantes, após o que a máquina pode ser instalada nelas. Agora você precisa fazer um furo em um pedaço simples de madeira compensada retangular usando uma coroa. Seu diâmetro deve ser igual ao do mandril de perfuração. A princípio, não assusta se for um pouco maior, pois a fixação ainda será feita com parafuso. Este elemento deve ser fixado sob o tampo da mesa da máquina. Seria melhor aplicar uma marca no ponto de saída da lâmina da serra.... Esta parte deve ser fixada com parafusos auto-roscantes na parte traseira, e aqui você também pode usar cola epóxi para maior confiança.
Depois disso, é feito um furo para caber, uma fenda é cuidadosamente recortada com um quebra-cabeças.
Agora você deve se armar com outro compensado, que terá dimensões semelhantes ao primeiro pedaço de compensado, e fazer a mesma fenda para a lâmina de serra sair. Você também precisa fazer um orifício de passagem que corresponda à largura da barra. Além disso, deve ser feito em um ângulo de 90 graus a partir do último slot. Será para a cerca rasgada. A peça em branco resultante deve ser colada sobre a primeira madeira compensada.
Resta instalar a broca e colocar a lâmina de serra. Para isso, colocamo-lo numa peça previamente preparada com um orifício redondo, previamente instalado por baixo da bancada. A lâmina da serra deve ser fixada ao parafuso com uma porca e uma arruela deve ser instalada em cada lado da lâmina. Depois disso, o parafuso é instalado na broca. Para a fixação final, um parafuso auto-roscante é aparafusado, a confiabilidade da fixação da broca é verificada. No verso, é preso com um par de grampos.
A questão permanece exclusivamente com este último. Para fazer isso, um bloco é inserido na ranhura e um pedaço uniforme de compensado é colado da parte frontal em um ângulo de 90 graus, após o que o batente paralelo é fixado ao tampo da mesa. É imprescindível que o parafuso esteja localizado na parte superior para que, após o ajuste do batente, possa ser fixado.
É assim que você pode fazer uma boa máquina circular a partir de uma furadeira para uma oficina doméstica.
Fabricação de retificadoras
Para criar um moedor de carpintaria para sua casa, você precisará se armar com os seguintes materiais:
- Madeira compensada;
- rolamentos;
- comuta;
- um motor de uma máquina de lavar;
- um pedaço de cartão;
- Cola;
- um pedaço de tubo e um acoplamento de encanamento;
- haste roscada;
- porcas, parafusos e arruelas.
Se possível, então seria melhor fazer desenhos preliminares do dispositivo, o que irá melhorar a precisão de todas as operações para sua criação... Na primeira fase, você precisará cortar as placas de aglomerado, que se tornarão o corpo da máquina. Depois disso, uma série de ações deve ser realizada com o motor da máquina de lavar. Para montar o rolo de acionamento no eixo do motor, selecione um acoplamento de tubo de plástico de um tamanho que possa se encaixar bem na polia do eixo. Para obter o tamanho necessário deste último, você precisará ligar o motor e lixá-lo como um torno. Depois disso, a embreagem é cuidadosamente pressionada na polia para que fique bem fixada. Se você quiser consertá-lo da forma mais segura possível, você pode usar cola.
Agora deve ser instalado um pedaço de tubo no acoplamento, que será o rolo de acionamento. Para proporcionar uma melhor aderência com a cinta de lixa, você precisará colar o rolo com borracha da câmera, que pode ser removida da roda da bicicleta.
Na etapa seguinte, a carroceria é montada, o motor é montado e é bem fixado com porcas e parafusos. O próprio tampo da mesa terá 2 furos: para os roletes acionadores e acionados. Para fazer um rolo acionado, você precisa levar um pedaço de tubo onde você precisa prensar um par de rolamentos. Um eixo pode ser criado a partir de uma haste roscada ou de um parafuso longo. O eixo do rolo acionado é preso a uma plataforma de madeira compensada especial que pode se mover horizontalmente sob o tampo da mesa. Isso permite que a cinta de lixa seja apertada.
Para máxima comodidade de tensionamento, use uma haste longa equipada com uma rosca com uma porca... Ele vai puxar a plataforma, o que vai apertar o cinto. Observe que não há centralização da correia neste desenho, o que significa que será melhor fixar os roletes de forma que os eixos não se movam, mas divirjam ligeiramente, o que permitirá que a correia não voe. Depois disso, basta colocar a almofada de suporte de esmeril e deslizar a cinta de lixa sobre os rolos.
