Características das máquinas multifuncionais para trabalhar madeira
O trabalho com madeira envolve a utilização de equipamentos especiais, graças aos quais é possível processar o material de diferentes maneiras. Estamos a falar de máquinas multifuncionais que se apresentam no mercado nas mais variadas variedades, cada uma com as suas características e vantagens. Existem vários critérios que devem ser considerados na escolha desse equipamento. Gostaríamos de chamar sua atenção para informações úteis, com a ajuda das quais você poderá se familiarizar com o equipamento mais detalhadamente.
Descrição
As máquinas para marcenaria são utilizadas em empreendimentos de diversos portes, sendo impossível dispensá-las nas oficinas em casa, pois o equipamento pode ser universal, o que é uma das principais vantagens. Já pelo nome fica claro que a ferramenta possui uma série de funções que permitem resolver certas tarefas para o processamento de madeira natural. Graças aos vários acessórios, o material pode ser serrado, dando-lhe o tamanho e a forma desejados. Com a ajuda de equipamentos modernos, você pode obter elementos para estruturas e molduras de montagem, peças de móveis, conjuntos de janelas e muito mais. Os produtos são oferecidos com duas opções de acionamento - elétrico e a gasolina. O elemento é equipado com um dispositivo especial que protege contra a entrada de serragem, assim, o funcionamento do equipamento é seguro e cômodo.
Deve-se destacar que a ferramenta é oferecida em uma ampla gama, pode ter diferentes configurações e durará muitos anos com bom funcionamento. Essa máquina pode substituir as unidades convencionais de aplainamento empoeiradas, além disso, com ela, você pode esquecer despesas adicionais com equipamentos de perfuração ou retificação.
É a melhor escolha tanto para uma pequena oficina doméstica quanto para uma grande empresa que manipula madeira em grande escala.
As principais vantagens de uma máquina multifuncional são a versatilidade, já que é capaz de realizar diversas tarefas, que você aprenderá a seguir. Ao mesmo tempo, não ocupa muito espaço, é bastante compacto e fácil de usar. O desenho é feito de forma que a peça de trabalho seja fixada de forma fácil e segura antes de iniciar o processo. A máquina não emitirá vibrações desnecessárias, portanto, a qualidade do trabalho estará no mais alto nível. O próprio mestre apreciará o processo, durante o qual nada ameaça sua saúde. A rigidez da ferramenta aumenta a durabilidade ao trabalhar com grandes produtos de madeira.
Deve-se notar que em algumas máquinas é possível conectar um aspirador de pó doméstico para limpeza, e isso é muito conveniente.
Visão geral da espécie
O equipamento pode ser dividido em vários tipos. A máquina pode ser uma máquina doméstica com medidor de espessura, portanto é adequada tanto para uso doméstico, como industrial, é maior e possui um leque de funções mais amplo. Ferramentas profissionais são freqüentemente usadas em grandes empresas, mas uma mini-máquina tem as mesmas vantagens, independentemente de ser desktop, portátil ou combinado.
As unidades de serrar são projetadas para trabalhar com pranchas, barras e pranchas. Este equipamento possui um design simples, o papel principal é desempenhado por uma lâmina de serra.Com a ajuda de máquinas para aplainar, a superfície do material se tornará lisa e uniforme. O equipamento difere em um conjunto de opções, características técnicas e finalidade.
Por versatilidade
Esta técnica pode ser utilizada para trabalhar arestas, é adequada para serrar ranhuras, para que os processos tecnológicos sejam otimizados. Alguns modelos possuem uma variedade de acessórios diferentes para fresar, serrar e outros tipos de processamento.
É seguro dizer que a maioria das máquinas são bastante versáteis, com a sua ajuda poderá fazer quaisquer produtos e elementos em madeira, o principal é ter os acessórios à mão.
Por tipo e capacidade de equipamento
Se falamos de unidades altamente especializadas, sua capacidade não ultrapassa 12 kW. Eles têm alta precisão e excelente desempenho. Esses equipamentos podem ser facilmente usados 24 horas por dia, podem suportar cargas pesadas e apresentar resultados surpreendentes. A unidade é adequada para trabalhar com peças grandes. Equipamentos modernos são capazes de realizar operações complexas, o processo é controlado por eletrônicos, o que elimina erros e defeitos nos produtos. As oficinas automatizadas geralmente usam apenas essas ferramentas.
