O que são aplainadoras e como escolhê-las?

Contente
  1. O que é isso?
  2. Visualizações
  3. Principais fabricantes
  4. Componentes
  5. Nuances de escolha
  6. Configuração e operação

O trabalho em madeira requer uma variedade de máquinas, cada uma das quais executará as ações e funções necessárias. Uma dessas ferramentas são os produtos de plaina que fazem parte de toda empresa madeireira. Essas máquinas são extremamente versáteis e, portanto, populares entre os consumidores.

O que é isso?

Como já mencionado, muitos tipos de máquinas-ferramentas são usados ​​na fabricação de produtos de madeira. Portanto, não é incomum que um comprador comum tenha dúvidas sobre o que são as máquinas de aplainar, quais são suas características e finalidade.

A união é uma das etapas do processamento da madeira. A diferença do espessamento ou aplainamento é que, nesse processo, os elementos principais são peças de grande comprimento - tábuas e outros materiais grandes. A este respeito, a especificação é tal que exige que a máquina tenha uma cama bastante longa e uma mesa de trabalho com suportes e grampos apropriados.

Quanto aos materiais de corte, são muito semelhantes aos usados ​​em outras máquinas.

A ferramenta de aplainamento também tem classificação própria, e de acordo com a documentação técnica são denominadas fresadoras longitudinais, ou seja, seu princípio de funcionamento é que a própria peça se mova em relação à ferramenta de corte e outras unidades de mesa importantes da dispositivo. Em que as aplainadoras destinam-se principalmente ao desbaste, pois fazem apenas a retirada superficial do material da placa. Mas é importante notar que tudo depende também do modelo específico, sua configuração e as capacidades proporcionadas pelo design e funcionalidade.

Visualizações

Igualmente importante é a diferença nas características das aplainadoras de acordo com suas diferenças específicas. Nesse sentido, esse tipo de produto é simples - eles são divididos em unilateral e bilateral.

Unilateral

Eles são geralmente usados ​​em pequenas oficinas domésticas privadas, bem como em empresas primárias e médias, onde não se fala em produção em grande escala. Unidades de aplainamento de um lado podem processar placas, vigas e outros materiais de construção de madeira de até 1,5 metros de comprimento. Devido à simplicidade técnica, a maioria desses modelos possui apenas avanço manual das peças, cuja velocidade não ultrapassa 10 m / min.

E também, entre outras características, pode-se destacar o fato de que durante a passagem apenas um lado é processado, portanto, será necessário deslocar a madeira e realizar outra retirada.

Apenas um operador pode operar e manter tal máquina. Naturalmente, as vantagens das máquinas unilaterais incluem baixo preço e facilidade de uso. Mas se o tempo e os volumes de produção são extremamente importantes para você, então as máquinas frente e verso seriam uma opção mais adequada.

Dupla face

Com base no nome, podemos concluir que eles podem unir a peça a partir de dois lados ao mesmo tempo, tanto na mesma como em diferentes variações, dependendo do bico atuar como elemento de corte.

A maioria das máquinas de dupla face modernas possui alimentação automática integrada, o que facilita a operação dos usuários e torna o processo mais produtivo. Outra característica é que nesses modelos existe uma grande variedade de sistemas de controle, que podem ser parcial ou totalmente eletrônicos. Além disso, aplainadoras de dupla face de fabricantes conhecidos podem ser atualizadas aumentando o espaço de trabalho ou fornecendo unidades adicionais se os produtos fabricados exigirem uma especificação mais restrita.

Alguns artesãos distinguem as máquinas dependendo da maneira de fazer o trabalho - aplainamento circular e aplainamento-junta. Mas, na maior parte, isso se aplica a modelos profissionais caros, onde várias operações podem ser realizadas simultaneamente em uma peça de trabalho.

Principais fabricantes

Para entender com mais precisão qual é a variedade de unidades, vale a pena compilar uma classificação das empresas que produzem máquinas-ferramenta.

Freqüentemente, um comprador russo volta sua atenção para o mercado europeu, onde existem muitas empresas de máquinas-ferramenta. Possivelmente, um dos mais famosos é o Stomana búlgaro. Os produtos da empresa são extremamente amplos e incluem equipamentos para processamento de madeira e metal. No momento, entre as aplainadoras, existem 3 modelos da série DMA, sendo dois deles análogos.

Essas unidades são projetadas com uma base de ferro fundido robusta para redução de resistência e vibração.

