Visão geral das bobinadeiras
As bobinadeiras são um tipo separado de equipamento projetado para reparo, restauração ou fabricação de vários dispositivos. Os contadores de rotação eletrônicos para máquinas de bobina podem ser fabricados por você ou adquiridos em uma loja especializada.
Peculiaridades
Uma visão geral das bobinadeiras geralmente começa com a história do equipamento, mas na verdade o termo "bobinamento" pode ser usado para se referir a qualquer dispositivo que aplique uma camada uniforme de bobinamento. Eles são divididos em grupos ao longo dos eixos de rotação vertical e horizontal, o escopo de aplicação. São utilizados na indústria eletrônica, na fabricação de equipamentos elétricos. A bobinadeira pode ser usada tanto na construção quanto na indústria de tecelagem (para dobrar produtos acabados em rolos).
As bobinadeiras são um grande grupo de equipamentos especiais usados nas mais variadas indústrias. Os desenvolvedores (especialistas nacionais e estrangeiros) usaram diferentes dimensões e princípios, criando máquinas para necessidades urgentes. Ao fazer isso, eles se concentraram nas prioridades e necessidades específicas. Os equipamentos eletrônicos são um dos principais consumidores, já que as bobinas nele representam uma porcentagem significativa do número total de processos: espiras condutoras são colocadas em nós onde são necessários enrolamentos, em tubos, fitas e outras peças de configuração variável.
Os enrolamentos podem ser de camada única ou multicamadas. As primeiras são divididas em toroidais, cruzadas e ordinárias, mas também não são homogêneas e do mesmo tipo. As voltas, como as seções do condutor, podem ser colocadas próximas umas das outras ou a alguma distância igual.
Uma linha é o número de voltas necessárias em uma determinada parte, e um passo é a distância entre os centros de duas voltas adjacentes. A largura ou comprimento do enrolamento é a distância entre as filas extremas do enrolamento concluído.
As características desse equipamento podem ser:
- rotação da estrutura ou do fio enrolado;
- tipo de movimento do fio (uniforme, retilíneo-retornável);
- a presença de um contador para registrar o número de revoluções;
- o grau de tensão em diferentes faixas;
- acionamento mecânico ou não mecânico.
A própria unidade consiste em um conjunto padrão de peças. O carro está equipado com rolos-guia que distribuem o material uniformemente ao longo do tambor. Em fontes especiais, certamente é mencionado que a potência, desempenho e tipo de energia usada em dispositivos deste tipo são variáveis e dependem do escopo de uso. Mesmo os mecanismos padrão têm diferenças de tamanho, funcionalidade e custo, o que parece razoável.
Visão geral da espécie
A bobinadeira manual é diferenciada em vários tipos: as opções de desenho ordinário, universal e toroidal têm características próprias, cada uma das quais é levada em consideração na hora de comprar ou fazer em casa. Tipos básicos de enrolamento estão disponíveis para unidades simples: camada única e semelhantes com passo, multicamadas.
As máquinas modernas são equipadas com um software de controle que controla não só a sequência do processo, mas também a sua qualidade. Para isso, basta colocar a unidade em uma determinada seqüência.O dispositivo CNC funciona de forma independente, só precisa de um despachante que monitore a qualidade do programa especificado.
Ela mesma fornece todos os parâmetros: da densidade da tensão ao degrau. Esses dispositivos não são baratos e são usados na produção em massa.
Em casa, você pode usar unidades feitas pelo fabricante ou montadas por você. Uma máquina desktop de qualquer origem é conveniente, compacta e móvel, mas é usada em um número limitado de processos: principalmente para o reparo e restauração de peças, se forem necessárias de forma permanente, e a compra de novas é financeiramente difícil. Eles são usados para enrolamento comum, camada única ou multicamadas, para bobinas de transformadores. O enrolador de cabos, como qualquer outro equipamento para este processo, é mecânico (o enrolamento é feito girando a manivela ou pressionando o pedal) e automático, utilizando energia que é transferida para o eixo intermediário, dando rotação a ele por meio de uma transmissão e polias .
Os principais tipos são bobinadeiras de transformador para motores elétricos, máquinas-ferramenta SRN e SNS em um motor de passo.
Qualquer um deles pode ser com auto-stacker, outras nuances de equipamentos tecnológicos, realizar vários tipos de enrolamento, utilizar fios de diâmetro variável.
Bobinadeiras de transformador
Um dispositivo especial simples e funcional que será útil para qualquer reparador de equipamentos ou artesão doméstico. Seu recurso útil é a capacidade de reparar um transformador queimado sem muita dificuldade. Isso é valioso quando o tipo necessário não está à venda e a fábrica não lida com entregas únicas de peças sobressalentes.
A máquina foi projetada para enrolar fios em estruturas com diâmetro interno de 1 a 19 cm. Nem todas as máquinas são projetadas para essa execução em diâmetros, elas têm variedades e, neste ponto, você precisa prestar atenção na hora de comprar. O segundo recurso é a operação manual ou semiautomática. Bons produtos do kit certamente têm polias substituíveis que fornecem a etapa de enrolamento desejada. A máquina não necessita de fixação no tampo da mesa, pois pesa muito. A combinação de polias fornecerá uma grande variedade de etapas de enrolamento. Nenhum conhecimento especial é necessário para operar tal unidade.
NRC
Uma excelente opção funcional para a execução de enrolamentos normais. A bobinadeira seccional enrola fio aberto não apenas em estruturas redondas, mas também retangulares. O fio pode ter de 0,5 a 0,05 mm de diâmetro. O modelo é caro, mas os fabricantes nacionais minimizaram o custo e algumas empresas chegam a entregar unidades às custas do comprador em qualquer região da Federação Russa. Este é um bom bônus, já que as dimensões são significativas e o peso é superior a 80 kg.
SNS
A máquina é útil na bobinagem normal, tem grande precisão e velocidade, bom equipamento técnico. Trabalha com fios para engenharia elétrica com diâmetro de 3 a 0,01 mm. Outros tipos populares estão disponíveis para ele: enrolamento escalonado, piramidal, cônico e até ortocíclico. Funciona com bobinas de alta e baixa tensão, usa passo variável.
São modelos com controle realizado por módulo eletrônico, controle de velocidade suave e aumento do comprimento das voltas até um metro. Alguns fabricantes oferecem a opção de substituir os elementos. Este é um equipamento caro que justificará cada centavo investido.
Em um motor de passo
Compacto e móvel de alto desempenho. A simplicidade do dispositivo permitirá que seja usado até por um funcionário sem conhecimentos especiais. Confiável, alimentado por uma rede doméstica, usado para fazer transformadores e bobinas de choke com um diâmetro de fio de 0,6 a 0,1 mm.
Modelos populares
O consumidor pode escolher qualquer um dos dispositivos listados, mas uma máquina italiana ou alemã com funcionalidade avançada exigirá investimentos mais significativos. Os modelos domésticos distinguem-se pela durabilidade, preço acessível e funcionalidade. Daqueles exigidos pelos compradores, você pode listar:
- SNS-1.5-300 "Quasar" com modificador e módulo eletrônico, sem transmissão mecânica ruidosa;
- SNS-1.0-100 (150) com enrolamento horizontal aberto e CNC;
- feito à mão por recomendação de artesãos populares que postam vídeos e instruções de confecção na Internet.
Um exemplo do último é esse dispositivo.
Para fazer a escolha certa, você pode analisar a frequência de uso e a natureza do trabalho executado e, em seguida, comparar os preços da máquina acabada ou das peças sobressalentes adquiridas separadamente.
Componentes e peças sobressalentes
Em uma máquina simples para enrolar bobinas, é improvável que seja necessário um contador eletrônico do número de voltas. A opção mais comum para uso doméstico é uma base com dois postes de madeira, dois tubos com um eixo. O conta-rotações pode ser um hodômetro retirado da bicicleta. Para um dispositivo feito de fábrica, as peças sobressalentes só serão necessárias após uma avaria, portanto, a escolha de um dispositivo deve ser feita deliberadamente. Você não pode se concentrar apenas no custo ou nos recursos que nem sempre são necessários.
O comentário foi enviado com sucesso.