Tudo sobre serras de fita
Uma serra de fita é uma ferramenta projetada para serrar e cortar madeira ou metal. A unidade de trabalho da máquina é uma serra de fita fechada. Sua correia é esticada sobre as polias e em condição de funcionamento está em movimento contínuo.
Peculiaridades
Hoje, as serras de fita têm designs modernos, um tanto diferentes de seus ancestrais que surgiram no século XIX. As bandas de serra rotativa bimetálicas são acionadas por uma correia especial esticada sobre duas polias de diâmetros diferentes. Para determinar os parâmetros técnicos do dispositivo, os seguintes valores são usados:
- peso da máquina;
- serra o comprimento da banda;
- parâmetros da superfície de trabalho da estrutura;
- potência - unidades domésticas 500-720 W, industriais até 3 kW;
- tensão elétrica - para modelos domésticos 220 V, para uso industrial rede trifásica de 330 V;
- profundidade de corte - as opções domésticas são capazes de cortar espessuras de até 0,15 m, produção de até 1 metro;
- largura de corte - determinada pelo tamanho do vão da fita ao rack, de 350 a 1250 mm.
A própria fita de serra fechada tem as seguintes características:
- altura, comprimento, espessura;
- fixação, afiação de dentes e outros parâmetros.
O design da máquina é assim:
- as polias são presas à estrutura resistente da estrutura da serra;
- uma das polias é acionada, fornecendo energia cinética para a serra de fita, dando-lhe um movimento de rotação.
Após a energização, a polia motriz aciona a fita da serra. A polia tensora ajusta a tensão e a pressão da serra. Depois disso, o material a ser processado é alimentado através da moldura. A pressão uniforme no metal ou na madeira garante um corte perfeitamente reto em um ângulo agudo de 60ºC.
Visualizações
As serras de fita são fabricadas em duas versões: para processamento de madeira ou metal.
Por madeira
O objetivo das máquinas para trabalhar madeira é trabalhar com madeira serrada. Esses projetos encontraram aplicação não apenas em áreas industriais, mas também na vida cotidiana. Uma máquina desse tipo é capaz de cortar com precisão placas de até 40 cm de espessura, produz um mínimo de desperdício e também:
- o corte em tal máquina dá um corte quase perfeito que não requer processamento adicional;
- as máquinas deste tipo são capazes de realizar cortes curvos de material;
- compactação - as unidades ocupam uma pequena área, o que permite sua utilização em casa e em pequenas oficinas.
As serras de fita operam de forma relativamente silenciosa e não geram muito ruído na área circundante. Para o seu funcionamento, podem-se utilizar salas com isolamento acústico convencional.
Para metal
Este projeto de serra de fita é projetado para processamento e corte de metal e também é multifuncional. O equipamento é capaz de cortar metais não ferrosos e ferrosos, tanto aços como ferro fundido, bem como ligas duras: níquel, titânio e outros. Além da tarefa principal, essa unidade também substitui a modificação de marcenaria e também corta facilmente plástico e espuma. Vantagens da serra de fita de metal:
- o projeto oferece variabilidade de operação - serragem reta e curva;
- corte perfeitamente reto e desperdício mínimo;
- compacidade, decibéis mínimos no modo ativo;
- uma ampla gama de modelos e uma grande seleção de fabricantes.
O desempenho mínimo de ruído e a possibilidade de aquisição de uma máquina de pequenas dimensões permitem que o dispositivo seja utilizado em área privada, bem como em pequenas empresas com áreas de produção limitadas.
Os fabricantes também oferecem 3 tipos principais de máquinas de serra de fita, o que permite fornecer todas as áreas da produção humana. Os desenvolvimentos de design cobrem de forma prudente as necessidades privadas e industriais.
-
Doméstico - o desenho foi concebido para ser utilizado em pequenas oficinas domésticas, tem um tamanho muito modesto, opera a partir de 220 V. Uma máquina de serrar doméstica pode ser manual, automática, de secretária (instalação sobre uma bancada ou mesa). Os parafusos são usados como fixadores.
- Máquinas semi-profissionais usado para cortar com material mais fino: até 20 cm, popular em pequenas oficinas.
- Modificação profissional. Este tipo de serras de fita tem um grande peso e dimensões impressionantes, necessita de uma fonte de alimentação trifásica, a instalação é realizada apenas na versão de chão. As estruturas trabalham com material com espessura de 30 cm.
As serras de fita para metal e madeira ajudam a realizar certos tipos de trabalho em certos métodos de processamento de madeira e metais em várias indústrias. Existem modificações: corte, divisão, carpintaria e outros.