A potência do motor dos modelos universais varia de 0,5 a 4 kW. Já os mais potentes estão conectados a redes trifásicas. As ferramentas domésticas são equipadas com um motor de até 2,5 kW, o que é suficiente, pois muitas vezes nas oficinas domésticas trabalham-se pequenos pedaços de madeira macia. Esses modelos são oferecidos em uma versão desktop, o que é conveniente.
Deve-se observar as máquinas combinadas que permitem trabalhar com uma peça no plano e lateralmente. No mercado você pode encontrar fabricantes que produzem um dispositivo com avanço mecânico de peças.
Com a ajuda dessa unidade, você pode processar madeira serrada em uma oficina de carpintaria em casa. O acionamento por correia do equipamento protege o motor de sobrecargas, o que é especialmente importante nos casos em que a ferramenta é usada por muito tempo.
As máquinas autônomas fixas são bastante caras em comparação com as portáteis, mas também têm suas vantagens. A principal vantagem da unidade é a presença de uma estrutura forte para suportar a carga sem o risco de danos, choques e vibrações. O equipamento padrão do equipamento profissional inclui um dispositivo de proteção e um potente motor elétrico.
Os melhores fabricantes e modelos
Para determinar a escolha de um modelo de máquina multifuncional, você deve se familiarizar com a classificação dos melhores fabricantes desse equipamento. O mercado oferece uma ampla gama de marcas, muitas das quais merecem atenção especial por diversos motivos.
As máquinas-ferramenta bielorrussas da BELMASH ganharam grande popularidade, não se pode deixar de notar a conhecida empresa alemã Bosch e muitas outras. Todos os dispositivos são criados de acordo com o mesmo esquema, as diferenças estão apenas em alguns detalhes, mas cada ferramenta é durável, garante precisão, segurança e produtividade, o que é igualmente importante.
- Máquina "CORVETTE 231-31" refere-se a um tipo combinado, que se destina a aplainar, espessar, serrar e furar. O bloco de corte é equipado com arestas de corte, para que a superfície esteja sempre limpa. É um dispositivo barato que vai durar muito tempo, é adequado tanto para a oficina em casa quanto para a empresa.
- Empresa tcheca PROMA oferece o modelo profissional ML353G para ranhurar, serrar, furar e fresar. A potência da unidade é de 4,5 kW. Graças às três arestas de corte, o equipamento é fácil de instalar e configurar. Já a largura de aplainamento chega a 600 mm, o suficiente para trabalhar placas de móveis. Pelo preço é uma ferramenta mais cara, enquanto a precisão do processamento, bem como um rico conjunto de funções, são garantidos.
- Se você está procurando por algo compacto e conveniente, deve prestar atenção ao BELMASH SDM-2500PRO. A máquina pode cortar transversalmente e ao longo, bem como em ângulo, ela pode ser usada para planejar bordas, fresar e furar. A potência do motor é de 2,5 kW, o eixo de trabalho faz 2.850 rotações por minuto. A largura de aplainamento é de 28 cm.Esta é uma versão econômica da ferramenta que servirá por um longo tempo e com fidelidade.
- "Vagão-mestre" é uma máquina combinada para trabalhar madeira que é usada para serrar, fresar, aplainar e furar blocos de madeira. A ferramenta tem três funções, ela pode ser usada para aplainar em diferentes ângulos, é possível instalar acessórios adicionais que ampliam as capacidades do aparelho.
- Equipamento de mesa STINKO WOODKRAFT ST-2200 tem potência de 2,2 kW, o eixo possui três facas, o diâmetro da broca utilizada pode ser de até 16 mm. É uma das ferramentas mais econômicas para trabalhar madeira.
- Fabricante russo "Kraton" também oferece excelentes equipamentos, em especial o modelo WM-Multi-06P, que é capaz de aplainar, furar, fresar. A potência do motor é igual à da versão anterior. Esta máquina pode trabalhar com placas de até 60 mm de espessura.
- O Hammer MFS900 pode ser atribuído à área de trabalho. É um dispositivo compacto para serrar, polir e afiar ferramentas de corte. É seguro dizer que essa ferramenta é ótima para uma oficina doméstica, a potência do motor é de 0,9 kW. No mercado existe um representante da fabricante japonesa Metabo HC 260 C para aplainamento, espessamento e perfuração. Parâmetros do motor da máquina - 2,8 kW, espessura do cavaco - até 3 mm.
