Visão geral das máquinas de mandrilar por gabarito e sua operação

Contente
  1. Dispositivo e princípio de operação
  2. Compromisso
  3. Visão geral da espécie
  4. Rigging
  5. Principais fabricantes
  6. Dicas operacionais

Durante a produção de vários produtos, é muito importante observar a exatidão e a exatidão. Para isso, existem máquinas que permitem fazer o que uma pessoa não pode. Na criação de blanks, atenção especial deve ser dada aos mais diversos aspectos e elementos do produto. Para isso, são utilizadas mandrilhadoras por gabarito, representadas por diversos modelos no mercado de equipamentos atual.

Dispositivo e princípio de operação

O princípio básico de operação deste tipo de técnica é processar furos na execução mais precisa. Para isso, é utilizado um sistema de coordenadas, que permite o mais variado processamento da peça de acordo com os objetivos de produção. O principal mecanismo de trabalho é o fuso, que tem uma posição horizontal ou vertical. Um dispositivo que segura a ferramenta de trabalho está conectado a ela.

Uma característica das broqueadoras por gabarito é a versatilidade na seleção do dispositivo de corte. Pode ser uma broca de vários formatos e diâmetros, cortadores, machos, escareadores e outras ferramentas semelhantes. Além disso, suas dimensões máximas dependem do modelo específico da máquina e de sua classificação. Um fuso com um acessório fixo se move em uma direção linear ao longo de um determinado eixo.

Separadamente, vale a pena prestar atenção ao dispositivo de tal máquina. Sua base, como outros tipos de equipamentos, é a cama. É ela quem responde por toda a carga física após a montagem do equipamento, então essa parte da estrutura deve ser obrigatoriamente feita de materiais muito duros. Freqüentemente, torna-se ferro fundido. A próxima parte da máquina é a mesa de trabalho, na qual a peça de trabalho é colocada e fixada, preparando-a para o processamento.

Este elemento estrutural está equipado com uma corrediça, de modo que pode ser movido de acordo com o sistema de coordenadas e ajustado à ferramenta de corte com o lado desejado.

Acima está a cabeça de mandrilar do fuso, que trabalha para fazer o furo necessário. A máquina é acionada por um motor de determinada potência e o número de rotações do fuso por minuto.

Compromisso

As mandrilhadoras por gabarito podem ser classificadas como equipamento universal, uma vez que podem realizar uma ampla gama de operações dentro do seu âmbito de aplicação. Os mais básicos entre eles são furar e fazer furos, tanto em bruto como na versão final. Isso é possível devido à facilidade de troca da ferramenta de corte, que pode ser de diferentes tamanhos. Além disso, essas unidades são frequentemente usadas para tornear superfícies cilíndricas, usinar as extremidades dos furos, seu escareamento e implantação.

As funções das broqueadoras por gabarito incluem fresamento de superfície e formação de rosca. Em geral, o equipamento é bastante útil e se destina tanto ao uso na produção em massa quanto na fabricação de blanks exclusivos por peça. Este tipo de equipamento pode processar tanto estruturas metálicas como diversos tipos de madeira, por isso é utilizado em muitas áreas: fabricação de peças, móveis, equipamentos de grande porte, produção fabril e outras indústrias.

Os recursos de design dos modelos de mandrilamento por gabarito permitem que você crie furos nas peças mais difíceis, por exemplo, quando você precisa trabalhar em um ângulo ou em planos perpendiculares. Além disso, devido aos dispositivos ópticos, é possível realizar medições muito precisas nas peças e calcular a distância entre os centros das peças. O ajuste de até 0,001 mm fornece informações confiáveis.

O sistema de coordenadas permite que a máquina execute operações de várias maneiras.

Visão geral da espécie

Por design

Dependendo do layout, as máquinas são divididas em coluna única e coluna dupla. No primeiro caso, estamos falando daqueles modelos que possuem dimensões médias e, portanto, uma moldura. Esses produtos são equipados com uma mesa cruzada, na qual a peça se move no plano horizontal ao longo da perpendicular. Estruturalmente, os modelos de coluna única são mais simples, mas seu preço é mais baixo. Estas unidades são principalmente utilizadas em médias empresas e estão equipadas com funções tecnológicas básicas.

O seu número e versatilidade permitem realizar um considerável volume de trabalho, mas mesmo assim são inferiores às máquinas de duas colunas, que, por sua vez, se distinguem pela presença de uma segunda coluna.

Ele executa várias funções ao mesmo tempo. A primeira delas é aumentar a resistência e rigidez da estrutura, já que os modelos de dois postes são mais largos, suas mesas são grandes. O segundo objetivo é colocar sistemas e unidades tecnológicas adicionais para que a obra seja mais variada e precisa, em contraste com a de uma coluna. Uma característica da operação de tais modelos é que a mesa se move em uma corrediça entre os racks e o fuso se move verticalmente.

Por nível de automação

O conjunto inicial de funções de automação para mandriladoras por gabarito implica a capacidade de especificar a indicação durante o conjunto do sistema de coordenadas. Essa tecnologia torna mais fácil ajustar a técnica e permite que você navegue melhor durante várias operações. Outros recursos são a troca automática de ferramentas e fácil acesso às trocas da peça de trabalho. Opções muito úteis, com a ajuda das quais o usuário gastará menos tempo preparando a máquina para as próximas etapas de processamento ou reorganizando as peças na mesa.

