Tudo o que você precisa saber sobre máquinas de corte a laser para madeira

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Visão geral da espécie
  3. Modelos populares
  4. Rigging
  5. Segredos de escolha
  6. Possibilidades

As máquinas de corte a laser para madeira são equipamentos projetados não apenas para verdadeiros profissionais. Ele permite que você se envolva na gravação artística não apenas à mão, mas também usando a tecnologia de computador.

Dispositivo e princípio de operação

O dispositivo de uma máquina-ferramenta com controle numérico inclui os seguintes componentes: um quadro com uma mesa de trabalho horizontal, uma plataforma móvel com ferramentas. O último componente está localizado acima do originalmente nomeado. A superfície de trabalho está equipada com uma pistola laser. Ele está incluído com a unidade de laser. Lentes e superfícies de espelho que refletem e redirecionam o fluxo são componentes do sistema óptico.

A máquina a laser para corte de madeira é complementada por um motor de passo que permite que a pistola a laser se mova para as coordenadas desejadas na folha ou bloco de madeira que está sendo processado.

A pistola a laser é controlada por um programa de computador que trabalha com a imagem da peça carregada na memória do computador de bordo.

O algoritmo de operação da máquina a laser é o seguinte.

  1. Uma mistura de nitrogênio, hélio e dióxido de carbono é alimentada no tubo do laser.
  2. Com a ajuda de um transformador especial, a tensão da rede de 220 volts é convertida para o valor nominal necessário para o funcionamento correto e ininterrupto da instalação do laser.
  3. Os feixes de laser são focalizados usando espelhos e lentes. Como resultado, por exemplo, uma folha de madeira compensada é processada com uma cabeça de laser.
  4. A água que flui ou circula no circuito de resfriamento carrega consigo uma parte significativa do calor, que é emitido pela pistola de laser. Se não fosse por um sistema confiável de remoção de calor na instalação do laser, o tubo não teria funcionado por um minuto sem resfriamento, mesmo em modo pulsado.

O pleno funcionamento também exigirá uma fonte de corrente, um meio ativo e um concentrador óptico da energia irradiada. O feixe de laser tem um potencial altamente concentrado.

Graças a essa propriedade, ele é capaz de penetrar em qualquer material, fazendo com que ele derreta e evapore.

Visão geral da espécie

Todos os tipos de máquinas CNC têm uma característica importante - são automatizadas. Um recuperador de calor manual, mesmo equipado com laser, não pode ser considerado uma máquina completa. As unidades de laser são classificadas principalmente por tamanho. Modelos pequenos que não possuem o tubo laser mais potente são adequados para uso doméstico, enquanto o baixo consumo de energia, não ultrapassando 400 watts, não é capaz de atender todo o fluxo de pedidos, já que cada um deles demoraria muito mais para ser concluído. .

Essa potência é ativa - constante, em termos de consumo contínuo: como você sabe, o feixe de laser funciona em modo pulsado, pois se fosse constante, o tubo superaqueceria rapidamente e queimaria. O fluxo de elétrons tem muita energia, que nem toda é convertida em radiação útil.

Para uma oficina em casa, as máquinas a laser não têm um quilowatt (ou mais) de potência, uma vez que isso não é necessário. Não iria apenas queimar madeira, mas derreter e vaporizar (se transformar em plasma) até mesmo granito e aço. A máquina para trabalhar em casa tem um consumo de energia que começa com poucos watts - o suficiente para acender um fósforo ou queimar lenha.Qualquer combustível e lubrificantes se inflamariam a partir de um feixe fino, cuja largura do feixe chega a 25 mícrons, então você deve sempre ter cuidado com o laser. Uma mini máquina de mesa ocupará no máximo 0,5 m2, dada a pequena área das peças que você está processando. Modelos mais profissionais ocuparão uma mesa grande - ou mesmo duas dessas mesas podem caber com sucesso em uma bancada com uma área de 1 * 2 m.

Modelos populares

Empresa russa Multicut, por exemplo, questões modelo da máquina 3000 - sob o pedido. São utilizados por empresas madeireiras, cujas atividades estão relacionadas com o processamento da madeira, a produção de artigos de mobiliário e a fabricação de produtos publicitários e de lembranças. O modelo 3000 funciona com todos os materiais de madeira, incluindo compósitos (MDF), tem um conjunto estendido de funções. A potência permitida e declarada das três modificações deste modelo é 60, 80 e 150 W (consumo de energia da rede).

Rigging

O laser de dióxido de carbono permite o corte de folheado, compensado, madeira maciça e materiais de gravação. Para fazer isso, você precisa escolher uma pequena potência de dezenas de watts - ela permitirá o processamento de qualquer espécie de madeira e qualquer material de madeira serrada prensada e colada. Para o processamento de metais e suas ligas, pode ser necessária uma potência de mais de 100 watts.