Criação de uma máquina de serrar
Agora vamos falar sobre a criação de uma máquina de corte de madeira. Normalmente é criado:
- de uma serra;
- de um quebra-cabeça.
Vamos considerar mais detalhadamente as duas opções de máquinas.
Da serra
Para criar este tipo de fixação, você precisa de um par de barras do mesmo tamanho, que você precisa aparafusar por baixo a uma folha de madeira compensada. Quanto mais longa a folha, mais tempo a peça pode ser processada. Mas se a máquina for muito grande, é melhor usar quadrados de aço, não de alumínio. Depois que as barras forem fixadas na madeira compensada, você precisará instalar a serra circular em um par de quadrados de alumínio. Além disso, nas bordas, eles devem segurar a serra o mais firmemente possível, de modo que ela vá exclusivamente para a frente e para trás. Mesmo a presença de folga mínima pode resultar em uma redução significativa na qualidade do corte.
Agora você precisa aparafusar os quadrados às barras usando parafusos autoatarraxantes. Nesse caso, você não deve salvá-los e, portanto, seria melhor usar 2 desses dispositivos em ambos os lados do quadrado. Isso permitirá que você faça guias de alta qualidade ao longo das quais a serra circular se moverá. Na próxima etapa, é necessário criar um batente que será necessário se um corte final for feito. É melhor fazer isso em ângulos padrão de 45 e 90 graus e, se necessário, você pode adicionar outros. Colocamos um pequeno bloco no parafuso de um lado. A haste de metal deve ser puxada de modo que seja conveniente desenrolar com a mão. As nozes podem ser escondidas com um pedaço de compensado, coberto com epóxi ou cola.Depois disso, coloque o bloco a 90 graus da lâmina da serra e prenda-o ao parafuso do outro lado.
Depois disso, você pode cortar a 90 graus. E para poder cortar da ponta a 45 graus, será suficiente adicionar mais 1 parafuso.
De um quebra-cabeça
Primeiro, você precisa marcar e recortar a plataforma por onde o quebra-cabeça passará. Para isso, no centro do compensado, será necessário criar uma marcação e fazer furos no início e no final do sulco, por onde o quebra-cabeça deve entrar com calma. A largura deste dispositivo deve ser igual à largura da plataforma do quebra-cabeça. Agora, com a ajuda deste último, retiramos tudo o que é supérfluo entre os furos, após o que fixamos um par de ripas nas bordas, o que limitará o curso do dispositivo. Fazemos furos e fixamos 5 parafusos auto-roscantes em ambos os lados.
Ou seja, como você pode entender, a largura da plataforma deve ser igual à largura da sola do quebra-cabeça.... Agora, consertamos 2 pernas em uma plataforma de máquina comum. Mas é melhor deixar as pernas mais altas para que funcionem também como amortecedores para a parte superior. É melhor fixá-los com três parafusos auto-roscantes em ambos os lados. Se, de repente, a plataforma do quebra-cabeça for um pouco mais longa do que a plataforma comum, ela pode ser encurtada. Em seguida, é feita a marcação, após o que tudo o que for desnecessário é cortado com a ajuda de um quebra-cabeças. Agora é necessário consertar a plataforma da máquina de cima.
É necessário fazer um par de batentes, após os quais fazemos furos na plataforma da serra de vaivém no início e no final da ranhura da plataforma principal, o que nos permitirá transferir o furo para a serra se deslocar. Resta formar um slot com uma serra de vaivém na plataforma principal. A máquina estará pronta. Se você quiser cortar em um ângulo de 45 graus, precisará marcar e prender a barra com um par de parafusos autoatarraxantes na máquina. Quando não for necessário, você pode simplesmente desparafusá-lo.
Mais ideias
Deve ser dito que para processamento de madeira, existem muitas outras ideias em termos de criação de máquinas... Por exemplo, a unidade também pode ser feita de uma chave de fenda, mas na maioria das vezes uma furadeira ou serra de vaivém é usada para isso. Dependendo do projeto desses dispositivos e de suas características técnicas, bem como das tarefas exigidas, as máquinas caseiras podem ter diferentes formas, diferentes princípios de operação e características técnicas. Se você quiser e tiver as habilidades necessárias, pode até fazer uma máquina CNC para trabalhar madeira.
Para obter informações sobre como fazer uma máquina para trabalhar madeira com as próprias mãos, veja o próximo vídeo.
O comentário foi enviado com sucesso.