É importante notar que o fabricante búlgaro equipou cada modelo com a capacidade de alterar o ângulo da ferramenta de corte. Isso significa que o usuário tem a capacidade de definir a posição desejada da lâmina de serra e das peças de trabalho da máquina em uma faixa mais ampla. Para garantir a segurança, as máquinas são equipadas com um fusível cortador. A espessura máxima da camada removida em uma passagem é de 5 a 8 mm. Largura de trabalho 410 ou 530 mm, que está indicada no nome do produto. As rotações do eixo da faca são 4500-4700 por minuto, cada máquina está equipada com todos os instrumentos de medição e ferramentas necessários, com os quais você pode definir independentemente os parâmetros desejados para serrar.

A Stomana oferece aos seus clientes tipos adicionais de conjuntos completos, que incluem ferramentas expandidas e características técnicas aprimoradas. A maioria deles visa aumentar a produtividade das unidades. Uma das principais vantagens do equipamento desta empresa é o seu baixo custo em presença de características dignas.

Outro fabricante europeu conhecido é a Griggio. Esta marca italiana colabora há muito com empresas nacionais e dispõe de escritório de representação próprio. No momento, a gama de aplainadoras inclui duas unidades que podem ser classificadas como profissionais. O alto desempenho do equipamento é alcançado graças aos confiáveis ​​motores de 4 kW. As dimensões são 530x3000 mm, as dimensões da mesa de trabalho atingem 540x260 mm.

Na fase de projeto das máquinas-ferramenta, o fabricante decidiu tornar o indicador de precisão decisivo para os produtos, portanto unidades de aplainamento Griggio são conhecidos principalmente pela capacidade de trabalhar a madeira com precisão, o que os torna verdadeiramente especiais. Enquanto a maioria das empresas convencionais fabrica máquinas de desbaste, a empresa italiana decidiu dar um passo adiante e equipou os modelos com as capacidades e funcionalidades que permitem que a tecnologia faça mais do que seus concorrentes podem fazer.

Além dos produtos de plaina existentes, Griggio tem vários modelos arquivados que podem ser encontrados em algumas instalações de produção. A sua funcionalidade também é ampla, mas não comparável com as unidades existentes, uma vez que a introdução de novas tecnologias na empresa é contínua.

Entre os fabricantes americanos deste tipo de máquinas-ferramenta, destaca-se a mundialmente famosa empresa JET. Muitos anos de experiência e a presença de fábricas em diferentes partes do mundo permitem que a empresa forneça seus produtos a muitos consumidores - desde pequenas oficinas privadas até os maiores empreendimentos industriais, onde grandes volumes de produtos são combinados com elevados padrões de qualidade. A vasta gama de modelos da empresa pode ser condicionalmente dividida em dois tipos - JET amador e semi-profissional e Powermatic multifuncional.

Os primeiros têm uma faixa de preços muito diferenciada e destinam-se a obras de média e alta complexidade. Desempenho, espaço de trabalho, equipamentos e muitos outros aspectos dependem puramente do modelo, pois a empresa tenta fabricar máquinas não de acordo com um modelo, mas de acordo com as tecnologias utilizadas e o campo de aplicação pretendido. Powermatic é mais caro, mas é uma máquina versátil que pode lidar com uma variedade de tarefas nas variações mais desafiadoras.

Vale a pena observar sua rica configuração e muitas oportunidades de atualização por meio de acessórios e componentes.

Se, em geral, para resumir os resultados dos fabricantes, então, de fato, existem muitos outros confiáveis. Portanto, ao escolher uma técnica, você não deve se prender a uma empresa, é preciso escolher de acordo com outros critérios, que são vários.

Componentes

Cada fabricante trata individualmente a questão dos componentes e acessórios de suas máquinas. Algumas empresas equipam seus próprios produtos apenas com equipamentos padrão, enquanto todos os outros itens são vendidos separadamente. Essa abordagem tem uma vantagem significativa: o consumidor pode posteriormente comprar além do que precisará de acordo com os objetivos de produção. Por outro lado, ao adquirir uma máquina profissional por um preço decente, você deseja que ela tenha tudo o que precisa para um funcionamento variável, e nem sempre há o desejo de incorrer em custos adicionais.

Outro grupo de empresas faz o contrário e equipa as unidades de aplainamento com uma ampla gama de componentes, que inclui uma grande variedade de componentes. - peças de fixação, mesas montadas para aumentar a área da superfície de trabalho, acessórios substituíveis em forma de facas. E também pode haver guias e instrumentos de medição - réguas com serifas e um certo traço. Alguns fabricantes, por exemplo, JET, permitem que o consumidor escolha uma configuração completa, que incluirá não apenas peças de reposição individuais, mas também unidades de trabalho com suas próprias tecnologias.

