Acessórios para máquinas-ferramentas
O ferramental para máquinas de corte de metal expande suas capacidades tecnológicas e economiza dinheiro. Em vez de comprar um novo equipamento, você pode usar o existente. A partir deste artigo, você descobrirá que tipo de máquina-ferramenta é e para que serve.
Requisitos primários
A máquina-ferramenta é um acessório com o qual as ferramentas e peças de trabalho são fixadas na máquina. E também, graças ao equipamento, as máquinas podem realizar operações incomuns para elas. Por exemplo, graças ao cozimento dividido em uma fresadora vertical convencional, as engrenagens podem ser cortadas. E a cabeça de fresagem no equipamento de torneamento corta os rasgos de chaveta.
Os acessórios não acompanham o equipamento e devem ser adquiridos separadamente. Para obter um bom resultado, ele deve atender a uma série de requisitos.
- Rigidez e qualidades de amortecimento. Graças ao dispositivo rígido, a peça não "anda" de um lado para o outro. É bom. Mas durante o desbaste, o ferramental rígido não suavizará as vibrações inevitáveis e isso levará a imprecisões. Portanto, para máquinas de precisão, o ferramental deve ser feito de aços endurecidos, e para desbaste, aço bruto macio é necessário.
- Se possível, tenha um acionamento mecanizado. É importante que o acionamento não prenda a peça de trabalho, mas libere os fixadores. Então, se a mangueira quebrar ou o acionamento entrar em curto-circuito durante a operação, a peça de trabalho não voará para fora da máquina, mas permanecerá no dispositivo de fixação. É mais seguro assim. A peça de trabalho pode ser fixada com segurança, por exemplo, com um pacote de mola Belleville.
- O tempo para reinstalar a peça de trabalho deve ser de 2 a 10% do tempo de seu processamento na máquina. E é necessário que os elementos de fixação não se cruzem com a trajetória da ferramenta.
- A classe de precisão do ferramental deve ser a mesma da máquina.
- E o padrão é confiabilidade, durabilidade e preço baixo.
Os requisitos para máquinas-ferramenta são os mesmos em todos os lugares. Mas seus modelos para máquinas diferentes são diferentes.
O que é necessário para tornos?
No torneamento, como em qualquer outra máquina-ferramenta, o ferramental é usado para:
- segure a peça de trabalho e a ferramenta;
- dimensões de medida;
- dar suporte adicional à peça de trabalho.
Existem diferentes tipos de plataformas populares para essas máquinas.
Mandris são necessários para proteger a peça de trabalho. Eles são de vários tipos:
- Pinças seguram peças curtas e frágeis;
- os acionadores são usados para a fixação de eixos longos;
- os em forma de cunha garantem alta precisão de instalação;
- braços de alavanca são capazes de fixar peças de vários tamanhos;
- os diafragmas centralizam com precisão a peça durante as operações de acabamento;
- para máquinas de trabalhar madeira, é necessário um tridente - o dispositivo mais simples para fixar uma peça bruta de madeira macia;
- As câmeras de 3 e 4 têm boa precisão e são fáceis de usar.
Os mandris permitem que você fixe peças curtas em balanço e manipule as pontas.
- As arruelas planas fixam peças assimétricas.
- Os centros são necessários para proteger os eixos, que têm orifícios centrais preparados. Ao contrário dos mandris, nos centros a base segue ao longo do eixo de rotação da peça de trabalho, e não ao longo da superfície externa. Portanto, peças redondas são altamente precisas.
Existem 2 tipos de centros.
- Não rotativos (persistentes) são estacionários durante a operação e a peça de trabalho gira sobre o filme de óleo. Esses centros têm maior precisão, mas estão sujeitos a superaquecimento devido ao atrito.Os centros de engrenagem fixados no fuso podem transferir a rotação para a peça de trabalho.
- Os centros giratórios não permitem aquecimento, mas devido à inevitável folga nos mancais, apresentam menor precisão.
Os centros cônicos são adequados apenas para eixos. E para instalar uma peça de trabalho com um orifício interno, são usados centros de fungos.
- As lunetas são usadas quando a peça de trabalho é muito longa. Este é um suporte adicional que não permite que a peça de trabalho dobre.
- Várias lâmpadas.
Além disso, cabeças de fresamento são instaladas no torno. Acontece uma máquina multifuncional universal. Mas é melhor afiar peças de trabalho complexas em equipamentos especializados.
Visão geral dos acessórios de fresamento
Ele enfrenta tarefas semelhantes, mas os designs são diferentes.
Os equipamentos tecnológicos para fixação de ferramentas podem ser de vários tipos.
- O mandril de autotravamento é usado para apertar fresas de ponta, ponta e dedo. Mas muitas vezes a ferramenta é inserida diretamente no fuso.
- A bucha acessória é usada quando a haste da ferramenta não se encaixa no furo do fuso. Com sua ajuda, por exemplo, uma fresa com haste cilíndrica ou um cone de ferramenta 7: 24 pode ser fixada em um fuso com um cone Morse.
- Mandris são necessários para a fixação de discos e fresas cilíndricas em fresadoras horizontais.
Para fixar as peças de trabalho, são usados dispositivos especiais.
- O torno é usado para peças pequenas. Os vícios são autocentrados quando ambas as mandíbulas se movem, e não. As esponjas são feitas de aço temperado ou macio, plástico, borracha e outros. Não necessariamente planas, as peças de formas complexas são instaladas em mandíbulas moldadas.
- Cabeças divisórias permitem o corte preciso de estrias ou dentes.
- As tabelas são rotativas e fixas. Alguns modelos podem ser dobrados para trás, permitindo que você usine a peça de trabalho lateralmente.
- Placas magnéticas com ímãs permanentes ou elétricos. Os primeiros são melhores porque não aquecem devido a correntes parasitas e indução, como é o caso dos eletroímãs. Mas o último tem uma força de aperto maior.
- Dispositivos de vácuo e grampos seguram a peça de trabalho na posição desejada.
- Prismas e grampos, graças aos quais os eixos podem ser fixados e usinados, por exemplo, um rasgo de chaveta.
- Pinos e dedos. Necessário para colocar peças de trabalho planas na mesa. 3 pinos são usados para localizar a peça. Isso é lógico, porque para definir a posição do avião, você precisa de 3 pontos de ancoragem. Portanto, a instalação nos pinos é muito precisa. E para fixar a peça, vários grampos são usados.
A funcionalidade da máquina pode ser expandida usando uma cabeça de perfuração, retificação ou ranhura. Mas não importa o quão preciso seja o equipamento de fresagem, as retificadoras que precisam das ferramentas adequadas proporcionam uma superfície limpa como espelho.
Acessórios para modelos de retificação
Eles são semelhantes aos usados para outras máquinas-ferramentas. Por exemplo, para retificadoras cilíndricas, você precisa de:
- mandris de came com mandíbulas substituíveis;
- pinças de pinça com várias folhas;
- mandris de acionamento, apoios para eixos longos;
- centros fixos e rotativos, diretos, reversos, fúngicos e outros;
- cabeças divisórias para acabamento de engrenagens.
Ferramentas para máquinas de retificação de superfície pouco difere dos acessórios para equipamentos de fresagem:
- mesas rotativas;
- um torno com mandíbulas substituíveis para fixar as peças - é desejável que sejam autocentradas;
- prismas, grampos;
- mandris para rebolos.
Mas a precisão dos acessórios de moagem deve ser maior do que para outras máquinas. Isso é obtido ajustando as lacunas e folgas nos mecanismos móveis.
Mas as placas magnéticas são usadas de forma limitada. Ao lixar metal, uma grande quantidade de pó metálico é gerada. E como as linhas magnéticas passam facilmente pela peça de metal, a poeira é mal lavada pelo refrigerante (fluido de corte) magneticamente para ela.
Como você pode ver, o ferramental para máquinas-ferramenta expande a gama de peças fabricadas. E não há necessidade de gastar dinheiro com novos equipamentos. A única coisa que não deve ser salva são os dispositivos de proteção. Sempre siga as precauções de segurança.
O comentário foi enviado com sucesso.