Console
Os dispositivos deste tipo estão equipados com uma estrutura móvel, que permite subir e descer, e uma cama fixa. A versão do console é adequada para cortar e serrar peças pequenas.
Coluna
Os fabricantes de unidades de coluna produzem dois tipos: uma coluna e duas colunas, caso contrário - máquinas de uma coluna e duas colunas. Em dispositivos de coluna única, a estrutura se move ao longo de uma coluna, cortando peças de tamanho médio com diferentes ângulos. O quadro de duas colunas se move ao longo de duas colunas, respectivamente. Eles são usados para trabalhar com materiais difíceis de usinar.
Vertical
Esse tipo é equipado com uma moldura vertical, e o mercado oferece dois tipos de estruturas: opções de pequeno e grande porte. Se na versão de pequeno porte a serra é o único mecanismo de movimento, na versão de grande porte não apenas a fita da serra está ativa: a peça pode ser movida na mesa de trabalho em um determinado plano.
Portal
A modificação se distingue por recursos de design na forma de uma área de trabalho estática. A fita da serra se move ao longo da mesa e corta peças grandes que são difíceis de processar.
Horizontal
Este tipo de máquina está equipado com uma estrutura de serra horizontal. O objetivo principal é o processamento de madeira de lei de grande porte. Os itens acima são as principais modificações das serras de fita, mas estão longe de todas as características técnicas. Existem unidades:
- manual, quando o ajuste de todo o processo é feito manualmente ou por carregamento hidráulico (o processo é controlado por automação baseada na hidráulica);
- automático - todos os ciclos são executados no modo automático;
- semiautomático - esta opção permite o funcionamento da máquina nos modos manual e automático.
A escolha da modificação depende apenas dos objetivos do futuro proprietário e de suas capacidades.
Componentes
Uma máquina de serra de fita consiste em um número bastante impressionante de peças sobressalentes, peças pequenas e grandes. As principais unidades que garantem o princípio do mecanismo da serra de fita:
- cama, motor elétrico;
- conjunto de polias, acionamento por correia;
- fita de serra, conjunto de freio, elementos de guia;
- escovas de limpeza para lâminas de serra;
- transportador de rolos (correia transportadora).
O mais poderoso é considerado a modificação horizontal.É essa opção aplicável na serraria para processar madeira congelada e madeira dura, como lariço, carvalho, buxo, carpa e assim por diante.
Top models
Os fabricantes mundiais oferecem muitos modelos com várias modificações - o mercado está abastecido com esse produto mais do que o suficiente. A escolha satisfaz plenamente todas as necessidades do comprador. Serras de fita para cortar madeira.
-
Precisão Metabo bas 261. A máquina para trabalhar madeira proporciona um corte de alta qualidade. A cama basculante é fabricada em ferro fundido, a sua modificação permite cortes basculantes. Os indicadores de ruído estão muito mais baixos do que o normal, a vibração é fraca, a substituição da serra e das correias transportadoras é possível com acessibilidade e velocidade máximas. O nível de conforto durante a operação é aumentado pela presença de uma luminária LED com um local de iluminação pontual. É possível conectar um aspirador à máquina para limpar a superfície de trabalho.
- Jet jwbs 9x. O modelo tem um preço baixo, mas apresenta excelente desempenho. O projeto é fácil de gerenciar, manter e operar. O acionamento por correia garante os mais baixos níveis de vibração e ruído. A máquina trabalha com peças de até 2 cm de espessura, é possível ajustar o corte, uma luz, uma escala graduada para determinar o ângulo de corte. A desvantagem é o baixo consumo de energia da unidade, mas ela executa suas funções na perfeição.
- Precisão de Metabo bas 318 wnb. A máquina foi projetada para cortar madeira, o projeto oferece 2 velocidades: 410 e 880 metros por minuto. O potente motor facilita o manuseio até mesmo de pedras duras, o movimento de alimentação é suave e os níveis de ruído e vibração são relativamente baixos. O aparelho é dotado de proteção contra reinicialização acidental, recipiente para coleta de resíduos, batentes com pinças duplas, escalas graduadas e métricas, guias precisas, luz LED. O design permite uma troca fácil e rápida da fita da serra.
- Einhell tc sb 200. A versão desktop da serra de fita é uma máquina barata e de pequenas dimensões, o que possibilita o uso do modelo em residências particulares. Você pode instalar o dispositivo em uma mesa ou bancada. Ao mesmo tempo, o dispositivo possui um motor potente, um empurrador, um estabilizador para distribuição uniforme da vibração e um invólucro resistente à corrosão. A máquina é capaz de fazer peças de qualquer formato.