Um potencial comprador deve prestar atenção à questão da escolha dos componentes. A maioria das empresas conhecidas vende seus próprios componentes, por isso é melhor comprá-los diretamente da empresa. É aconselhável fazer isso para não enfrentar uma situação em que os componentes adquiridos em outro lugar simplesmente não sejam adequados para máquinas de articulação.

A conformidade da peça com a unidade é garantida somente com a compra de componentes do mesmo fabricante.

Quanto à instalação de acessórios e outras peças, este processo deve ser realizado estritamente de acordo com a documentação. Deve-se entender que mudanças independentes no projeto, não previstas no conjunto completo, podem acarretar consequências na forma de mau funcionamento dos mecanismos ou perda de eficiência da unidade. Portanto, seja extremamente cuidadoso ao selecionar os componentes.

Nuances de escolha

Existem muitos critérios para a seleção de máquinas de juntas. Em primeiro lugar, você precisa decidir quais são os principais que fazem uma diferença significativa nos produtos. O consumidor precisa combinar a quantidade de trabalho necessária a ser realizada com o tipo de máquina de acordo com seu desempenho. Conforme mencionado anteriormente, se os volumes de usinagem forem pequenos ou variáveis, a escolha de uma máquina de um lado é a melhor opção. É simples e não requer condições especiais de operação. Além disso, são mais baratos e o nível de custos totais será menor.

Uma situação mais interessante surge quando o comprador já decidiu escolher uma plaina dupla face para uso profissional. Nesse caso, vale a pena atentar para as características técnicas específicas. O primeiro deles é a largura da mesa e as peças de trabalho que podem ser fixadas nela. Este parâmetro é especialmente importante para trabalhos complexos onde placas e vigas de dimensões consideráveis ​​são usadas.

O desempenho ideal é considerado de 500 a 630 mm.

Outra característica importante é o design da ferramenta de corte. O eixo com acessórios fixos pode ter de uma a quatro facas. Naturalmente, quanto mais, melhor. Este indicador afeta diretamente o cuidado e a precisão com que a camada será removida da madeira. Também é importante esclarecer que os modelos de dupla face possuem duas dessas unidades de trabalho, que, juntamente com a função de girar a peça em graus, oferecem uma excelente oportunidade para juntas variáveis. Mas quanto mais facas, mais tempo levará para preparar a máquina.

A limpeza do processamento e a produtividade também dependem do rotor do dispositivo. É desejável que o motor elétrico tenha uma potência de 5-5,5 kW. Além disso, preste atenção ao número de revoluções por minuto. Normalmente, a média está na faixa de 4.500 a 5.000.

Configuração e operação

Outro fator que deve ser observado para um aplainamento de alta qualidade é o ajuste correto da serra. Inclui vários estágios e cada um deve ser desmontado separadamente. Em primeiro lugar, trata-se do controle do paralelismo e da preparação das ferramentas de corte por meio de fixações e afiações, que podem ser feitas inclusive em casa com a ferramenta adequada.

A segunda etapa é o ajuste complexo da mesa e das guias. O posicionamento da peça é extremamente importante, pois a precisão no aplainamento é uma das chaves para um trabalho bem-sucedido. Se o pacote incluir uma extensão para a mesa, então é necessário escolher a proporção correta dessas partes da estrutura. A segunda etapa envolve o ajuste da régua guia ao tamanho da espessura da camada que será removida da madeira.

A etapa final é puramente técnica, pois o usuário precisa definir a taxa de avanço da peça e ajustar o mecanismo de avanço. Depois de concluir todas essas etapas, você pode colocar a peça de trabalho na mesa e dar partida no motor.

Durante o processamento, é importante proteger o usuário e não realizar as ações proibidas pelas instruções.

Não se esqueça que após algum tempo de operação será necessário afiar as facas e fazer diagnósticos. Verifique os níveis de paralelismo e a distância entre os nós e a peça de trabalho. Muitos cavacos permanecem na máquina durante o aplainamento, portanto, mantenha o local de trabalho limpo conectando o tubo e a sucção de cavacos. Freqüentemente, eles são incluídos na configuração básica de modelos de muitos fabricantes.

sem comentários

O comentário foi enviado com sucesso.

Cozinha

Quarto

Mobiliário