Equipamento adicional
Uma grande vantagem das máquinas multifuncionais é a possibilidade de instalar diversos acessórios para ampliar as opções da ferramenta. O equipamento permite realizar diversas operações com madeira devido a equipamentos adicionais em forma de broca, fresa, serra circular, disco abrasivo, eixo de plaina, que está sempre indicado na descrição do produto.
Cada anexo tem seus próprios recursos e funções:
- uma serra circular é projetada para serrar;
- aplainar e aplainar não está completo sem um cabo de facas, que são instaladas no centro da superfície;
- o eixo da faca é destinado para fresamento e furação, a ferramenta deve ser fixada com mandril universal;
- o rebolo permite obter uma superfície plana perfeitamente lisa, é instalado no módulo.
Muitas máquinas modernas podem ter funções adicionais:
- descida suave;
- supressor de vibração;
- interruptor magnético;
- alimentação automática de espaços em branco;
- desligamento de emergência;
- proteção contra picos de energia.
Critérios de escolha
Não é difícil escolher uma máquina se você decidir sobre suas necessidades pessoais e levar em consideração o local onde ela será usada.
Para uma oficina em casa, você não precisa levar uma ferramenta profissional, que é bastante cara e, além disso, existem funções que não são necessárias. Em primeiro lugar, é preciso prestar atenção ao indicador de velocidade e potência do motor, é ele quem interfere diretamente no desempenho do aparelho. Altas revoluções afetam a qualidade do processamento.
Também é importante entender para que finalidade a máquina será utilizada, já que 5000 rpm são suficientes para o corte, mas são necessários pelo menos 9000 rpm para aplainar.Algumas fresadoras podem realizar 20.000 rpm, este é um equipamento profissional.
A conveniência e a precisão das configurações desempenham um papel importante, pois afetam diretamente um resultado positivo. Obviamente, um iniciante precisará aprender a usar várias paradas, suportes e outros dispositivos. A segurança nesse trabalho é um dos fatores que devem ser considerados na escolha de uma máquina. Tal equipamento é equipado com dispositivos de proteção, observe se a ferramenta possui sistema de desligamento de emergência, pois podem ocorrer diferentes situações durante o processamento.
Possibilidades
A máquina para trabalhar madeira tem habilidades diferentes. O dispositivo permite:
- serrar transversalmente e ao longo da peça de trabalho;
- reentrâncias para brocas;
- fresar superfícies, escolhendo a configuração desejada;
- planejando o avião;
- fazer as bordas dos produtos.
Ao mesmo tempo, é importante prestar atenção às características técnicas da ferramenta: é universal ou tem um conjunto limitado de funções.
Segurança no trabalho
Antes de colocar uma máquina multifuncional em operação, é importante estudar o conjunto de regras de operação e tomar medidas de segurança para não se machucar ou outras pessoas. Há riscos a serem considerados durante uma operação de marcenaria.
- Partes do mecanismo e peças de trabalho podem se mover durante a operação, portanto, precisam ser fixadas.
- Partículas de materiais abrasivos podem entrar nos olhos ou no trato respiratório, isso é importante prevenir.
- Algumas máquinas são muito barulhentas e vibram muito. Os especialistas recomendam proporcionar um ambiente de trabalho confortável, verificando a integridade do isolamento, bem como a ventilação da sala.
- A área de trabalho deve ser bem iluminada, não pode haver objetos estranhos por perto.
- Certifique-se de que o piso está seco e limpo e verifique os componentes elétricos antes de ligá-lo. Recomenda-se usar uma máquina com circuito de aterramento.
- Antes de começar, é verificada a confiabilidade da fixação de todos os elementos e da peça de trabalho, de vez em quando é necessário realizar uma inspeção completa do mecanismo, a operacionalidade dos invólucros, etc.
- Se necessário, use óculos de proteção, fones de ouvido com cancelamento de ruído, roupas e sapatos de proteção.
Depois de concluir todo o trabalho preparatório, você pode iniciar o processo de marcenaria em uma máquina multifuncional.
O comentário foi enviado com sucesso.