Tudo sobre máquinas deslizantes

Contente
  1. Peculiaridades
  2. Visão geral da espécie
  3. Exploração

Faz sentido que os organizadores de oficinas de marcenaria descubram com antecedência tudo sobre as máquinas para placas. Destacam-se o tipo placa-nervura para o processamento de placas em serragem e processamento em placas afiadas, bem como um descascador para processamento de placas. Depois de se familiarizar com esses tipos, será possível passar às características de operação do equipamento.

Peculiaridades

O processamento da madeira em grande escala é impossível sem máquinas sofisticadas. A moderna máquina de placas permite que você produza facilmente placas com bordas. Até recentemente, acreditava-se que tal solução era tecnicamente difícil e economicamente não lucrativa. Mas o surgimento de tecnologia de ponta tornou possível resolver esse problema e aumentar a produção de produtos acabados. Será fácil obter uma prancha com bordas de primeira classe.

As máquinas de placas são úteis para marceneiros, serradores e por outro motivo - graças a elas, o território de áreas abertas e armazéns é liberado. Os designs modernos são caracterizados por um excelente nível de automação.

Além de processar placas em um sentido estrito, eles podem trabalhar com sobras de tábuas de corte. Outra possibilidade lateral é o uso como equipamento de divisão. A largura de corte das placas pode variar muito.

Muitas vezes atinge 15 cm. A maior espessura da madeira produzida é de 5 cm. Os usuários podem ajustar as taxas de alimentação com flexibilidade. Alguns padrões avançados são adequados para processar várias placas ao mesmo tempo. Esta propriedade é proporcionada pela dissolução horizontal da laje.

Visão geral da espécie

Em primeiro lugar, deve-se ressaltar que uma máquina típica é aquela que processa uma grande quantidade de material em placas com bordas em uma única passagem. Essa técnica pode ser separada ou incluída nas linhas de produção. Cada linha também inclui uma instalação inclinada e multi-serra. É útil considerar as características dos dispositivos de processamento de placas usando o exemplo da série “GP500”.

Este é um dispositivo de passagem. A diferença entre modelos específicos é:

  • a possibilidade ou incapacidade de ajustar rapidamente a largura das serras;

  • o número de serras circulares montadas;

  • o número de rolos acionados (às vezes chamados de avelãs).

É muito conveniente estender as serras. Esta solução permite minimizar a separação de matérias-primas ou até abandoná-la por completo. Nos nós da borda, a largura é ajustada com um parafuso. Uma das serras é rigidamente fixada e apenas a outra serra pode se mover. Quando você o move, a régua de divisão se move ao mesmo tempo.

Para processamento com uma determinada espessura da placa, o motor elétrico traseiro é levantado ou abaixado, e conjuntos de arruelas espaçadoras também são usados.

Normalmente, o ritmo de trabalho chega a 6 m em 60 segundos. Mas quando motores potentes são instalados na máquina, esse indicador geralmente sobe para 30 m. Altai GP500 possui 3 serras de trabalho. O sistema é confiável e despretensioso em condições difíceis. Os requisitos para a qualificação dos funcionários também são baixos. As serras circulares precisam ser adquiridas adicionalmente.

Principais detalhes técnicos:

  • largura da peça de trabalho de até 40 cm;

  • a maior espessura possível é de 25 cm;

  • comprimento da madeira serrada de pelo menos 230 cm;

  • seção transversal de serras verticais fora de 50 cm;

  • seção transversal da serra horizontal fora de 50 cm;

  • o tamanho da máquina ao longo dos eixos 300x140x145 cm;

  • potência elétrica total 31,1 kW;

  • tensão de rede 380 V;

  • peso total 600 kg;

  • a velocidade de rotação do eixo de alimentação das serras verticais é de até 750 voltas por minuto;

  • movimento do eixo da serra horizontal a uma velocidade de até 3000 voltas por minuto.

A máquina de laje-nervura pode se tornar um dispositivo de divisão, bem como uma máquina de segunda linha. É usado para cortar uma barra de três arestas. Bons exemplos são GR-500 e GR-630. 1 ou 2 serras são colocadas sobre eles. A espessura das placas na saída pode ser alterada usando parafusos e arruelas entre as serras. Este projeto é simples e confiável e pode produzir produtos de primeira classe de maneira estável por um longo tempo.

"GR-500" é um dispositivo de quatro serras. A placa PCB reduz o atrito na superfície da mesa. A corvina é efetivamente mantida na área de trabalho. O conjunto de entrega padrão inclui uma faca separadora. Rolamentos vedados estão contidos no interior e um painel de controle é fornecido.