Usualmente, essas oportunidades são aproveitadas nos casos em que a produção não consiste no trabalho constante dos mesmos blanks, mas na confecção de pequenos lotes. É por esta razão que as ferramentas utilizadas mudam periodicamente e o ambiente de trabalho se adapta às novas peças de trabalho. As máquinas mais avançadas são equipadas com sistema CNC, o que torna a operação do produto mais automatizada e fácil de usar.

O significado do CNC é que com a ajuda de um determinado software você pode definir todos os parâmetros necessários para o processamento, conseguindo assim sua precisão e execução passo a passo na máquina.

Além disso, a maioria dos aplicativos usados ​​para isso suporta um número considerável de soluções tanto para ferramentas quanto para criação visual de espaços em branco com a capacidade de visualizar o trabalho neles. Usando essas manipulações, você pode criar algoritmos para desbaste e acabamento com diferentes golpes do fuso, definir o número de suas revoluções, alterar os vetores de direção e muito mais.

O CNC leva o funcionamento do equipamento a um novo nível, pois o usuário só precisa configurar o programa, tendo-o verificado previamente no editor, e não é necessário utilizar a máquina. Após o arranque da unidade, resta apenas monitorizar o processo de trabalho e a correcção da sua implementação. Existem também opções adicionais para o CNC, por exemplo, a conexão de várias partes automatizadas da estrutura.

Rigging

Os principais acessórios da máquina são as fresas, que se fixam na estrutura por meio da cabeça da haste. O suporte tem uma folga para que a ferramenta de corte possa fazer o trabalho de diferentes maneiras. Entre outros tipos de equipamentos para mandriladoras por gabarito, podem ser distinguidas as estruturas individuais, uma das quais é uma mesa rotativa. Permite desdobrar a peça de forma a não alterar o programa já configurado.

O número e a variabilidade das peças do ferramental dependem da configuração, que, por sua vez, é apresentada por cada fabricante individualmente. Portanto, antes de comprar uma máquina, é necessário estudar não apenas o conjunto básico do produto, mas também as possibilidades de sua modernização no futuro, caso o escopo de aplicação mude ou as características existentes do equipamento não sejam suficientes.

Principais fabricantes

  • JSC "Stan-Samara" é um fabricante nacional especializado em mandriladoras por gabarito. A empresa concentra-se em uma variedade de variedades e, portanto, subdivide seus produtos em produtos particularmente precisos e de alta precisão. As unidades são equipadas com sistemas digitais, pelo que a eficiência operacional atinge bons indicadores. Os modelos da empresa são frequentemente usados ​​em grandes empresas na Rússia e nos países da CEI. Além disso, a JSC "Stan-Samara" vende peças separadas da estrutura, o que dá ao comprador a oportunidade de adquirir peças adicionais em caso de avaria. As máquinas diferem em suas características técnicas, configuração, dimensões e preço.
  • MZKRS é outro fabricante russo, conhecido desde os tempos soviéticos. A empresa Moscou ganhou popularidade devido à confiabilidade e versatilidade de seus equipamentos. Entre eles estão unidades com DRO e CNC. A técnica se diferencia pela facilidade de operação e produção em série de modelos, o que permite escolher entre os tipos de máquinas padrão e modificadas. No momento, o empreendimento deixou de existir, mas alguns modelos podem ser encontrados à venda.
  • TOS Varnsdorf é uma marca checa bem conhecida, sob o qual várias máquinas de produção são fabricadas. O modelo de mandrilamento por gabarito mais popular é o WHN (Q) 13/15 CNC, que pode manusear peças de trabalho com peso de até 25 toneladas. O controle é realizado por um sistema especial com o qual você pode definir parâmetros e usar tecnologias integradas. Isso inclui função de metrologia, calibração simplificada do cabeçote, interface modular do cabeçote, diagnóstico remoto de software e muito mais.

O fabricante utiliza uma série de opções, graças às quais você pode personalizar a máquina para as necessidades de produção.

Dicas operacionais

A operação de mandriladoras por gabarito, como qualquer equipamento similar, deve ser realizada de acordo com as normas. Após adquirir a máquina e montá-la, é necessário verificar o estado de funcionamento da unidade. Inspecione cuidadosamente todos os componentes e peças da estrutura para que não sejam danificados. Isso é especialmente verdadeiro para o motor, sistema de rede e outros elementos, no caso de problemas nos quais a máquina não pode ser usada.

Além disso, execute manutenção periodicamente no software e no CNC, se houver. Durante o trabalho, ao fixar a peça de trabalho, ferramentas de corte e outras peças, verifique se os fixadores estão firmes. Não se esqueça de substituir periodicamente os bicos, pois eles tendem a ranger.

Cuide totalmente da segurança do local onde a unidade está localizada. O local de trabalho deve estar limpo e preparado para uso.

Não se esqueça que a máquina possui uma determinada configuração, portanto, alterações de projeto não autorizadas são estritamente proibidas. Se o produto apresentar defeito, o primeiro passo deve ser estudar as instruções e outras documentações, que podem conter informações sobre o serviço básico e uma descrição das causas da falha com suas possíveis soluções. Se o defeito for muito sério, trabalhadores profissionais devem consertar o equipamento. Lembre-se de que todos os ajustes devem ser feitos de acordo com as regras de operação.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário