Características das máquinas de corte
Entre os muitos tipos de máquinas de produção, as contrapartes de corte ocupam um lugar importante. Eles são extremamente populares nas áreas de compras da produção, onde a maior parte do trabalho está relacionada ao processamento simples de materiais. E também o equipamento de corte é muito amplo em sua diversidade de espécies e funcionalidade.
descrição geral
Este tipo de máquina pode ser atribuído a uma das mais utilizadas em indústrias de todos os níveis. As contrapartes de corte são usadas tanto em pequenas empresas para a aquisição de matérias-primas como em grande escala de fábrica, onde se estabelece um grande fluxo constante de produtos de pedra, madeira, metal e outros materiais de manufatura. Antes de comprar tal unidade, o consumidor tem a oportunidade de escolher tanto em termos de parâmetros individuais e funcionalidade, quanto em termos de forma de trabalho. O mais popular deles é o abrasivo, que é usado para cortar produtos de metal laminados de vários formatos.
Entre outras variações de funcionamento, vale destacar os avanços inferior, frontal e pendular. Deve-se dizer que realizam seu trabalho de maneiras diferentes e abordam formas específicas de espaços em branco. Os principais elementos de corte deste tipo de máquina são serras ou discos de diferentes diâmetros confiáveis e rápidos.
A simplicidade do projeto do mecanismo de trabalho torna as máquinas de corte extremamente econômicas e fáceis de manter.... Também tem um efeito positivo na eficiência e produtividade do equipamento.
Existem muitas vantagens nas máquinas de corte... O primeiro deles é o alto grau de segurança e confiabilidade alcançado por meio de um design claro. Devido a isso, mesmo um trabalhador inexperiente pode usar a máquina. Ajuste, inicialização, serviço e outras etapas de preparação e operação são simples em sua execução. Outra vantagem igualmente importante é a capacidade de conectar uma sucção de cavacos, que manterá o local de trabalho limpo.
Já os produtos de pequeno porte costumam ser equipados com rodas de transporte, que aumentam a mobilidade da unidade. Via de regra, essa vantagem é típica para máquinas com uma ampla gama de funções. Nos produtos de fabricantes de renome encontra a possibilidade de escolher um conjunto completo e instalar módulos individuais que podem tornar o trabalho mais variável de acordo com as dimensões da peça, a sua forma e o aumento do número de métodos de corte. Alguns modelos profissionais são equipados com nós adicionais que aumentam o número de operações simultâneas.
A funcionalidade estendida também é útil porque permite que a máquina de corte execute parte da funcionalidade inerente a outros tipos de produtos... Portanto, no caso de compra de tal unidade, você pode economizar em equipamentos e no serviço subsequente. As máquinas de corte realizam três tipos de operações, a primeira das quais é o corte de um tubo de perfil e seções circulares. Para realizar esse trabalho, muitas vezes são utilizadas unidades grandes que suportam tubos de diâmetros largos.
A segunda operação é cortar e processar tiras e cantos... Esta variação de operação é mais simples e requer apenas os mecanismos básicos disponíveis em todas as máquinas, independentemente do seu custo e configuração. O terceiro tipo de operação consiste em várias operações de corte de chapa metálica.
É importante notar que as máquinas de corte também podem ser usadas para processar produtos de plástico e madeira, se isso for fornecido pelos acessórios de corte instalados.
Visualizações
Entre todos os tipos de máquinas de corte, você pode ver uma ampla classificação dependendo das qualidades específicas das unidades. Uma das classificações típicas mais simples é indicar a forma de trabalho.
Disco
Este é o tipo mais popular de máquina de corte com muitas vantagens. O primeiro deles é um dispositivo extremamente eficiente, que é representado por um disco fixo com uma determinada velocidade de rotação. No momento, a maioria dessas máquinas está equipada com unidades de trabalho feitas com materiais de alta qualidade, o que permite que o usuário se preocupe menos com serviços e ajustes periódicos. Os modelos de corte de disco se distinguem pela possibilidade de modificação variável.
Alguns fabricantes constroem máquinas-ferramentas básicas personalizadas e oferecem aos clientes uma gama completa de melhorias à sua escolha. Assim, o consumidor pode escolher apenas aquelas tecnologias que serão necessárias para que ele atinja suas metas de produção.
Outro ponto positivo é ser chamado versatilidade, porque o equipamento de corte de disco é muito variável e pode realizar muitas operações com várias peças de trabalho. Esse equipamento é utilizado por grandes empresas onde alta eficiência e um nível adequado de produtividade são requisitos importantes. Claro, o custo pode ser distinguido entre as desvantagens, mas devido às características deste tipo de máquina, o preço é totalmente justificado e pode pagar em um tempo relativamente curto.
Serrote
Este é outro tipo de máquina de corte igualmente popular. Vale ressaltar que este tipo de equipamento possui ampla base de consumidores devido às peculiaridades de seu funcionamento.
A principal forma de trabalho é a ação de uma lâmina de serra fixada na estrutura da serra. Ou seja, neste caso, a unidade principal exerce sua função empurrando, cortando suavemente o metal laminado nos locais indicados.
Outra vantagem das serras é o seu compacidade... Devido à simplicidade do projeto e sua confiabilidade, os fabricantes desses equipamentos conseguiram atingir pequenas dimensões para que o equipamento pudesse ser operado sem nenhum inconveniente.
De acordo com o tipo de trabalho, as máquinas de corte para serras são classificadas em automáticas e manuais... Os primeiros são acionados por um motor instalado de determinada potência. Assim, o operador apenas define o curso da máquina e garante o movimento correto da peça ao longo de toda a operação. O resto é feito pelas unidades de trabalho e sistema de automação. As contrapartes manuais são mais baratas e simples em sua configuração, mas não se destinam a grandes indústrias. Entre as desvantagens, nota-se a necessidade de disponibilização constante do fluxo de trabalho por parte do usuário.
E também máquinas de serra manual não são capazes de emitir alta produtividade, e por esta razão eles não são usados na produção em massa constante.
Mas devido ao seu baixo custo e simplicidade, são opções populares para pequenas oficinas privadas, onde é necessário cortar as peças de trabalho apenas periodicamente em pequenas quantidades.
Serras de fita
A base da aplicação deste tipo de máquina é uma serra de aço rápido, que possui uma série de propriedades positivas.... Em primeiro lugar, o operador não precisa realizar muitas ações para operar o equipamento de forma confiável. Tudo acontece automaticamente. A segunda vantagem é destacar a probabilidade bastante baixa de perda de material. Ou seja, a quantidade de cavacos soltos é extremamente pequena, o que torna mais fácil manter o local de trabalho limpo.Os modelos de correia são muito produtivos e, portanto, muito procurados por grandes empresas, onde a produção em série de blanks de várias características foi estabelecida. Não se pode deixar de citar a ampla gama desses produtos entre os principais fabricantes.
Fabricantes populares
Há muito tempo, a utilização de máquinas de corte no mercado moderno tem surgido diversos fabricantes, cujos produtos podem ser recomendados ao comprador com segurança.
Vale a pena começar com uma empresa turca KESMAK, popular na Europa e gradualmente estabelecendo vendas na Rússia. Esta empresa é especializada em vários tipos de serras de fita - semiautomáticas e automáticas, bem como de pêndulo e de coluna dupla. O fabricante aborda de forma variável o processo de confecção de novos modelos, por isso, busca constantemente complementar a configuração e ampliar a funcionalidade do equipamento.
Deve-se notar que as máquinas KESMAK estão focadas apenas no processamento de metal laminado e, portanto, são mais frequentemente utilizadas em empresas para a fabricação de produtos desse material.
O fabricante decidiu tornar o design das máquinas o mais confiável e ao mesmo tempo compacto, tentando economizar espaço onde isso pudesse ser feito. Todos os modelos estão equipados com réguas mecânicas que permitem determinar o ângulo de rotação da estrutura da serra. Torno hidráulico integrado, volantes em ferro fundido durável. Para melhorar a qualidade do corte e reduzir o nível de vibração, a KESMAK equipou seus produtos com um sistema de suportes móveis que se deslocam ao longo de guias lineares. Eles, por sua vez, são feitos de materiais de carboneto e têm uma vida útil aumentada.
Outro fabricante conhecido é uma empresa americana JATO... Possui um sortimento particularmente amplo de vários tipos de máquinas-ferramenta, entre as quais estão as máquinas de corte. Entre eles estão serras de fita para madeira e disco para metalurgia. As peculiaridades das máquinas deste fabricante é uma abordagem variável para a formação do conjunto completo. Alguns modelos são fabricados em diversas versões, onde as características técnicas e parte do equipamento estão sujeitas a grandes alterações. Atenção especial foi dada aos produtos de disco que pertencem a equipamentos profissionais.
Em primeiro lugar, essas unidades têm uma base sólida confiável, que cumpre com sucesso o papel não só de base da estrutura, mas também de amortecedor de vibrações. Para evitar o acúmulo de lascas durante a operação, um compartimento de lixo especial é fornecido. E também o JET equipa os produtos com um sistema de resfriamento de alta qualidade, trazendo o lubrificante diretamente para a superfície do disco e outras ferramentas mais ativas, reduzindo assim a carga sobre eles. Graças a isso, a vida útil de todas as unidades principais é notavelmente aumentada. O fabricante também abordou cuidadosamente a questão da segurança e, portanto, incorporou uma série de tecnologias em suas máquinas-ferramentas de corte para proteger o motor de picos de energia na rede elétrica.
Outro fabricante conhecido de produtos cut-off é a empresa Makita... Em seu sortimento encontram-se unidades de montagem para metais. Dentre as principais vantagens, vale destacar a simplicidade do design, que permite ao usuário controlar totalmente o fluxo de trabalho. A empresa decidiu focar no tamanho pequeno das unidades, então todas elas acabaram sendo desktop de acordo com o tipo de arranjo. A potência do motor suficiente permite que você corte peças de espessura padrão.
A profundidade média de corte entre todos os modelos é 110-120 mm. Esses produtos são populares para pequenas oficinas privadas não apenas por causa de seu tamanho pequeno e simplicidade, mas também devido ao preço acessível, que é claramente mais baixo em comparação com máquinas automáticas completas. Makita é reconhecida pela sua qualidade, o que se traduz em ergonomia e facilidade de uso.O pacote pode incluir vários acessórios, mas são individuais e dependem do modelo específico. Dentre as funções utilizadas, é possível destacar a possibilidade de girar a lâmina em 45 graus, o que permite que seja utilizada para corte.
Dicas de Seleção
Para escolher a máquina de corte certa, você deve seguir uma série de critérios. O primeiro deles é o mais importante e inclui a definição do escopo das operações de trabalho que serão realizadas pelo equipamento. Isso se aplica tanto ao material de processamento quanto ao formato das peças. Por exemplo, se um comprador potencial vai cortar tubos grandes ao longo da seção transversal, ele precisará de produtos mais potentes em geral, mas se houver necessidade de separar pequenas tiras de metal, ele pode fazer com uma pequena máquina padrão.
É importante entender que tipo de desempenho o consumidor precisa... Em um caso, podemos falar de um processo frequente e periodicamente contínuo, em outras situações, as máquinas podem ser usadas muito raramente para realizar apenas algumas operações. Por este critério, você pode escolher o tipo de trabalho - automático ou manual. E também preste atenção ao design, sua confiabilidade e acabamento. Em boas máquinas, esta peça é sempre feita de acordo com todos os requisitos técnicos.
Considere também outras partes do equipamento - unidades de trabalho, cabeças giratórias, instrumentos de medição, guias. Não deve haver reação. Se você já decidiu sobre uma gama adequada de modelos, então vale a pena consultar as análises e a documentação para uma comparação dos recursos e funções disponíveis.
Não se esqueça dos itens que acompanham a compra.
Nuances de operação
Apesar do design relativamente seguro das máquinas de corte, durante sua operação, você deve monitorar cuidadosamente o processo de trabalho.... Para isso, a documentação contém uma lista específica de regras e índices que determinam o funcionamento correto. Deve ser entendido que o processamento de um grande número de peças tem suas próprias nuances. O primeiro é o chip de corte. Os produtos de alguns fabricantes possuem compartimentos para a coleta de resíduos para isso, e sugadores de cavacos também podem estar disponíveis.
Se o conjunto completo fornecer divisórias ou tampas de proteção, elas devem ser instaladas de acordo com as instruções. Sempre observe as precauções de segurança ao trabalhar com a máquina, especialmente se envolver a participação direta do operador no processo.
Não se esqueça de inspecionar periodicamente o equipamento e realizar diagnósticos, se necessário, substituir peças cortantes e outros consumíveis. Se ocorreu uma avaria grave, é melhor contactar um especialista do que tentar resolver o problema sozinho.
Lembre-se sempre das condições básicas exigidas para a operação de equipamentos complexos.... A sala deve estar limpa e seca e o trabalhador deve usar roupas de proteção. Tente ter uma conexão de rede estável. Uma máquina de corte é um equipamento no qual é melhor não economizar dinheiro se você precisar de uma ferramenta de qualidade.
O comentário foi enviado com sucesso.