As máquinas de divisão deslizante fazem cortes longitudinais e transversais. As arestas permitem processar segmentos com casca e outras irregularidades. Com a ajuda desses equipamentos, é feito o forro, vendido em volumes ou por peça.

Se você precisa processar resíduos do processamento de produtos em placas, é necessário escolher um britador simples. É adequado para o processamento de placas em serragem ou aparas de madeira.

GR-630 está equipado com 2 motores elétricos. A secção do fuste é de 5 cm. Neste caso, a secção da serra circular chega a 50 cm. O avanço pode ser efectuado a uma velocidade de 9, 12 ou 14 m por minuto. O peso do dispositivo é de 580 kg e a lâmina de serra se move a uma velocidade de 3.000 voltas por minuto.

Para serragem e aparas, o modelo FSJI é adequado. Nessa máquina, pode-se alimentar material com seção transversal de 15 a 20 cm e a serragem resultante pode ser utilizada para a produção de pellets. Fração - 0,5x0,5 cm.O britador também será capaz de processar cavacos e biomassa.

Para aparar e cortar automaticamente resíduos de lenha, use Altai-TG550... A potência varia de 9 a 12,5 kW. As serras podem ter uma seção transversal de 55 a 63 cm. A serra gira a uma velocidade de 2250 rotações por minuto. Outras características:

  • alimentação transversal eletromecânica longitudinal e pneumática;

  • fornecer energia de acionamento 1,5 kW;

  • peso 790 kg;

  • movimento longitudinal a uma velocidade de 10, 15 ou 20 m / min;

  • o comprimento mínimo permitido da laje é de 30 cm;

  • tamanho 348x182x181 cm.

O descascador é, por exemplo, o OS400. É adequado para preparação para moagem. Além disso, você pode adquirir uma esteira rolante de entrada e saída. A máquina está equipada com um conversor de freqüência. Os removedores especiais de casca permitem dispensar ferramentas de alto desgaste.

Propriedades técnicas:

  • largura do material - até 40 cm;

  • altura - até 14 cm;

  • processamento a uma velocidade de 10-15 m em 60 segundos;

  • potência total 8,5 kW;

  • o peso da máquina (excluindo mesas de rolos) é de 600 kg.

Exploração

Qualquer tipo de máquina de placa deve ser aplicada estritamente de acordo com a tecnologia. É dividido em várias etapas sucessivas. Eles começam com a purificação das matérias-primas primárias e sua distribuição de tamanho. É imperativo excluir a presença de objetos estranhos de qualquer origem. As toras cortadas e outros materiais de madeira são coletados em alimentadores manualmente ou usando um dispositivo de carregamento.

A orientação do material nas fitas é feita de acordo com as dimensões definidas. Às vezes, o controle deslizante é ajustado em largura. Quando a matéria-prima é processada, ela é colocada junto com os resíduos resultantes em uma mesa giratória. Todos os produtos são classificados lá. Dissolver a placa imediatamente em 2 placas finas é possível ao usar uma máquina com um par de serras.

Esta adição é possível sem acionamentos elétricos auxiliares. Inicialmente, não é necessário fazer uma barra de três gumes de uma laje. Antes de trabalhar na máquina, é necessário estudar as normas de segurança e as normas de proteção contra incêndio. Em uma oficina industrial, isso deve ser verificado passando por uma inspeção. As máquinas não devem ser utilizadas se não estiverem conectadas a uma oficina ou sistema de aspiração local.

A área circundante e a unidade de serra devem ser limpos regularmente de serragem. É necessária uma conexão ao loop de aterramento. Ao trabalhar com um dispositivo de placa, você precisa fornecer uma iluminação decente. A serra em si e a área de trabalho não devem ser abordadas. Ao carregar, prender e girar a laje, bem como outras madeiras, o dispositivo deve primeiro ser desligado. É imperativo marcar a sala com sinais de aumento de ruído, risco de incêndio e equipar a área de trabalho com meios de combate a incêndio.

Ao trabalhar, é necessário certificar-se de que a ferramenta não esteja cega. É proibido sobrecarregar a estrutura.

Os operadores devem usar proteção auditiva e visual e evitar trabalhar sob a influência do álcool, em caso de mal-estar ou estado de espírito anormal. Os circuitos de proteção e aterramento devem ser verificados regularmente. Se ruído e vibração, odores estranhos aparecerem, você terá que parar imediatamente o trabalho e desconectar a máquina da energia.

Devem ser fornecidas folgas e passagens adequadas ao redor da máquina. As peças de trabalho pesadas devem ser levantadas com um dispositivo especial. A máquina deve ser instalada levando em consideração a carga permitida na base. O equipamento é sistematicamente inspecionado e lubrificado. Proteja o dispositivo contra umidade e substâncias corrosivas.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário