Características das broqueadoras horizontais
Para o processamento de blanks metálicos, existe um grande número de equipamentos que diferem entre si na forma de trabalho, abrangência e capacidades. Entre as máquinas mais populares estão as broqueadoras horizontais, pois são multifuncionais e permitem que você execute tarefas de complexidade variada.
Dispositivo e princípio de operação
O princípio de funcionamento destes produtos é realizar várias operações com o material preparado com o auxílio de um fuso e de uma ferramenta fixa. Via de regra, os mais utilizados são brocas, alargadores, fresas, escareadores e muitos outros. A rotação dessas peças permite que o metal seja processado de tal forma que o produto final corresponda mais de perto à visão do trabalhador ou do fabricante. Não há características sérias do princípio de operação, uma vez que as próprias máquinas têm um propósito de operação - fazer uma peça acabada de uma peça ou trazê-la a um determinado estado para trabalho subsequente com uma técnica diferente.
Muitos modelos e suas modificações permitem dizer que a variabilidade do uso de mandrilhadoras horizontais é muito diversa. Por exemplo, as unidades semi-profissionais têm principalmente uma mesa de trabalho fixa e um fuso muito móvel que gira em diferentes direções e processa estruturas metálicas. Também existem modelos com alto grau de automação.
Sua característica é que o eixo é totalmente imóvel, o que não se pode dizer do desktop. Ele pode se mover em altura, comprimento, largura - todos os eixos. E já de acordo com esta tecnologia, a posição da peça em relação aos principais equipamentos muda.
Um princípio de operação ligeiramente diferente para produtos com CNC. Neste caso, a principal etapa da preparação da máquina é a programação, que consiste em criar uma peça aproximada na aplicação, especificando todos os parâmetros necessários e traduzindo em realidade através de mecanismos automatizados. Os programas de simulação usando editores permitem criar uma variedade de modelos na forma de formas geométricas, selecionar um método de processamento e uma ferramenta, definir coordenadas e guias de vetor, variações no movimento do fuso e muito mais.
Além disso, a funcionalidade do CNC não se limita a apenas um estágio de trabalho - pode haver uma grande variedade deles, desde o processamento puramente grosseiro até o acabamento e o último. Essa é uma das vantagens dessas máquinas, pois todas as fases podem ser realizadas no mesmo equipamento, se possível em uma situação particular.
Quanto ao aparelho, também é diferente. Mas também existem características comuns inerentes a todas as máquinas, sem exceção. Em primeiro lugar, é a presença de uma mesa onde estão localizadas as matérias-primas processadas e a ferramenta funciona. A fixação depende do fabricante do equipamento e do método utilizado pelo fabricante. Em segundo lugar, cada máquina possui unidades, que incluem o fuso e outros elementos, se forem fornecidos na embalagem.
Especificamente, em modelos de mandrilamento horizontal, toda a base de trabalho fica no topo, mas o movimento livre das ferramentas ou da mesa de trabalho permite o processamento de peças de trabalho em todos os lados.
Naturalmente, toda a estrutura está localizada sobre um leito, cuja qualidade de trabalho deve ser de alto nível, pois deficiências neste componente podem levar a imprecisões no trabalho. Se na produção doméstica isso não é tão assustador, então com a produção em série você pode sofrer perdas consideráveis, o que é inadmissível. Além disso, o dispositivo das máquinas inclui racks. Seu objetivo é criar um local onde ferramentas e controles possam ser protegidos. É esse conjunto que é padrão e pode ser encontrado em todas as máquinas.
Como acontece com qualquer técnica semelhante, os modelos de mandrilamento horizontal têm esquemas individuais para montagem e reparo. Mas isso é feito apenas por pessoal especialmente treinado, que deve estar em todas as empresas que usam essas unidades. Devido à complexidade do design das unidades e de todas as tecnologias, não é recomendável fazer grandes alterações por conta própria. Somente uma pessoa treinada pode compreender esquematicamente o método de trabalho, uma vez que todos os desenhos e detalhes especificados na documentação são coletados juntos, o que torna difícil perceber os mecanismos individuais da tecnologia.
Compromisso
As broqueadoras horizontais são muito versáteis e podem ser utilizadas em uma ampla variedade de variações. As principais operações de trabalho são corte de roscas internas e externas, furação cega e através de furos, fresagem, escareamento, corte de pontas de blanks e muito mais. Como mencionado acima, esse tipo de técnica é igualmente bom em diferentes estágios de trabalho com o material e, portanto, está equipado com uma ampla gama de ferramentas. Uma atenção especial deve ser dada à classificação do equipamento. As máquinas do tipo A são mais adequadas para o acabamento de peças pequenas que requerem alta precisão e tamanho de ferramenta de fuso apropriado.
Estes modelos podem ser semiprofissionais e utilizados em pequenas produções para a fabricação de pequenas peças, alguns componentes de estruturas pré-fabricadas. Os modelos do tipo B já são maiores em tamanho e têm um tamanho considerável da mesa, na qual uma peça de trabalho de tamanho médio pode ser colocada. Naturalmente, esse equipamento é mais caro, mas é mais funcional e pode realizar uma parte considerável das tarefas das máquinas do tipo A. Mesmo para uso em grandes empresas, as unidades do tipo B são muito procuradas devido à relação entre custo e capacidade de reparo e funcionalidade.
O último tipo de mandrilhadoras horizontais com classificação C destaca-se por ser dotado de dispositivos para produção em série de produtos. Isso é possível pela operação de sistemas automáticos, funções de segurança e um recurso geral aumentado.
Este equipamento é utilizado quase que ininterruptamente e não requer manutenção frequente, desde que todos os elementos estruturais estejam corretamente fixados e montados de acordo com as normas.
Fabricantes populares
Um dos fabricantes mundialmente famosos deste tipo de máquina é SKODA checo. Modelo FCW160 tem boas críticas dos consumidores devido à sua versatilidade e abrangências. Esta unidade é usada para criar peças e componentes em engenharia de energia em grande escala, engenharia de transporte, construção naval, indústria de petróleo e construção de aeronaves. É esse modelo que difere de seus antecessores por ter várias opções de atualização. Os modelos do fabricante são mais populares em diferentes partes da Europa e são usados em médias e grandes empresas.
O diâmetro do fuso é de 160 mm e sua velocidade de rotação é de 3000 rpm. A potência do motor principal atinge 58 kW, extensões de bucha são fornecidas para cada um dos eixos. O cabeçote é feito de ferro fundido cinzento, um dos melhores materiais da indústria de máquinas-ferramenta. Deve-se notar que em termos de seu escopo de aplicação SKODA FCW series é utilizado como equipamento para produção em massa e, portanto, a vida operacional de todas as partes da estrutura é extremamente longa.
Máquinas GMW É um fabricante alemão conhecido por suas máquinas da série TB110-TB160. Cada um dos modelos possui bases fundidas robustas que atendem aos mais altos requisitos. O processo de trabalho é muito variado, visto que se utiliza o sistema CNC. O design dos produtos consiste em módulos individuais que podem ser montados em um tempo relativamente curto imediatamente no local de produção. Além disso, um dos recursos é a capacidade de melhorar a configuração integrando uma variedade de sistemas.
Isso inclui guias lineares e prismáticas, sistemas de troca rápida para ferramentas de trabalho, a presença de uma haste de eixo de rolamento, bem como mesas rotativas construtivamente novas com diferentes capacidades de carga. Antes de fazer o pedido, o cliente tem a oportunidade de escolher de forma independente o sistema de controle - Siemens, Heidenhain ou Fanuc... O mais versátil o modelo é TB160CNC com uma grande mesa de 2000x2500 mm. Ao mesmo tempo, o peso máximo da peça pode atingir até 20 toneladas. Diâmetro do fuso 160 mm, roteador 260 mm, velocidade 2500 rpm.
O ângulo de rotação da mesa em todos os eixos e 360 graus, o que garante o processamento completo do produto de todos os lados e ângulos. Sobre TB160CNC até 60 ferramentas diferentes podem ser acomodadas, graças ao qual o número de processos realizados permite operações muito complexas com diferentes materiais. A potência do motor principal é de 37 kW, a área de instalação da máquina é de 6,1x7,0x4,9 m e o peso é de cerca de 40 toneladas. A popularidade desta série de produtos reside no fato de que podem ser modificados dependendo da área em que serão utilizados.
Regras operacionais
A tecnologia complexa requer um manuseio cuidadoso. Isso é especialmente verdadeiro para máquinas, pois elas precisam ser mantidas em ótimas condições para serem o mais produtivas possível. Em primeiro lugar, após a montagem, é necessário fazer a ligação à rede de alimentação. Este componente é muito importante, pois existem muitas falhas nesta parte e todas elas podem causar mau funcionamento.
Não se esqueça que depois de algum tempo de uso, é necessário revisar e substituir oportunamente as ferramentas e materiais de trabalho, cuja qualidade está diminuindo gradativamente.
Deve haver condições especiais na sala onde o equipamento está localizado. Naturalmente, resíduos de trabalho, aparas, poeira, sujeira e similares devem ser removidos. Isso também se aplica às unidades de produção. Eles precisam ser limpos e lubrificados, além de monitorar o estado geral. Periodicamente, deve ser realizado um diagnóstico completo do equipamento, que consiste tanto na verificação do software e dos sistemas de controle, quanto no projeto, confiabilidade das peças de fixação, montagens entre si. É importante entender que mesmo com uma pequena quantidade de jogo em qualquer uma das carrocerias, o resultado final pode se tornar menos preciso. No contexto da produção em massa, isso se tornará um problema sério.
Quanto aos serviços e reparos, devem ser realizados por pessoas treinadas, cuja responsabilidade é manter o estado ideal da máquina. Quanto mais complexa é a unidade, mais difícil é criar todas as condições necessárias ao seu funcionamento.
As precauções de segurança também consistem no fato de que o usuário deve usar roupas de proteção e outros elementos para usar a máquina de forma mais conveniente. A fixação da peça, o processamento, a movimentação na mesa, a programação e quaisquer outras etapas devem ser realizadas de acordo com as normas descritas na documentação técnica. Deve-se entender que o desvio dos indicadores afeta negativamente o resultado do trabalho. Não tenha preguiça de estudar a documentação, pois há muitas informações úteis que irão auxiliar no funcionamento do equipamento.
O comentário foi enviado com sucesso.