O que é uma serra circular e como escolher uma?
É impossível organizar uma oficina de marcenaria se você não entende o que é uma serra circular e como escolhê-la. As serras circulares são divididas em modelos para madeira com carro de esquadria, máquinas de corte para escarificação e outros tipos. É necessário compreender a ferramenta de corte das máquinas-ferramenta e sua finalidade.
descrição geral
O nome "serras circulares" pode parecer um tanto novo e incomum. Mas na realidade não é assim, e sob ela está uma serra circular que já é bem conhecida por muitos. Esse equipamento é conhecido há muitas décadas. É usado principalmente quando você precisa serrar o material longitudinalmente e transversalmente. Serrar em ângulos também é permitido.
Ferramenta de corte - serra circular; funciona bem tanto em madeira como em outros materiais com aproximadamente a mesma dureza. O número de discos pode variar. A serra circular é colocada em uma base fixa.
O dispositivo principal é um disco dentado de aço. Seus dentes são afiados em um padrão de um ou vários lados.
Ao contrário das serras manuais, as serras circulares devem ser equipadas com acionamento por correia. As exceções são raras porque o cinto técnico oferece maior flexibilidade e é estranho desistir. O principal componente da estrutura é a cama. Em diferentes modelos, é monolítico ou montado a partir de blocos. Anexar nas camas:
- motor;
- haste funcional com facas especiais;
- disco de serra;
- transporte;
- outros componentes.
A serra circular é quase sempre acionada por um motor elétrico. No entanto, em áreas onde o fornecimento de energia não é possível, modelos com acionamentos a gasolina ou diesel devem ser usados. Alguns modelos são equipados com hastes estendidas, nas quais são colocadas as facas aplainadoras. Neste caso, a placa de trabalho é muito comprida, especialmente se a junta for imitada. A qualidade do processamento será bastante alta.
O que eles são?
O principal objetivo das serras circulares é serrar placas, placas de compensado e aglomerado. A partir desses trabalhos, assim como do faceamento e das arestas de corte, das tábuas de corte, são determinadas as características principais do equipamento. As máquinas multisserras (com mais de 1 serra) são especialmente produtivas. Eles são capazes de processar um grande número de produtos em 1 corrida. Mesmo as grandes empresas de marcenaria estão comprando esses equipamentos de boa vontade.
Dentre os tipos de serras circulares, as fresadoras merecem destaque. Durante sua operação, o avanço mecânico garante a execução das operações em modo automático em 90% do tempo. Este equipamento é adequado para corte preliminar e final de materiais. Placas de partículas e fibras são melhor cortadas com serras de carboneto de tungstênio ou com dentes finos. Quanto menor for a seção, melhor - isso permite reduzir as perdas de potência e fazer cortes mais estreitos.
Também dignas de nota são as máquinas com carro de corte transversal. Eles são ótimos quando você precisa cortar as pontas em ângulos precisos. Esses modelos usam 1 ou 2 serras. Principalmente, a alimentação manual de peças de trabalho é fornecida. Dependendo do projeto, a peça é alimentada em direção à serra ou o disco giratório é movido em direção à peça de trabalho.
A qualidade da máquina utilizada deve corresponder à precisão do trabalho executado. Para uma oficina doméstica, não faz sentido escolher designs de serras múltiplas.Mas em uma produção em grande escala para eles é o lugar.
As serras em tais dispositivos são instaladas em eixos horizontais. Para serrar longitudinalmente, é necessário um perfil de dentes I ou II e, para corte transversal, é preferível o perfil III, IV.
Essas soluções tornam a produção em grande escala mais lucrativa. Mesmo a madeira profundamente congelada pode ser reciclada. A serra circular cortada tem um nome especial - "Serra Geller". Ele é projetado para trabalhar com metais ferrosos com uma resistência à tração final de até 1200 Newtons por metro quadrado. milímetros. Também é permitido o processamento de outros metais correspondentes às características da máquina.
Os dispositivos de corte são caracterizados por um alto nível de mecanização. Eles são capazes de armazenar e entregar peças em branco individualmente. Uma mesa de distribuição automática também é fornecida. Um bloco de ejeção especial ajuda a remover objetos da zona de corte. O acionamento é mais frequentemente acionado por efeitos hidráulicos.