Substituir o tubo de laser exigiria dois motivos: um recurso gasto ou substituir o antigo por um mais poderoso.

Uma incompatibilidade de potência com o módulo de partida do laser levará a uma saída de potência incompleta ou à impossibilidade de sua operação inicialmente.

O feixe óptico visível a olho nu (através de óculos de proteção) é concentrado na peça que está sendo processada. A ótica para sua re-reflexão e concentração em um feixe estreito deve ser bastante transparente, caso contrário, começará a aquecer e falhará. As lentes coletoras são feitas de seleneto de zinco e arseneto de gálio. Eles são muito frágeis, no processo de movimento descuidado da máquina para outro local, eles podem ser facilmente quebrados - assim como o próprio cano. Mas transmitem muito bem 99% dos raios sem retê-los em sua espessura. As lentes de vidro simples já absorvem uma pequena porcentagem da energia do laser, embora vidro temperado seja usado para produzi-las.

As lentes de foco longo são adequadas para trabalhar madeira, as lentes de foco curto são adequadas para filmes e gravações, não para queimar. A distância focal é de 1-4 polegadas.

O formato da mesa de trabalho da máquina é 1,5 * 3 e 2 * 3 m. A espessura do tampo da mesa não excede 3 cm. A cobertura da mesa é escolhida de forma que o feixe, ao cortar as peças, não estrague a superfície da plataforma de trabalho e não crie o brilho da radiação laser refletida. O corte de blanks finos permite que você use uma mesa com enchimento de malha, o que evita que os filmes caiam e recebam um corte curvo. As máquinas de produção em série são equipadas com uma linha de transporte que permite que o material seja alimentado diretamente do rolo.

Segredos de escolha

Certifique-se de que o conjunto inclui munição de proteção, que sempre começa com óculos. Devido à não observância das precauções de segurança, artesãos inexperientes perderam parcialmente a visão, tendo recebido uma queimadura retiniana com os feixes de laser refletidos, não se afastando para uma distância segura e não se afastando nos momentos em que o feixe queimou madeira ou derreteu / evaporou metal.

Decida quanta energia - e para que propósito - você precisa. A reserva dessa potência deve ser tripla, e não "ponta a ponta", já que o tubo trabalhará uma ordem de magnitude mais com uma potência muito menor. O carregamento ideal é de 30 ... 35%. É melhor pagar a mais uma vez do que perder tempo com reparos adicionais.

Certifique-se de que a ótica e o tubo não estão danificados e que as lentes e os espelhos não estão embaçados ou arranhados. A ótica usada, turva por uma abundância de defeitos internos ou arranhões enormes (isso acontece quando se reutiliza lentes e espelhos que sobraram após o reparo), não podem transmitir totalmente os raios óticos através de si mesmas. As lentes e espelhos devem ser novos.

Possibilidades

Para cortar, cortar em uma máquina de mesa, uma grande potência é adequada - 150 W ou mais. Para queimar, incluindo trabalhos delicados realizados em um edifício residencial, um parâmetro de 60 ... 100 W é adequado. Isso se aplica não apenas às máquinas de corte a laser Multicut, mas também a outros fabricantes. O escopo da máquina com laser é a arte e a publicidade, a medicina e as tecnologias espaciais, a engenharia mecânica e qualquer processamento técnico de materiais, até o aço. A máquina a laser auxilia na confecção do mesmo tipo de peças seriais, bastando "rastreá-las" no processo de usinagem CNC.

O consumo de material para corte e gravação a laser é mínimo, a precisão é de cem por cento, o trabalho é acelerado a qualquer limite concebível que possa ser imaginado, sem ir além das características do consumidor do equipamento. Os lasers funcionam com materiais de 100 mícrons de espessura. O gás residual gerado durante o corte é removido automaticamente do sistema. Se, ao cortar blanks e fabricar produtos, o gás for desnecessariamente prejudicial (por exemplo, fenol-formaldeído, vapores contendo enxofre e outros compostos), então o material é enviado para moagem / torneamento, e não processamento a laser, pois este procedimento é considerados perigosos para a saúde dos operadores de máquinas. Em equipamentos com laser, você pode trabalhar com a maioria dos metais e ligas (exceto para compostos contendo mercúrio e chumbo, materiais radioativos), madeira - mas não é recomendado cortar e gravar plástico e borracha: o primeiro se amassa, o segundo se afunda e se esfarela, enquanto uma fumaça acre e venenosa é liberada. Se você suspeita da liberação de toxinas, deve pensar em métodos de processamento não a laser, nos quais o aquecimento do material a centenas de graus é excluído - mesmo com um alto rendimento de materiais.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário