Tudo o que você precisa saber sobre brochadeiras
Após a leitura do artigo, o consumidor saberá tudo o que há para saber sobre as brocadeiras e seu funcionamento. Será possível entender claramente as características de horizontal e vertical, a especificidade das máquinas com brocha para a retificadora. Além disso, é dada atenção ao processamento nas máquinas e à seleção de dispositivos específicos para elas.
Peculiaridades
Foi criado um grande número de equipamentos de metalurgia para todos os tipos de fins. Mas mesmo contra esse pano de fundo geral, as brochadeiras se destacam de maneira mais convincente. Eles são projetados para um acabamento particularmente limpo, tanto por dentro quanto por fora. Essa técnica pode funcionar com peças de várias configurações geométricas. Vale a pena considerar que a brochagem interna e externa ainda é realizada em equipamentos distintos, com particularidades próprias.
O principal movimento funcional é o movimento da ferramenta de tração. Não há alimentação e mecanismo especiais para isso. Os dentes do broche são responsáveis por essa função. Na maioria das vezes, as brochadeiras operam de forma semi-automática e, na maioria das vezes, são equipadas com acionamento hidráulico. Mas os modelos mais produtivos são projetados para usar uma usina eletromecânica.
Ao usar um acionamento hidráulico, geralmente é equipado com um par de bombas. Eles fornecem óleo para os cilindros hidráulicos principais e auxiliares. O princípio de operação envolve o apoio da brocha com um rolo e seu movimento em direção ao mandril de trabalho.
O cartucho agarra a cauda da broca e a move na direção desejada. O mandril auxiliar também é importante: ele já se agarra à haste traseira e retorna a brocha à sua posição inicial.
Falando sobre a estrutura dos nós principais, deve-se indicar que estruturalmente, as hastes devem corresponder ao tipo de brocha e ao desenho do mandril... É comum dividir as hastes em tipos cilíndricos e planos. Mandris universais para broches são equipados com uma braçadeira de came de alavanca; juntamente com eles podem ser usados brochas com uma secção de 1,6 - 3,2 cm Algumas máquinas de brochar podem ser automáticas ou semiautomáticas.
Brochar proporciona maior produtividade. Este método de processamento é bastante preciso. Após sua conclusão, uma superfície limpa permanece. Em vez de tratamentos de superfície sequenciais em várias passagens, uma única broca pode ser dispensada. Vale a pena considerar os pontos fracos deste método de processamento:
-
deformação ao cortar;
-
dificuldades com brochamento de peças dimensionais;
-
alto custo da ferramenta;
-
dificuldades com o posicionamento preciso.
Visualizações
Horizontal
São os sistemas de brochamento horizontal que são considerados uma solução universal. Eles são aplicáveis em uma ampla variedade de indústrias. Nessas máquinas, as superfícies externas são facilmente processadas (esticadas). As camas são equipadas com um cilindro hidráulico que, graças a uma haste especial, movimenta o cursor. Um medidor de pressão ajuda a monitorar a pressão no cilindro.
Um determinado subgrupo pode ser considerado uma técnica de brochamento horizontal com um design giratório. Neste esquema, presume-se que os broches da mesa giratória serão empurrados para a peça um a um. Com esse movimento, eles se juntam automaticamente ao controle deslizante e se encaixam nele.
Quando o controle deslizante se move para trás, o broche volta para a célula original.Quando ela entra no mesmo lugar, a mesa também se move para sua posição original; então, o tambor gira para uma nova posição e o próximo broche assume.
Vertical
Acredita-se que o objetivo principal dessas máquinas seja o processamento de superfícies externas com uma broca. Eles são especialmente estáveis durante o trabalho. Os slides repousam sobre a estrutura e, portanto, não tombam. Torna-se possível remover sobras de até 0,4 - 0,5 cm Em geral, o equipamento de brochamento vertical opera em modo semiautomático; os operadores só precisam colocar as peças em posição e removê-las após concluir a manipulação do metal.
Com e sem CNC
Para a produção em massa de pequenas peças, o processamento contínuo é a melhor escolha. O melhor de tudo é que é realizada com brochadeiras em carrossel ou em máquinas de brochar túneis.... O equipamento para reforço de espuma também é alocado a um grupo separado. É representado por um número bastante grande de modelos. Essas máquinas geralmente aplicam uma camada de gesso elástico; eles podem alimentar a peça em uma velocidade ajustável.
O comprimento das peças a serem processadas geralmente não é limitado. No entanto, a capacidade do reservatório para a composição a ser aplicada pode ser o fator limitante. Outras características práticas importantes são:
-
comprimento das peças de trabalho;
-
o tamanho da correia transportadora;
-
o tamanho da própria máquina;
-
características da fonte de alimentação principal;
-
consumo de energia;
-
possibilidade ou impossibilidade de operação contínua.
O reforço é possível com massas de qualquer composição. Mas isso requer que eles tenham uma boa adesão à espuma. O desenho é calculado para a uniformidade e uniformidade da camada aplicada. Máquinas semelhantes funcionam com platibandas, cornijas, molduras e assim por diante. Uma correia impulsora bem projetada evita que as peças escorreguem.
Os rolos de pressão geralmente têm câmaras infláveis. Isso minimiza a pressão na superfície da peça de trabalho.
O rolo de pressão pode alterar o ângulo em que a pressão é aplicada, o que permite que ele se adapte a qualquer tipo de alívio da peça.
A mesa técnica utilizada para carregamento e puxamento é um produto baseado em uma estrutura metálica com um par de eixos. É sobre esses eixos que a fita com pontas é puxada. Um motor de engrenagens é colocado na parte lateral. É fornecido um conversor de frequência que afeta a taxa de movimento e sua direção. As mesas de recepção são criadas a partir de uma base e um par de tubos com largura de montagem ajustável.
Os sistemas CNC são equipados principalmente com máquinas de brochamento vertical de alto desempenho. Normalmente, é possível substituir os controladores padrão por aqueles que são necessários em um pedido individual. Alguns sistemas CNC são otimizados para a produção de ranhuras internas e ranhuras de chaveta. Os projetistas certificam-se de que a interface de programação permite a manipulação das ferramentas utilizadas e da peça de trabalho.
Quanto às retificadoras com brocha, trata-se quase sempre de um equipamento feito em casa - mas, em várias situações, não é particularmente inferior às versões de fábrica.
Modelos populares
No entanto, na maioria dos casos é preferível usar uma brochadeira de fábrica. Ele será projetado por engenheiros profissionais levando em consideração um grande número de sutilezas e nuances. Entre os aparelhos horizontais, o modelo 7B55 produzido em Minsk merece destaque. É adequado para manipular superfícies interiores de várias formas e tamanhos. Por padrão, esta é uma semi-automática, mas se necessário, você pode adicionar um CNC para automação máxima.
A unidade hidráulica está equipada com um par de bombas de alta pressão. O curso funcional da máquina chega a 160 cm, capaz de puxar peças a uma velocidade de no mínimo 1,5 e não mais do que 11,5 m em 60 segundos. No movimento reverso, essas velocidades serão de 20 e 25 m, respectivamente.O circuito elétrico é otimizado para máxima confiabilidade e o óleo no sistema hidráulico é filtrado.
A mesma empresa de máquinas-ferramenta de Minsk fornece o modelo 7523. Ele difere em:
-
bombas de pistão axial no sistema hidráulico;
-
esquema de execução semiautomática;
-
contador de ciclos;
-
filtração dupla de fluidos de trabalho;
-
renovação da parte elétrica;
-
colocar drives dentro de caixas de metal.
De empresas estrangeiras, vale a pena dar uma olhada mais de perto HOFFMANN Raumtechnik. Esta empresa produz, juntamente com as tradicionais verticais, horizontais - também máquinas especializadas. Régua RAWX-M otimizado para usinagem final de ranhuras e juntas serrilhadas. RASA-M series adequado para o manuseio de ranhuras esféricas de todos os acoplamentos. É improvável que outras empresas ofereçam produtos comparáveis aos dos líderes de mercado.
Componentes
Brocadeiras requerem uma variedade de acessórios. Juntamente com os já mencionados complexos CNC e mesas rotativas, os dispositivos de medição merecem atenção. Eles permitem que você garanta a precisão das dimensões mantidas. Além disso, você pode precisar de:
-
dispositivos de equipamento de acionamento;
-
torres;
-
fontes de alimentação de reserva;
-
complexos para fornecimento de líquido lubrificante e refrigerante;
-
unidades de filtragem de ar;
-
dispositivos para a remoção de aparas;
-
sistemas de alimentação para barras e folhas;
-
bombas;
-
software especializado (em sistemas CNC).
Exploração
Para qualquer trabalho executado, é necessário cumprir as medidas de segurança. Todas as máquinas só podem ser operadas com tampas de proteção em bom estado de funcionamento e em conformidade com as normas. Dispositivos verticais só podem ser usados com suportes. Esses protetores permitirão que você pegue o broche se ele cair do mandril. As peças são introduzidas na área de processamento e retiradas de lá somente quando o dispositivo é desligado, quando todas as peças de trabalho estão em suas posições originais.
Da mesma forma, não limpe ferramentas que não estejam desenergizadas ou reiniciadas. Trabalhar com brochas longas em uma brocadeira horizontal requer o uso de um descanso móvel estável. Em caso de avaria da máquina no seu todo ou de alguma das suas partes, o aparelho é imediatamente parado e comunicado aos encarregados ou ao serviço de assistência técnica.... Ao processar superfícies planas e outras manipulações, é necessário monitorar cuidadosamente se o funcionamento do acionamento hidráulico não é perturbado.
Problemas com ele podem ser causados por entrada de ar e entupimento de óleo. A quantidade de brochamento usada é determinada pelo comprimento das peças de trabalho e pela folga. Também é influenciado pelo padrão de corte escolhido e pelo método de preparação da superfície. A peça, que é colocada sobre um suporte em forma de esfera, é ela própria posicionada ao longo do eixo do mandril. No entanto, é necessário verificar adicionalmente se a parte final é perpendicular ao eixo do furo; se esta condição não for atendida, a base deve ser modificada em uma operação adicional.
Esse problema não existe ao usar suportes planos. Mas, por outro lado, a diferença nas tolerâncias de diâmetro pode levar à quebra da broca. Para furos multifacetados, são necessários furos multifacetados e, para superfícies com formas complexas, brochas circulares. O esquema de corte de estoque é selecionado levando em consideração seu valor.
Se splines retas devem ser cortadas, um movimento linear principal é necessário; estrias helicoidais são formadas com movimento adicional, caso contrário, o processo dará errado.
O comentário foi enviado com sucesso.