As máquinas de corte angular surgiram no final da década de 1990 e as empresas estrangeiras foram as primeiras a produzir esse tipo de equipamento. No entanto, outros fabricantes gradualmente o dominaram. Agora, apenas na Federação Russa, são conhecidas pelo menos 50 empresas que produzem máquinas desse grupo. Algumas versões são fornecidas com um disco de pontuação. Esta solução é adequada para trabalhar com produtos de seção pequena.
Top models
Um grande número de modificações de serras circulares foi criado, principalmente para as indústrias de marcenaria. Tanto no setor doméstico quanto no profissional, há demanda por dispositivos universais. O modelo C6-2 relacionado a eles pode ser usado para trabalhar com:
- barras;
- borda;
- pratos;
- folhas grossas fortes.
O sistema Ts6-2 é adequado para cortes longitudinais e transversais. Também é adequado para cortar em ângulos de 45-90 graus. Uma mesa de trabalho em ferro fundido dura muito tempo. A cerca guia especial também é robusta e há também uma proteção contra o despejo reverso da peça de trabalho. A carruagem de corte transversal com maior curso e rigidez da cama, bem como o uso de uma placa de submotor, podem ser consideradas vantagens sérias.
Parâmetros técnicos e outras nuances:
- o processamento de produtos de até 40 cm de largura é possível;
- no processo de corte longitudinal, é possível trabalhar materiais com camada de até 10 cm;
- a serra é totalmente travada em no máximo 6 segundos;
- o consumo atual é de 4 kW;
- peso total do modelo - 650 kg;
- velocidade de rotação do elemento de corte - até 2860 rpm;
- viagens de carruagem - até 111 cm.
Vale a pena dar uma olhada mais de perto na máquina italiana Minimax SC 2C. Sua potência da mesma forma chega a 4 kW. Com massa de 339 kg, o aparelho proporciona um corte de 166 cm (longitudinal). Equipamento de proteção confiável e um botão de emergência são fornecidos. O carrinho é feito de alumínio anodizado.
Para o movimento deste carro, guias especialmente precisas feitas de metal temperado e retificado são fornecidas. A régua telescópica possui 1 batente. Uma pinça excêntrica e um suporte de máquina também foram fornecidos. A pinça de ferro fundido para fixação da régua tem uma rigidez muito elevada.
Além dela, há uma barra redonda de aço retificado e um regulador micrométrico com unidade de fixação.
A serra de pontuação nesta máquina tem uma seção de 8 cm. Ao mesmo tempo, sua seção de pouso é de 2 cm e a velocidade de torção é de 7.700 voltas por minuto. É possível serrar até 166 cm (longitudinalmente). As dimensões lineares da máquina (na posição de transporte) - 170x84x120 cm.
As grandes fábricas modernas na China também produzem máquinas muito decentes. Isto é exatamente Máquina WoodTec C 185 Lite, que novamente tem uma potência de 4 kW. O aparelho foi concebido para serrar a uma altura de 18,5 cm e pesa 185 kg. Outras características:
- aplicações de corte longitudinal;
- possibilidade de obtenção de barras, placas para móveis;
- equipamento com mesa de ferro fundido de 114x67 cm;
- o conjunto de entrega inclui um batente para corte longitudinal.
As nuances de escolha
As serras de mesa são instaladas em mesas ou bancadas de trabalho por padrão.Mas, se necessário, eles podem ser instalados diretamente no chão. Na maioria das vezes, a massa não ultrapassa 25 kg e o corte é feito a uma profundidade de no máximo 7,5 cm.
Esta solução é ideal para pequenas oficinas onde o espaço é muito limitado. Eles também usam em casa.
Todos os modelos profissionais são fixos. Podem cortar madeira até 12,5 cm, deve-se ter em atenção que a profundidade de corte real é 0,6-0,9 cm menor que a secção do disco, caso contrário o sistema sofrerá desgaste. Você também precisa prestar atenção a:
- potência da máquina;
- sua tensão de rede;
- taxa de rotação do disco;
- força e estabilidade da cama;
- equipamento adicional.
Aplicativo
Os métodos de trabalho práticos são prescritos nas fichas técnicas. Mas a técnica de segurança é universal. Inclui:
- instalação de coberturas de proteção;
- usando facas separadoras;
- o uso de separadores de inserções e dispositivos de corte transversal;
- verificar a confiabilidade das paradas antes de começar;
- alimentação uniforme de peças de trabalho;
- ao cortar tábuas estreitas - alimente apenas com empurradores de madeira;
- manter a limpeza e a ordem no local de trabalho.
O comentário foi enviado com sucesso.