Máquinas-ferramentas para trabalhar com estruturas metálicas.
LPS 8535 00-01 RE (sem plataforma giratória). Máquina de console de duas colunas fabricada na Rússia para trabalhar com forjamento e laminação de metais ferrosos e não ferrosos. É dotado de acionamento hidráulico, unidade automática de eliminação de resíduos e contentor amovível, motores assíncronos, quadro de comando em superfície própria, modos de funcionamento automático e manual.
Fmb OLIMPUS 3 + VHZ. A máquina com dois estandes, trabalha com peças de até 51 cm de diâmetro, perfil de seção complexa de até 45 cm. Equipada com sistema hidráulico para tensionamento do quadro e banda de serra, conversor de frequência para controle do motor, sensor que responde a quebra da serra, um indicador do ângulo de corte. Uma unidade complexa aumenta o nível de intensidade de trabalho ao substituir a lâmina de serra por outras características: tamanho padrão, forma e passo dos dentes. Para este procedimento, você terá que utilizar cálculos precisos, nos quais é necessário levar em consideração as características de desempenho da serra, bem como as características das peças de trabalho.
"Enkor Corvette 422". Design móvel com 3 velocidades de operação para a fita da serra e controle manual. Ao alterar a posição do torno, o ângulo de corte é alterado. A caixa de engrenagens de redução da correia fornece uma transmissão de rotação da engrenagem sem-fim para a polia motriz. A parada do motor é fornecida por uma chave fim de curso quando o console de trabalho está totalmente abaixado, uma chave magnética garante a impossibilidade de partida espontânea quando a tensão cai. A máquina é usada em casa e em pequenas oficinas.
Ferreiro S13.11. A máquina de mesa de orçamento está equipada com um motor de escova, controle manual do ângulo de corte e um console de trabalho localizado na plataforma de suporte. Os conjuntos guia são equipados com cinco rolamentos, o equilíbrio do console é garantido por uma mola de retorno ajustável. A desvantagem é um excesso de liga de silumin na própria estrutura, a ausência de refrigerante.
Proma PPS-270THP. A máquina estacionária é equipada com um painel de controle localizado em uma superfície separada, um console giratório, uma faixa de trabalho de 45 a 60 graus de ângulo de inclinação e uma escala radial. A chave rotativa ajusta a velocidade da fita da serra. A máquina possui uma carga hidráulica, um indicador da força de tensão da lâmina, um desligamento do cilindro hidráulico e um sistema de fornecimento de líquido refrigerante bilateral. As desvantagens incluem o ajuste complexo da mesma alimentação e da cama, cujo quadro enrolado é coberto com chapa de metal.
As máquinas da marca russa PEGAS-GONDA são muito populares. r. o. A empresa cuida de um alto nível de garantia e serviço pós-garantia. As serras de fita da Bomar e da Belmash não são inferiores a ela em termos de desempenho. O design das unidades garante alta produtividade, durabilidade de operação, conforto no atendimento e no trabalho.
Uso
Trabalhar em máquinas de serra de fita está associado a um maior risco de lesões, portanto, é necessário observar estritamente as precauções de segurança. Suas regras são escritas usando muitos anos de experiência e estatísticas de acidentes, cada ponto é obrigatório. Além disso, a sequência de ações durante a operação da unidade é importante.
- Antes de iniciar o trabalho, faça um ajuste preliminar do ângulo de inclinação e profundidade de corte, bem como da força de tensão da banda.
- Em seguida, é necessário fixar a peça a ser processada para minimizar o nível de vibração e garantir a precisão do corte.
- Os níveis ideais de iluminação são essenciais para a eficiência do trabalho. Os especialistas recomendam dar preferência às lâmpadas LED.
- A instalação de unidades de pequeno porte é permitida em bancadas e mesas, enquanto as máquinas profissionais de grande porte são instaladas em uma versão de chão.
- Para obter um corte curvo, use ferramentas de fixação e alimentação do material, para um corte reto - um batente móvel.
- Lâminas de serra, lâminas de fita, acionamento por correia devem ser substituídos periodicamente e todas as peças móveis devem ser inspecionadas e lubrificadas regularmente.
- A lâmina de serra deve ser posicionada o mais próximo possível da peça de trabalho.
- Durante o trabalho, deve-se usar equipamentos de proteção individual: respiradores, óculos, luvas.
Para obter informações sobre como escolher a serra de fita certa, veja o próximo vídeo.
Ao final do trabalho, a máquina é desconectada da rede. Antes de iniciar a operação, é necessário passar por um briefing de segurança. É imprescindível possuir as qualificações adequadas para operar uma serra de fita.
O comentário foi enviado com sucesso.