Visão geral da máquina de brunimento

Contente
  1. descrição geral
  2. Ferramentas de maquinas
  3. Especificações
  4. Visão geral da espécie

As máquinas de brunimento são um complexo de produção criado para o processamento final de peças... No papel de ferramentas de processamento, são praticadas barras abrasivas, fixadas em cabeças de brunimento (cabeças de brunimento), realizando movimentos rotacionais e lineares repetidos para cima e para baixo ou para frente e para trás. Este tipo de agregado pertence ao grupo de retificação e lapidação para corte de metal.

Eles são praticados na produção em massa e em série.

descrição geral

O brunimento (brunimento, aplicação de polimento, polimento de brunimento) é o tratamento de superfície de produtos de metal com grão de diamante... Tem recebido uso prioritário na retificação de produtos cônicos e cilíndricos. O valor resultante da rugosidade da superfície corresponde à qualidade do acabamento, torneamento ou retificação com rebolo de grão fino. Somente polindo o efeito desejado pode ser alcançado ao trabalhar com um bloco de cilindros. Deve haver lubrificante nos pontos de contato entre as peças, mantidos juntos por uma malha de brunimento especialmente criada.

As ferramentas usadas para brunir e polir são chamadas de limas. São pedras ou barras localizadas ao longo do contorno da base. No decorrer do trabalho, eles se desgastam, nesse sentido, a estrutura do clipe sugere a possibilidade de sua rotação.

Para a aplicação de afiação, são utilizadas unidades especializadas. São dispositivos com posicionamento horizontal ou vertical do eixo do fuso. Cada um deles tem uma finalidade própria, levando em consideração o trabalho executado.

O equipamento de brunimento é de perfil estreito. A criação de máquinas multifuncionais é coisa do passado.

Ferramentas de maquinas

Na versão tradicional, existem tais unidades de máquina.

  1. Quadro. É uma estrutura de aço feita de tubos retangulares soldados. No topo está uma caixa protetora.

  2. Guias lineares com duas guias finais. Eles são necessários para controlar o movimento da carruagem dentro dos limites estabelecidos.

  3. Carruagem em movimento.

  4. Ferramentas de afiação.

  5. Bomba de refrigeração

  6. Dispositivo de aperto.

  7. Equipamento elétrico.

  8. Painel de controle.

Existem vários métodos de afiação.

  1. Seco... Esta tecnologia não envolve fluido de corte (refrigerante).

  2. Vibração... Esta é uma forma em que as vibrações mecânicas fornecem assistência adicional.

  3. Eletroquímica... O processo envolve não apenas forças mecânicas, mas também um fator eletroquímico.

  4. Extrusão processamento abrasivo.

  5. Platohoned (polimento de polimento de topo plano).

O brunimento de topo plano em relação ao brunimento comum tem suas próprias características distintivas. Praticado para usinagem de bloco de cilindros. Há uma lacuna preenchida com óleo entre os anéis e os cilindros. É formado involuntariamente durante a primeira vez que o motor está funcionando. Para isso, por meio do polimento de polimento flat-top, a camada superficial das peças em contato umas com as outras se solta. No decorrer do trabalho, é desgastado e as partes ficam firmemente adjacentes umas às outras. A folga mínima restante é preenchida com óleo.

Para fazer esse tipo de trabalho em casa, você precisa de algumas ferramentas de brunimento.

Especificações

As principais características técnicas que devem ter as unidades de brunimento.

  1. Aulas de precisão. No total, são 5 deles - de H (precisão normal) a C (precisão ultra-alta). Muitos modelos de unidades de brunimento são fabricados nas classes de precisão H e B (normal e alta).

  2. Dimensões de afiação... Neste caso, é o maior e o menor diâmetro do furo a ser usinado.

  3. Comprimento de afiação. Esta característica é levada em consideração somente se os furos pretendidos a serem usinados forem muito longos.

  4. Limite de deslocamento do fuso. Como no caso anterior, só é levado em consideração quando o comprimento do furo a ser usinado for muito longo.

  5. Dimensões da superfície de trabalho da mesa... Esta característica é levada em consideração apenas quando a peça de trabalho é grande.

  6. Velocidade do fuso. Este parâmetro deve ser levado em consideração no caso de altos requisitos técnicos para usinagem de furos. A precisão da superfície final depende da velocidade do fuso.

  7. Potência do motor elétrico... Para materiais de peça mais duros, é necessária uma unidade de brunimento com alta potência do motor.

  8. Outras características técnicas. Por exemplo, a distância da instrumentação (afiar) à superfície da mesa e da peça de trabalho, a potência do sistema de refrigeração, a presença de dispositivos de computação digital para controle (CNC).

Além disso, deve-se levar em consideração as características do sistema hidráulico com o qual essas unidades são fornecidas.... Para manter seu funcionamento normal, é necessário verificar regularmente o estado dos cilindros hidráulicos, para manter sob controle o valor da maior sobrepressão neles.

Visão geral da espécie

Levando em consideração as características do projeto, existem os seguintes tipos de unidades de brunimento.

Por localização do eixo do fuso:

  1. vertical;

  2. horizontal;

  3. para realizar o brunimento especial, são praticadas modificações oblíquas especializadas.

Pelo número de fusos:

  • unidades de fuso único;

  • máquinas multi-fusos.

O polimento de produtos comuns é feito em unidades de fuso único, unidades de fuso múltiplo são praticadas para processar peças de configuração complexa.

Essas unidades são usadas na maioria dos casos para usinar furos em rodas dentadas, bielas, blocos de cilindros, camisas e outras peças. O procedimento de brunimento envolve a usinagem de peças com um parâmetro de rugosidade Ra = 0,32-0,04 μm e corrige desvios de configuração (conicidade, erro de ovalidade, etc.).

As peças são processadas com o fornecimento de refrigerante (emulsão, óleo mineral, querosene). Como já sabemos, as máquinas são feitas para polir superfícies internas, menos frequentemente externas com a colocação horizontal e vertical de um ou mais fusos.

Máquinas de fuso horizontal

Unidades de brunimento horizontais são usadas para brunir peças longas do tipo tubo. O comprimento do brunimento é de até 10 mil milímetros, o diâmetro externo da peça é de até 1 mil milímetros. Na maioria dos casos, essas peças são figuras de revolução, no entanto, seu processamento preciso em unidades de torneamento comuns é problemático devido à alta relação entre comprimento e diâmetro.

Fuso vertical

As unidades de brunimento vertical são utilizadas para usinar peças em que os furos estão localizados verticalmente, além de peças com pequena profundidade de furo ou diâmetro pequeno, o que é conveniente para colocar na posição vertical.

As máquinas são ideais para produção em massa e em lote, pois são fáceis de integrar em uma linha automática.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário